Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Capitão de longo curso (imediato)
- Imediato da marinha mercante
- Vistoriador naval
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de longo curso
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Inspetor de terminal
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem
Oficiais de convés devem:
- coordenar manutenção de bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- qualificar pessoal;
- administrar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- operar cargas;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar operações;
- navegar com segurança;
- gerenciar material de bordo;
Atividades
- demonstrar raciocínio sintético;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- verificar peação da carga;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- supervisionar equipe de convés;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- ministrar treinamento a bordo;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- coordenar operações de reboque;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar rancho;
- efetuar auditorias internas;
- transportar passageiros;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- discriminar sons e ruídos;
- operar cobertas de cargas;
- avaliar as condições para desamarração;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- controlar material de passadiço;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- controlar atmosfera do tanque;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- demonstrar capacidade de negociação;
- demonstrar percepção espacial;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- conferir certificação da embarcação;
- manusear cargas a bordo;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- operar equipamentos de navegação;
- coordenar reuniões de segurança;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- testar equipamentos de segurança;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- demonstrar raciocínio analítico;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- operar guincho de reboque;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- trabalhar em equipe;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- controlar medicamento de bordo;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- efetuar os registros pertinentes;
- avaliar as condições para amarração;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- trabalhar sob pressão;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- orientar a navegação;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- verificar marcação das cargas;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- emitir permissão para trabalho;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- coordenar operação de controle à poluição;
- tomar decisões;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- controlar temperatura dos tanques;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- acionar plano de contingência;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- avaliar as condições meteorológicas;
- demonstrar comportamento proativo;
- avaliar as condições de calado;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar capacidade de adaptação;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- demonstrar percepção cinemática;
- preparar a unidade para reboque;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- ministrar aulas de formação profissional;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- supervisionar o sms;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- operar tampas de escotilha;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- orientar praticante-aluno a bordo;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- controlar epi e epc;
- avaliar o preparo da tripulação;
- operar rampas de cargas;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- inspecionar as condições de segurança;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- discriminar cores;
- coordenar operações de resgate;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- operar o sistema de lastro;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- ministrar treinamento em terra;
- proferir palestras;
- supervisionar seção de câmara;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- inspecionar equipamentos de convés;
- acionar plano de emergência;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- conduzir embarcação de salvamento;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- realizar comunicação de bordo;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar certificação da tripulação;
- avaliar as condições de atracação;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- elaborar apresentações;
- conferir certificação da tripulação;
- operar rampas de acesso;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- definir área segura para trabalho;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- testar equipamentos de salvatagem;
- demonstrar criatividade;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- elaborar material didático;
- demonstrar liderança;
- manobrar a embarcação;
- consultar legislação;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- coordenar postos de emergência;
- elaborar conteúdo programático;
- realizar o plano de viagem;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- fiscalizar o uso de epi;
- controlar planos de bordo;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- controlar material de combate à poluição;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- aplicar legislação;
- elaborar o plano para reboque;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- avaliar as condições para desatracação;
- demonstrar raciocínio matemático;
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte dutoviário
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Obras de montagem industrial
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Operador de transporte multimodal - otm
- Atividades de estudos geológicos
- Operações de terminais