Salário para o cargo de Fotógrafo social
CBO 2618-15 > Fotógrafos profissionais

Fotógrafo social - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Criam imagens fotográficas de acontecimentos, pessoas, paisagens, objetos e outros temas, em branco e preto ou coloridas, utilizando câmeras fixas (de película ou digitais) e diversos acessórios. Escolhem tema ou assunto da fotografia ou atendem a demandas de clientes ou empregadores, segundo objetivos artísticos, jornalísticos, comerciais, industriais, científicos etc. Podem revelar e retocar negativos de filmes, tirar, ampliar e retocar cópias, criar efeitos gráficos em imagens obtidas por processos digitais e reproduzi-las sobre papel ou outro suporte. Podem dirigir estúdio fotográfico ou loja de material de fotografia.

Quanto ganha um Fotógrafo social

Um Fotógrafo social trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.100,34 e R$ 2.501,32, com a média salarial de R$ 1.428,70 e o salário mediana em R$ 1.370,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Fotógrafo social

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.428,70 17.144,42 357,18 6,64
1º Quartil 1.100,34 13.204,02 275,08 5,12
Salário Mediana 1.370,00 16.440,00 342,50 6,37
3º Quartil 1.907,62 22.891,38 476,90 8,87
Teto Salarial 2.501,32 30.015,87 625,33 11,63


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Fotógrafos profissionais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio Quente - GO 1.089 - 1.513 1.126,62 1.089,00 1.089,00 1.248,88 1.512,67
São Paulo - SP 1.208 - 3.594 1.758,73 1.207,84 1.386,72 2.966,89 3.593,59
Brasília - DF 1.451 - 1.894 1.481,31 1.451,25 1.455,00 1.564,00 1.894,36
Canoas - RS 1.421 - 1.805 1.433,64 1.421,00 1.421,00 1.490,50 1.805,34
Gramado - RS 1.045 - 1.788 1.305,10 1.045,00 1.335,00 1.476,50 1.788,38
Fernando de Noronha - PE 1.233 - 1.687 1.292,69 1.233,41 1.285,22 1.392,72 1.686,90
Rondonópolis - MT 1.078 - 1.365 1.113,00 1.078,00 1.127,00 1.127,00 1.365,06
Olinda - PE 1.150 - 1.393 1.150,00 1.150,00 1.150,00 1.150,00 1.392,91
Goiânia - GO 1.402 - 2.201 1.541,00 1.402,00 1.404,00 1.817,00 2.200,80
Porto Alegre - RS 1.279 - 3.306 1.602,70 1.278,75 1.376,36 2.729,73 3.306,33
Aparecida de Goiânia - GO 1.402 - 2.201 1.527,17 1.402,00 1.404,00 1.817,00 2.200,80
Olímpia - SP 1.162 - 1.407 1.161,69 1.161,69 1.161,69 1.161,69 1.407,07
Tupã - SP 1.458 - 1.766 1.458,00 1.458,00 1.458,00 1.458,00 1.765,97
Balneário Camboriú - SC 1.361 - 1.679 1.366,00 1.361,00 1.361,00 1.386,00 1.678,76
Piracanjuba - GO 1.165 - 1.532 1.218,78 1.165,28 1.221,21 1.265,00 1.532,21
Candelária - RS 1.100 - 1.877 1.306,60 1.100,00 1.294,34 1.550,00 1.877,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio Grande do Sul 1.189 - 2.221 1.445,75 1.188,87 1.353,00 1.834,08 2.221,49
Goiás 1.089 - 2.164 1.373,75 1.089,00 1.402,00 1.786,63 2.164,02
São Paulo 1.165 - 2.595 1.521,36 1.165,39 1.386,72 2.142,05 2.594,52
Minas Gerais 1.046 - 2.509 1.359,02 1.046,42 1.135,33 2.071,12 2.508,61
Santa Catarina 1.129 - 1.886 1.362,42 1.128,75 1.370,00 1.557,50 1.886,49
Pernambuco 1.134 - 1.762 1.247,95 1.133,75 1.233,41 1.454,99 1.762,32
Distrito Federal 1.451 - 1.894 1.481,31 1.451,25 1.455,00 1.564,00 1.894,36
Paraná 1.137 - 3.479 1.687,55 1.136,67 1.430,50 2.872,00 3.478,65
Mato Grosso 1.064 - 1.894 1.204,56 1.064,00 1.127,00 1.563,50 1.893,76
Mato Grosso do Sul 1.177 - 1.529 1.224,45 1.176,80 1.217,00 1.262,00 1.528,57


Principais locais de trabalho

Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Fotógrafos profissionais

O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.


Funções e atividades do Fotógrafo social

Fotógrafos profissionais devem:

  • criar a imagem fotográfica;
  • pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos;
  • divulgar a linguagem fotográfica;
  • gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica;
  • coordenar equipe de trabalho fotográfico;
  • finalizar o produto;
  • operar equipamentos específicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • documentar a imagem;
  • planejar o trabalho fotográfico;

  • Atividades

    • estudar fontes e referências fotográficas;
    • escalonar tarefas;
    • providenciar manutenção de equipamentos e instalações;
    • interpretar desejos e aspirações do cliente;
    • delegar funções;
    • ministrar cursos de formação profissional;
    • conceituar o trabalho fotográfico;
    • escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias;
    • elencar modelos;
    • discutir a pauta/briefing;
    • decidir o momento do ato fotográfico;
    • estudar culturas e costumes locais/regionais;
    • operar programas de tratamento de imagens;
    • enquadrar a imagem;
    • definir o suporte material da imagem fotográfica;
    • assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos;
    • desenvolver perspicácia;
    • levantar informações sobre o tema;
    • orçar o trabalho fotográfico;
    • interagir com o fotografado;
    • tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte;
    • editar imagem;
    • montar exposições;
    • cultivar persistência;
    • participar de associações profissionais;
    • dominar técnicas de sua especialização;
    • conceber cenas para fotografar;
    • elaborar procedimentos para relação com o cliente;
    • precisar perspectivas e pontos de vista;
    • operar câmera fotográfica e acessórios;
    • registrar a imagem sobre película ou meio magnético;
    • formar novos quadros;
    • preparar material autopromocional;
    • pesquisar tendências, estilo, materiais;
    • proferir palestras;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • compreensão de outros idiomas;
    • estudar a legislação referente à proteção ao direito autoral e ao uso da imagem;
    • ensinar o cliente a entender a imagem;
    • documentar a autoria da imagem fotográfica;
    • lidar com imprevistos;
    • ampliar fotos;
    • controlar estoque de material fotográfico;
    • contextualizar a imagem fotográfica;
    • superar limitações econômicas;
    • organizar encontros e congressos;
    • apresentar portfólio;
    • interpretar o objeto a ser fotografado;
    • remunerar equipe de trabalho;
    • negociar preços;
    • dirigir a produção de imagem;
    • modular a luz;
    • apresentar o produto fotográfico final ao destinatário;
    • digitalizar imagem;
    • vistoriar infraestrutura do local;
    • gerenciar o tempo;
    • trocar informações com equipe;
    • dominar o idioma;
    • entrevistar clientes;
    • produzir documentação referente à imagem;
    • experimentar produtos e técnicas fotográficas;
    • publicar livros e catálogos;
    • estimar custos;
    • desenvolver capacidade de síntese;
    • catalogar documentos fotográficos;
    • seguir projeto profissional traçado;
    • divulgar seu trabalho na web;
    • testar novos materiais de acabamento;
    • legendar imagem;
    • eleger o tema;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar equipamentos de medição;
    • providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem;
    • operar equipamentos de iluminação;
    • demonstrar pontualidade;
    • estudar condições geográficas e climáticas;
    • assumir riscos calculados;
    • testar equipamentos e acessórios;
    • definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho;
    • controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos;
    • manter-se atualizado;
    • calibrar os equipamentos;
    • revelar filmes;
    • avaliar resultados;
    • compor a imagem;
    • calcular a relação custo/benefício no trabalho;
    • restaurar imagens fotográficas;
    • selecionar pessoal;
    • procurar espaços ou locações para fotografar;
    • arquivar os documentos fotográficos;
    • criar ambiente que expresse a emoção desejada;
    • providenciar credenciamento;
    • dominar linguagem fotográfica;


    Setores que mais contratam Fotógrafo social no mercado de trabalho

    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Laboratórios fotográficos
    • Filmagem de festas e eventos
    • Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Fabricação de aparelhos de recepção, reprodução, gravação e amplificação de áudio e vídeo
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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