Salário para o cargo de Gerente geral de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente geral de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente geral de vendas

Um Gerente geral de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,13 e R$ 18.266,38, com a média salarial de R$ 6.273,19 e o salário mediana em R$ 2.944,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente geral de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.273,19 75.278,26 1.568,30 29,08
1º Quartil 2.064,13 24.769,60 516,03 9,57
Salário Mediana 2.944,50 35.334,00 736,13 13,65
3º Quartil 13.930,72 167.168,67 3.482,68 64,57
Teto Salarial 18.266,38 219.196,58 4.566,60 84,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.499 - 34.714 12.661,12 2.498,81 9.314,50 28.659,77 34.713,57
Rio de Janeiro - RJ 1.657 - 20.162 6.217,29 1.656,75 2.758,80 16.646,15 20.162,32
Barueri - SP 2.106 - 26.875 8.628,76 2.106,22 4.500,00 22.188,53 26.875,41
Belo Horizonte - MG 1.684 - 14.743 4.940,17 1.683,61 2.750,00 12.171,85 14.742,92
Fortaleza - CE 1.532 - 7.829 3.135,99 1.532,35 2.172,50 6.463,76 7.829,10
Campinas - SP 1.744 - 23.763 7.813,72 1.744,05 3.708,00 19.618,93 23.763,04
Curitiba - PR 1.905 - 19.756 6.402,28 1.904,87 3.250,00 16.310,31 19.755,54
Brasília - DF 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Goiânia - GO 1.626 - 14.626 4.751,13 1.625,61 2.500,00 12.075,53 14.626,24
Recife - PE 1.643 - 11.196 3.993,75 1.643,44 2.400,00 9.243,67 11.196,21
Salvador - BA 1.597 - 11.502 4.111,34 1.597,27 2.553,00 9.496,09 11.501,95
Porto Alegre - RS 1.846 - 15.060 5.240,56 1.846,49 3.000,00 12.433,72 15.060,10
Cuiabá - MT 1.565 - 10.796 4.172,02 1.565,05 2.964,00 8.913,16 10.795,89
São Bernardo do Campo - SP 2.280 - 19.668 6.952,58 2.280,49 5.369,00 16.238,04 19.668,00
Ribeirão Preto - SP 2.165 - 20.613 6.687,13 2.165,25 3.300,00 17.017,99 20.612,70
Teresina - PI 1.484 - 5.798 2.444,46 1.484,29 1.618,00 4.787,18 5.798,38
Manaus - AM 1.532 - 10.792 3.726,10 1.531,83 2.083,00 8.910,03 10.792,09
Guarulhos - SP 2.031 - 23.121 7.554,50 2.030,53 3.551,00 19.089,14 23.121,34
Contagem - MG 1.660 - 13.433 4.873,11 1.660,09 3.200,00 11.090,55 13.433,21
São Luís - MA 1.511 - 6.708 2.817,61 1.510,56 2.121,23 5.538,42 6.708,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.132 - 28.903 9.588,60 2.131,77 5.029,00 23.862,39 28.902,84
Minas Gerais 1.583 - 12.340 4.261,05 1.583,20 2.500,00 10.188,15 12.340,19
Rio de Janeiro 1.622 - 16.301 5.128,45 1.621,79 2.500,00 13.457,93 16.300,65
Paraná 1.825 - 14.336 4.825,86 1.824,55 2.618,50 11.835,72 14.335,78
Santa Catarina 1.853 - 12.727 4.549,96 1.852,79 2.721,00 10.507,48 12.726,97
Rio Grande do Sul 1.748 - 12.798 4.499,83 1.747,56 2.600,00 10.566,01 12.797,86
Ceará 1.490 - 7.869 3.103,95 1.489,52 2.118,00 6.497,02 7.869,38
Goiás 1.545 - 13.553 4.461,73 1.545,19 2.500,00 11.189,10 13.552,57
Bahia 1.560 - 10.005 3.721,01 1.559,93 2.500,00 8.260,05 10.004,82
Pernambuco 1.558 - 9.810 3.588,87 1.558,08 2.223,00 8.099,26 9.810,06
Mato Grosso 1.544 - 12.904 4.414,56 1.544,42 2.500,00 10.653,59 12.903,95
Espírito Santo 1.622 - 10.666 3.993,19 1.621,87 2.500,00 8.805,55 10.665,54
Distrito Federal 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Pará 1.510 - 7.828 3.088,54 1.509,79 2.091,00 6.463,12 7.828,32
Maranhão 1.501 - 6.724 2.829,05 1.500,60 2.100,00 5.551,60 6.724,27
Mato Grosso do Sul 1.601 - 10.766 3.881,37 1.600,75 2.316,00 8.888,38 10.765,88
Piauí 1.464 - 5.869 2.450,12 1.464,07 1.618,00 4.845,75 5.869,32
Rio Grande do Norte 1.480 - 5.973 2.697,17 1.479,83 2.118,00 4.931,36 5.973,01
Paraíba 1.490 - 7.628 3.066,77 1.490,08 2.167,50 6.297,73 7.628,00
Amazonas 1.507 - 10.750 3.682,22 1.506,75 2.040,00 8.875,63 10.750,43
Rondônia 1.532 - 7.622 3.084,83 1.532,13 2.300,00 6.292,54 7.621,72
Alagoas 1.513 - 7.043 3.072,01 1.513,16 2.355,74 5.814,70 7.042,94
Sergipe 1.520 - 6.653 2.883,28 1.520,46 2.151,00 5.492,40 6.652,56
Tocantins 1.464 - 8.658 3.305,97 1.463,97 2.160,00 7.147,73 8.657,55
Roraima 1.503 - 4.365 2.247,30 1.503,17 1.800,00 3.604,13 4.365,44
Amapá 1.492 - 6.194 2.693,89 1.492,39 2.000,00 5.113,98 6.194,20
Acre 1.458 - 5.035 2.449,94 1.457,86 2.052,00 4.156,52 5.034,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente geral de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar contexto;
    • elaborar orçamentos;
    • demonstrar criatividade;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar campanhas de vendas;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • entrevistar candidatos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • estabelecer política comercial;
    • gerenciar remanejamentos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • negociar com clientes;
    • revisar planos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • representar empresa publicamente;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • checar informações para divulgação;
    • administrar conflitos entre partes;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • realizar estudo de viabilidade;
    • analisar tendências do mercado;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • negociar com partes interessadas;
    • tomar decisões;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • delegar atribuições;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • avaliar alternativas de soluções;
    • analisar demanda reclamatória;
    • realizar escuta ativa;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • saber ouvir;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • definir perfis profissionais;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar campanhas de vendas;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • monitorar mídias;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • analisar cenários;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • gerir lucratividade;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar capacidade de organização;
    • cobrar resultados da equipe;
    • autorizar pagamentos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • agir com empatia;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • monitorar contratos;
    • mapear processo de decisão;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • formular plano de incentivos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • cobrar ações;
    • analisar impacto normativo;
    • administrar orçamentos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • analisar demanda do cliente;
    • pensar estrategicamente;
    • examinar currículos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • pesquisar mercado;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • mediar conflitos;
    • liderar pessoas;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • elaborar relatórios;
    • gerenciar equipes;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • captar recursos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • avaliar desempenho;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • estabelecer diálogo;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • identificar necessidade de recursos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • otimizar custos e recursos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;


    Setores que mais contratam Gerente geral de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional