Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Comissário de bordo
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- atender aos passageiros;
- preparar relatórios e ou documentação;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- demonstrar competências pessoais;
- agir em situações de emergência;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
Atividades
- agir com cortesia;
- comandar a evacuação da aeronave;
- entregar as bandejas com refeições;
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- atualizar-se profissionalmente;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- colocar bebidas no gelo;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- recepcionar passageiros;
- combater fogo a bordo;
- promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
- preparar a cabine para pouso de emergência;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- identificar-se com a profissão;
- comunicar-se em outros idiomas;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- demonstrar iniciativa;
- inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- realocar bagagens perigosas;
- aquecer refeições;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- demonstrar liderança;
- auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
- orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- distribuir material de alfândega e de imigração;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- declarar os pertences pessoais;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- usar equipamentos de proteção;
- checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
- demonstrar empatia;
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- dar provas de desprendimento;
- retirar pedidos de refeições e bebidas;
- trabalhar em equipe;
- dar provas de agilidade;
- montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
- orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- acomodar os passageiros especiais;
- demonstrar organização;
- certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
- retirar anéis e alianças;
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
- relatar as condições de limpeza;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
Setores que mais contratam Comissário de bordo no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Transporte aéreo de carga