Salário para o cargo de Fotógrafo publicitário
CBO 2618-10 > Fotógrafos profissionais

Fotógrafo publicitário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Criam imagens fotográficas de acontecimentos, pessoas, paisagens, objetos e outros temas, em branco e preto ou coloridas, utilizando câmeras fixas (de película ou digitais) e diversos acessórios. Escolhem tema ou assunto da fotografia ou atendem a demandas de clientes ou empregadores, segundo objetivos artísticos, jornalísticos, comerciais, industriais, científicos etc. Podem revelar e retocar negativos de filmes, tirar, ampliar e retocar cópias, criar efeitos gráficos em imagens obtidas por processos digitais e reproduzi-las sobre papel ou outro suporte. Podem dirigir estúdio fotográfico ou loja de material de fotografia.

Quanto ganha um Fotógrafo publicitário

Um Fotógrafo publicitário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.126,26 e R$ 3.472,26, com a média salarial de R$ 1.640,59 e o salário mediana em R$ 1.352,96 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Fotógrafo publicitário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.640,59 19.687,05 410,15 7,74
1º Quartil 1.126,26 13.515,16 281,57 5,31
Salário Mediana 1.352,96 16.235,52 338,24 6,38
3º Quartil 2.648,10 31.777,15 662,02 12,49
Teto Salarial 3.472,26 41.667,16 868,07 16,38


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Fotógrafos profissionais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Jatai - GO 1.174 - 1.474 1.184,50 1.173,67 1.173,67 1.216,98 1.474,04
São Paulo - SP 1.522 - 4.172 2.417,38 1.522,25 2.500,00 3.444,36 4.171,91
Rio de Janeiro - RJ 1.246 - 3.149 1.541,17 1.246,00 1.246,00 2.600,00 3.149,20
Limeira - SP 1.200 - 2.422 1.664,00 1.200,00 1.620,00 2.000,00 2.422,46
Lins - SP 1.324 - 1.651 1.331,78 1.324,00 1.324,00 1.362,92 1.650,81
Porto Feliz - SP 1.498 - 2.422 1.695,36 1.498,20 1.665,40 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.351 - 4.375 2.141,39 1.350,88 1.800,00 3.611,97 4.374,93
Goiás 1.174 - 1.692 1.227,84 1.173,67 1.173,67 1.396,96 1.692,04
Santa Catarina 1.253 - 3.075 1.691,90 1.252,72 1.517,50 2.538,76 3.075,02
Rio Grande do Sul 1.237 - 2.454 1.505,01 1.236,67 1.343,00 2.026,01 2.453,96
Sergipe 1.080 - 1.350 1.093,52 1.080,00 1.093,00 1.114,86 1.350,35
Rio de Janeiro 1.246 - 2.582 1.518,55 1.246,00 1.323,67 2.131,52 2.581,75
Bahia 1.045 - 2.422 1.215,71 1.045,00 1.045,00 2.000,00 2.422,46
Minas Gerais 1.086 - 3.231 1.696,48 1.086,26 1.550,00 2.667,63 3.231,11
Espírito Santo 1.120 - 3.818 1.934,42 1.120,00 2.000,00 3.152,10 3.817,92
Paraná 1.293 - 4.100 2.116,36 1.293,00 1.724,02 3.384,80 4.099,77


Principais locais de trabalho

Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Fotógrafos profissionais

O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.


Funções e atividades do Fotógrafo publicitário

Fotógrafos profissionais devem:

  • planejar o trabalho fotográfico;
  • operar equipamentos específicos;
  • divulgar a linguagem fotográfica;
  • finalizar o produto;
  • criar a imagem fotográfica;
  • gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica;
  • coordenar equipe de trabalho fotográfico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • documentar a imagem;
  • pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos;

  • Atividades

    • cultivar persistência;
    • conceber cenas para fotografar;
    • controlar estoque de material fotográfico;
    • gerenciar o tempo;
    • estudar condições geográficas e climáticas;
    • estudar culturas e costumes locais/regionais;
    • selecionar pessoal;
    • montar exposições;
    • interpretar desejos e aspirações do cliente;
    • operar programas de tratamento de imagens;
    • registrar a imagem sobre película ou meio magnético;
    • revelar filmes;
    • estudar fontes e referências fotográficas;
    • controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos;
    • estimar custos;
    • interpretar o objeto a ser fotografado;
    • divulgar seu trabalho na web;
    • assumir riscos calculados;
    • proferir palestras;
    • arquivar os documentos fotográficos;
    • restaurar imagens fotográficas;
    • dominar linguagem fotográfica;
    • vistoriar infraestrutura do local;
    • digitalizar imagem;
    • negociar preços;
    • operar câmera fotográfica e acessórios;
    • dominar técnicas de sua especialização;
    • ensinar o cliente a entender a imagem;
    • contextualizar a imagem fotográfica;
    • organizar encontros e congressos;
    • levantar informações sobre o tema;
    • assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos;
    • compreensão de outros idiomas;
    • interagir com o fotografado;
    • providenciar credenciamento;
    • eleger o tema;
    • escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias;
    • pesquisar tendências, estilo, materiais;
    • calibrar os equipamentos;
    • participar de associações profissionais;
    • elaborar procedimentos para relação com o cliente;
    • enquadrar a imagem;
    • providenciar manutenção de equipamentos e instalações;
    • produzir documentação referente à imagem;
    • documentar a autoria da imagem fotográfica;
    • formar novos quadros;
    • legendar imagem;
    • providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem;
    • apresentar portfólio;
    • trocar informações com equipe;
    • calcular a relação custo/benefício no trabalho;
    • operar equipamentos de iluminação;
    • experimentar produtos e técnicas fotográficas;
    • dominar o idioma;
    • catalogar documentos fotográficos;
    • superar limitações econômicas;
    • ampliar fotos;
    • compor a imagem;
    • monitorar equipamentos de medição;
    • editar imagem;
    • criar ambiente que expresse a emoção desejada;
    • estudar a legislação referente à proteção ao direito autoral e ao uso da imagem;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • remunerar equipe de trabalho;
    • ministrar cursos de formação profissional;
    • orçar o trabalho fotográfico;
    • definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho;
    • modular a luz;
    • elencar modelos;
    • discutir a pauta/briefing;
    • desenvolver perspicácia;
    • definir o suporte material da imagem fotográfica;
    • avaliar resultados;
    • procurar espaços ou locações para fotografar;
    • precisar perspectivas e pontos de vista;
    • escalonar tarefas;
    • delegar funções;
    • conceituar o trabalho fotográfico;
    • preparar material autopromocional;
    • seguir projeto profissional traçado;
    • tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte;
    • apresentar o produto fotográfico final ao destinatário;
    • demonstrar criatividade;
    • dirigir a produção de imagem;
    • desenvolver capacidade de síntese;
    • demonstrar pontualidade;
    • manter-se atualizado;
    • publicar livros e catálogos;
    • decidir o momento do ato fotográfico;
    • entrevistar clientes;
    • testar novos materiais de acabamento;
    • testar equipamentos e acessórios;
    • lidar com imprevistos;


    Setores que mais contratam Fotógrafo publicitário no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Comércio varejista de calçados
    • Agências de publicidade
    • Fabricação de móveis com predominância de metal
    • Comércio varejista de artigos de papelaria
    • Comércio varejista de móveis
    • Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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