Salário para o cargo de Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas
CBO 1413-05 > Gerentes de obras em empresa de construção

Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam, organizam e controlam atividades, contratos, equipes de trabalho e recursos para a execução de obras de construção civil, de acordo com custo, qualidade, segurança e prazo estabelecidos.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de obras em empresa de construção

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de obras em empresa de construção a construção civil adota, regra geral, gestão por projetos, onde os gerentes de obras desempenham atividades de controle, de suprimentos, de pessoal, de planejamento etc. Geralmente, estão subordinados à diretoria e são responsáveis por uma ou mais obras. Em cada obra existem engenheiros supervisores residentes, administrativos etc. O número de supervisores varia em função do porte da obra. Em grandes empresas pode existir mais de um gerente de obras, como também pode haver um nível de alta gerência (diretores) ou gerência regional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de obras em empresa de construção

Essa ocupação é acessível a engenheiros civis, com cinco ou mais anos de experiência em obras trabalham em equipe, normalmente na condição de assalariado. É crescente o número de gerentes de obras que trabalham como autônomos. Podem trabalhar em grandes alturas e subterrâneos, expostos a ruídos e estresse constante.


Funções e atividades do Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas

Gerentes de obras em empresa de construção devem:

  • gerenciar contratos de obras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • promover segurança das obras;
  • suprir obras;
  • controlar obras;
  • executar obras;
  • entregar obras;
  • planejar obras;

Atividades

  • coordenar prestação de contas ao cliente;
  • programar compra e locação de equipamentos;
  • controlar custos;
  • gerar aditivos e ou alterações para serviços extra - contratuais;
  • adequar canteiro de obras às normas de segurança;
  • autorizar promoções de funcionários;
  • supervisionar elaboração de ´como construído´ (as built);
  • coordenar interfaces com empresas consorciadas;
  • controlar qualidade de serviços;
  • gerenciar fornecedores de materiais e serviços;
  • observar legislações relacionadas à obra;
  • garantir segurança pessoal e coletiva;
  • coordenar interfaces com terceiros;
  • tomar iniciativa;
  • demonstrar versatilidade;
  • avaliar fornecedores;
  • supervisionar processo de vistoria dos órgãos competentes;
  • demonstrar sensatez;
  • aprovar compras;
  • promover contratação de funcionários;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • promover desligamento de funcionários;
  • elaborar relatórios gerenciais para diretoria;
  • atender clientes;
  • promover limpeza e higiene dos canteiros de obra;
  • definir normas e critérios de aceitação de serviços;
  • desmobilizar canteiro de obras;
  • formular incentivos de produtividade;
  • obter termos de recebimento provisório e definitivo de obras;
  • controlar produtividade dos serviços;
  • analisar projetos;
  • analisar avaliação de desempenho de funcionários;
  • supervisionar realização de exames médicos ocupacionais;
  • supervisionar elaboração do manual do empreendimento;
  • coordenar alterações do projeto durante obra;
  • definir técnicas construtivas;
  • negociar com fornecedores;
  • participar da elaboração do projeto;
  • aprovar medições de serviços;
  • analisar contratos;
  • otimizar produção;
  • elaborar cronogramas físico-financeiros;
  • mobilizar canteiro de obras;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar senso de organização;
  • discernir situações;
  • orçar obras;
  • analisar orçamento;
  • promover motivação do pessoal;
  • coordenar modificações solicitadas pelo cliente;
  • auditorar documentação legal de pessoal próprio e de terceiros;
  • elaborar proposta para administração de obras em consórcios;
  • acompanhar planejado ´versus´ executado;
  • definir disposição física do canteiro de obras;
  • acompanhar orçamento;
  • definir histograma de utilização de mão-de-obra e equipamentos;
  • controlar prazos dos serviços;
  • aprovar especificações de materiais e equipamentos;
  • orientar tecnicamente os subordinados;
  • supervisionar vistoria final da obra;
  • exercer liderança;
  • administrar conflitos com fornecedores;
  • programar compras de materiais;
  • contratar serviços técnicos;
  • detectar necessidades de treinamento de mão- de-obra;
  • avaliar resultados;


Setores que mais contratam Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Obras de montagem industrial
  • Obras de alvenaria
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Outras obras de acabamento da construção
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Obras de terraplenagem
  • Administração de obras
  • Montagem de estruturas metálicas
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Serviços especializados para construção
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Instalações de sistema de prevenção contra incêndio




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