Salário para o cargo de Comandante da marinha mercante
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Comandante da marinha mercante - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Comandante da marinha mercante

Oficiais de convés devem:

  • realizar inspeção naval a bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operações;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • navegar com segurança;
  • operar cargas;
  • gerenciar material de bordo;
  • qualificar pessoal;
  • administrar pessoal;

Atividades

  • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • proferir palestras;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • elaborar apresentações;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • controlar material de custeio;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • supervisionar o sms;
  • elaborar material didático;
  • controlar planos de bordo;
  • trabalhar em equipe;
  • verificar peação da carga;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • manobrar a embarcação;
  • controlar rancho;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • conferir certificação da tripulação;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • controlar material de combate à poluição;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • discriminar sons e ruídos;
  • coordenar equipe de resgate;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • avaliar as condições para amarração;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • preparar a unidade para reboque;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • orientar a navegação;
  • operar guincho de reboque;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • acionar plano de contingência;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • controlar certificação da tripulação;
  • conferir certificação da embarcação;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • efetuar auditorias internas;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • demonstrar percepção espacial;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • aplicar legislação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • acionar plano de emergência;
  • testar equipamentos de segurança;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • supervisionar equipe de lastro;
  • supervisionar equipe de convés;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • definir área segura para trabalho;
  • operar o sistema de lastro;
  • trabalhar sob pressão;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • avaliar as condições de calado;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • transportar passageiros;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • coordenar postos de emergência;
  • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
  • emitir permissão para trabalho;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • elaborar conteúdo programático;
  • operar equipamentos de navegação;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • consultar legislação;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • coordenar operações de resgate;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • avaliar as condições de atracação;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • supervisionar equipe de hotelaria;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar medicamento de bordo;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • discriminar cores;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • elaborar o plano para reboque;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • coordenar operações de reboque;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • supervisionar seção de câmara;
  • ministrar treinamento em terra;
  • realizar comunicação de bordo;
  • tomar decisões;
  • realizar o plano de viagem;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
  • controlar material de passadiço;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • verificar marcação das cargas;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;


Setores que mais contratam Comandante da marinha mercante no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte por navegação interior de carga, municipal
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Operações de terminais
  • Navegação de apoio portuário
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Outros transportes aquaviários
  • Organização logística do transporte de carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes




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