Salário para o cargo de Musicoterapeuta
CBO 2263-05 > Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas

Musicoterapeuta - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam atendimento terapêutico em pacientes, clientes e praticantes utilizando programas, métodos e técnicas específicas de arteterapia, musicoterapia, equoterapia e naturologia. Atuam na orientação de pacientes,interagentes, clientes, praticantes, familiares e cuidadores. Desenvolvem programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Exercem atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Quanto ganha um Musicoterapeuta

Um Musicoterapeuta trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.639,95 e R$ 5.140,26, com a média salarial de R$ 2.544,48 e o salário mediana em R$ 2.325,71 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Musicoterapeuta

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.544,48 30.533,74 636,12 18,21
1º Quartil 1.639,95 19.679,38 409,99 11,73
Salário Mediana 2.325,71 27.908,52 581,43 16,64
3º Quartil 3.920,18 47.042,21 980,05 28,05
Teto Salarial 5.140,26 61.683,16 1.285,07 36,78


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais de saúde em praticas integrativas e complementares
        • Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 1.200 - 2.745 1.714,33 1.200,00 1.780,00 2.266,00 2.744,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.458 - 7.251 3.710,05 1.458,06 4.000,00 5.986,68 7.251,25
Goiás 1.676 - 3.391 1.973,30 1.676,42 1.743,48 2.800,00 3.391,44
Distrito Federal 1.200 - 2.745 1.714,33 1.200,00 1.780,00 2.266,00 2.744,65


Principais locais de trabalho

Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, educação e desportiva. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual ou em grupos, sem supervisão permanente. Atuam em ambientes fechados no caso do Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Naturólogo, e em ambientes abertos no caso do Equoterapeuta. Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Equoterapeuta trabalham no período diurno. No caso dos Naturólogos os horários de trabalho são irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas

Para o exercício da ocupação Musicoterapeuta, é exigida graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Arteterapeuta, é exigida formação superior em saúde, educação ou saúde além de pós- graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Equoterapeuta, é exigida formação superior em saúde ou em educação, além de, no mínimo, cursos de capacitação de 80(oitenta) horas e experiência de 1(um) ano em equoterapia e equitação. Para o exercício da ocupação Naturólogo é exigida graduação na área.


Funções e atividades do Musicoterapeuta

Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas devem:

  • analisar evolução terapêutica;
  • avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes;
  • executar atividades técnico-científicas e administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes;
  • realizar atendimento terapêutico;
  • realizar planejamento terapêutico;
  • comunicar-se;
  • trabalhar com segurança;

  • Atividades

    • analisar produção sonoro-musical;
    • demonstrar raciocínio transdisciplinar;
    • demonstrar procedimentos e rotinas;
    • realizar atendimento multidisciplinar;
    • adequar material;
    • registrar dados de atendimento;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • participar de reuniões com equipes multidisciplinares;
    • acompanhar processo produtivo-criativo;
    • identificar musicalidade de pacientes/clientes/usuários;
    • estabelecer plano terapêutico;
    • adequar técnicas;
    • estimular autoconhecimento;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar processo de alta;
    • encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais;
    • aplicar técnicas de preparação arte terapêutica;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente;
    • selecionar técnicas naturológicas;
    • analisar riscos do uso de material terapêutico;
    • atuar em programas sociais;
    • implementar programas de prevenção e promoção da saúde;
    • sugerir exames complementares;
    • elaborar projetos e programas;
    • estabelecer o diálogo entre sistema/saberes terapêuticos;
    • demonstrar equilíbrio emocional;
    • demonstrar empatia;
    • estimular percepção e audição sonoro-musical;
    • demonstrar habilidade de manejo, equitação e relacionamento com cavalo;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar atenção difusa e focada;
    • contornar situações adversas;
    • avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais;
    • definir técnicas de estimulação criativa;
    • atuar em programas de educação;
    • observar comportamento do cavalo;
    • selecionar material de encilhamento;
    • estimular processo produtivo-criativo;
    • realizar pesquisas;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • supervisionar equipes técnicas (estagiários, outros profissionais);
    • estimular produção sonoro-musical;
    • treinar cavalo;
    • produzir material informativo;
    • analisar interação praticante-cavalo;
    • higienizar materiais;
    • emitir laudos e pareceres;
    • estabelecer vínculo sonoro-musical;
    • implantar projetos e programas;
    • mediar produção instrumental, vocal e corporal;
    • gerenciar recursos humanos;
    • compartilhar informações com outros profissionais;
    • estabelecer contrato terapêutico;
    • discutir casos com equipe multidisciplinar;
    • estabelecer vínculo;
    • demonstrar escula acolhedora;
    • definir tipo de atendimento (individual ou em grupo);
    • realizar avaliação biotipológica e energética;
    • identificar indicações e contraindicações relativas;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar organização;
    • participar de diagnóstico diferencial;
    • avaliar relação do interagente com o ambiente;
    • aplicar as técnicas naturológicas;
    • organizar grupos terapêuticos;
    • organizar eventos técnico-científicos;
    • analisar relação de pacientes/clientes com material artístico-expressivo;
    • conferir condições dos materiais;
    • observar aspectos multidimensionais da saúde;
    • verificar paramentação do praticante;
    • acondicionar material terapêutico para descarte;
    • demonstrar perseverança;
    • analisar perfil da comunidade;
    • realizar devolutiva;
    • preparar ambiente terapêutico;
    • selecionar cavalo;
    • analisar evolução do processo criativo;
    • realizar leitura musico terapêutica;
    • avaliar expressões/receptividade sonoro-musicais;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • selecionar métodos e técnicas musico terapêuticos;
    • solicitar avaliação de outros profissionais;
    • analisar laudos e pareceres de outros profissionais;
    • estabelecer diálogo sonoro-musical;
    • explicar como funciona a prática naturológica;
    • analisar a relação do interagente com as praticas naturológicas;
    • propor atividades;
    • estimular alinhamento biomecânico do praticante;
    • definir prioridades no atendimento;
    • verificar as condições organolépticas do material naturológico ( cor, sabor, odor e textura);
    • realizar conservação dos materiais de encilhamento;
    • definir estratégias de atendimento terapêutico;
    • avaliar relação com cavalo;
    • estabelecer critérios de alta;
    • demonstrar domínio musical;
    • realizar visitas domiciliares e a instituições;
    • estimular produção plástica espontânea e induzida;
    • avaliar expressões plásticas;
    • realizar estimulação multissensorial;
    • verificar compreensão da orientação;
    • elaborar ficha terapêutica;
    • demonstrar dinamismo;
    • estabelecer diagnóstico;
    • ministrar cursos e palestras;
    • utilizar protocolos de avaliação;
    • coordenar projetos e programas;
    • desenvolver novas tecnologias;
    • escolher ambiente terapêutico;
    • elaborar produções técnico-científicas;
    • estabelecer diálogo a partir da produção plástica;
    • observar desenvolvimento bio-psicossocial;
    • aplicar atividades equoterapias;
    • realizar exame clínico;
    • utilizar técnicas e materiais artístico-expressivos;
    • selecionar material terapêutico;
    • realizar leitura arte terapêutica;
    • realizar prognóstico;
    • selecionar programas, métodos e técnicas equoterapêuticos;
    • envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico;
    • elaborar relatórios;
    • realizar conservação de material arte terapêutico/musico terapêutico;
    • realizar avaliação do contexto sociocultural;
    • gerenciar recursos financeiros;
    • analisar percepção sonoro-musical;
    • trabalhar em equipe;
    • coordenar serviços (saúde, educação, etc.);
    • analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico;
    • demonstrar raciocínio clínico;
    • adequar planejamento terapêutico;
    • estabelecer vínculo cavalo-praticante-mediador (aproximação);
    • definir objetivos de atendimento terapêutico;
    • orientar atividades de vida diária;
    • apresentar as técnicas terapêuticas naturológicas;
    • facilitar a compreensão do interagente sobre sua saúde;
    • analisar produção plástica;
    • estimular adesão e continuidade ao tratamento;
    • estabelecer critérios de observação;
    • usar epi;
    • estimular autonomia e independência;
    • demonstrar domínio da linguagem plástica;
    • observar sinais de mudanças;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • estabelecer relação de interagência;
    • prestar consultorias e assessorias;
    • selecionar métodos e técnicas de intervenção arte terapêutica;
    • realizar anamnese;
    • estabelecer número, duração e frequência de sessões;
    • analisar exames complementares;
    • realizar sessões temáticas;
    • informar riscos / limites inerentes ao tratamento;
    • apresentar materiais artístico-expressivos;
    • analisar a autonomia do interagente em relação ao processo terapêutico;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • estabelecer vínculo arte-terapêutico;
    • orientar mudanças de hábitos e comportamentos;
    • definir equipe de atendimento;


    Setores que mais contratam Musicoterapeuta no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de fisioterapia
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de psicologia e psicanálise
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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