Salário para o cargo de Comissário de bordo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Comissário de bordo - Descrição, atividades e funções do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comissário de bordo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • agir em situações de emergência;
  • trabalhar com segurança;
  • atender aos passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar relatórios e ou documentação;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;

Atividades

  • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
  • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
  • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • comandar a evacuação da aeronave;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
  • usar equipamentos de proteção;
  • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
  • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • demonstrar iniciativa;
  • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
  • dar provas de desprendimento;
  • aquecer refeições;
  • demonstrar boa apresentação pessoal;
  • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • demonstrar liderança;
  • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
  • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
  • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
  • distribuir material de alfândega e de imigração;
  • prestar primeiros socorros às pessoas;
  • acomodar os passageiros especiais;
  • recepcionar passageiros;
  • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
  • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
  • retirar anéis e alianças;
  • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
  • colocar bebidas no gelo;
  • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
  • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • agir com cortesia;
  • combater fogo a bordo;
  • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
  • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • participar de treinamentos sobre segurança;
  • demonstrar empatia;
  • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • demonstrar organização;
  • realocar bagagens perigosas;
  • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • monitorar atitudes dos passageiros;
  • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
  • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
  • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • entregar as bandejas com refeições;
  • relatar as condições de limpeza;
  • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • retirar pedidos de refeições e bebidas;
  • preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • trabalhar em equipe;
  • informar os passageiros sobre as acomodações;
  • preparar a cabine para pouso de emergência;
  • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
  • dar provas de agilidade;
  • informar os passageiros sobre situações de emergência;
  • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • declarar os pertences pessoais;
  • identificar-se com a profissão;


Setores que mais contratam Comissário de bordo no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Transporte aéreo de carga




Profissões em Destaque: