Salário para o cargo de Equoterapeuta
CBO 2263-15 > Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas

Equoterapeuta - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam atendimento terapêutico em pacientes, clientes e praticantes utilizando programas, métodos e técnicas específicas de arteterapia, musicoterapia, equoterapia e naturologia. Atuam na orientação de pacientes,interagentes, clientes, praticantes, familiares e cuidadores. Desenvolvem programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Exercem atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Quanto ganha um Equoterapeuta

Um Equoterapeuta trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.396,56 e R$ 5.303,65, com a média salarial de R$ 2.346,87 e o salário mediana em R$ 1.724,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Equoterapeuta

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.346,87 28.162,41 586,72 16,95
1º Quartil 1.396,56 16.758,74 349,14 10,09
Salário Mediana 1.724,65 20.695,80 431,16 12,46
3º Quartil 4.044,79 48.537,48 1.011,20 29,21
Teto Salarial 5.303,65 63.643,80 1.325,91 38,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais de saúde em praticas integrativas e complementares
        • Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, educação e desportiva. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual ou em grupos, sem supervisão permanente. Atuam em ambientes fechados no caso do Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Naturólogo, e em ambientes abertos no caso do Equoterapeuta. Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Equoterapeuta trabalham no período diurno. No caso dos Naturólogos os horários de trabalho são irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas

Para o exercício da ocupação Musicoterapeuta, é exigida graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Arteterapeuta, é exigida formação superior em saúde, educação ou saúde além de pós- graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Equoterapeuta, é exigida formação superior em saúde ou em educação, além de, no mínimo, cursos de capacitação de 80(oitenta) horas e experiência de 1(um) ano em equoterapia e equitação. Para o exercício da ocupação Naturólogo é exigida graduação na área.


Funções e atividades do Equoterapeuta

Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas devem:

  • trabalhar com segurança;
  • analisar evolução terapêutica;
  • realizar atendimento terapêutico;
  • orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes;
  • realizar planejamento terapêutico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes;
  • executar atividades técnico-científicas e administrativas;

  • Atividades

    • selecionar material terapêutico;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer o diálogo entre sistema/saberes terapêuticos;
    • estabelecer vínculo;
    • avaliar relação com cavalo;
    • analisar riscos do uso de material terapêutico;
    • compartilhar informações com outros profissionais;
    • analisar a autonomia do interagente em relação ao processo terapêutico;
    • selecionar técnicas naturológicas;
    • realizar visitas domiciliares e a instituições;
    • implantar projetos e programas;
    • participar de reuniões com equipes multidisciplinares;
    • demonstrar equilíbrio emocional;
    • estimular processo produtivo-criativo;
    • verificar paramentação do praticante;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar escula acolhedora;
    • orientar atividades de vida diária;
    • estimular adesão e continuidade ao tratamento;
    • definir equipe de atendimento;
    • analisar exames complementares;
    • selecionar cavalo;
    • realizar estimulação multissensorial;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • produzir material informativo;
    • utilizar técnicas e materiais artístico-expressivos;
    • realizar sessões temáticas;
    • apresentar as técnicas terapêuticas naturológicas;
    • realizar devolutiva;
    • realizar exame clínico;
    • higienizar materiais;
    • informar riscos / limites inerentes ao tratamento;
    • demonstrar habilidade de manejo, equitação e relacionamento com cavalo;
    • emitir laudos e pareceres;
    • demonstrar atenção difusa e focada;
    • realizar pesquisas;
    • selecionar programas, métodos e técnicas equoterapêuticos;
    • apresentar materiais artístico-expressivos;
    • demonstrar objetividade;
    • estabelecer plano terapêutico;
    • observar comportamento do cavalo;
    • selecionar métodos e técnicas de intervenção arte terapêutica;
    • definir tipo de atendimento (individual ou em grupo);
    • identificar musicalidade de pacientes/clientes/usuários;
    • treinar cavalo;
    • estimular percepção e audição sonoro-musical;
    • acondicionar material terapêutico para descarte;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar domínio da linguagem plástica;
    • contornar situações adversas;
    • analisar produção sonoro-musical;
    • acompanhar processo produtivo-criativo;
    • analisar laudos e pareceres de outros profissionais;
    • desenvolver novas tecnologias;
    • estabelecer vínculo sonoro-musical;
    • estimular autoconhecimento;
    • demonstrar perseverança;
    • estabelecer relação de interagência;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • discutir casos com equipe multidisciplinar;
    • definir técnicas de estimulação criativa;
    • avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais;
    • verificar as condições organolépticas do material naturológico ( cor, sabor, odor e textura);
    • solicitar avaliação de outros profissionais;
    • selecionar métodos e técnicas musico terapêuticos;
    • analisar evolução do processo criativo;
    • realizar leitura musico terapêutica;
    • prestar consultorias e assessorias;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer diagnóstico;
    • verificar compreensão da orientação;
    • estimular autonomia e independência;
    • usar epi;
    • implementar programas de prevenção e promoção da saúde;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar raciocínio clínico;
    • observar desenvolvimento bio-psicossocial;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • utilizar protocolos de avaliação;
    • aplicar atividades equoterapias;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • elaborar processo de alta;
    • adequar material;
    • analisar interação praticante-cavalo;
    • atuar em programas sociais;
    • supervisionar equipes técnicas (estagiários, outros profissionais);
    • organizar grupos terapêuticos;
    • definir prioridades no atendimento;
    • estabelecer diálogo sonoro-musical;
    • estabelecer critérios de alta;
    • explicar como funciona a prática naturológica;
    • coordenar projetos e programas;
    • estimular produção plástica espontânea e induzida;
    • avaliar expressões plásticas;
    • analisar produção plástica;
    • envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico;
    • realizar leitura arte terapêutica;
    • demonstrar organização;
    • observar aspectos multidimensionais da saúde;
    • escolher ambiente terapêutico;
    • analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico;
    • realizar avaliação biotipológica e energética;
    • realizar conservação dos materiais de encilhamento;
    • propor atividades;
    • registrar dados de atendimento;
    • atuar em programas de educação;
    • estimular produção sonoro-musical;
    • conferir condições dos materiais;
    • observar sinais de mudanças;
    • realizar conservação de material arte terapêutico/musico terapêutico;
    • estabelecer contrato terapêutico;
    • aplicar as técnicas naturológicas;
    • adequar técnicas;
    • mediar produção instrumental, vocal e corporal;
    • realizar anamnese;
    • avaliar expressões/receptividade sonoro-musicais;
    • estimular alinhamento biomecânico do praticante;
    • demonstrar raciocínio transdisciplinar;
    • realizar atendimento multidisciplinar;
    • elaborar relatórios;
    • estabelecer diálogo a partir da produção plástica;
    • analisar relação de pacientes/clientes com material artístico-expressivo;
    • gerenciar recursos humanos;
    • identificar indicações e contraindicações relativas;
    • demonstrar domínio musical;
    • avaliar relação do interagente com o ambiente;
    • avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente;
    • definir objetivos de atendimento terapêutico;
    • estabelecer critérios de observação;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • estabelecer vínculo cavalo-praticante-mediador (aproximação);
    • orientar mudanças de hábitos e comportamentos;
    • definir estratégias de atendimento terapêutico;
    • encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais;
    • adequar planejamento terapêutico;
    • elaborar projetos e programas;
    • elaborar produções técnico-científicas;
    • selecionar material de encilhamento;
    • analisar perfil da comunidade;
    • demonstrar procedimentos e rotinas;
    • estabelecer número, duração e frequência de sessões;
    • gerenciar recursos financeiros;
    • organizar eventos técnico-científicos;
    • realizar avaliação do contexto sociocultural;
    • demonstrar dinamismo;
    • facilitar a compreensão do interagente sobre sua saúde;
    • elaborar ficha terapêutica;
    • analisar a relação do interagente com as praticas naturológicas;
    • aplicar técnicas de preparação arte terapêutica;
    • participar de diagnóstico diferencial;
    • sugerir exames complementares;
    • ministrar cursos e palestras;
    • estabelecer vínculo arte-terapêutico;
    • analisar percepção sonoro-musical;
    • coordenar serviços (saúde, educação, etc.);
    • realizar prognóstico;
    • preparar ambiente terapêutico;


    Setores que mais contratam Equoterapeuta no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de recreação e lazer
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Atividades de fisioterapia
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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