Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Decoradores e vitrinistas
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Designer de interiores
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:
- interpretar as necessidades do cliente;
- atrair o consumidor;
- conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
- executar o projeto;
- acompanhar o projeto;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar projeto executivo;
- pesquisar produtos e materiais;
Atividades
- alocar pontos para informática;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- participar de exposições, mostras e feiras;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- planejar a circulação;
- demonstrar senso estético;
- elaborar o cronograma;
- fazer levantamento métrico e fotográfico;
- escolher escala cromática para o ambiente;
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- alocar pontos de ar condicionado;
- estabelecer contrato de trabalho;
- elaborar estudos preliminares;
- realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
- criar móveis e produtos;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- identificar expectativas e necessidades do cliente;
- distribuir volumes no espaço;
- assessorar o cliente para aprovação de produtos;
- orçar projeto;
- fazer ajustes ao projeto;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- supervisionar execução do projeto;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- demonstrar capacidade de negociação;
- criar peças especiais;
- avaliar o resultado do projeto;
- contratar serviços especializados;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- selecionar fornecedores;
- alocar pontos de iluminação;
- demonstrar criatividade;
- definir programa de ações;
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
- testar produtos, materiais e ferramentas;
- especificar os materiais a serem utilizados;
- definir limites orçamentários do projeto;
- criar ambiente favorável ao consumo;
- alocar pontos hidráulicos;
- adaptar o projeto às normas;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- adaptar materiais;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- divulgar trabalhos na mídia;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- entrevistar cliente;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- gerenciar obra ou projeto;
- alocar pontos elétricos;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
- coordenar equipes;
- alocar pontos de telefonia;
- demonstrar flexibilidade;
- montar espaços que destaquem o produto;
Setores que mais contratam Designer de interiores no mercado de trabalho
- Comércio varejista de móveis
- Fabricação de móveis com predominância de madeira
- Decoração de interiores
- Serviços de arquitetura
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de outros produtos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Agências de publicidade
- Comércio atacadista especializado em outros produtos intermediários
- Comércio varejista de materiais de construção
- Serviços de montagem de móveis de qualquer material
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Impressão de material para uso publicitário
- Construção de edifícios
- Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Fotocópias
- Confecção de peças do vestuário