Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Comissário de bordo
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- atender aos passageiros;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- agir em situações de emergência;
- preparar relatórios e ou documentação;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
Atividades
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar liderança;
- preparar a cabine para pouso de emergência;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- trabalhar em equipe;
- entregar as bandejas com refeições;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- usar equipamentos de proteção;
- retirar pedidos de refeições e bebidas;
- atualizar-se profissionalmente;
- agir com cortesia;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- dar provas de agilidade;
- checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
- dar provas de desprendimento;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
- relatar as condições de limpeza;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- aquecer refeições;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- comunicar-se em outros idiomas;
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- demonstrar organização;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- colocar bebidas no gelo;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- distribuir material de alfândega e de imigração;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
- retirar anéis e alianças;
- realocar bagagens perigosas;
- orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
- inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
- monitorar atitudes dos passageiros;
- promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- recepcionar passageiros;
- checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
- demonstrar empatia;
- comandar a evacuação da aeronave;
- identificar-se com a profissão;
- acomodar os passageiros especiais;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- combater fogo a bordo;
- auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- declarar os pertences pessoais;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
Setores que mais contratam Comissário de bordo no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Transporte aéreo de carga