Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Vistoriador naval
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de longo curso (comandante)
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Imediato da marinha mercante
- Capitão de longo curso (imediato)
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
- Primeiro oficial de náutica
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem
Oficiais de convés devem:
- demonstrar competências pessoais;
- administrar pessoal;
- operar cargas;
- realizar inspeção naval a bordo;
- navegar com segurança;
- qualificar pessoal;
- gerenciar operações;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- coordenar manutenção de bordo;
- gerenciar material de bordo;
Atividades
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- aplicar legislação;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- inspecionar equipamentos de convés;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- transportar passageiros;
- verificar marcação das cargas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- conferir certificação da embarcação;
- inspecionar as condições de segurança;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- trabalhar em equipe;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- definir área segura para trabalho;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- preparar a unidade para reboque;
- operar tampas de escotilha;
- controlar temperatura dos tanques;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- coordenar postos de emergência;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- verificar peação da carga;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- operar rampas de cargas;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- demonstrar criatividade;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- avaliar as condições de calado;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- ministrar treinamento em terra;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- efetuar auditorias internas;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- supervisionar seção de câmara;
- controlar epi e epc;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- emitir permissão para trabalho;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- acionar plano de contingência;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- controlar rancho;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- demonstrar raciocínio matemático;
- avaliar as condições meteorológicas;
- realizar comunicação de bordo;
- conduzir embarcação de salvamento;
- supervisionar o sms;
- elaborar o plano para reboque;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- consultar legislação;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- coordenar operações de resgate;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- avaliar as condições para desatracação;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- avaliar as condições de atracação;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- acionar plano de emergência;
- elaborar material didático;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- proferir palestras;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- operar o sistema de lastro;
- controlar material de passadiço;
- efetuar os registros pertinentes;
- demonstrar percepção espacial;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- controlar material de combate à poluição;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- manobrar a embarcação;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- discriminar sons e ruídos;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- demonstrar raciocínio analítico;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- testar equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições para amarração;
- controlar planos de bordo;
- demonstrar raciocínio sintético;
- coordenar operações de reboque;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- operar guincho de reboque;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- controlar medicamento de bordo;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- coordenar reuniões de segurança;
- testar equipamentos de segurança;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- controlar certificação da tripulação;
- discriminar cores;
- demonstrar percepção cinemática;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- operar cobertas de cargas;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- conferir certificação da tripulação;
- fiscalizar o uso de epi;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de negociação;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- elaborar apresentações;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar liderança;
- avaliar as condições para desamarração;
- ministrar aulas de formação profissional;
- avaliar o preparo da tripulação;
- coordenar operação de controle à poluição;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- trabalhar sob pressão;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- manusear cargas a bordo;
- ministrar treinamento a bordo;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- tomar decisões;
- elaborar conteúdo programático;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- controlar atmosfera do tanque;
- supervisionar equipe de convés;
- demonstrar comportamento proativo;
- orientar a navegação;
- operar rampas de acesso;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- operar equipamentos de navegação;
- realizar o plano de viagem;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte dutoviário
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Obras de montagem industrial
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Operador de transporte multimodal - otm
- Atividades de estudos geológicos
- Operações de terminais