Salário para o cargo de Gerente de produção de tecnologia da informação
CBO 1425-15 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de produção de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de produção de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • administrar equipes;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;

Atividades

  • divulgar resultados da área;
  • analisar demandas;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar situações adversas;
  • selecionar profissionais;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • propor melhorias nos processos operacionais;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • coordenar implantação do projeto;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • apresentar soluções e alternativas;
  • negociar com fornecedores;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • estabelecer prioridades;
  • traçar plano de contingência;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
  • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • aprovar promoção de funcionários;
  • avaliar indicadores de ocorrências;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • adaptar-se a mudanças;
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • antever cenários futuros;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • demonstrar proatividade;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • homologar plano de contingência;
  • validar soluções;
  • demonstrar criatividade;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • estabelecer metas;
  • demonstrar expressão verbal;
  • aprovar produtos do projeto;
  • elaborar análise de risco;
  • dispensar funcionários;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • conduzir reuniões;
  • revisar pontos auditados;
  • acionar plano de contingência;
  • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • distribuir serviços à equipe;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • controlar andamento do projeto;
  • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
  • divulgar planos e metas da área;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • tomar decisões;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • corrigir desvios;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • garantir atualização do plano de contingência;
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • demonstrar liderança;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
  • garantir integração dos produtos;
  • promover integração da equipe;
  • controlar escopo do projeto;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • traçar plano de comunicação;
  • relatar andamento de projetos;
  • demonstrar organização;
  • monitorar resultados;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;


Setores que mais contratam Gerente de produção de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Atividades de teleatendimento
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Planos de saúde
  • Emissão de vales-alimentação, vales-transporte e similares
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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