Salário para o cargo de Designer de interiores
CBO 3751-05 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Designer de interiores - Descrição, atividades e funções do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Designer de interiores

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • acompanhar o projeto;
  • pesquisar produtos e materiais;
  • interpretar as necessidades do cliente;
  • atrair o consumidor;
  • executar o projeto;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
  • elaborar projeto executivo;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • elaborar estudos preliminares;
  • selecionar fornecedores;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • criar ambiente favorável ao consumo;
  • definir limites orçamentários do projeto;
  • criar móveis e produtos;
  • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • demonstrar senso estético;
  • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
  • alocar pontos de telefonia;
  • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
  • criar ambientes temáticos e estéticos;
  • alocar pontos de ar condicionado;
  • estabelecer contrato de trabalho;
  • divulgar trabalhos na mídia;
  • participar de exposições, mostras e feiras;
  • elaborar o cronograma;
  • especificar os materiais a serem utilizados;
  • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
  • supervisionar execução do projeto;
  • adaptar o projeto às normas;
  • alocar pontos elétricos;
  • adaptar materiais;
  • contratar serviços especializados;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
  • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
  • demonstrar flexibilidade;
  • fazer levantamento métrico e fotográfico;
  • demonstrar capacidade de visão espacial;
  • adequar os elementos já existentes ao espaço;
  • demonstrar criatividade;
  • alocar pontos para informática;
  • identificar expectativas e necessidades do cliente;
  • escolher escala cromática para o ambiente;
  • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
  • planejar a circulação;
  • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
  • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
  • gerenciar obra ou projeto;
  • definir programa de ações;
  • demonstrar capacidade de objetividade;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
  • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
  • avaliar o resultado do projeto;
  • coordenar equipes;
  • distribuir volumes no espaço;
  • orçar projeto;
  • montar espaços que destaquem o produto;
  • alocar pontos hidráulicos;
  • entrevistar cliente;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • fazer ajustes ao projeto;
  • apresentar estudo preliminar ao cliente;
  • alocar pontos de iluminação;
  • criar peças especiais;
  • testar produtos, materiais e ferramentas;


Setores que mais contratam Designer de interiores no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de móveis
  • Fabricação de móveis com predominância de madeira
  • Decoração de interiores
  • Serviços de arquitetura
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Agências de publicidade
  • Comércio atacadista especializado em outros produtos intermediários
  • Comércio varejista de materiais de construção
  • Serviços de montagem de móveis de qualquer material
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Impressão de material para uso publicitário
  • Construção de edifícios
  • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Fotocópias
  • Confecção de peças do vestuário




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