Salário para o cargo de Ficharista
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa > CBO 4151-25

Ficharista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentos e informações. Orientam usuários e os auxiliam na recuperação de dados e informações. Disponibilizam fonte de dados para usuários. Providenciam aquisição de material e incorporam material ao acervo. Arquivam documentos, classificando- os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los. Prestam serviço de comutação, alimentam base de dados e elaboram estatísticas. Executam tarefas relacionadas com a elaboração e manutenção de arquivos, podendo ainda, operar equipamentos reprográficos, recuperar e preservar as informações por meio digital, magnético ou papel.

Quanto ganha um Ficharista

Um Ficharista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.195,79 e R$ 2.483,54, com a média salarial de R$ 1.474,87 e o salário mediana em R$ 1.420,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ficharista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.474,87 17.698,46 368,72 6,87
1º Quartil 1.195,79 14.349,48 298,95 5,57
Salário Mediana 1.420,00 17.040,00 355,00 6,61
3º Quartil 1.894,05 22.728,64 473,51 8,82
Teto Salarial 2.483,54 29.802,47 620,88 11,56


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios
        • Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Salvador - BA 1.767 - 2.190 1.785,20 1.767,00 1.784,00 1.808,00 2.189,90
Taquaritinga - SP 1.139 - 1.412 1.152,60 1.139,21 1.152,60 1.165,98 1.412,27
São Paulo - SP 1.335 - 4.169 2.026,21 1.334,81 1.835,00 3.442,14 4.169,22
Marialva - PR 1.406 - 1.939 1.516,13 1.406,00 1.524,60 1.600,83 1.938,97
Blumenau - SC 1.420 - 1.720 1.420,00 1.420,00 1.420,00 1.420,00 1.719,95
Várzea Grande - MT 1.130 - 1.369 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.368,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.139 - 2.737 1.501,20 1.139,21 1.269,00 2.259,49 2.736,76
Bahia 1.609 - 2.180 1.747,15 1.608,69 1.784,00 1.800,00 2.180,21
Santa Catarina 1.256 - 1.751 1.374,46 1.255,50 1.420,00 1.446,05 1.751,50
Paraná 1.425 - 1.912 1.513,70 1.424,82 1.524,60 1.578,92 1.912,43
Minas Gerais 1.086 - 2.180 1.340,48 1.086,00 1.202,00 1.800,00 2.180,21
Mato Grosso 1.130 - 1.369 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.368,69


Principais locais de trabalho

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ficharista

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa devem:

  • preservar acervo;
  • recuperar dados e informações;
  • providenciar aquisição do material para o acervo;
  • alimentar base de dados;
  • prestar serviço de comutação;
  • orientar usuários;
  • organizar o acervo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar estatísticas;
  • incorporar material ao acervo;
  • disponibilizar fonte de dados para usuários;

  • Atividades

    • solicitar doações;
    • coletar dados;
    • vender informações e publicações;
    • comunicar-se;
    • demonstrar solicitude;
    • acrescentar dados à planilha pré-existente;
    • elaborar lista de classificação;
    • repor fichas nos livros;
    • realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito à informação;
    • colocar número de chamada no material;
    • indicar fontes similares;
    • pedir emprestado materiais de outras instituições;
    • rastrear normas técnicas;
    • conferir material adquirido;
    • demonstrar controle emocional;
    • codificar itens do questionário;
    • introduzir novas informações em banco de dados;
    • montar arquivos nas formas eletrônica e papel;
    • registrar a entrada do material;
    • montar sumários correntes;
    • reclamar falhas no processo de comutação;
    • reservar material para o usuário;
    • enumerar itens para classificação;
    • magnetizar material;
    • propor aquisição do material;
    • cobrar do usuário pelos serviços prestados;
    • atualizar cadastro de clientes e usuários;
    • elaborar relatórios;
    • controlar a qualidade do material;
    • emitir pedidos a bibliotecas base;
    • demonstrar criatividade;
    • registrar documentos;
    • emprestar materiais para uso domiciliar;
    • verificar veracidade dos dados;
    • demonstrar cordialidade;
    • fornecer resultados para análise do acervo;
    • revisar o estado físico dos materiais devolvidos;
    • elaborar instrumentos de pesquisa;
    • arquivar documentos nas formas eletrônica e papel;
    • permutar material com outras instituições;
    • desmagnetizar material bibliográfico;
    • cadastrar clientes e usuários;
    • preparar dados;
    • digitalizar acervo;
    • esclarecer dúvidas do usuário;
    • expor novas aquisições;
    • auxiliar a catalogação do material;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • pesquisar em catálogo coletivo nacional;
    • inventariar o acervo;
    • verificar solicitações de comutação;
    • negociar com o usuário;
    • reproduzir documentos e materiais;
    • desinfetar material;
    • organizar fisicamente o acervo;
    • consistir dados;
    • tipificar arquivos;
    • pesquisar acervos de outras instituições;
    • arquivar fichas;
    • entrevistar o usuário;
    • organizar dados estatísticos;
    • revisar coleta de dados;
    • encadernar material;
    • demonstrar paciência;
    • pesquisar dados;
    • colocar códigos de barras;
    • atualizar base de dados do acervo;
    • emprestar materiais para outras instituições;
    • atender pesquisa do usuário;
    • comunicar chegada de material ao usuário;
    • classificar documentos;
    • preparar material para digitação;
    • demonstrar atenção ao detalhe;
    • demonstrar capacidade de localização;
    • emprestar material para outros setores da instituição;
    • orientar o usuário sobre a utilização do material;
    • aplicar penalidades por atraso;
    • higienizar material;
    • orçar pedido do cliente;
    • alfabetar fichas;
    • antecipar devolução;
    • receber devolução de materiais do acervo;
    • acessar sistema de aquisição de material;
    • organizar sites de entidades normativas;
    • ler estantes;
    • encaminhar pedidos;
    • realizar exposições temporárias e permanentes do acervo;
    • solicitar fatura (invoice);
    • levantar preço do material;
    • demonstrar agilidade;
    • disponibilizar documentos em formato digital;
    • fazer preparo físico do material;
    • receber pedidos de material;
    • guardar material nas estantes;
    • controlar parâmetros ambientais para preservação;
    • controlar embalagem e armazenamento de material;
    • controlar a utilização dos materiais;
    • listar material bibliográfico em duplicata;


    Setores que mais contratam Ficharista no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Obras de terraplenagem
    • Salas de acesso à internet
    • Comércio varejista de tintas e materiais para pintura
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines
    • Comércio a varejo de peças e acessórios para motocicletas e motonetas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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