Salário para o cargo de Fotojornalista
CBO 2618-20 > Fotógrafos profissionais

Fotojornalista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Criam imagens fotográficas de acontecimentos, pessoas, paisagens, objetos e outros temas, em branco e preto ou coloridas, utilizando câmeras fixas (de película ou digitais) e diversos acessórios. Escolhem tema ou assunto da fotografia ou atendem a demandas de clientes ou empregadores, segundo objetivos artísticos, jornalísticos, comerciais, industriais, científicos etc. Podem revelar e retocar negativos de filmes, tirar, ampliar e retocar cópias, criar efeitos gráficos em imagens obtidas por processos digitais e reproduzi-las sobre papel ou outro suporte. Podem dirigir estúdio fotográfico ou loja de material de fotografia.

Quanto ganha um Fotojornalista

Um Fotojornalista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.571,28 e R$ 9.719,58, com a média salarial de R$ 4.532,41 e o salário mediana em R$ 3.704,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Fotojornalista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.532,41 54.388,96 1.133,10 25,24
1º Quartil 2.571,28 30.855,35 642,82 14,32
Salário Mediana 3.704,00 44.448,00 926,00 20,63
3º Quartil 7.412,57 88.950,78 1.853,14 41,28
Teto Salarial 9.719,58 116.634,93 2.429,89 54,13


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Fotógrafos profissionais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Florianópolis - SC 3.908 - 10.065 6.321,47 3.907,72 6.740,00 8.309,67 10.064,92
São Paulo - SP 2.848 - 8.481 5.660,18 2.848,25 6.740,00 7.002,00 8.481,03
Brasília - DF 5.748 - 10.036 7.310,06 5.747,50 7.826,00 8.285,50 10.035,65
Campo Grande - MS 1.900 - 4.853 2.734,00 1.900,00 2.477,00 4.007,00 4.853,40
Porto Alegre - RS 3.242 - 4.892 3.355,86 3.242,00 3.242,00 4.039,00 4.892,16
Aracaju - SE 1.412 - 2.694 1.591,33 1.412,00 1.500,00 2.224,00 2.693,78
Recife - PE 2.224 - 3.815 2.779,60 2.224,00 3.150,00 3.150,00 3.815,37


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 3.908 - 10.065 6.321,47 3.907,72 6.740,00 8.309,67 10.064,92
São Paulo 2.300 - 8.848 5.513,00 2.300,33 6.740,00 7.305,17 8.848,24
Distrito Federal 5.748 - 10.036 7.310,06 5.747,50 7.826,00 8.285,50 10.035,65
Minas Gerais 1.412 - 5.054 2.723,01 1.412,00 2.648,25 4.172,95 5.054,40
Rio Grande do Sul 2.201 - 4.409 3.065,30 2.200,50 3.242,00 3.640,50 4.409,48
Mato Grosso do Sul 1.900 - 4.853 2.734,00 1.900,00 2.477,00 4.007,00 4.853,40
Ceará 2.512 - 4.486 3.381,57 2.512,00 3.533,00 3.704,00 4.486,40
Sergipe 1.412 - 2.694 1.591,33 1.412,00 1.500,00 2.224,00 2.693,78
Rio de Janeiro 2.347 - 11.730 4.467,40 2.347,00 3.268,00 9.684,00 11.729,55
Pernambuco 2.224 - 3.815 2.779,60 2.224,00 3.150,00 3.150,00 3.815,37


Principais locais de trabalho

Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Fotógrafos profissionais

O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.


Funções e atividades do Fotojornalista

Fotógrafos profissionais devem:

  • divulgar a linguagem fotográfica;
  • planejar o trabalho fotográfico;
  • criar a imagem fotográfica;
  • gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • documentar a imagem;
  • pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos;
  • finalizar o produto;
  • operar equipamentos específicos;
  • coordenar equipe de trabalho fotográfico;

  • Atividades

    • selecionar pessoal;
    • conceber cenas para fotografar;
    • testar novos materiais de acabamento;
    • operar equipamentos de iluminação;
    • dirigir a produção de imagem;
    • restaurar imagens fotográficas;
    • legendar imagem;
    • estudar a legislação referente à proteção ao direito autoral e ao uso da imagem;
    • interpretar desejos e aspirações do cliente;
    • proferir palestras;
    • definir o suporte material da imagem fotográfica;
    • entrevistar clientes;
    • enquadrar a imagem;
    • desenvolver capacidade de síntese;
    • remunerar equipe de trabalho;
    • participar de associações profissionais;
    • experimentar produtos e técnicas fotográficas;
    • demonstrar pontualidade;
    • registrar a imagem sobre película ou meio magnético;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • lidar com imprevistos;
    • compor a imagem;
    • calcular a relação custo/benefício no trabalho;
    • apresentar portfólio;
    • negociar preços;
    • elaborar procedimentos para relação com o cliente;
    • providenciar manutenção de equipamentos e instalações;
    • dominar o idioma;
    • organizar encontros e congressos;
    • superar limitações econômicas;
    • dominar técnicas de sua especialização;
    • discutir a pauta/briefing;
    • operar câmera fotográfica e acessórios;
    • estudar condições geográficas e climáticas;
    • assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos;
    • interpretar o objeto a ser fotografado;
    • decidir o momento do ato fotográfico;
    • arquivar os documentos fotográficos;
    • calibrar os equipamentos;
    • produzir documentação referente à imagem;
    • definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho;
    • criar ambiente que expresse a emoção desejada;
    • ministrar cursos de formação profissional;
    • catalogar documentos fotográficos;
    • elencar modelos;
    • tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte;
    • cultivar persistência;
    • vistoriar infraestrutura do local;
    • digitalizar imagem;
    • contextualizar a imagem fotográfica;
    • estudar fontes e referências fotográficas;
    • pesquisar tendências, estilo, materiais;
    • demonstrar criatividade;
    • publicar livros e catálogos;
    • controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos;
    • providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem;
    • manter-se atualizado;
    • modular a luz;
    • montar exposições;
    • escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias;
    • conceituar o trabalho fotográfico;
    • precisar perspectivas e pontos de vista;
    • monitorar equipamentos de medição;
    • dominar linguagem fotográfica;
    • compreensão de outros idiomas;
    • procurar espaços ou locações para fotografar;
    • divulgar seu trabalho na web;
    • preparar material autopromocional;
    • revelar filmes;
    • escalonar tarefas;
    • testar equipamentos e acessórios;
    • documentar a autoria da imagem fotográfica;
    • assumir riscos calculados;
    • orçar o trabalho fotográfico;
    • trocar informações com equipe;
    • formar novos quadros;
    • ampliar fotos;
    • levantar informações sobre o tema;
    • seguir projeto profissional traçado;
    • ensinar o cliente a entender a imagem;
    • editar imagem;
    • controlar estoque de material fotográfico;
    • eleger o tema;
    • gerenciar o tempo;
    • estimar custos;
    • interagir com o fotografado;
    • avaliar resultados;
    • delegar funções;
    • estudar culturas e costumes locais/regionais;
    • apresentar o produto fotográfico final ao destinatário;
    • providenciar credenciamento;
    • operar programas de tratamento de imagens;
    • desenvolver perspicácia;


    Setores que mais contratam Fotojornalista no mercado de trabalho

    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de televisão aberta
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Impressão de jornais
    • Instalação de painéis publicitários
    • Filmagem de festas e eventos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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