Salário para o cargo de Arquivador
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa > CBO 4151-05

Arquivador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentos e informações. Orientam usuários e os auxiliam na recuperação de dados e informações. Disponibilizam fonte de dados para usuários. Providenciam aquisição de material e incorporam material ao acervo. Arquivam documentos, classificando- os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los. Prestam serviço de comutação, alimentam base de dados e elaboram estatísticas. Executam tarefas relacionadas com a elaboração e manutenção de arquivos, podendo ainda, operar equipamentos reprográficos, recuperar e preservar as informações por meio digital, magnético ou papel.

Quanto ganha um Arquivador

Um Arquivador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.496,98 e R$ 2.890,87, com a média salarial de R$ 1.826,68 e o salário mediana em R$ 1.616,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Arquivador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.826,68 21.920,16 456,67 8,50
1º Quartil 1.496,98 17.963,76 374,25 6,96
Salário Mediana 1.616,00 19.392,00 404,00 7,52
3º Quartil 2.386,72 28.640,64 596,68 11,10
Teto Salarial 2.890,87 34.690,44 722,72 13,45


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios
        • Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Arquivador

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa devem:

  • orientar usuários;
  • prestar serviço de comutação;
  • disponibilizar fonte de dados para usuários;
  • organizar o acervo;
  • elaborar estatísticas;
  • preservar acervo;
  • alimentar base de dados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • providenciar aquisição do material para o acervo;
  • incorporar material ao acervo;
  • recuperar dados e informações;

Atividades

  • elaborar lista de classificação;
  • fazer preparo físico do material;
  • preparar material para digitação;
  • pesquisar acervos de outras instituições;
  • controlar a utilização dos materiais;
  • arquivar documentos nas formas eletrônica e papel;
  • atualizar base de dados do acervo;
  • consistir dados;
  • receber devolução de materiais do acervo;
  • conferir material adquirido;
  • revisar o estado físico dos materiais devolvidos;
  • reproduzir documentos e materiais;
  • receber pedidos de material;
  • preparar dados;
  • verificar solicitações de comutação;
  • demonstrar criatividade;
  • cadastrar clientes e usuários;
  • organizar dados estatísticos;
  • elaborar relatórios;
  • controlar embalagem e armazenamento de material;
  • demonstrar controle emocional;
  • auxiliar a catalogação do material;
  • negociar com o usuário;
  • emprestar material para outros setores da instituição;
  • demonstrar cordialidade;
  • acrescentar dados à planilha pré-existente;
  • montar sumários correntes;
  • demonstrar solicitude;
  • demonstrar capacidade de localização;
  • vender informações e publicações;
  • atender pesquisa do usuário;
  • solicitar doações;
  • emprestar materiais para outras instituições;
  • registrar a entrada do material;
  • pesquisar em catálogo coletivo nacional;
  • revisar coleta de dados;
  • organizar fisicamente o acervo;
  • demonstrar atenção ao detalhe;
  • fornecer resultados para análise do acervo;
  • encaminhar pedidos;
  • enumerar itens para classificação;
  • esclarecer dúvidas do usuário;
  • higienizar material;
  • colocar códigos de barras;
  • orçar pedido do cliente;
  • controlar parâmetros ambientais para preservação;
  • elaborar instrumentos de pesquisa;
  • coletar dados;
  • antecipar devolução;
  • desinfetar material;
  • encadernar material;
  • solicitar fatura (invoice);
  • classificar documentos;
  • registrar documentos;
  • montar arquivos nas formas eletrônica e papel;
  • arquivar fichas;
  • permutar material com outras instituições;
  • inventariar o acervo;
  • disponibilizar documentos em formato digital;
  • guardar material nas estantes;
  • pesquisar dados;
  • expor novas aquisições;
  • digitalizar acervo;
  • demonstrar agilidade;
  • emitir pedidos a bibliotecas base;
  • demonstrar paciência;
  • reclamar falhas no processo de comutação;
  • controlar a qualidade do material;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • realizar exposições temporárias e permanentes do acervo;
  • orientar o usuário sobre a utilização do material;
  • indicar fontes similares;
  • magnetizar material;
  • pedir emprestado materiais de outras instituições;
  • desmagnetizar material bibliográfico;
  • organizar sites de entidades normativas;
  • listar material bibliográfico em duplicata;
  • reservar material para o usuário;
  • emprestar materiais para uso domiciliar;
  • colocar número de chamada no material;
  • realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito à informação;
  • cobrar do usuário pelos serviços prestados;
  • comunicar chegada de material ao usuário;
  • levantar preço do material;
  • codificar itens do questionário;
  • rastrear normas técnicas;
  • alfabetar fichas;
  • propor aquisição do material;
  • ler estantes;
  • comunicar-se;
  • repor fichas nos livros;
  • aplicar penalidades por atraso;
  • acessar sistema de aquisição de material;
  • introduzir novas informações em banco de dados;
  • entrevistar o usuário;
  • atualizar cadastro de clientes e usuários;
  • tipificar arquivos;


Setores que mais contratam Arquivador no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de contabilidade
  • Atividades de bibliotecas e arquivos
  • Comércio varejista de móveis
  • Guarda-móveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de equipamentos de informática
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Serviços de microfilmagem




Profissões em Destaque: