Salário para o cargo de Ficharista
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa > CBO 4151-25

Ficharista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentos e informações. Orientam usuários e os auxiliam na recuperação de dados e informações. Disponibilizam fonte de dados para usuários. Providenciam aquisição de material e incorporam material ao acervo. Arquivam documentos, classificando- os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los. Prestam serviço de comutação, alimentam base de dados e elaboram estatísticas. Executam tarefas relacionadas com a elaboração e manutenção de arquivos, podendo ainda, operar equipamentos reprográficos, recuperar e preservar as informações por meio digital, magnético ou papel.

Quanto ganha um Ficharista

Um Ficharista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.114,25 e R$ 2.625,52, com a média salarial de R$ 1.474,87 e o salário mediana em R$ 1.420,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ficharista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.474,87 17.698,46 368,72 6,87
1º Quartil 1.114,25 13.371,02 278,56 5,19
Salário Mediana 1.420,00 17.040,00 355,00 6,61
3º Quartil 2.002,33 24.027,96 500,58 9,32
Teto Salarial 2.625,52 31.506,18 656,38 12,22


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios
        • Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Salvador - BA 1.767 - 2.190 1.785,20 1.767,00 1.784,00 1.808,00 2.189,90
Taquaritinga - SP 1.139 - 1.412 1.152,60 1.139,21 1.152,60 1.165,98 1.412,27
São Paulo - SP 1.335 - 4.169 2.026,21 1.334,81 1.835,00 3.442,14 4.169,22
Blumenau - SC 1.420 - 1.720 1.420,00 1.420,00 1.420,00 1.420,00 1.719,95
Marialva - PR 1.406 - 1.939 1.516,13 1.406,00 1.524,60 1.600,83 1.938,97
Várzea Grande - MT 1.130 - 1.369 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.368,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.139 - 2.737 1.501,20 1.139,21 1.269,00 2.259,49 2.736,76
Bahia 1.609 - 2.180 1.747,15 1.608,69 1.784,00 1.800,00 2.180,21
Santa Catarina 1.256 - 1.751 1.374,46 1.255,50 1.420,00 1.446,05 1.751,50
Paraná 1.425 - 1.912 1.513,70 1.424,82 1.524,60 1.578,92 1.912,43
Minas Gerais 1.086 - 2.180 1.340,48 1.086,00 1.202,00 1.800,00 2.180,21
Mato Grosso 1.130 - 1.369 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.368,69


Principais locais de trabalho

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ficharista

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa devem:

  • alimentar base de dados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • disponibilizar fonte de dados para usuários;
  • preservar acervo;
  • incorporar material ao acervo;
  • prestar serviço de comutação;
  • elaborar estatísticas;
  • orientar usuários;
  • recuperar dados e informações;
  • organizar o acervo;
  • providenciar aquisição do material para o acervo;

  • Atividades

    • colocar códigos de barras;
    • desmagnetizar material bibliográfico;
    • reservar material para o usuário;
    • montar sumários correntes;
    • orientar o usuário sobre a utilização do material;
    • esclarecer dúvidas do usuário;
    • disponibilizar documentos em formato digital;
    • rastrear normas técnicas;
    • acrescentar dados à planilha pré-existente;
    • colocar número de chamada no material;
    • pesquisar acervos de outras instituições;
    • solicitar fatura (invoice);
    • alfabetar fichas;
    • auxiliar a catalogação do material;
    • controlar a utilização dos materiais;
    • introduzir novas informações em banco de dados;
    • controlar parâmetros ambientais para preservação;
    • cobrar do usuário pelos serviços prestados;
    • tipificar arquivos;
    • propor aquisição do material;
    • reproduzir documentos e materiais;
    • registrar documentos;
    • higienizar material;
    • elaborar lista de classificação;
    • realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito à informação;
    • orçar pedido do cliente;
    • atualizar cadastro de clientes e usuários;
    • conferir material adquirido;
    • emprestar material para outros setores da instituição;
    • receber devolução de materiais do acervo;
    • arquivar fichas;
    • arquivar documentos nas formas eletrônica e papel;
    • antecipar devolução;
    • demonstrar controle emocional;
    • comunicar-se;
    • preparar material para digitação;
    • revisar o estado físico dos materiais devolvidos;
    • encadernar material;
    • repor fichas nos livros;
    • magnetizar material;
    • entrevistar o usuário;
    • solicitar doações;
    • demonstrar atenção ao detalhe;
    • levantar preço do material;
    • montar arquivos nas formas eletrônica e papel;
    • verificar veracidade dos dados;
    • enumerar itens para classificação;
    • atualizar base de dados do acervo;
    • pesquisar em catálogo coletivo nacional;
    • aplicar penalidades por atraso;
    • fazer preparo físico do material;
    • elaborar instrumentos de pesquisa;
    • revisar coleta de dados;
    • organizar fisicamente o acervo;
    • desinfetar material;
    • comunicar chegada de material ao usuário;
    • pedir emprestado materiais de outras instituições;
    • emprestar materiais para outras instituições;
    • permutar material com outras instituições;
    • reclamar falhas no processo de comutação;
    • consistir dados;
    • listar material bibliográfico em duplicata;
    • preparar dados;
    • verificar solicitações de comutação;
    • demonstrar cordialidade;
    • digitalizar acervo;
    • emitir pedidos a bibliotecas base;
    • fornecer resultados para análise do acervo;
    • realizar exposições temporárias e permanentes do acervo;
    • atender pesquisa do usuário;
    • inventariar o acervo;
    • classificar documentos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • controlar embalagem e armazenamento de material;
    • controlar a qualidade do material;
    • acessar sistema de aquisição de material;
    • emprestar materiais para uso domiciliar;
    • indicar fontes similares;
    • demonstrar agilidade;
    • demonstrar capacidade de localização;
    • cadastrar clientes e usuários;
    • guardar material nas estantes;
    • vender informações e publicações;
    • demonstrar solicitude;
    • organizar dados estatísticos;
    • elaborar relatórios;
    • negociar com o usuário;
    • organizar sites de entidades normativas;
    • ler estantes;
    • receber pedidos de material;
    • encaminhar pedidos;
    • codificar itens do questionário;
    • expor novas aquisições;
    • demonstrar paciência;
    • coletar dados;
    • demonstrar criatividade;
    • pesquisar dados;
    • registrar a entrada do material;


    Setores que mais contratam Ficharista no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Obras de terraplenagem
    • Salas de acesso à internet
    • Comércio varejista de tintas e materiais para pintura
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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