Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Segundo oficial de náutica
- Primeiro oficial de náutica
- Capitão de longo curso (comandante)
- Inspetor de terminal
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Prático de portos da marinha mercante
- Vistoriador naval
- Segundo oficial de náutica (comandante)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem
Oficiais de convés devem:
- qualificar pessoal;
- administrar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- navegar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- operar cargas;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar operações;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
Atividades
- operar rampas de cargas;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- controlar epi e epc;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- emitir permissão para trabalho;
- discriminar cores;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- transportar passageiros;
- preparar a unidade para reboque;
- ministrar aulas de formação profissional;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- avaliar as condições de calado;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- elaborar material didático;
- demonstrar comportamento proativo;
- inspecionar as condições de segurança;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- conferir certificação da tripulação;
- controlar planos de bordo;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- operar rampas de acesso;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- verificar peação da carga;
- controlar temperatura dos tanques;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- demonstrar liderança;
- operar tampas de escotilha;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- conduzir embarcação de salvamento;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- controlar rancho;
- ministrar treinamento a bordo;
- supervisionar seção de câmara;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade de negociação;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- operar guincho de reboque;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- demonstrar percepção espacial;
- avaliar o preparo da tripulação;
- controlar material de passadiço;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- coordenar operações de reboque;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- elaborar o plano para reboque;
- supervisionar o sms;
- controlar atmosfera do tanque;
- fiscalizar o uso de epi;
- coordenar operações de resgate;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- avaliar as condições meteorológicas;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- controlar material de combate à poluição;
- operar equipamentos de navegação;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- aplicar legislação;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- coordenar reuniões de segurança;
- demonstrar percepção cinemática;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- verificar marcação das cargas;
- avaliar as condições de atracação;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- orientar a navegação;
- coordenar postos de emergência;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- testar equipamentos de salvatagem;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- efetuar os registros pertinentes;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- proferir palestras;
- supervisionar equipe de convés;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- demonstrar criatividade;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- controlar certificação da tripulação;
- realizar o plano de viagem;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- operar o sistema de lastro;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- acionar plano de contingência;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- avaliar as condições para amarração;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- demonstrar raciocínio sintético;
- consultar legislação;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- manusear cargas a bordo;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- manobrar a embarcação;
- inspecionar equipamentos de convés;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- trabalhar sob pressão;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- demonstrar raciocínio matemático;
- acionar plano de emergência;
- coordenar operação de controle à poluição;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- elaborar conteúdo programático;
- efetuar auditorias internas;
- avaliar as condições para desamarração;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- avaliar as condições para desatracação;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- operar cobertas de cargas;
- realizar comunicação de bordo;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- conferir certificação da embarcação;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- ministrar treinamento em terra;
- demonstrar raciocínio analítico;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- definir área segura para trabalho;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- testar equipamentos de segurança;
- trabalhar em equipe;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- elaborar apresentações;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- controlar medicamento de bordo;
- discriminar sons e ruídos;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- tomar decisões;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte dutoviário
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Obras de montagem industrial
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Operador de transporte multimodal - otm
- Atividades de estudos geológicos
- Operações de terminais