Salário para o cargo de Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)
CBO 1237-05 > Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam do planejamento estratégico, traçam diretrizes científicas e tecnológicas, estabelecem políticas de gestão de p&d, promovem a inovação tecnológica e científica e coordenam a política de comunicação e divulgação na área de p&d, para dar suporte à empresa, instituto de pesquisa ou organização no cumprimento de sua missão. Orientam e dirigem equipes de p&d na execução do planejamento estratégico da instituição.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de pesquisa e desenvolvimento o trabalho pode ser exercido em vários setores de atividade, sendo mais comum em empresas de grande porte ou em instituições de pesquisas vinculadas às áreas pública ou privada, suas atividades se desenvolvem em equipe e, dependendo do tipo de pesquisa de que participam, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho (exposição a substâncias nocivas à saúde, fadiga mental etc). Seu vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Dos profissionais da família espera-se que tenham concluído, no mínimo, o nível superior completo ou freqüentado cursos de pósgraduação. É desejável que tenham experiência em função gerencial por mais de cinco anos.


Funções e atividades do Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)

Diretores de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • definir planos táticos;
  • gerir recursos humanos e materiais;
  • comunicar-se;
  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • coordenar política de comunicação e divulgação na Área de p&d;
  • estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d;
  • promover a inovação tecnológica e científica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão;

Atividades

  • garantir a análise crítica e periódica;
  • avaliar planos e projetos elaborados pela equipe;
  • representar a instituição;
  • estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores;
  • cultivar autoconhecimento;
  • demonstrar objetividade;
  • participar de comitês;
  • negociar financiamento para pesquisa;
  • demonstrar criatividade;
  • definir indicadores de desempenho;
  • facilitar a interação entre setores;
  • definir grandes linhas de p&d;
  • definir política de divulgação interna e externa;
  • demonstrar espírito crítico;
  • identificar fontes de financiamento;
  • promover a formação de grupos multidisciplinares;
  • acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos;
  • desenvolver visão holística;
  • demonstrar dinamismo;
  • cultivar a capacidade de ouvir;
  • promover a capacitação de recursos humanos;
  • definir ações de melhoria;
  • definir missão;
  • participar da definição dos planos estratégicos;
  • desenvolver expressão verbal;
  • identificar fornecedores;
  • analisar resultados das pesquisas de opinião;
  • monitorar desenvolvimento científico e tecnológico;
  • identificar demandas científicas e tecnológicas;
  • analisar o comportamento do mercado e da concorrência;
  • melhorar a gestão das interfaces interna e externa;
  • demonstrar persistência;
  • participar de eventos (seminários, congressos, feiras).;
  • harmonizar linhas de p&d;
  • acompanhar desempenho do processo produtivo;
  • aprovar plano de ação de projeto;
  • desenvolver habilidade de negociação;
  • estudar cenários e conjuntura;
  • elaborar orçamento;
  • cuidar do relacionamento interpessoal;
  • avaliar desempenho dos recursos;
  • identificar tecnologias críticas e estratégicas;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • priorizar o uso dos recursos;
  • estabelecer políticas de parcerias;
  • desenvolver pensamento estratégico;
  • estabelecer canais de comunicação com o usuário;
  • definir portfólio de projetos;
  • exercer ações de ´marketing´ tecnológico;
  • analisar resultados de pesquisas de clima organizacional;
  • demonstrar habilidade de tomar decisões;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção;
  • avaliar execução do plano tático;
  • definir objetivos permanentes e atuais;
  • avaliar fatores de impacto;
  • analisar portfólios de projetos, atividades e produtos;
  • propor orçamento;
  • promover condições para a geração de ideias inovadoras;
  • implantar novas metodologias de gestão;
  • demonstrar liderança;
  • coordenar proteção da propriedade intelectual;
  • delinear visão;
  • autorizar a aplicação de recursos;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • desenvolver expressão escrita;
  • evidenciar vivência em p&d;
  • exercer ações de ´endo-marketing´;
  • otimizar a alocação de recursos;
  • trabalhar em equipe;
  • acompanhar orçamento;
  • analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente;
  • avaliar resultados dos projetos;
  • definir estratégias;
  • aprovar metas para os indicadores;
  • negociar com os gerentes as metas dos indicadores;
  • desenvolver habilidade para lidar com conflito;
  • identificar necessidades de mudança;
  • definir sistemas de reconhecimento e recompensa;
  • garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais;
  • dimensionar recursos;


Setores que mais contratam Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano




Profissões em Destaque: