Salário para o cargo de Designer de interiores
CBO 3751-05 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Designer de interiores - Descrição, atividades e funções do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Designer de interiores

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • pesquisar produtos e materiais;
  • executar o projeto;
  • interpretar as necessidades do cliente;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
  • demonstrar competências pessoais;
  • atrair o consumidor;
  • acompanhar o projeto;
  • elaborar projeto executivo;

Atividades

  • alocar pontos para informática;
  • adaptar materiais;
  • elaborar estudos preliminares;
  • montar espaços que destaquem o produto;
  • criar ambiente favorável ao consumo;
  • contratar serviços especializados;
  • alocar pontos de ar condicionado;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
  • coordenar equipes;
  • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
  • alocar pontos elétricos;
  • adequar os elementos já existentes ao espaço;
  • fazer ajustes ao projeto;
  • criar ambientes temáticos e estéticos;
  • orçar projeto;
  • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
  • distribuir volumes no espaço;
  • definir programa de ações;
  • selecionar fornecedores;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • divulgar trabalhos na mídia;
  • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
  • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
  • alocar pontos hidráulicos;
  • demonstrar criatividade;
  • supervisionar execução do projeto;
  • definir limites orçamentários do projeto;
  • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
  • criar peças especiais;
  • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
  • escolher escala cromática para o ambiente;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • planejar a circulação;
  • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • especificar os materiais a serem utilizados;
  • demonstrar capacidade de visão espacial;
  • testar produtos, materiais e ferramentas;
  • elaborar o cronograma;
  • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
  • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
  • avaliar o resultado do projeto;
  • apresentar estudo preliminar ao cliente;
  • participar de exposições, mostras e feiras;
  • fazer levantamento métrico e fotográfico;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • entrevistar cliente;
  • identificar expectativas e necessidades do cliente;
  • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
  • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
  • alocar pontos de telefonia;
  • demonstrar flexibilidade;
  • alocar pontos de iluminação;
  • adaptar o projeto às normas;
  • gerenciar obra ou projeto;
  • demonstrar capacidade de objetividade;
  • criar móveis e produtos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar senso estético;
  • estabelecer contrato de trabalho;


Setores que mais contratam Designer de interiores no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de móveis
  • Fabricação de móveis com predominância de madeira
  • Decoração de interiores
  • Serviços de arquitetura
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Agências de publicidade
  • Comércio atacadista especializado em outros produtos intermediários
  • Comércio varejista de materiais de construção
  • Serviços de montagem de móveis de qualquer material
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Impressão de material para uso publicitário
  • Construção de edifícios
  • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Fotocópias
  • Confecção de peças do vestuário




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