Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Decoradores e vitrinistas
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Designer de interiores
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:
- interpretar as necessidades do cliente;
- executar o projeto;
- elaborar projeto executivo;
- demonstrar competências pessoais;
- acompanhar o projeto;
- atrair o consumidor;
- conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
- pesquisar produtos e materiais;
Atividades
- providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- divulgar trabalhos na mídia;
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- definir programa de ações;
- alocar pontos de ar condicionado;
- assessorar o cliente para aprovação de produtos;
- especificar os materiais a serem utilizados;
- testar produtos, materiais e ferramentas;
- identificar expectativas e necessidades do cliente;
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- participar de exposições, mostras e feiras;
- realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
- adaptar materiais;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- avaliar o resultado do projeto;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- demonstrar senso estético;
- demonstrar flexibilidade;
- elaborar estudos preliminares;
- representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
- contratar serviços especializados;
- demonstrar capacidade de negociação;
- adaptar o projeto às normas;
- alocar pontos hidráulicos;
- demonstrar criatividade;
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- supervisionar execução do projeto;
- alocar pontos para informática;
- entrevistar cliente;
- criar peças especiais;
- elaborar o cronograma;
- coordenar equipes;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- alocar pontos de telefonia;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- distribuir volumes no espaço;
- criar ambiente favorável ao consumo;
- alocar pontos de iluminação;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- montar espaços que destaquem o produto;
- conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
- demonstrar capacidade de persuasão;
- fazer ajustes ao projeto;
- orçar projeto;
- fazer levantamento métrico e fotográfico;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- escolher escala cromática para o ambiente;
- selecionar fornecedores;
- criar móveis e produtos;
- planejar a circulação;
- definir limites orçamentários do projeto;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- gerenciar obra ou projeto;
- alocar pontos elétricos;
- estabelecer contrato de trabalho;
Setores que mais contratam Designer de interiores no mercado de trabalho
- Comércio varejista de móveis
- Fabricação de móveis com predominância de madeira
- Decoração de interiores
- Serviços de arquitetura
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de outros produtos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Agências de publicidade
- Comércio atacadista especializado em outros produtos intermediários
- Comércio varejista de materiais de construção
- Serviços de montagem de móveis de qualquer material
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Impressão de material para uso publicitário
- Construção de edifícios
- Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Fotocópias
- Confecção de peças do vestuário