Salário para o cargo de Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)
CBO 1237-05 > Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam do planejamento estratégico, traçam diretrizes científicas e tecnológicas, estabelecem políticas de gestão de p&d, promovem a inovação tecnológica e científica e coordenam a política de comunicação e divulgação na área de p&d, para dar suporte à empresa, instituto de pesquisa ou organização no cumprimento de sua missão. Orientam e dirigem equipes de p&d na execução do planejamento estratégico da instituição.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de pesquisa e desenvolvimento o trabalho pode ser exercido em vários setores de atividade, sendo mais comum em empresas de grande porte ou em instituições de pesquisas vinculadas às áreas pública ou privada, suas atividades se desenvolvem em equipe e, dependendo do tipo de pesquisa de que participam, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho (exposição a substâncias nocivas à saúde, fadiga mental etc). Seu vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Dos profissionais da família espera-se que tenham concluído, no mínimo, o nível superior completo ou freqüentado cursos de pósgraduação. É desejável que tenham experiência em função gerencial por mais de cinco anos.


Funções e atividades do Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)

Diretores de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • comunicar-se;
  • coordenar política de comunicação e divulgação na Área de p&d;
  • definir planos táticos;
  • gerir recursos humanos e materiais;
  • promover a inovação tecnológica e científica;
  • estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d;
  • traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão;
  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • estabelecer canais de comunicação com o usuário;
  • demonstrar persistência;
  • identificar fornecedores;
  • melhorar a gestão das interfaces interna e externa;
  • propor orçamento;
  • delinear visão;
  • identificar fontes de financiamento;
  • representar a instituição;
  • demonstrar criatividade;
  • definir ações de melhoria;
  • definir missão;
  • aprovar metas para os indicadores;
  • demonstrar objetividade;
  • identificar necessidades de mudança;
  • elaborar orçamento;
  • definir indicadores de desempenho;
  • definir portfólio de projetos;
  • avaliar fatores de impacto;
  • definir objetivos permanentes e atuais;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • promover condições para a geração de ideias inovadoras;
  • estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores;
  • identificar tecnologias críticas e estratégicas;
  • implantar novas metodologias de gestão;
  • definir estratégias;
  • exercer ações de ´endo-marketing´;
  • avaliar desempenho dos recursos;
  • demonstrar dinamismo;
  • garantir a análise crítica e periódica;
  • aprovar plano de ação de projeto;
  • otimizar a alocação de recursos;
  • identificar demandas científicas e tecnológicas;
  • harmonizar linhas de p&d;
  • avaliar planos e projetos elaborados pela equipe;
  • cultivar a capacidade de ouvir;
  • estudar cenários e conjuntura;
  • participar de eventos (seminários, congressos, feiras).;
  • definir política de divulgação interna e externa;
  • cuidar do relacionamento interpessoal;
  • trabalhar em equipe;
  • acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos;
  • cultivar autoconhecimento;
  • demonstrar liderança;
  • participar da definição dos planos estratégicos;
  • estabelecer políticas de parcerias;
  • analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente;
  • avaliar resultados dos projetos;
  • desenvolver expressão verbal;
  • desenvolver expressão escrita;
  • exercer ações de ´marketing´ tecnológico;
  • definir grandes linhas de p&d;
  • priorizar o uso dos recursos;
  • negociar financiamento para pesquisa;
  • analisar resultados das pesquisas de opinião;
  • desenvolver habilidade para lidar com conflito;
  • promover a formação de grupos multidisciplinares;
  • participar de comitês;
  • definir sistemas de reconhecimento e recompensa;
  • garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • acompanhar orçamento;
  • dimensionar recursos;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção;
  • desenvolver visão holística;
  • analisar resultados de pesquisas de clima organizacional;
  • desenvolver habilidade de negociação;
  • evidenciar vivência em p&d;
  • coordenar proteção da propriedade intelectual;
  • demonstrar habilidade de tomar decisões;
  • promover a capacitação de recursos humanos;
  • facilitar a interação entre setores;
  • analisar o comportamento do mercado e da concorrência;
  • desenvolver pensamento estratégico;
  • avaliar execução do plano tático;
  • acompanhar desempenho do processo produtivo;
  • negociar com os gerentes as metas dos indicadores;
  • monitorar desenvolvimento científico e tecnológico;
  • autorizar a aplicação de recursos;
  • analisar portfólios de projetos, atividades e produtos;
  • demonstrar espírito crítico;


Setores que mais contratam Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano




Profissões em Destaque: