Salário para o cargo de Diretor de produção de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de produção de obras pública e civil - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de produção de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • administrar recursos humanos;
  • definir tecnologias de construção;
  • supervisionar contratos de obras;
  • desenvolver negócios;
  • participar do planejamento estratégico da empresa;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar atendimento pós venda;
  • planejar atividades técnicas;

Atividades

  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • supervisionar equipe de trabalho;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • analisar projetos;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;
  • formar parcerias;
  • analisar relatórios gerenciais;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • definir processos de construção;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • reavaliar planejamento de obras;
  • aprovar propostas técnicas;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;
  • analisar experiências anteriores;
  • propor metas;
  • realizar inspeções às obras;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;
  • analisar legislação pertinente;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • analisar impacto ambiental;
  • demonstrar versatilidade;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • demonstrar criatividade;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • aprovar propostas comerciais;
  • acompanhar custos de obras;
  • selecionar editais de licitações;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • analisar mercado;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • indicar responsáveis por obras;
  • realocar equipes de trabalho;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • manter-se atualizado;
  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • analisar contratos;
  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • analisar custos;
  • promover programas de qualidade e produtividade;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • aprovar organograma de obras;
  • controlar indicadores de resultados;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;
  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • demonstrar espírito empreendedor;


Setores que mais contratam Diretor de produção de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




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