Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Comissário de bordo
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos passageiros;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- agir em situações de emergência;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- preparar relatórios e ou documentação;
Atividades
- orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
- retirar anéis e alianças;
- colocar bebidas no gelo;
- distribuir material de alfândega e de imigração;
- atualizar-se profissionalmente;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
- demonstrar empatia;
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- relatar as condições de limpeza;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- entregar as bandejas com refeições;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- identificar-se com a profissão;
- demonstrar liderança;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
- comandar a evacuação da aeronave;
- agir com cortesia;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- comunicar-se em outros idiomas;
- aquecer refeições;
- promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
- checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- dar provas de agilidade;
- dar provas de desprendimento;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- acomodar os passageiros especiais;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
- recepcionar passageiros;
- usar equipamentos de proteção;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- trabalhar em equipe;
- realocar bagagens perigosas;
- demonstrar organização;
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
- checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- combater fogo a bordo;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- preparar a cabine para pouso de emergência;
- retirar pedidos de refeições e bebidas;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- declarar os pertences pessoais;
- demonstrar iniciativa;
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
Setores que mais contratam Comissário de bordo no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Transporte aéreo de carga