Salário para o cargo de Diretor de tecnologia da informação
CBO 1236-05 > Diretores de serviços de informática

Diretor de tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e coordenam atividades de tecnologia de informação e de serviços de informática, definindo objetivos, metas, riscos, projetos, necessidades dos clientes e acompanhando tendências tecnológicas, dirigem e administram equipes, delegando autoridade e aperfeiçoando perfil e desempenho da equipe e fornecedores, controlam qualidade e eficiência do serviço, implementam serviços e produtos, prestam contas, reportando andamento dos projetos, riscos, resultados de rentabilidade e pesquisas de satisfação, aos acionistas, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade, organizam recursos humanos, materiais e financeiros.

Quanto ganha um Diretor de tecnologia da informação

Um Diretor de tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.876,73 e R$ 60.034,75, com a média salarial de R$ 22.629,60 e o salário mediana em R$ 22.614,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 22.629,60 271.555,23 5.657,40 109,75
1º Quartil 2.876,73 34.520,81 719,18 13,95
Salário Mediana 22.614,16 271.369,86 5.653,54 109,67
3º Quartil 45.785,06 549.420,77 11.446,27 222,04
Teto Salarial 60.034,75 720.417,00 15.008,69 291,15


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de serviços de informática

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 10.610 - 59.236 29.197,40 10.610,24 28.475,72 48.905,95 59.236,35
Rio de Janeiro - RJ 7.963 - 54.984 26.655,70 7.963,32 25.942,16 45.395,31 54.984,16
Campinas - SP 5.580 - 59.915 26.643,15 5.580,25 24.000,00 49.466,48 59.915,29
Curitiba - PR 2.488 - 47.333 17.322,50 2.488,09 11.680,03 39.078,72 47.333,32
Barueri - SP 12.106 - 77.721 35.288,10 12.106,32 30.000,00 64.166,67 77.720,59
Brasília - DF 2.633 - 43.346 11.086,58 2.632,62 2.823,42 35.786,63 43.345,84
Porto Alegre - RS 3.890 - 60.851 22.171,81 3.890,49 19.500,00 50.239,23 60.851,27
Belo Horizonte - MG 2.877 - 31.965 14.131,01 2.876,76 13.940,00 26.390,20 31.964,60
Salvador - BA 3.625 - 39.705 11.387,00 3.624,92 6.446,29 32.780,65 39.704,90
Contagem - MG 2.345 - 3.549 2.474,68 2.344,63 2.344,63 2.929,84 3.548,71
Fortaleza - CE 8.278 - 52.175 21.328,95 8.278,20 17.000,00 43.075,96 52.174,89
Recife - PE 4.048 - 40.556 14.077,42 4.048,11 10.000,00 33.483,71 40.556,47
Santo André - SP 2.144 - 90.842 39.449,09 2.143,60 40.000,00 75.000,00 90.842,25
Uberaba - MG 1.125 - 1.363 1.125,00 1.125,00 1.125,00 1.125,00 1.362,63
João Pessoa - PB 1.800 - 9.084 5.567,38 1.800,00 6.713,00 7.500,00 9.084,23
Florianópolis - SC 5.350 - 30.281 16.975,94 5.350,28 17.460,28 25.000,00 30.280,75
Sorocaba - SP 2.612 - 31.492 18.477,77 2.612,00 21.377,30 26.000,00 31.491,98
Sapezal - MT 1.045 - 1.696 1.231,67 1.045,00 1.300,00 1.400,00 1.695,72
Caxias do Sul - RS 4.200 - 32.049 10.735,91 4.200,00 7.408,07 26.460,00 32.049,15
Uberlândia - MG 1.300 - 42.979 25.165,55 1.300,00 28.560,00 35.483,87 42.979,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 7.315 - 59.981 27.963,52 7.315,47 28.000,00 49.520,56 59.980,78
Rio de Janeiro 5.644 - 53.638 25.026,14 5.643,51 25.000,00 44.284,00 53.638,10
Minas Gerais 1.204 - 33.044 9.272,75 1.203,85 2.527,79 27.281,31 33.043,94
Paraná 1.964 - 46.084 15.379,03 1.963,73 10.000,00 38.047,23 46.083,95
Rio Grande do Sul 2.471 - 50.916 17.245,58 2.471,14 11.161,75 42.036,88 50.916,33
Distrito Federal 2.633 - 43.346 11.086,58 2.632,62 2.823,42 35.786,63 43.345,84
Santa Catarina 1.973 - 27.446 10.631,66 1.972,97 7.473,26 22.659,89 27.446,33
Pernambuco 1.692 - 33.498 9.698,15 1.692,45 5.111,16 27.655,81 33.497,54
Mato Grosso 1.045 - 25.939 6.444,00 1.045,00 1.350,00 21.415,04 25.938,54
Ceará 5.048 - 67.315 23.086,96 5.048,00 17.000,00 55.575,96 67.315,26
Bahia 3.625 - 42.804 11.990,73 3.624,92 6.693,49 35.339,01 42.803,66
Paraíba 1.816 - 8.843 5.100,54 1.816,35 6.606,50 7.300,50 8.842,58
Pará 6.000 - 41.658 14.164,22 6.000,00 11.648,03 34.393,21 41.658,09
Espírito Santo 2.250 - 28.706 11.726,35 2.250,00 8.000,00 23.700,00 28.706,15


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de informática esses profissionais atuam em áreas ligadas à administração pública, defesa e seguridade social, atividades de informática e conexas, intermediação financeira e outras atividades empresariais. São empregados com carteira, trabalham sem supervisão, de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, podem sofrer sobrecarga de informação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de informática

Para ingressar nesse emprego/ocupação, é necessário nível superior completo. A formação profissional é feita na prática, onde exige-se mais de cinco anos de experiência profissional na área de gerência.


Funções e atividades do Diretor de tecnologia da informação

Diretores de serviços de informática devem:

  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • dirigir equipes;
  • interagir com diretores e acionistas;
  • implementar serviços e produtos;
  • coordenar projetos;
  • comunicar-se;
  • controlar qualidade e eficiência do serviço;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar flexibilidade;
    • tomar decisões;
    • estabelecer escopo;
    • executar marketing de relacionamento;
    • atualizar-se;
    • cobrar resultados;
    • antever impacto de mudanças;
    • reportar resultados de pesquisas de satisfação;
    • negociar valores;
    • multiplicar talentos;
    • fornecer subsídios para tomada de decisão;
    • demonstrar liderança;
    • elaborar orçamento;
    • estimar desvios;
    • identificar líderes;
    • definir visão da área da tecnologia da informação;
    • fixar metas;
    • contratar consultoria;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • selecionar pessoal;
    • desenhar processos;
    • definir objetivos;
    • acompanhar pesquisas de satisfação de clientes interno e externo;
    • preparar apresentações;
    • participar na definição da visão da instituição;
    • alocar recursos;
    • escolher gerentes;
    • analisar tendências do mercado;
    • analisar causas de desvios;
    • estabelecer indicadores de desempenho;
    • administrar recompensas;
    • negociar prazos;
    • contornar situações adversas;
    • trabalhar em equipe;
    • definir missão da área da tecnologia da informação;
    • demonstrar iniciativa;
    • reportar andamento dos projetos;
    • executar ações de endomarketing;
    • "buscar ""feedback"" do cliente";
    • reportar resultados de rentabilidade;
    • identificar necessidades dos clientes;
    • determinar uso dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • definir certificação;
    • aprovar liberação de verbas;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • participar na definição da missão da instituição;
    • demonstrar fluência em língua estrangeira;
    • negociar escopo dos serviços e produtos;
    • estabelecer metodologias;
    • avaliar riscos;
    • analisar pareceres de auditoria;
    • definir cronograma;
    • demonstrar fluência verbal e escrita;
    • estabelecer prioridades;
    • "identificar potencial de ""networking"" informal";
    • corrigir desvios;
    • redigir relatórios;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • direcionar recursos humanos;
    • conceder entrevista à mídia;
    • aperfeiçoar perfil da equipe (coaching);
    • administrar parcerias;
    • fixar prazos;
    • reportar riscos;
    • montar equipes;
    • agir sob pressão;
    • estabelecer organograma;
    • acompanhar tendências tecnológicas;
    • administrar recursos materiais e financeiros;
    • combinar talentos complementares;
    • analisar resultados de pesquisas de satisfação de clientes interno e externo;
    • usar intuição;
    • analisar impacto de mudanças;
    • "buscar ""feedback"" da equipe";
    • divulgar estratégia empresarial;
    • acompanhar indicadores de desempenho;
    • planejar necessidades de hardware e software;
    • fixar valores;
    • coordenar reuniões de acompanhamento;
    • confrontar o previsto com o realizado;
    • coordenar elaboração de contratos;
    • publicar boletins;
    • avaliar desempenho de fornecedores;
    • aplicar metodologias;
    • delegar autoridade (empowerment);
    • solicitar subsídios;
    • definir quantidade e perfil de recursos humanos;
    • assumir riscos;
    • estabelecer parcerias estratégicas;
    • administrar equipe gerencial;
    • evidenciar contribuição da tecnologia da informação na ação empresarial;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar orçamento;
    • definir treinamento;


    Setores que mais contratam Diretor de tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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