Salário para o cargo de Diretor de produção de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de produção de obras pública e civil - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de produção de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • planejar atividades técnicas;
  • desenvolver negócios;
  • administrar recursos humanos;
  • definir tecnologias de construção;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do planejamento estratégico da empresa;
  • supervisionar contratos de obras;
  • gerenciar atendimento pós venda;

Atividades

  • propor metas;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • controlar indicadores de resultados;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • demonstrar iniciativa;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • analisar impacto ambiental;
  • indicar responsáveis por obras;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • formar parcerias;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • demonstrar criatividade;
  • analisar relatórios gerenciais;
  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • manter-se atualizado;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;
  • realocar equipes de trabalho;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • demonstrar versatilidade;
  • definir processos de construção;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;
  • aprovar organograma de obras;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • supervisionar equipe de trabalho;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;
  • analisar contratos;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • analisar legislação pertinente;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • analisar custos;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • selecionar editais de licitações;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • acompanhar custos de obras;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • aprovar propostas técnicas;
  • promover programas de qualidade e produtividade;
  • analisar experiências anteriores;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • analisar mercado;
  • analisar projetos;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • reavaliar planejamento de obras;
  • realizar inspeções às obras;
  • aprovar propostas comerciais;


Setores que mais contratam Diretor de produção de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




Profissões em Destaque: