Salário para o cargo de Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas
CBO 1413-05 > Gerentes de obras em empresa de construção

Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam, organizam e controlam atividades, contratos, equipes de trabalho e recursos para a execução de obras de construção civil, de acordo com custo, qualidade, segurança e prazo estabelecidos.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de obras em empresa de construção

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Principais locais de trabalho

Gerentes de obras em empresa de construção a construção civil adota, regra geral, gestão por projetos, onde os gerentes de obras desempenham atividades de controle, de suprimentos, de pessoal, de planejamento etc. Geralmente, estão subordinados à diretoria e são responsáveis por uma ou mais obras. Em cada obra existem engenheiros supervisores residentes, administrativos etc. O número de supervisores varia em função do porte da obra. Em grandes empresas pode existir mais de um gerente de obras, como também pode haver um nível de alta gerência (diretores) ou gerência regional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de obras em empresa de construção

Essa ocupação é acessível a engenheiros civis, com cinco ou mais anos de experiência em obras trabalham em equipe, normalmente na condição de assalariado. É crescente o número de gerentes de obras que trabalham como autônomos. Podem trabalhar em grandes alturas e subterrâneos, expostos a ruídos e estresse constante.


Funções e atividades do Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas

Gerentes de obras em empresa de construção devem:

  • gerenciar contratos de obras;
  • promover segurança das obras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar obras;
  • suprir obras;
  • executar obras;
  • administrar pessoal;
  • planejar obras;
  • entregar obras;

Atividades

  • demonstrar sensatez;
  • programar compras de materiais;
  • orientar tecnicamente os subordinados;
  • avaliar resultados;
  • obter termos de recebimento provisório e definitivo de obras;
  • controlar custos;
  • coordenar interfaces com empresas consorciadas;
  • programar compra e locação de equipamentos;
  • coordenar interfaces com terceiros;
  • gerenciar fornecedores de materiais e serviços;
  • aprovar especificações de materiais e equipamentos;
  • detectar necessidades de treinamento de mão- de-obra;
  • aprovar medições de serviços;
  • auditorar documentação legal de pessoal próprio e de terceiros;
  • desmobilizar canteiro de obras;
  • aprovar compras;
  • supervisionar processo de vistoria dos órgãos competentes;
  • coordenar prestação de contas ao cliente;
  • autorizar promoções de funcionários;
  • mobilizar canteiro de obras;
  • otimizar produção;
  • supervisionar realização de exames médicos ocupacionais;
  • analisar avaliação de desempenho de funcionários;
  • promover contratação de funcionários;
  • definir normas e critérios de aceitação de serviços;
  • supervisionar elaboração do manual do empreendimento;
  • promover motivação do pessoal;
  • exercer liderança;
  • supervisionar vistoria final da obra;
  • promover desligamento de funcionários;
  • participar da elaboração do projeto;
  • tomar iniciativa;
  • analisar orçamento;
  • avaliar fornecedores;
  • supervisionar elaboração de ´como construído´ (as built);
  • negociar com fornecedores;
  • atender clientes;
  • promover limpeza e higiene dos canteiros de obra;
  • demonstrar senso de organização;
  • controlar prazos dos serviços;
  • controlar produtividade dos serviços;
  • analisar projetos;
  • analisar contratos;
  • discernir situações;
  • controlar qualidade de serviços;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • trabalhar em equipe;
  • administrar conflitos com fornecedores;
  • adequar canteiro de obras às normas de segurança;
  • acompanhar planejado ´versus´ executado;
  • acompanhar orçamento;
  • contratar serviços técnicos;
  • coordenar alterações do projeto durante obra;
  • demonstrar versatilidade;
  • elaborar cronogramas físico-financeiros;
  • coordenar modificações solicitadas pelo cliente;
  • formular incentivos de produtividade;
  • definir técnicas construtivas;
  • orçar obras;
  • elaborar relatórios gerenciais para diretoria;
  • gerar aditivos e ou alterações para serviços extra - contratuais;
  • definir disposição física do canteiro de obras;
  • garantir segurança pessoal e coletiva;
  • definir histograma de utilização de mão-de-obra e equipamentos;
  • elaborar proposta para administração de obras em consórcios;
  • observar legislações relacionadas à obra;


Setores que mais contratam Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Obras de montagem industrial
  • Obras de alvenaria
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Outras obras de acabamento da construção
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Obras de terraplenagem
  • Administração de obras
  • Montagem de estruturas metálicas
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Serviços especializados para construção
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Instalações de sistema de prevenção contra incêndio




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