Salário para o cargo de Fotógrafo social
CBO 2618-15 > Fotógrafos profissionais

Fotógrafo social - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Criam imagens fotográficas de acontecimentos, pessoas, paisagens, objetos e outros temas, em branco e preto ou coloridas, utilizando câmeras fixas (de película ou digitais) e diversos acessórios. Escolhem tema ou assunto da fotografia ou atendem a demandas de clientes ou empregadores, segundo objetivos artísticos, jornalísticos, comerciais, industriais, científicos etc. Podem revelar e retocar negativos de filmes, tirar, ampliar e retocar cópias, criar efeitos gráficos em imagens obtidas por processos digitais e reproduzi-las sobre papel ou outro suporte. Podem dirigir estúdio fotográfico ou loja de material de fotografia.

Quanto ganha um Fotógrafo social

Um Fotógrafo social trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.193,38 e R$ 2.353,05, com a média salarial de R$ 1.428,70 e o salário mediana em R$ 1.370,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Fotógrafo social

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.428,70 17.144,42 357,18 6,64
1º Quartil 1.193,38 14.320,50 298,34 5,55
Salário Mediana 1.370,00 16.440,00 342,50 6,37
3º Quartil 1.794,54 21.534,48 448,64 8,34
Teto Salarial 2.353,05 28.236,66 588,26 10,94


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Fotógrafos profissionais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio Quente - GO 1.089 - 1.513 1.126,62 1.089,00 1.089,00 1.248,88 1.512,67
São Paulo - SP 1.208 - 3.594 1.758,73 1.207,84 1.386,72 2.966,89 3.593,59
Brasília - DF 1.451 - 1.894 1.481,31 1.451,25 1.455,00 1.564,00 1.894,36
Canoas - RS 1.421 - 1.805 1.433,64 1.421,00 1.421,00 1.490,50 1.805,34
Gramado - RS 1.045 - 1.788 1.305,10 1.045,00 1.335,00 1.476,50 1.788,38
Fernando de Noronha - PE 1.233 - 1.687 1.292,69 1.233,41 1.285,22 1.392,72 1.686,90
Olinda - PE 1.150 - 1.393 1.150,00 1.150,00 1.150,00 1.150,00 1.392,91
Rondonópolis - MT 1.078 - 1.365 1.113,00 1.078,00 1.127,00 1.127,00 1.365,06
Porto Alegre - RS 1.279 - 3.306 1.602,70 1.278,75 1.376,36 2.729,73 3.306,33
Tupã - SP 1.458 - 1.766 1.458,00 1.458,00 1.458,00 1.458,00 1.765,97
Aparecida de Goiânia - GO 1.402 - 2.201 1.527,17 1.402,00 1.404,00 1.817,00 2.200,80
Olímpia - SP 1.162 - 1.407 1.161,69 1.161,69 1.161,69 1.161,69 1.407,07
Goiânia - GO 1.402 - 2.201 1.541,00 1.402,00 1.404,00 1.817,00 2.200,80
Candelária - RS 1.100 - 1.877 1.306,60 1.100,00 1.294,34 1.550,00 1.877,41
Piracanjuba - GO 1.165 - 1.532 1.218,78 1.165,28 1.221,21 1.265,00 1.532,21
Balneário Camboriú - SC 1.361 - 1.679 1.366,00 1.361,00 1.361,00 1.386,00 1.678,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio Grande do Sul 1.189 - 2.221 1.445,75 1.188,87 1.353,00 1.834,08 2.221,49
Goiás 1.089 - 2.164 1.373,75 1.089,00 1.402,00 1.786,63 2.164,02
São Paulo 1.165 - 2.595 1.521,36 1.165,39 1.386,72 2.142,05 2.594,52
Minas Gerais 1.046 - 2.509 1.359,02 1.046,42 1.135,33 2.071,12 2.508,61
Santa Catarina 1.129 - 1.886 1.362,42 1.128,75 1.370,00 1.557,50 1.886,49
Pernambuco 1.134 - 1.762 1.247,95 1.133,75 1.233,41 1.454,99 1.762,32
Distrito Federal 1.451 - 1.894 1.481,31 1.451,25 1.455,00 1.564,00 1.894,36
Paraná 1.137 - 3.479 1.687,55 1.136,67 1.430,50 2.872,00 3.478,65
Mato Grosso 1.064 - 1.894 1.204,56 1.064,00 1.127,00 1.563,50 1.893,76
Mato Grosso do Sul 1.177 - 1.529 1.224,45 1.176,80 1.217,00 1.262,00 1.528,57


Principais locais de trabalho

Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Fotógrafos profissionais

O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.


Funções e atividades do Fotógrafo social

Fotógrafos profissionais devem:

  • finalizar o produto;
  • operar equipamentos específicos;
  • divulgar a linguagem fotográfica;
  • planejar o trabalho fotográfico;
  • documentar a imagem;
  • criar a imagem fotográfica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho fotográfico;
  • gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica;
  • pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos;

  • Atividades

    • montar exposições;
    • eleger o tema;
    • estudar a legislação referente à proteção ao direito autoral e ao uso da imagem;
    • estudar fontes e referências fotográficas;
    • gerenciar o tempo;
    • providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem;
    • demonstrar criatividade;
    • documentar a autoria da imagem fotográfica;
    • calibrar os equipamentos;
    • legendar imagem;
    • desenvolver capacidade de síntese;
    • digitalizar imagem;
    • modular a luz;
    • dominar técnicas de sua especialização;
    • restaurar imagens fotográficas;
    • selecionar pessoal;
    • superar limitações econômicas;
    • assumir riscos calculados;
    • apresentar portfólio;
    • seguir projeto profissional traçado;
    • definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho;
    • publicar livros e catálogos;
    • controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos;
    • preparar material autopromocional;
    • produzir documentação referente à imagem;
    • remunerar equipe de trabalho;
    • arquivar os documentos fotográficos;
    • contextualizar a imagem fotográfica;
    • compreensão de outros idiomas;
    • testar equipamentos e acessórios;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • conceber cenas para fotografar;
    • ensinar o cliente a entender a imagem;
    • discutir a pauta/briefing;
    • estimar custos;
    • registrar a imagem sobre película ou meio magnético;
    • negociar preços;
    • catalogar documentos fotográficos;
    • decidir o momento do ato fotográfico;
    • controlar estoque de material fotográfico;
    • operar programas de tratamento de imagens;
    • avaliar resultados;
    • proferir palestras;
    • operar equipamentos de iluminação;
    • participar de associações profissionais;
    • providenciar credenciamento;
    • delegar funções;
    • organizar encontros e congressos;
    • interagir com o fotografado;
    • procurar espaços ou locações para fotografar;
    • cultivar persistência;
    • levantar informações sobre o tema;
    • dominar o idioma;
    • interpretar o objeto a ser fotografado;
    • conceituar o trabalho fotográfico;
    • pesquisar tendências, estilo, materiais;
    • interpretar desejos e aspirações do cliente;
    • escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias;
    • calcular a relação custo/benefício no trabalho;
    • escalonar tarefas;
    • compor a imagem;
    • ampliar fotos;
    • elaborar procedimentos para relação com o cliente;
    • lidar com imprevistos;
    • trocar informações com equipe;
    • orçar o trabalho fotográfico;
    • assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos;
    • estudar culturas e costumes locais/regionais;
    • experimentar produtos e técnicas fotográficas;
    • divulgar seu trabalho na web;
    • editar imagem;
    • manter-se atualizado;
    • definir o suporte material da imagem fotográfica;
    • precisar perspectivas e pontos de vista;
    • criar ambiente que expresse a emoção desejada;
    • enquadrar a imagem;
    • apresentar o produto fotográfico final ao destinatário;
    • demonstrar pontualidade;
    • providenciar manutenção de equipamentos e instalações;
    • monitorar equipamentos de medição;
    • desenvolver perspicácia;
    • formar novos quadros;
    • entrevistar clientes;
    • tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte;
    • revelar filmes;
    • ministrar cursos de formação profissional;
    • operar câmera fotográfica e acessórios;
    • dirigir a produção de imagem;
    • vistoriar infraestrutura do local;
    • testar novos materiais de acabamento;
    • estudar condições geográficas e climáticas;
    • dominar linguagem fotográfica;
    • elencar modelos;


    Setores que mais contratam Fotógrafo social no mercado de trabalho

    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Laboratórios fotográficos
    • Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas
    • Filmagem de festas e eventos
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Fabricação de aparelhos de recepção, reprodução, gravação e amplificação de áudio e vídeo
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social