Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Imediato da marinha mercante
- Comandante da marinha mercante
- Vistoriador naval
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Capitão de longo curso (imediato)
- Prático de portos da marinha mercante
- Capitão de longo curso
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Primeiro oficial de náutica
- Inspetor naval
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem
Oficiais de convés devem:
- operar cargas;
- administrar pessoal;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- gerenciar operações;
- gerenciar material de bordo;
- realizar inspeção naval a bordo;
- navegar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- coordenar manutenção de bordo;
- qualificar pessoal;
Atividades
- demonstrar percepção espacial;
- elaborar material didático;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- controlar rancho;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- elaborar conteúdo programático;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar postos de emergência;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições de calado;
- coordenar operações de resgate;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- coordenar reuniões de segurança;
- conferir certificação da tripulação;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- controlar temperatura dos tanques;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- consultar legislação;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- demonstrar criatividade;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- supervisionar o sms;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- controlar planos de bordo;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- controlar atmosfera do tanque;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- testar equipamentos de salvatagem;
- operar rampas de cargas;
- tomar decisões;
- emitir permissão para trabalho;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- inspecionar equipamentos de convés;
- operar tampas de escotilha;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- avaliar as condições de atracação;
- controlar epi e epc;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- demonstrar liderança;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- realizar comunicação de bordo;
- elaborar apresentações;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- efetuar auditorias internas;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- coordenar operações de reboque;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- aplicar legislação;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- manobrar a embarcação;
- verificar peação da carga;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- avaliar as condições para desamarração;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- supervisionar equipe de convés;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- elaborar o plano para reboque;
- discriminar sons e ruídos;
- efetuar os registros pertinentes;
- testar equipamentos de segurança;
- transportar passageiros;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- orientar a navegação;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- ministrar treinamento em terra;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- acionar plano de emergência;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- controlar material de passadiço;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- demonstrar comportamento proativo;
- proferir palestras;
- preparar a unidade para reboque;
- trabalhar sob pressão;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- demonstrar percepção cinemática;
- conduzir embarcação de salvamento;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- verificar marcação das cargas;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- inspecionar as condições de segurança;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- controlar material de combate à poluição;
- controlar medicamento de bordo;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- definir área segura para trabalho;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- avaliar as condições para amarração;
- avaliar as condições para desatracação;
- operar equipamentos de navegação;
- coordenar operação de controle à poluição;
- supervisionar seção de câmara;
- controlar certificação da tripulação;
- acionar plano de contingência;
- avaliar o preparo da tripulação;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- operar cobertas de cargas;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- ministrar treinamento a bordo;
- operar rampas de acesso;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- realizar o plano de viagem;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- fiscalizar o uso de epi;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- operar guincho de reboque;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- manusear cargas a bordo;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- demonstrar raciocínio matemático;
- discriminar cores;
- ministrar aulas de formação profissional;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- conferir certificação da embarcação;
- operar o sistema de lastro;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de negociação;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- demonstrar raciocínio sintético;
- demonstrar raciocínio analítico;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- trabalhar em equipe;
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte dutoviário
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Obras de montagem industrial
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Operador de transporte multimodal - otm
- Atividades de estudos geológicos
- Operações de terminais