Salário para o cargo de Gerente de produção de tecnologia da informação
CBO 1425-15 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de produção de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

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Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de produção de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • interagir com outras Áreas;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;

Atividades

  • definir necessidades de recursos humanos;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • demonstrar expressão verbal;
  • antever cenários futuros;
  • negociar com fornecedores;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
  • controlar andamento do projeto;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • coordenar implantação do projeto;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • homologar plano de contingência;
  • estabelecer prioridades;
  • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
  • adaptar-se a mudanças;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar indicadores de ocorrências;
  • revisar pontos auditados;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • demonstrar criatividade;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • traçar plano de comunicação;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • demonstrar proatividade;
  • dispensar funcionários;
  • estabelecer metas;
  • conduzir reuniões;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • elaborar análise de risco;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • controlar situações adversas;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • selecionar profissionais;
  • controlar escopo do projeto;
  • analisar demandas;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • traçar plano de contingência;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • tomar decisões;
  • propor melhorias nos processos operacionais;
  • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • aprovar promoção de funcionários;
  • aprovar produtos do projeto;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • validar soluções;
  • garantir atualização do plano de contingência;
  • demonstrar liderança;
  • promover integração da equipe;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • monitorar resultados;
  • distribuir serviços à equipe;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • acionar plano de contingência;
  • garantir integração dos produtos;
  • divulgar resultados da área;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • corrigir desvios;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • divulgar planos e metas da área;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • relatar andamento de projetos;


Setores que mais contratam Gerente de produção de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Atividades de teleatendimento
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Planos de saúde
  • Emissão de vales-alimentação, vales-transporte e similares
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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