Salário para o cargo de Diretor de produção de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de produção de obras pública e civil - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de produção de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver negócios;
  • planejar atividades técnicas;
  • administrar recursos humanos;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • participar do planejamento estratégico da empresa;
  • definir tecnologias de construção;
  • supervisionar contratos de obras;
  • gerenciar atendimento pós venda;

Atividades

  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • definir processos de construção;
  • demonstrar versatilidade;
  • analisar mercado;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • analisar legislação pertinente;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;
  • acompanhar custos de obras;
  • controlar indicadores de resultados;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • demonstrar iniciativa;
  • analisar custos;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • formar parcerias;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • aprovar propostas técnicas;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • aprovar propostas comerciais;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  • realocar equipes de trabalho;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • analisar experiências anteriores;
  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • analisar projetos;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • demonstrar criatividade;
  • propor metas;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • manter-se atualizado;
  • supervisionar equipe de trabalho;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • aprovar organograma de obras;
  • promover programas de qualidade e produtividade;
  • indicar responsáveis por obras;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • analisar relatórios gerenciais;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • realizar inspeções às obras;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar impacto ambiental;
  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • selecionar editais de licitações;
  • analisar contratos;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • reavaliar planejamento de obras;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;


Setores que mais contratam Diretor de produção de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




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