Salário para o cargo de Fotógrafo publicitário
CBO 2618-10 > Fotógrafos profissionais

Fotógrafo publicitário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Criam imagens fotográficas de acontecimentos, pessoas, paisagens, objetos e outros temas, em branco e preto ou coloridas, utilizando câmeras fixas (de película ou digitais) e diversos acessórios. Escolhem tema ou assunto da fotografia ou atendem a demandas de clientes ou empregadores, segundo objetivos artísticos, jornalísticos, comerciais, industriais, científicos etc. Podem revelar e retocar negativos de filmes, tirar, ampliar e retocar cópias, criar efeitos gráficos em imagens obtidas por processos digitais e reproduzi-las sobre papel ou outro suporte. Podem dirigir estúdio fotográfico ou loja de material de fotografia.

Quanto ganha um Fotógrafo publicitário

Um Fotógrafo publicitário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.182,39 e R$ 3.153,18, com a média salarial de R$ 1.640,59 e o salário mediana em R$ 1.352,96 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Fotógrafo publicitário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.640,59 19.687,05 410,15 7,74
1º Quartil 1.182,39 14.188,63 295,60 5,58
Salário Mediana 1.352,96 16.235,52 338,24 6,38
3º Quartil 2.404,75 28.856,98 601,19 11,34
Teto Salarial 3.153,18 37.838,14 788,29 14,87


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Fotógrafos profissionais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Jatai - GO 1.174 - 1.474 1.184,50 1.173,67 1.173,67 1.216,98 1.474,04
São Paulo - SP 1.522 - 4.172 2.417,38 1.522,25 2.500,00 3.444,36 4.171,91
Rio de Janeiro - RJ 1.246 - 3.149 1.541,17 1.246,00 1.246,00 2.600,00 3.149,20
Limeira - SP 1.200 - 2.422 1.664,00 1.200,00 1.620,00 2.000,00 2.422,46
Lins - SP 1.324 - 1.651 1.331,78 1.324,00 1.324,00 1.362,92 1.650,81
Porto Feliz - SP 1.498 - 2.422 1.695,36 1.498,20 1.665,40 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.351 - 4.375 2.141,39 1.350,88 1.800,00 3.611,97 4.374,93
Goiás 1.174 - 1.692 1.227,84 1.173,67 1.173,67 1.396,96 1.692,04
Santa Catarina 1.253 - 3.075 1.691,90 1.252,72 1.517,50 2.538,76 3.075,02
Rio Grande do Sul 1.237 - 2.454 1.505,01 1.236,67 1.343,00 2.026,01 2.453,96
Sergipe 1.080 - 1.350 1.093,52 1.080,00 1.093,00 1.114,86 1.350,35
Rio de Janeiro 1.246 - 2.582 1.518,55 1.246,00 1.323,67 2.131,52 2.581,75
Bahia 1.045 - 2.422 1.215,71 1.045,00 1.045,00 2.000,00 2.422,46
Minas Gerais 1.086 - 3.231 1.696,48 1.086,26 1.550,00 2.667,63 3.231,11
Espírito Santo 1.120 - 3.818 1.934,42 1.120,00 2.000,00 3.152,10 3.817,92
Paraná 1.293 - 4.100 2.116,36 1.293,00 1.724,02 3.384,80 4.099,77


Principais locais de trabalho

Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Fotógrafos profissionais

O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.


Funções e atividades do Fotógrafo publicitário

Fotógrafos profissionais devem:

  • operar equipamentos específicos;
  • planejar o trabalho fotográfico;
  • gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica;
  • divulgar a linguagem fotográfica;
  • pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos;
  • criar a imagem fotográfica;
  • finalizar o produto;
  • documentar a imagem;
  • coordenar equipe de trabalho fotográfico;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • manter-se atualizado;
    • dominar o idioma;
    • assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos;
    • participar de associações profissionais;
    • trocar informações com equipe;
    • revelar filmes;
    • ampliar fotos;
    • organizar encontros e congressos;
    • editar imagem;
    • criar ambiente que expresse a emoção desejada;
    • proferir palestras;
    • interpretar desejos e aspirações do cliente;
    • elencar modelos;
    • assumir riscos calculados;
    • remunerar equipe de trabalho;
    • definir o suporte material da imagem fotográfica;
    • dirigir a produção de imagem;
    • providenciar credenciamento;
    • dominar técnicas de sua especialização;
    • contextualizar a imagem fotográfica;
    • controlar estoque de material fotográfico;
    • monitorar equipamentos de medição;
    • tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte;
    • dominar linguagem fotográfica;
    • operar câmera fotográfica e acessórios;
    • preparar material autopromocional;
    • formar novos quadros;
    • montar exposições;
    • modular a luz;
    • restaurar imagens fotográficas;
    • decidir o momento do ato fotográfico;
    • conceber cenas para fotografar;
    • procurar espaços ou locações para fotografar;
    • divulgar seu trabalho na web;
    • apresentar o produto fotográfico final ao destinatário;
    • eleger o tema;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • precisar perspectivas e pontos de vista;
    • digitalizar imagem;
    • delegar funções;
    • ministrar cursos de formação profissional;
    • calibrar os equipamentos;
    • vistoriar infraestrutura do local;
    • documentar a autoria da imagem fotográfica;
    • selecionar pessoal;
    • estudar condições geográficas e climáticas;
    • registrar a imagem sobre película ou meio magnético;
    • ensinar o cliente a entender a imagem;
    • providenciar manutenção de equipamentos e instalações;
    • seguir projeto profissional traçado;
    • estimar custos;
    • controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos;
    • calcular a relação custo/benefício no trabalho;
    • enquadrar a imagem;
    • catalogar documentos fotográficos;
    • desenvolver perspicácia;
    • experimentar produtos e técnicas fotográficas;
    • apresentar portfólio;
    • providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem;
    • legendar imagem;
    • estudar a legislação referente à proteção ao direito autoral e ao uso da imagem;
    • conceituar o trabalho fotográfico;
    • demonstrar criatividade;
    • interagir com o fotografado;
    • compreensão de outros idiomas;
    • estudar culturas e costumes locais/regionais;
    • compor a imagem;
    • operar programas de tratamento de imagens;
    • gerenciar o tempo;
    • levantar informações sobre o tema;
    • testar novos materiais de acabamento;
    • discutir a pauta/briefing;
    • avaliar resultados;
    • escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias;
    • interpretar o objeto a ser fotografado;
    • publicar livros e catálogos;
    • definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho;
    • produzir documentação referente à imagem;
    • lidar com imprevistos;
    • negociar preços;
    • orçar o trabalho fotográfico;
    • superar limitações econômicas;
    • testar equipamentos e acessórios;
    • entrevistar clientes;
    • escalonar tarefas;
    • desenvolver capacidade de síntese;
    • pesquisar tendências, estilo, materiais;
    • operar equipamentos de iluminação;
    • estudar fontes e referências fotográficas;
    • cultivar persistência;
    • elaborar procedimentos para relação com o cliente;
    • demonstrar pontualidade;
    • arquivar os documentos fotográficos;


    Setores que mais contratam Fotógrafo publicitário no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Comércio varejista de calçados
    • Agências de publicidade
    • Fabricação de móveis com predominância de metal
    • Comércio varejista de artigos de papelaria
    • Comércio varejista de móveis
    • Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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