Salário para o cargo de Gerente de comunicação
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de comunicação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de comunicação

Um Gerente de comunicação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.529,23 e R$ 26.437,59, com a média salarial de R$ 9.882,01 e o salário mediana em R$ 6.583,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de comunicação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.882,01 118.584,16 2.470,50 47,29
1º Quartil 3.529,23 42.350,75 882,31 16,89
Salário Mediana 6.583,00 78.996,00 1.645,75 31,50
3º Quartil 20.162,44 241.949,24 5.040,61 96,48
Teto Salarial 26.437,59 317.251,11 6.609,40 126,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.106 - 33.779 13.080,75 3.106,47 10.367,50 27.888,01 33.778,79
Rio de Janeiro - RJ 3.141 - 30.419 11.946,86 3.140,95 10.000,00 25.114,04 30.418,88
Belo Horizonte - MG 2.206 - 18.323 6.946,49 2.206,06 5.021,00 15.127,30 18.322,64
Brasília - DF 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Barueri - SP 3.418 - 32.733 12.430,31 3.418,19 8.250,00 27.024,38 32.732,74
Curitiba - PR 3.014 - 20.427 8.093,24 3.014,18 6.000,00 16.864,83 20.427,19
Fortaleza - CE 1.948 - 11.802 4.526,39 1.948,20 3.323,00 9.743,70 11.801,86
Porto Alegre - RS 2.435 - 24.337 7.874,81 2.435,24 3.893,00 20.092,95 24.337,18
Salvador - BA 1.931 - 15.626 5.912,93 1.930,64 4.300,00 12.900,71 15.625,73
Campinas - SP 3.268 - 28.448 10.431,98 3.268,46 8.000,00 23.487,00 28.448,16
Vitoria - ES 2.562 - 19.304 7.994,21 2.561,55 7.028,50 15.937,11 19.303,50
Niterói - RJ 4.486 - 9.567 6.746,26 4.486,10 7.250,00 7.898,20 9.566,54
Goiânia - GO 2.298 - 19.295 6.716,16 2.297,98 4.800,00 15.930,24 19.295,19
Recife - PE 2.149 - 15.326 5.726,32 2.149,25 3.715,00 12.653,38 15.326,15
Florianópolis - SC 2.452 - 16.137 6.408,60 2.452,38 3.863,50 13.322,75 16.136,91
Guarulhos - SP 3.240 - 18.398 7.859,48 3.240,00 6.171,00 15.189,60 18.398,10
Uberlândia - MG 1.588 - 7.777 3.422,95 1.588,40 3.000,00 6.420,40 7.776,58
Osasco - SP 5.228 - 39.118 17.112,52 5.227,78 12.600,00 32.295,80 39.117,64
Nova Lima - MG 1.900 - 22.826 7.405,92 1.900,20 4.678,00 18.845,20 22.825,87
Ribeirão Preto - SP 1.874 - 17.831 5.694,32 1.874,00 3.100,00 14.721,00 17.830,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.947 - 32.319 12.380,46 2.946,99 9.573,50 26.682,91 32.319,14
Minas Gerais 1.900 - 16.316 5.952,53 1.900,43 4.190,00 13.470,25 16.315,57
Rio de Janeiro 2.782 - 28.139 10.613,09 2.782,19 7.250,00 23.231,65 28.138,88
Paraná 2.342 - 19.758 7.184,28 2.341,86 4.879,00 16.312,06 19.757,65
Rio Grande do Sul 2.184 - 21.120 7.118,11 2.184,09 3.800,00 17.436,82 21.120,00
Ceará 1.810 - 14.711 5.202,18 1.810,32 3.323,00 12.145,89 14.711,47
Bahia 1.848 - 15.672 5.715,91 1.847,84 3.351,17 12.939,04 15.672,15
Santa Catarina 2.291 - 16.436 6.446,43 2.291,40 4.623,00 13.569,53 16.435,82
Distrito Federal 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Espírito Santo 1.938 - 17.621 6.582,15 1.937,50 4.685,00 14.547,62 17.620,52
Goiás 1.533 - 17.042 5.678,06 1.532,66 3.300,00 14.069,76 17.041,71
Pernambuco 1.991 - 13.185 5.253,33 1.990,50 4.924,00 10.885,26 13.184,55
Pará 1.532 - 18.173 6.332,00 1.531,56 4.285,50 15.003,89 18.173,16
Mato Grosso 1.779 - 40.893 13.119,00 1.778,75 7.649,00 33.761,38 40.892,79
Maranhão 1.532 - 10.393 3.761,00 1.531,75 2.257,50 8.580,88 10.393,41
Mato Grosso do Sul 1.792 - 24.544 7.775,30 1.792,17 3.798,50 20.263,50 24.543,76
Paraíba 1.992 - 14.030 5.690,17 1.992,35 3.452,50 11.583,17 14.029,88
Alagoas 1.803 - 14.311 5.426,64 1.803,09 3.500,00 11.815,00 14.310,68
Rio Grande do Norte 1.996 - 8.950 4.023,25 1.996,00 3.500,00 7.389,00 8.949,78
Amazonas 1.637 - 17.126 5.205,06 1.637,33 3.500,00 14.139,00 17.125,58
Sergipe 1.773 - 6.701 3.107,92 1.773,33 2.500,00 5.532,00 6.700,52
Amapá 1.424 - 6.398 2.266,01 1.423,50 1.435,00 5.282,00 6.397,72
Acre 3.088 - 20.607 7.442,17 3.088,00 6.338,00 17.013,00 20.606,66
Tocantins 1.702 - 16.417 5.498,83 1.702,00 3.395,50 13.554,00 16.417,01
Rondônia 2.076 - 7.810 4.000,60 2.076,00 2.600,00 6.448,00 7.810,01
Piauí 3.500 - 21.287 6.396,79 3.500,00 3.700,00 17.575,00 21.287,37


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de comunicação

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • atuar em processo de decisão politica;

  • Atividades

    • definir perfis profissionais;
    • cobrar ações;
    • contratar serviços de terceiros;
    • captar recursos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • elaborar orçamentos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • liderar pessoas;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • examinar currículos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • checar informações para divulgação;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • dimensionar equipe;
    • revisar planos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar tendências do mercado;
    • analisar contexto;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • monitorar contratos;
    • avaliar desempenho;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • negociar com partes interessadas;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • elaborar relatórios;
    • pensar estrategicamente;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • representar empresa publicamente;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • administrar orçamentos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • cobrar resultados da equipe;
    • realizar campanhas de vendas;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • estabelecer política comercial;
    • gerenciar equipes;
    • estabelecer diálogo;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • realizar escuta ativa;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • negociar com clientes;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • gerir lucratividade;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • planejar campanhas de vendas;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • trabalhar em equipe;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • analisar impacto normativo;
    • monitorar mídias;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • analisar demanda do cliente;
    • formular plano de incentivos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar cenários;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • delegar atribuições;
    • tomar decisões;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • pesquisar mercado;
    • analisar demanda reclamatória;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • agir com empatia;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • otimizar custos e recursos;
    • saber ouvir;
    • mediar conflitos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • mapear processo de decisão;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • gerenciar remanejamentos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;


    Setores que mais contratam Gerente de comunicação no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades associativas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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