Salário para o cargo de Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)
CBO 1237-05 > Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam do planejamento estratégico, traçam diretrizes científicas e tecnológicas, estabelecem políticas de gestão de p&d, promovem a inovação tecnológica e científica e coordenam a política de comunicação e divulgação na área de p&d, para dar suporte à empresa, instituto de pesquisa ou organização no cumprimento de sua missão. Orientam e dirigem equipes de p&d na execução do planejamento estratégico da instituição.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de pesquisa e desenvolvimento o trabalho pode ser exercido em vários setores de atividade, sendo mais comum em empresas de grande porte ou em instituições de pesquisas vinculadas às áreas pública ou privada, suas atividades se desenvolvem em equipe e, dependendo do tipo de pesquisa de que participam, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho (exposição a substâncias nocivas à saúde, fadiga mental etc). Seu vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Dos profissionais da família espera-se que tenham concluído, no mínimo, o nível superior completo ou freqüentado cursos de pósgraduação. É desejável que tenham experiência em função gerencial por mais de cinco anos.


Funções e atividades do Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)

Diretores de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • gerir recursos humanos e materiais;
  • comunicar-se;
  • traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão;
  • estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d;
  • definir planos táticos;
  • promover a inovação tecnológica e científica;
  • coordenar política de comunicação e divulgação na Área de p&d;
  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • definir portfólio de projetos;
  • identificar tecnologias críticas e estratégicas;
  • evidenciar vivência em p&d;
  • avaliar execução do plano tático;
  • otimizar a alocação de recursos;
  • avaliar desempenho dos recursos;
  • elaborar orçamento;
  • identificar fontes de financiamento;
  • desenvolver expressão verbal;
  • definir sistemas de reconhecimento e recompensa;
  • acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos;
  • definir ações de melhoria;
  • desenvolver pensamento estratégico;
  • demonstrar dinamismo;
  • monitorar desenvolvimento científico e tecnológico;
  • definir objetivos permanentes e atuais;
  • avaliar planos e projetos elaborados pela equipe;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção;
  • negociar financiamento para pesquisa;
  • coordenar proteção da propriedade intelectual;
  • acompanhar desempenho do processo produtivo;
  • desenvolver habilidade de negociação;
  • identificar fornecedores;
  • identificar necessidades de mudança;
  • participar da definição dos planos estratégicos;
  • cultivar autoconhecimento;
  • harmonizar linhas de p&d;
  • demonstrar liderança;
  • definir política de divulgação interna e externa;
  • participar de comitês;
  • estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores;
  • demonstrar habilidade de tomar decisões;
  • acompanhar orçamento;
  • exercer ações de ´marketing´ tecnológico;
  • facilitar a interação entre setores;
  • representar a instituição;
  • desenvolver habilidade para lidar com conflito;
  • propor orçamento;
  • demonstrar criatividade;
  • identificar demandas científicas e tecnológicas;
  • cultivar a capacidade de ouvir;
  • promover a formação de grupos multidisciplinares;
  • definir indicadores de desempenho;
  • definir grandes linhas de p&d;
  • avaliar resultados dos projetos;
  • desenvolver expressão escrita;
  • priorizar o uso dos recursos;
  • analisar portfólios de projetos, atividades e produtos;
  • implantar novas metodologias de gestão;
  • demonstrar persistência;
  • demonstrar objetividade;
  • analisar resultados de pesquisas de clima organizacional;
  • trabalhar em equipe;
  • exercer ações de ´endo-marketing´;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • delinear visão;
  • garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais;
  • avaliar fatores de impacto;
  • aprovar plano de ação de projeto;
  • promover a capacitação de recursos humanos;
  • promover condições para a geração de ideias inovadoras;
  • autorizar a aplicação de recursos;
  • desenvolver visão holística;
  • dimensionar recursos;
  • definir missão;
  • estabelecer políticas de parcerias;
  • estabelecer canais de comunicação com o usuário;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • estudar cenários e conjuntura;
  • analisar o comportamento do mercado e da concorrência;
  • garantir a análise crítica e periódica;
  • analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente;
  • melhorar a gestão das interfaces interna e externa;
  • analisar resultados das pesquisas de opinião;
  • definir estratégias;
  • participar de eventos (seminários, congressos, feiras).;
  • demonstrar espírito crítico;
  • cuidar do relacionamento interpessoal;
  • negociar com os gerentes as metas dos indicadores;
  • aprovar metas para os indicadores;


Setores que mais contratam Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano




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Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bilheteria