Salário para o cargo de Comissário de bordo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Comissário de bordo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Quanto ganha um Comissário de bordo

Um Comissário de bordo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.548,88 e R$ 4.663,40, com a média salarial de R$ 2.939,37 e o salário mediana em R$ 2.847,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comissário de bordo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.939,37 35.272,43 734,84 15,94
1º Quartil 2.548,88 30.586,57 637,22 13,82
Salário Mediana 2.847,00 34.164,00 711,75 15,44
3º Quartil 3.556,51 42.678,14 889,13 19,29
Teto Salarial 4.663,40 55.960,86 1.165,85 25,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Guarulhos - SP 2.529 - 3.582 2.675,93 2.529,03 2.570,00 2.957,26 3.581,92
São Paulo - SP 2.484 - 4.568 2.923,74 2.483,53 2.806,00 3.771,51 4.568,17
Campinas - SP 3.119 - 3.834 3.153,57 3.119,01 3.165,00 3.165,00 3.833,54
Confins - MG 3.158 - 3.834 3.163,40 3.158,41 3.165,00 3.165,00 3.833,54
Brasília - DF 2.644 - 4.074 2.903,19 2.644,49 2.806,00 3.363,71 4.074,22
Macaé - RJ 1.679 - 5.314 3.214,54 1.678,75 4.100,00 4.387,50 5.314,27
Rio de Janeiro - RJ 2.272 - 4.157 2.839,67 2.272,49 2.813,00 3.432,02 4.156,97
Ribeirão Preto - SP 2.911 - 3.546 2.923,89 2.911,11 2.928,00 2.928,00 3.546,48
Recife - PE 3.144 - 3.834 3.160,29 3.144,41 3.165,00 3.165,00 3.833,54
Porto Alegre - RS 2.782 - 4.664 3.149,50 2.782,00 3.000,27 3.850,71 4.664,10
Manaus - AM 2.222 - 2.835 2.301,29 2.222,25 2.319,00 2.340,50 2.834,88
São José dos Pinhais - PR 2.709 - 3.368 2.767,86 2.708,71 2.781,00 2.781,00 3.368,43
Fortaleza - CE 2.733 - 4.996 3.282,35 2.732,92 2.806,00 4.125,00 4.996,32
Curitiba - PR 2.570 - 3.113 2.570,00 2.570,00 2.570,00 2.570,00 3.112,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.511 - 4.230 2.864,29 2.510,85 2.806,00 3.492,73 4.230,50
Rio de Janeiro 1.780 - 5.297 3.068,47 1.779,61 2.874,00 4.373,50 5.297,31
Minas Gerais 3.033 - 4.627 3.293,45 3.033,31 3.165,00 3.820,00 4.626,90
Distrito Federal 2.644 - 4.074 2.903,19 2.644,49 2.806,00 3.363,71 4.074,22
Pernambuco 3.144 - 3.834 3.160,29 3.144,41 3.165,00 3.165,00 3.833,54
Rio Grande do Sul 2.785 - 4.560 3.144,83 2.785,00 3.000,14 3.765,00 4.560,28
Amazonas 1.996 - 2.835 2.251,89 1.995,50 2.319,00 2.340,50 2.834,88
Paraná 2.570 - 3.368 2.706,03 2.570,00 2.781,00 2.781,00 3.368,43
Ceará 2.733 - 4.996 3.282,35 2.732,92 2.806,00 4.125,00 4.996,32


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comissário de bordo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • agir em situações de emergência;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • atender aos passageiros;
  • preparar relatórios e ou documentação;

  • Atividades

    • distribuir sacos para materiais descartáveis;
    • limpar os paióis da seção de câmara;
    • arrumar camarotes para passageiros;
    • preparar a mesa ou balcão de refeições;
    • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
    • separar lixo reciclável;
    • dar provas de agilidade;
    • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
    • abandonar a embarcação;
    • colocar bebidas no gelo;
    • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
    • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
    • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
    • trocar roupas de cama, mesa e banho;
    • emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos;
    • receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
    • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
    • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
    • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
    • prestar primeiros socorros às pessoas;
    • distribuir material de alfândega e de imigração;
    • recepcionar passageiros;
    • demonstrar empatia;
    • relatar as condições de limpeza;
    • informar os passageiros sobre as acomodações;
    • retransmitir mensagens ao maquinista;
    • ajudar na contenção, remoção e limpeza no caso de derramamento de óleo;
    • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
    • agir com cortesia;
    • sinalizar ao maquinista nas manobras em passagem de nível;
    • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
    • demonstrar iniciativa;
    • comandar a evacuação da aeronave;
    • participar da organização do cardápio;
    • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
    • fazer pedidos de gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
    • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
    • lavar utensílios de mesa;
    • providenciar a lavagem das roupas de cama, mesa e banho;
    • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
    • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
    • identificar-se com a profissão;
    • realocar bagagens perigosas;
    • ajudar na desobstrução da via férrea;
    • descartar alimentos com validade vencida;
    • demonstrar liderança;
    • declarar os pertences pessoais;
    • participar de treinamentos sobre segurança;
    • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
    • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
    • retirar anéis e alianças;
    • informar os passageiros sobre situações de emergência;
    • combater fogo a bordo;
    • verificar a quantidade e validade dos produtos estocados;
    • abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza;
    • demonstrar organização;
    • trabalhar em equipe;
    • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
    • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
    • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • limpar as dependências internas da embarcação (setor de câmara);
    • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
    • aquecer refeições;
    • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
    • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
    • preparar a cabine para pouso de emergência;
    • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
    • descrever pontos turísticos, fatos históricos e lendas;
    • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
    • vender alimentos e bebidas;
    • retirar pedidos de refeições e bebidas;
    • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
    • entregar as bandejas com refeições;
    • usar equipamentos de proteção;
    • auxiliar o maquinista na operação de chaves;
    • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
    • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
    • organizar os paióis (depósitos);
    • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
    • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
    • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
    • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
    • lavar as câmaras frigoríficas;
    • atualizar-se profissionalmente;
    • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
    • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
    • acomodar os passageiros especiais;
    • dar provas de desprendimento;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
    • monitorar atitudes dos passageiros;
    • demonstrar boa apresentação pessoal;


    Setores que mais contratam Comissário de bordo no mercado de trabalho

    • Transporte aéreo de passageiros regular
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
    • Transporte aéreo de carga
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral, com atividade de fracionamento e acondicionamento associada
    • Produção musical
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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