Salário para o cargo de Kardexista
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa > CBO 4151-25

Kardexista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentos e informações. Orientam usuários e os auxiliam na recuperação de dados e informações. Disponibilizam fonte de dados para usuários. Providenciam aquisição de material e incorporam material ao acervo. Arquivam documentos, classificando- os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los. Prestam serviço de comutação, alimentam base de dados e elaboram estatísticas. Executam tarefas relacionadas com a elaboração e manutenção de arquivos, podendo ainda, operar equipamentos reprográficos, recuperar e preservar as informações por meio digital, magnético ou papel.

Quanto ganha um Kardexista

Um Kardexista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.114,25 e R$ 2.625,52, com a média salarial de R$ 1.474,87 e o salário mediana em R$ 1.420,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Kardexista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.474,87 17.698,46 368,72 6,87
1º Quartil 1.114,25 13.371,02 278,56 5,19
Salário Mediana 1.420,00 17.040,00 355,00 6,61
3º Quartil 2.002,33 24.027,96 500,58 9,32
Teto Salarial 2.625,52 31.506,18 656,38 12,22


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios
        • Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Salvador - BA 1.767 - 2.190 1.785,20 1.767,00 1.784,00 1.808,00 2.189,90
Taquaritinga - SP 1.139 - 1.412 1.152,60 1.139,21 1.152,60 1.165,98 1.412,27
São Paulo - SP 1.335 - 4.169 2.026,21 1.334,81 1.835,00 3.442,14 4.169,22
Blumenau - SC 1.420 - 1.720 1.420,00 1.420,00 1.420,00 1.420,00 1.719,95
Marialva - PR 1.406 - 1.939 1.516,13 1.406,00 1.524,60 1.600,83 1.938,97
Várzea Grande - MT 1.130 - 1.369 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.368,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.139 - 2.737 1.501,20 1.139,21 1.269,00 2.259,49 2.736,76
Bahia 1.609 - 2.180 1.747,15 1.608,69 1.784,00 1.800,00 2.180,21
Santa Catarina 1.256 - 1.751 1.374,46 1.255,50 1.420,00 1.446,05 1.751,50
Paraná 1.425 - 1.912 1.513,70 1.424,82 1.524,60 1.578,92 1.912,43
Minas Gerais 1.086 - 2.180 1.340,48 1.086,00 1.202,00 1.800,00 2.180,21
Mato Grosso 1.130 - 1.369 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.368,69


Principais locais de trabalho

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Kardexista

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa devem:

  • alimentar base de dados;
  • providenciar aquisição do material para o acervo;
  • orientar usuários;
  • elaborar estatísticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • incorporar material ao acervo;
  • prestar serviço de comutação;
  • preservar acervo;
  • disponibilizar fonte de dados para usuários;
  • organizar o acervo;
  • recuperar dados e informações;

  • Atividades

    • higienizar material;
    • demonstrar solicitude;
    • indicar fontes similares;
    • comunicar-se;
    • demonstrar atenção ao detalhe;
    • emprestar materiais para outras instituições;
    • solicitar fatura (invoice);
    • preparar dados;
    • encaminhar pedidos;
    • atualizar cadastro de clientes e usuários;
    • demonstrar capacidade de localização;
    • propor aquisição do material;
    • organizar dados estatísticos;
    • antecipar devolução;
    • orientar o usuário sobre a utilização do material;
    • encadernar material;
    • montar arquivos nas formas eletrônica e papel;
    • rastrear normas técnicas;
    • aplicar penalidades por atraso;
    • receber devolução de materiais do acervo;
    • consistir dados;
    • alfabetar fichas;
    • reproduzir documentos e materiais;
    • pedir emprestado materiais de outras instituições;
    • negociar com o usuário;
    • cadastrar clientes e usuários;
    • controlar a qualidade do material;
    • demonstrar controle emocional;
    • expor novas aquisições;
    • vender informações e publicações;
    • coletar dados;
    • elaborar instrumentos de pesquisa;
    • tipificar arquivos;
    • auxiliar a catalogação do material;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • elaborar lista de classificação;
    • classificar documentos;
    • demonstrar cordialidade;
    • introduzir novas informações em banco de dados;
    • colocar número de chamada no material;
    • atualizar base de dados do acervo;
    • listar material bibliográfico em duplicata;
    • arquivar documentos nas formas eletrônica e papel;
    • demonstrar agilidade;
    • reclamar falhas no processo de comutação;
    • registrar documentos;
    • emprestar materiais para uso domiciliar;
    • realizar exposições temporárias e permanentes do acervo;
    • levantar preço do material;
    • reservar material para o usuário;
    • digitalizar acervo;
    • esclarecer dúvidas do usuário;
    • preparar material para digitação;
    • revisar o estado físico dos materiais devolvidos;
    • organizar sites de entidades normativas;
    • verificar solicitações de comutação;
    • desmagnetizar material bibliográfico;
    • inventariar o acervo;
    • revisar coleta de dados;
    • arquivar fichas;
    • acessar sistema de aquisição de material;
    • acrescentar dados à planilha pré-existente;
    • ler estantes;
    • codificar itens do questionário;
    • atender pesquisa do usuário;
    • colocar códigos de barras;
    • pesquisar em catálogo coletivo nacional;
    • emitir pedidos a bibliotecas base;
    • magnetizar material;
    • controlar parâmetros ambientais para preservação;
    • enumerar itens para classificação;
    • realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito à informação;
    • verificar veracidade dos dados;
    • solicitar doações;
    • desinfetar material;
    • pesquisar dados;
    • elaborar relatórios;
    • disponibilizar documentos em formato digital;
    • registrar a entrada do material;
    • montar sumários correntes;
    • permutar material com outras instituições;
    • controlar a utilização dos materiais;
    • demonstrar paciência;
    • organizar fisicamente o acervo;
    • receber pedidos de material;
    • comunicar chegada de material ao usuário;
    • conferir material adquirido;
    • emprestar material para outros setores da instituição;
    • repor fichas nos livros;
    • cobrar do usuário pelos serviços prestados;
    • fazer preparo físico do material;
    • demonstrar criatividade;
    • orçar pedido do cliente;
    • fornecer resultados para análise do acervo;
    • guardar material nas estantes;
    • controlar embalagem e armazenamento de material;
    • pesquisar acervos de outras instituições;
    • entrevistar o usuário;


    Setores que mais contratam Kardexista no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Obras de terraplenagem
    • Salas de acesso à internet
    • Comércio varejista de tintas e materiais para pintura
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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