Salário para o cargo de Comissário de bordo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Comissário de bordo - Descrição, atividades e funções do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comissário de bordo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar relatórios e ou documentação;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • atender aos passageiros;
  • agir em situações de emergência;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;

Atividades

  • monitorar atitudes dos passageiros;
  • comandar a evacuação da aeronave;
  • informar os passageiros sobre as acomodações;
  • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
  • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
  • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
  • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
  • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • trabalhar em equipe;
  • usar equipamentos de proteção;
  • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
  • demonstrar boa apresentação pessoal;
  • preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • combater fogo a bordo;
  • demonstrar iniciativa;
  • distribuir material de alfândega e de imigração;
  • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • demonstrar organização;
  • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • colocar bebidas no gelo;
  • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
  • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • acomodar os passageiros especiais;
  • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
  • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  • preparar a cabine para pouso de emergência;
  • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
  • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
  • demonstrar liderança;
  • identificar-se com a profissão;
  • realocar bagagens perigosas;
  • retirar anéis e alianças;
  • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • demonstrar empatia;
  • relatar as condições de limpeza;
  • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • informar os passageiros sobre situações de emergência;
  • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
  • retirar pedidos de refeições e bebidas;
  • dar provas de desprendimento;
  • agir com cortesia;
  • participar de treinamentos sobre segurança;
  • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
  • entregar as bandejas com refeições;
  • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
  • dar provas de agilidade;
  • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
  • recepcionar passageiros;
  • aquecer refeições;
  • prestar primeiros socorros às pessoas;
  • declarar os pertences pessoais;
  • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;


Setores que mais contratam Comissário de bordo no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Transporte aéreo de carga




Profissões em Destaque: