Salário para o cargo de Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)
CBO 1237-05 > Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam do planejamento estratégico, traçam diretrizes científicas e tecnológicas, estabelecem políticas de gestão de p&d, promovem a inovação tecnológica e científica e coordenam a política de comunicação e divulgação na área de p&d, para dar suporte à empresa, instituto de pesquisa ou organização no cumprimento de sua missão. Orientam e dirigem equipes de p&d na execução do planejamento estratégico da instituição.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de pesquisa e desenvolvimento o trabalho pode ser exercido em vários setores de atividade, sendo mais comum em empresas de grande porte ou em instituições de pesquisas vinculadas às áreas pública ou privada, suas atividades se desenvolvem em equipe e, dependendo do tipo de pesquisa de que participam, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho (exposição a substâncias nocivas à saúde, fadiga mental etc). Seu vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Dos profissionais da família espera-se que tenham concluído, no mínimo, o nível superior completo ou freqüentado cursos de pósgraduação. É desejável que tenham experiência em função gerencial por mais de cinco anos.


Funções e atividades do Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)

Diretores de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar política de comunicação e divulgação na Área de p&d;
  • definir planos táticos;
  • traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão;
  • gerir recursos humanos e materiais;
  • comunicar-se;
  • promover a inovação tecnológica e científica;
  • estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d;

Atividades

  • evidenciar vivência em p&d;
  • garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais;
  • analisar portfólios de projetos, atividades e produtos;
  • acompanhar orçamento;
  • negociar com os gerentes as metas dos indicadores;
  • estabelecer políticas de parcerias;
  • identificar demandas científicas e tecnológicas;
  • representar a instituição;
  • definir missão;
  • dimensionar recursos;
  • garantir a análise crítica e periódica;
  • exercer ações de ´marketing´ tecnológico;
  • definir estratégias;
  • definir sistemas de reconhecimento e recompensa;
  • definir política de divulgação interna e externa;
  • cultivar autoconhecimento;
  • desenvolver habilidade para lidar com conflito;
  • avaliar fatores de impacto;
  • harmonizar linhas de p&d;
  • promover condições para a geração de ideias inovadoras;
  • analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • identificar necessidades de mudança;
  • estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção;
  • promover a capacitação de recursos humanos;
  • demonstrar dinamismo;
  • propor orçamento;
  • definir ações de melhoria;
  • priorizar o uso dos recursos;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • melhorar a gestão das interfaces interna e externa;
  • demonstrar espírito crítico;
  • monitorar desenvolvimento científico e tecnológico;
  • identificar fontes de financiamento;
  • aprovar plano de ação de projeto;
  • negociar financiamento para pesquisa;
  • estudar cenários e conjuntura;
  • desenvolver habilidade de negociação;
  • avaliar planos e projetos elaborados pela equipe;
  • avaliar resultados dos projetos;
  • demonstrar habilidade de tomar decisões;
  • avaliar execução do plano tático;
  • acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos;
  • facilitar a interação entre setores;
  • cuidar do relacionamento interpessoal;
  • exercer ações de ´endo-marketing´;
  • estabelecer canais de comunicação com o usuário;
  • demonstrar liderança;
  • elaborar orçamento;
  • demonstrar objetividade;
  • participar da definição dos planos estratégicos;
  • acompanhar desempenho do processo produtivo;
  • analisar resultados de pesquisas de clima organizacional;
  • autorizar a aplicação de recursos;
  • definir objetivos permanentes e atuais;
  • participar de comitês;
  • delinear visão;
  • demonstrar persistência;
  • analisar resultados das pesquisas de opinião;
  • demonstrar criatividade;
  • definir grandes linhas de p&d;
  • identificar tecnologias críticas e estratégicas;
  • aprovar metas para os indicadores;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar desempenho dos recursos;
  • coordenar proteção da propriedade intelectual;
  • desenvolver visão holística;
  • desenvolver expressão verbal;
  • participar de eventos (seminários, congressos, feiras).;
  • definir indicadores de desempenho;
  • identificar fornecedores;
  • analisar o comportamento do mercado e da concorrência;
  • implantar novas metodologias de gestão;
  • otimizar a alocação de recursos;
  • cultivar a capacidade de ouvir;
  • definir portfólio de projetos;
  • desenvolver pensamento estratégico;
  • desenvolver expressão escrita;
  • promover a formação de grupos multidisciplinares;


Setores que mais contratam Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano




Profissões em Destaque: