Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências sociais e humanas
- Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
- Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários o trabalho é exercido em instituições de intermediação financeira. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada, e atuam em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários
O exercício desse cargo requer formação de nível superior. O exercício pleno da atividade ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.
Funções e atividades do Gerente de clientes especiais (private)
Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários devem:
- interagir com Áreas afins locais e internacionais;
- comercializar produtos e serviços financeiros;
- exercer ações gerenciais;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver propostas de crédito;
- prospectar clientes;
- gerenciar carteira de clientes;
- prevenir operações ilegais;
- efetivar negócios;
Atividades
- identificar perfil do cliente;
- averiguar procedência de recursos;
- preparar visita a clientes;
- acompanhar variação das taxas de produtos negociados (cdc) ;
- dimensionar linha de crédito (produtos, limites, prazo e garantias);
- verificar veracidade das informações de clientes;
- demonstrar flexibilidade;
- requisitar avaliação de risco de crédito;
- liquidar operações;
- apresentar a instituição (banco);
- avaliar resultados;
- participar de reuniões com profissionais do mercado financeiro;
- entregar demonstração financeira a clientes;
- encaminhar regulamentos para clientes;
- evidenciar postura e ética profissional;
- consultar jornais e revistas econômicos;
- "efetuar pós-venda (""follow-up"")";
- monitorar metas;
- providenciar documentação para operação;
- demonstrar poder de persuasão;
- auxiliar na elaboração de operações estruturadas;
- captar recursos para aplicações financeiras;
- administrar aplicações de clientes;
- conferir autorização de pessoas para movimentação ou consulta de contas;
- interagir com áreas de marketing;
- interagir com setores operacionais;
- atualizar-se profissionalmente;
- transmitir credibilidade;
- demonstrar criatividade;
- solicitar relatórios especiais para clientes;
- submeter propostas de investimentos à avaliação do grau de risco;
- formalizar operação;
- incrementar plano de venda ou de captação;
- identificar prazos compatíveis com fluxo de caixa do cliente;
- interagir com gestores externos e internos;
- mapear público-alvo;
- agir em conformidade com a legislação em vigor;
- suprir auditoria com informações;
- atualizar cadastro de clientes;
- simular empréstimos;
- acompanhar movimentação de contas;
- solicitar indicação de clientes;
- garantir qualidade dos serviços;
- traçar plano de ação em linha com diretrizes nacional e internacional;
- agendar visita a clientes;
- estabelecer rede de contatos;
- assegurar que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo;
- repassar informações sobre mercado financeiro para clientes;
- relacionar-se com público;
- reconhecer pontos fortes e fracos de seus produtos e dos concorrentes;
- efetuar projeções financeiras;
- definir parâmetros da operação;
- abrir conta;
- conceder linhas de crédito;
- atuar em eventos (feiras, congressos, palestras, exposições);
- demonstrar segurança;
- falar em público;
- redigir relatórios;
- submeter propostas ao comitê de investimentos;
- elaborar propostas;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês, espanhol);
- obter informações sobre o mercado financeiro;
- detectar o grau de aversão a risco do cliente;
- liberar empréstimos;
- submeter aprovação de crédito à alçada superior;
- apresentar proposta ao comitê de crédito;
- contatar clientes;
- consultar listas direcionadas;
- sugerir opções de negócios;
- oferecer produtos e serviços com suas vantagens e benefícios;
- participar de reuniões com área econômica do banco;
- evidenciar capacidade técnica;
- adequar produtos e serviços ao perfil do cliente;
- buscar consultorias em áreas competentes (tributária, cambial, jurídica, seguros, corretoras);
- projetar rendimento de aplicações;
- verificar autenticidade da documentação de clientes;
- precificar produtos;
- visitar clientes;
- calcular taxas;
- executar ordens de movimentação de contas;
- conferir destino de recursos;
- demonstrar cultura geral;
- identificar necessidades do cliente;
- acompanhar exposição de risco do banco em relação ao cliente;
- validar relatórios de posição de carteira de investimentos;
- negociar prazo para início de operação;
- interagir com gerentes do banco em outros países;
Setores que mais contratam Gerente de clientes especiais (private) no mercado de trabalho
- Bancos múltiplos, com carteira comercial
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Corretoras de títulos e valores mobiliários
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Emissão de vales-alimentação, vales-transporte e similares
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
- Planos de saúde
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Promoção de vendas
- Ensino fundamental
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Consultoria em tecnologia da informação
- Administração de cartões de crédito
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo