Salário para o cargo de Mecânico de manutenção de aviões
CBO 9141-05 > Mecânicos de manutenção aeronáutica

Mecânico de manutenção de aviões - Descrição, atividades e funções do cargo

Fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros, recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de vôo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção veicular
        • Mecânicos de manutenção aeronáutica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mecânicos de manutenção aeronáutica

O exercício desse cargo requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).


Funções e atividades do Mecânico de manutenção de aviões

Mecânicos de manutenção aeronáutica devem:

  • reparar sistema de combustível;
  • reparar motores convencionais e À reação;
  • reparar estruturas de aeronaves;
  • realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico;
  • realizar manutenção do sistema de comandos de voo;
  • realizar manutenção em diversos sistemas;
  • realizar manutenção do sistema interior de aeronaves;
  • reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave;
  • trabalhar com segurança;
  • realizar manutenção de sistemas hidráulicos;
  • realizar manutenção do sistema de trem de pouso;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros);
  • substituir componentes de poltronas;
  • balancear hélices e rotores de helicópteros;
  • remover componentes do sistema hidráulico;
  • pesar helicópteros e aviões;
  • ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico;
  • reparar componentes dos toaletes;
  • demonstrar perseverança;
  • delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas;
  • substituir peças do sistema de oxigênio;
  • descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos);
  • reparar tanque de combustível;
  • operar equipamentos de extinção de incêndio;
  • calibrar pneus e amortecedores;
  • sugerir melhorias nos projetos;
  • interpretar leitura de instrumentos;
  • instalar tanques de combustível;
  • revisar sistema de emergência do trem de pouso;
  • instalar comandos de voo;
  • remover trens de pouso fixos e móveis;
  • realizar ensaios não destrutivos;
  • participar de programas de treinamento promovidos pela empresa;
  • calibrar equipamentos eletrônicos;
  • identificar defeitos;
  • montar componentes do sistema de trem de pouso;
  • consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação;
  • substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo;
  • inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo;
  • testar freio do rotor de helicópteros;
  • revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança;
  • verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão;
  • instalar motores;
  • coletar amostras de fluidos para análise laboratorial;
  • trabalhar em equipe;
  • eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo);
  • demonstrar acuidade auditiva;
  • substituir rolamentos;
  • regular comandos de voo;
  • aterrar aeronave em manutenção;
  • testar o funcionamento das hélices;
  • remover amortecedores e atuadores;
  • interpretar diagramas lógicos;
  • balancear motores;
  • interpretar ordens de serviço;
  • testar o funcionamento dos rotores;
  • ajustar conjunto de sincronismo de rotores;
  • substituir equipamentos de emergência;
  • destanquear aeronaves;
  • corrigir defeitos de funcionamento do motor;
  • remover sistema de freios;
  • entelar estruturas e superfícies de manobra;
  • inspecionar funcionamento dos componentes;
  • remover componentes do sistema de combustível;
  • instalar acessórios do motor;
  • orientar balizamento de aeronaves;
  • substituir peças do sistema antichuva e antigelo;
  • revisar sistema de freio automático;
  • instalar componentes elétricos e eletrônicos;
  • sinalizar áreas de manutenção;
  • substituir mangueiras e tubulações;
  • substituir engrenagens da transmissão;
  • remover rodas e pneus;
  • aplicar materiais compósitos;
  • substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização;
  • cumprir cronograma de trabalho;
  • balancear helicópteros e aviões;
  • demonstrar destreza digital;
  • substituir pisos e trilhos;
  • realizar inspeção visual;
  • isolar área de testes de radar, alta frequência e motores;
  • vestir equipamentos de proteção individual;
  • substituir selos mecânicos;
  • demonstrar precisão e controle;
  • testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica;
  • verificar fixação dos rebites;
  • autocriticar-se;
  • monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema;
  • realizar revisão geral dos motores;
  • testar sistema hidráulico;
  • alinhar superfícies em relação à fuselagem;
  • substituir peças do sistema de água potável e detritos;
  • reparar componentes do sistema da copa (galley);
  • interpretar diagramas elétricos;
  • remover motores;
  • substituir componentes do sistema;
  • responsabilizar-se pelo serviço realizado;
  • remover comandos de voo;
  • reparar chapeamento;
  • testar o funcionamento dos motores;
  • instalar componentes do sistema hidráulico;
  • lubrificar componentes mecânicos;
  • interpretar manuais;
  • remover hélices e rotores de helicópteros;
  • demonstrar acuidade visual;
  • realizar revisão geral dos componentes;
  • inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito;
  • preencher relatórios de avarias;
  • testar sistema antiderrapagem do trem de pouso;
  • tratar estruturas contra corrosão;
  • balancear superfícies de comando;
  • reparar componentes elétricos e eletrônicos;
  • montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • demonstrar atenção seletiva;
  • preencher fichas de inspeção;
  • discriminar odores;
  • ajustar componentes do sistema de trem de pouso;
  • trabalhar de forma organizada;
  • testar sistema antiderrapagem;
  • demonstrar orientação espacial;
  • verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas;
  • realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso;
  • abastecer tanques de combustíveis;


Setores que mais contratam Mecânico de manutenção de aviões no mercado de trabalho

  • Manutenção e reparação de aeronaves
  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Manutenção de aeronaves na pista
  • Transporte aéreo de carga
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Construção de edifícios
  • Fabricação de aeronaves
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Cursos de pilotagem
  • Atividades de apoio à agricultura
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Cultivo de soja
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas




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