Salário para o cargo de Designer de interiores
CBO 3751-05 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Designer de interiores - Descrição, atividades e funções do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Designer de interiores

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar o projeto;
  • atrair o consumidor;
  • interpretar as necessidades do cliente;
  • executar o projeto;
  • pesquisar produtos e materiais;
  • elaborar projeto executivo;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);

Atividades

  • alocar pontos elétricos;
  • alocar pontos para informática;
  • participar de exposições, mostras e feiras;
  • criar ambiente favorável ao consumo;
  • alocar pontos de telefonia;
  • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
  • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
  • gerenciar obra ou projeto;
  • estabelecer contrato de trabalho;
  • alocar pontos de ar condicionado;
  • selecionar fornecedores;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • demonstrar senso estético;
  • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
  • alocar pontos hidráulicos;
  • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
  • avaliar o resultado do projeto;
  • distribuir volumes no espaço;
  • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
  • fazer levantamento métrico e fotográfico;
  • criar móveis e produtos;
  • demonstrar capacidade de visão espacial;
  • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
  • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
  • adaptar o projeto às normas;
  • identificar expectativas e necessidades do cliente;
  • coordenar equipes;
  • supervisionar execução do projeto;
  • orçar projeto;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • fazer ajustes ao projeto;
  • planejar a circulação;
  • montar espaços que destaquem o produto;
  • criar ambientes temáticos e estéticos;
  • contratar serviços especializados;
  • divulgar trabalhos na mídia;
  • demonstrar flexibilidade;
  • definir programa de ações;
  • alocar pontos de iluminação;
  • adaptar materiais;
  • apresentar estudo preliminar ao cliente;
  • entrevistar cliente;
  • testar produtos, materiais e ferramentas;
  • elaborar o cronograma;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • criar peças especiais;
  • adequar os elementos já existentes ao espaço;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
  • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
  • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • especificar os materiais a serem utilizados;
  • elaborar estudos preliminares;
  • demonstrar criatividade;
  • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
  • demonstrar capacidade de objetividade;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
  • escolher escala cromática para o ambiente;
  • definir limites orçamentários do projeto;


Setores que mais contratam Designer de interiores no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de móveis
  • Fabricação de móveis com predominância de madeira
  • Decoração de interiores
  • Serviços de arquitetura
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Agências de publicidade
  • Comércio atacadista especializado em outros produtos intermediários
  • Comércio varejista de materiais de construção
  • Serviços de montagem de móveis de qualquer material
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Impressão de material para uso publicitário
  • Construção de edifícios
  • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Fotocópias
  • Confecção de peças do vestuário




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