Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais de saúde em praticas integrativas e complementares
- Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, educação e desportiva. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual ou em grupos, sem supervisão permanente. Atuam em ambientes fechados no caso do Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Naturólogo, e em ambientes abertos no caso do Equoterapeuta. Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Equoterapeuta trabalham no período diurno. No caso dos Naturólogos os horários de trabalho são irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas
Para o exercício da ocupação Musicoterapeuta, é exigida graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Arteterapeuta, é exigida formação superior em saúde, educação ou saúde além de pós- graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Equoterapeuta, é exigida formação superior em saúde ou em educação, além de, no mínimo, cursos de capacitação de 80(oitenta) horas e experiência de 1(um) ano em equoterapia e equitação. Para o exercício da ocupação Naturólogo é exigida graduação na área.
Funções e atividades do Equoterapeuta
Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas devem:
- analisar evolução terapêutica;
- orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes;
- demonstrar competências pessoais;
- executar atividades técnico-científicas e administrativas;
- avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes;
- realizar atendimento terapêutico;
- realizar planejamento terapêutico;
- comunicar-se;
- trabalhar com segurança;
Atividades
- coordenar projetos e programas;
- adequar planejamento terapêutico;
- identificar indicações e contraindicações relativas;
- estabelecer número, duração e frequência de sessões;
- selecionar material de encilhamento;
- observar aspectos multidimensionais da saúde;
- realizar conservação dos materiais de encilhamento;
- estimular adesão e continuidade ao tratamento;
- definir estratégias de atendimento terapêutico;
- realizar visitas domiciliares e a instituições;
- analisar laudos e pareceres de outros profissionais;
- estabelecer vínculo;
- organizar grupos terapêuticos;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- analisar interação praticante-cavalo;
- estimular autonomia e independência;
- participar de reuniões com equipes multidisciplinares;
- encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais;
- informar riscos / limites inerentes ao tratamento;
- avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente;
- higienizar materiais;
- estabelecer indicadores de resultados;
- emitir laudos e pareceres;
- estabelecer plano terapêutico;
- demonstrar empatia;
- contornar situações adversas;
- desenvolver novas tecnologias;
- produzir material informativo;
- supervisionar equipes técnicas (estagiários, outros profissionais);
- demonstrar procedimentos e rotinas;
- compartilhar informações com outros profissionais;
- preparar ambiente terapêutico;
- realizar estimulação multissensorial;
- trabalhar em equipe;
- definir objetivos de atendimento terapêutico;
- conferir condições dos materiais;
- estabelecer vínculo cavalo-praticante-mediador (aproximação);
- elaborar ficha terapêutica;
- realizar prognóstico;
- elaborar processo de alta;
- orientar atividades de vida diária;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- demonstrar equilíbrio emocional;
- adequar material;
- demonstrar escula acolhedora;
- organizar eventos técnico-científicos;
- demonstrar atenção difusa e focada;
- demonstrar organização;
- implementar programas de prevenção e promoção da saúde;
- analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico;
- verificar paramentação do praticante;
- discutir casos com equipe multidisciplinar;
- gerenciar recursos financeiros;
- realizar exame clínico;
- realizar pesquisas;
- elaborar projetos e programas;
- estabelecer critérios de observação;
- demonstrar flexibilidade;
- adequar técnicas;
- definir equipe de atendimento;
- registrar dados de atendimento;
- participar de eventos técnico-científicos;
- orientar mudanças de hábitos e comportamentos;
- demonstrar perseverança;
- observar sinais de mudanças;
- participar de diagnóstico diferencial;
- avaliar relação com cavalo;
- realizar devolutiva;
- selecionar cavalo;
- analisar exames complementares;
- estabelecer critérios de alta;
- demonstrar raciocínio transdisciplinar;
- treinar cavalo;
- demonstrar dinamismo;
- sugerir exames complementares;
- selecionar material terapêutico;
- demonstrar habilidade de manejo, equitação e relacionamento com cavalo;
- envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico;
- analisar riscos do uso de material terapêutico;
- avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais;
- demonstrar objetividade;
- realizar sessões temáticas;
- analisar perfil da comunidade;
- observar desenvolvimento bio-psicossocial;
- definir prioridades no atendimento;
- atuar em programas de educação;
- selecionar programas, métodos e técnicas equoterapêuticos;
- prestar consultorias e assessorias;
- gerenciar recursos humanos;
- realizar anamnese;
- ministrar cursos e palestras;
- estabelecer contrato terapêutico;
- observar comportamento do cavalo;
- realizar avaliação do contexto sociocultural;
- coordenar serviços (saúde, educação, etc.);
- definir tipo de atendimento (individual ou em grupo);
- escolher ambiente terapêutico;
- estimular alinhamento biomecânico do praticante;
- usar epi;
- solicitar avaliação de outros profissionais;
- esclarecer dúvidas;
- demonstrar criatividade;
- elaborar produções técnico-científicas;
- participar de treinamentos de segurança;
- utilizar protocolos de avaliação;
- estabelecer diagnóstico;
- demonstrar capacidade de liderança;
- verificar compreensão da orientação;
- elaborar relatórios;
- demonstrar raciocínio clínico;
- aplicar atividades equoterapias;
- implantar projetos e programas;
- propor atividades;
- atuar em programas sociais;
Setores que mais contratam Equoterapeuta no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo