Salário para o cargo de Diretor de produção de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de produção de obras pública e civil - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de produção de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • definir tecnologias de construção;
  • planejar atividades técnicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver negócios;
  • gerenciar atendimento pós venda;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • supervisionar contratos de obras;
  • administrar recursos humanos;
  • participar do planejamento estratégico da empresa;

Atividades

  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • analisar experiências anteriores;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • aprovar propostas técnicas;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • analisar mercado;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • realocar equipes de trabalho;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • formar parcerias;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • demonstrar iniciativa;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • supervisionar equipe de trabalho;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • analisar custos;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • demonstrar criatividade;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • controlar indicadores de resultados;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • acompanhar custos de obras;
  • propor metas;
  • aprovar propostas comerciais;
  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • analisar impacto ambiental;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • analisar relatórios gerenciais;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;
  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • realizar inspeções às obras;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;
  • manter-se atualizado;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • selecionar editais de licitações;
  • promover programas de qualidade e produtividade;
  • demonstrar versatilidade;
  • indicar responsáveis por obras;
  • definir processos de construção;
  • analisar legislação pertinente;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • reavaliar planejamento de obras;
  • analisar contratos;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  • analisar projetos;
  • aprovar organograma de obras;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;


Setores que mais contratam Diretor de produção de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




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