Salário para o cargo de Chefe de manobra - no transporte ferroviário
CBO 7831-10 > Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Chefe de manobra - no transporte ferroviário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Manobram veículos ferroviários e estacionam trens. Acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras. Preenchem registros burocráticos com informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Quanto ganha um Chefe de manobra - no transporte ferroviário

Um Chefe de manobra - no transporte ferroviário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.574,18 e R$ 2.905,67, com a média salarial de R$ 1.841,66 e o salário mediana em R$ 1.816,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de manobra - no transporte ferroviário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.841,66 22.099,89 460,41 8,57
1º Quartil 1.574,18 18.890,13 393,54 7,33
Salário Mediana 1.816,00 21.792,00 454,00 8,45
3º Quartil 2.215,98 26.591,81 554,00 10,31
Teto Salarial 2.905,67 34.867,98 726,42 13,52


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Trabalhadores de manobras sobre trilhos e movimentação e cargas
        • Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.662 - 2.739 1.959,29 1.661,64 1.982,00 2.261,64 2.739,37
Curitiba - PR 1.453 - 2.408 1.722,36 1.452,90 1.694,50 1.987,74 2.407,61
Belo Horizonte - MG 1.440 - 2.845 1.728,85 1.440,10 1.548,00 2.349,21 2.845,43
Rio de Janeiro - RJ 1.418 - 2.405 1.613,51 1.417,93 1.493,00 1.985,32 2.404,67
Fortaleza - CE 1.430 - 1.892 1.476,85 1.430,48 1.454,00 1.562,08 1.892,04
Porto Alegre - RS 1.548 - 2.266 1.650,10 1.547,85 1.614,00 1.870,90 2.266,09
São Bernardo do Campo - SP 1.831 - 3.262 2.262,61 1.831,19 2.343,00 2.693,14 3.262,01
Campinas - SP 1.720 - 2.640 1.893,05 1.719,58 1.872,00 2.179,84 2.640,29
Recife - PE 1.412 - 1.964 1.489,69 1.412,00 1.458,00 1.621,25 1.963,71
Uberlândia - MG 1.412 - 2.522 1.747,38 1.412,00 1.753,00 2.081,95 2.521,72
Goiânia - GO 1.448 - 2.751 1.785,31 1.447,79 1.697,34 2.271,58 2.751,41
Brasília - DF 1.454 - 2.309 1.654,79 1.453,60 1.648,00 1.906,13 2.308,76
Juiz de Fora - MG 1.622 - 2.288 1.781,60 1.621,73 1.806,34 1.888,91 2.287,90
Campo Grande - MS 1.533 - 2.567 1.740,86 1.532,67 1.672,00 2.119,67 2.567,40
Botucatu - SP 1.920 - 2.326 1.920,26 1.920,00 1.920,00 1.920,60 2.326,29
Guarulhos - SP 1.628 - 2.812 1.965,92 1.628,01 1.982,00 2.321,42 2.811,77
Caldas Novas - GO 1.550 - 1.985 1.589,88 1.550,20 1.580,74 1.638,83 1.985,00
Anápolis - GO 1.647 - 2.481 1.856,05 1.647,00 1.922,00 2.048,47 2.481,16
Ribeirão Preto - SP 1.651 - 2.565 1.840,33 1.651,47 1.799,00 2.117,69 2.565,00
João Monlevade - MG 1.469 - 2.198 1.689,23 1.469,31 1.733,00 1.814,87 2.198,22


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.673 - 2.987 2.010,63 1.673,24 1.982,00 2.465,80 2.986,65
Minas Gerais 1.434 - 2.607 1.717,14 1.434,14 1.632,00 2.152,74 2.607,46
Paraná 1.461 - 2.544 1.780,95 1.461,48 1.805,00 2.100,28 2.543,93
Rio de Janeiro 1.418 - 2.376 1.621,26 1.418,48 1.504,00 1.961,48 2.375,80
Goiás 1.477 - 2.760 1.793,19 1.476,62 1.713,00 2.278,80 2.760,15
Ceará 1.429 - 1.902 1.479,42 1.429,02 1.454,00 1.570,53 1.902,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 2.497 1.732,65 1.543,05 1.620,00 2.061,47 2.496,91
Espírito Santo 1.558 - 2.734 1.797,14 1.557,89 1.625,00 2.256,98 2.733,72
Pernambuco 1.412 - 2.545 1.622,82 1.412,00 1.500,00 2.101,48 2.545,38
Bahia 1.435 - 2.654 1.672,91 1.434,59 1.480,00 2.190,93 2.653,72
Santa Catarina 1.687 - 3.414 2.116,40 1.686,64 1.959,00 2.818,80 3.414,22
Distrito Federal 1.454 - 2.309 1.654,79 1.453,60 1.648,00 1.906,13 2.308,76
Mato Grosso do Sul 1.527 - 2.567 1.736,37 1.526,76 1.672,00 2.119,67 2.567,40
Mato Grosso 1.481 - 2.769 1.895,28 1.481,15 1.936,00 2.286,10 2.769,00
Pará 1.474 - 2.212 1.661,62 1.474,29 1.679,00 1.826,28 2.212,05
Maranhão 1.425 - 2.912 1.793,37 1.424,51 1.620,00 2.404,10 2.911,92
Amazonas 1.471 - 2.454 1.713,96 1.471,25 1.570,25 2.026,00 2.453,95
Alagoas 1.445 - 2.615 1.773,63 1.444,63 1.675,50 2.159,13 2.615,20
Rio Grande do Norte 1.435 - 2.428 1.733,00 1.434,50 1.878,00 2.004,83 2.428,31
Tocantins 1.650 - 2.823 1.997,88 1.650,33 2.000,00 2.330,83 2.823,18
Piauí 1.620 - 2.372 1.850,00 1.619,75 1.958,00 1.958,00 2.371,59
Rondônia 1.860 - 2.686 1.963,83 1.860,00 1.860,00 2.217,33 2.685,70
Paraíba 1.412 - 2.283 1.517,00 1.412,00 1.412,00 1.884,50 2.282,56
Sergipe 1.412 - 1.782 1.423,80 1.412,00 1.412,00 1.471,00 1.781,72


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de manobra - no transporte ferroviário

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos devem:

  • operar amv (aparelho de mudança de via);
  • manobrar veículos ferroviários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas de segurança;
  • preencher registros burocráticos;
  • controlar pátio de manobras;
  • estacionar trem;
  • acoplar vagões e carros;
  • revisar veículos ferroviários;
  • desacoplar vagões e carros;

  • Atividades

    • fechar a torneira de ar;
    • solicitar prioridade de formação de trens;
    • conferir documentos das mercadorias dos vagões;
    • exprimir polidez;
    • deixar trem dentro do marco;
    • executar programação de manobras;
    • demonstrar força física;
    • recarregar freio se necessário;
    • utilizar rádio transceptor;
    • verificar posição dos engates;
    • manifestar prudência;
    • acionar freio manual dos vagões;
    • comunicar anormalidades à área de manutenção;
    • informar situação do pátio;
    • acompanhar descarregamento quando houver anormalidade;
    • conectar adaptador de engate no trem;
    • preencher planilhas de carregamento e descarregamento;
    • comunicar ao cco liberação de trens;
    • utilizar epi;
    • acionar alavanca de corte do engate;
    • combinar manobra com o manobrista;
    • conferir posição da chave;
    • registrar eventuais perdas de mercadorias;
    • assumir responsabilidades;
    • abastecer locomotiva com areia;
    • mapear vagões e trens nas linhas;
    • calçar o trem;
    • travar chave na posição desejada;
    • atentar para anormalidades;
    • aproximar máquina do vagão;
    • separar locomotiva dos vagões;
    • limpar chave;
    • acompanhar maquinistas em viagem;
    • mostrar-se atento;
    • manter confidencialidade acerca de acidentes;
    • engatar mangueiras de ar;
    • engatar máquina nos vagões;
    • verificar bitola das linhas;
    • aplicar procedimentos de primeiros socorros;
    • contatar centro de controle operacional sobre circulação de trens;
    • conectar engate no trem;
    • abrir mandíbulas;
    • confirmar engate;
    • comunicar descarrilamento de trens;
    • demonstrar agilidade;
    • desacoplar plugues ou jumpers;
    • executar pequenos reparos nos vagões;
    • conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas;
    • acionar chave manual;
    • abrir torneira angular de ar;
    • comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens;
    • acompanhar cauda do trem;
    • autorizar entrada de trens no pátio;
    • limpar locomotivas;
    • identificar tipo de vagão e destino;
    • averiguar local onde o trem está estacionado;
    • certificar-se das manobras nos pátios;
    • demonstrar iniciativa;
    • cumprir ordens;
    • liberar vagões para partida;
    • licenciar trem via gps (global position system);
    • atualizar-se;
    • preencher planilha de lotação no pátio;
    • acionar freio de emergência ou de serviço;
    • executar engate;
    • orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais;
    • demonstrar paciência;
    • prender mangueira no suporte;
    • lubrificar chave;
    • verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões;
    • demonstrar visão logística;
    • demonstrar humildade;
    • retirar obstáculos dos trilhos;
    • emitir documentação de vagões;
    • demonstrar presteza;
    • abrir amv;
    • desengatar mangueiras;
    • aplicar freio de serviço de emergência no veículo;
    • inspecionar timoneira;
    • preencher planilhas de circulação de trens no pátio;
    • destravar a chave;
    • inspecionar estado físico dos vagões;
    • verificar sistemas de freios;
    • demonstrar autocontrole;
    • conferir freios manuais e calços;
    • verificar ponta da agulha;
    • identificar bitolas e linhas;
    • utilizar sinais luminosos;
    • alinhar engates;
    • informar a chegada de vagões ao cliente;
    • verificar calço do trem;
    • sinalizar manualmente;
    • alimentar o sistema operacional;


    Setores que mais contratam Chefe de manobra - no transporte ferroviário no mercado de trabalho

    • Estacionamento de veículos
    • Transporte ferroviário de carga
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Outras atividades de serviços pessoais
    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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