Salário para o cargo de Diretor de produção de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de produção de obras pública e civil - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

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Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de produção de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • participar do planejamento estratégico da empresa;
  • planejar atividades técnicas;
  • desenvolver negócios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar contratos de obras;
  • gerenciar atendimento pós venda;
  • administrar recursos humanos;
  • definir tecnologias de construção;

Atividades

  • realizar inspeções às obras;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • aprovar organograma de obras;
  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • demonstrar iniciativa;
  • manter-se atualizado;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • analisar projetos;
  • analisar experiências anteriores;
  • analisar relatórios gerenciais;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • promover programas de qualidade e produtividade;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • analisar legislação pertinente;
  • demonstrar versatilidade;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • indicar responsáveis por obras;
  • realocar equipes de trabalho;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • supervisionar equipe de trabalho;
  • aprovar propostas comerciais;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • analisar contratos;
  • acompanhar custos de obras;
  • analisar impacto ambiental;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • propor metas;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • controlar indicadores de resultados;
  • definir processos de construção;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • selecionar editais de licitações;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • analisar mercado;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • aprovar propostas técnicas;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • formar parcerias;
  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • analisar custos;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • reavaliar planejamento de obras;


Setores que mais contratam Diretor de produção de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




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