Salário para o cargo de Mecânico encarregado de manutenção de aeronave
CBO 9141-05 > Mecânicos de manutenção aeronáutica

Mecânico encarregado de manutenção de aeronave - Descrição, atividades e funções do cargo

Fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros, recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de vôo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção veicular
        • Mecânicos de manutenção aeronáutica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mecânicos de manutenção aeronáutica

O exercício desse cargo requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).


Funções e atividades do Mecânico encarregado de manutenção de aeronave

Mecânicos de manutenção aeronáutica devem:

  • realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico;
  • realizar manutenção do sistema de comandos de voo;
  • reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • realizar manutenção do sistema de trem de pouso;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar manutenção de sistemas hidráulicos;
  • reparar estruturas de aeronaves;
  • provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave;
  • reparar motores convencionais e À reação;
  • realizar manutenção em diversos sistemas;
  • trabalhar com segurança;
  • realizar manutenção do sistema interior de aeronaves;
  • reparar sistema de combustível;

Atividades

  • interpretar diagramas lógicos;
  • montar componentes do sistema de trem de pouso;
  • instalar componentes elétricos e eletrônicos;
  • testar freio do rotor de helicópteros;
  • calibrar pneus e amortecedores;
  • montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • discriminar odores;
  • revisar sistema de freio automático;
  • realizar revisão geral dos componentes;
  • substituir engrenagens da transmissão;
  • cumprir cronograma de trabalho;
  • remover comandos de voo;
  • testar o funcionamento das hélices;
  • inspecionar funcionamento dos componentes;
  • operar equipamentos de extinção de incêndio;
  • orientar balizamento de aeronaves;
  • verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas;
  • demonstrar precisão e controle;
  • remover rodas e pneus;
  • participar de programas de treinamento promovidos pela empresa;
  • vestir equipamentos de proteção individual;
  • balancear superfícies de comando;
  • testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica;
  • demonstrar destreza digital;
  • ajustar conjunto de sincronismo de rotores;
  • inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo;
  • substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo;
  • responsabilizar-se pelo serviço realizado;
  • realizar revisão geral dos motores;
  • interpretar diagramas elétricos;
  • reparar chapeamento;
  • substituir peças do sistema de oxigênio;
  • substituir mangueiras e tubulações;
  • trabalhar em equipe;
  • entelar estruturas e superfícies de manobra;
  • revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros);
  • demonstrar acuidade visual;
  • sugerir melhorias nos projetos;
  • substituir peças do sistema de água potável e detritos;
  • balancear motores;
  • realizar inspeção visual;
  • substituir componentes do sistema;
  • trabalhar de forma organizada;
  • instalar componentes do sistema hidráulico;
  • balancear helicópteros e aviões;
  • substituir componentes de poltronas;
  • interpretar manuais;
  • verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão;
  • coletar amostras de fluidos para análise laboratorial;
  • testar sistema antiderrapagem do trem de pouso;
  • remover trens de pouso fixos e móveis;
  • instalar comandos de voo;
  • reparar componentes do sistema da copa (galley);
  • alinhar superfícies em relação à fuselagem;
  • remover componentes do sistema de combustível;
  • testar o funcionamento dos rotores;
  • substituir peças do sistema antichuva e antigelo;
  • ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico;
  • substituir rolamentos;
  • pesar helicópteros e aviões;
  • abastecer tanques de combustíveis;
  • calibrar equipamentos eletrônicos;
  • revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança;
  • sinalizar áreas de manutenção;
  • destanquear aeronaves;
  • interpretar leitura de instrumentos;
  • aterrar aeronave em manutenção;
  • remover motores;
  • realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso;
  • demonstrar atenção seletiva;
  • substituir selos mecânicos;
  • testar o funcionamento dos motores;
  • testar sistema antiderrapagem;
  • regular comandos de voo;
  • autocriticar-se;
  • tratar estruturas contra corrosão;
  • substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização;
  • realizar ensaios não destrutivos;
  • delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas;
  • remover amortecedores e atuadores;
  • remover hélices e rotores de helicópteros;
  • consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação;
  • reparar tanque de combustível;
  • monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema;
  • substituir equipamentos de emergência;
  • lubrificar componentes mecânicos;
  • demonstrar perseverança;
  • eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo);
  • interpretar ordens de serviço;
  • balancear hélices e rotores de helicópteros;
  • remover componentes do sistema hidráulico;
  • testar sistema hidráulico;
  • corrigir defeitos de funcionamento do motor;
  • preencher fichas de inspeção;
  • revisar sistema de emergência do trem de pouso;
  • verificar fixação dos rebites;
  • reparar componentes dos toaletes;
  • instalar tanques de combustível;
  • aplicar materiais compósitos;
  • instalar motores;
  • identificar defeitos;
  • reparar componentes elétricos e eletrônicos;
  • demonstrar acuidade auditiva;
  • inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito;
  • remover sistema de freios;
  • preencher relatórios de avarias;
  • substituir pisos e trilhos;
  • ajustar componentes do sistema de trem de pouso;
  • instalar acessórios do motor;
  • descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos);
  • isolar área de testes de radar, alta frequência e motores;
  • demonstrar orientação espacial;


Setores que mais contratam Mecânico encarregado de manutenção de aeronave no mercado de trabalho

  • Manutenção e reparação de aeronaves
  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Manutenção de aeronaves na pista
  • Transporte aéreo de carga
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Construção de edifícios
  • Fabricação de aeronaves
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Cursos de pilotagem
  • Atividades de apoio à agricultura
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Cultivo de soja
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas




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