Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Comandante da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Agente de manobra e docagem
- Prático de portos da marinha mercante
- Capitão de longo curso (imediato)
- Imediato da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem
Oficiais de convés devem:
- administrar pessoal;
- realizar inspeção naval a bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- gerenciar material de bordo;
- qualificar pessoal;
- gerenciar operações;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- operar cargas;
- navegar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- operar equipamentos de navegação;
- tomar decisões;
- operar o sistema de lastro;
- coordenar postos de emergência;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- inspecionar equipamentos de convés;
- discriminar cores;
- operar guincho de reboque;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- acionar plano de emergência;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- avaliar as condições para desatracação;
- fiscalizar o uso de epi;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- discriminar sons e ruídos;
- manusear cargas a bordo;
- coordenar operação de controle à poluição;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- operar rampas de cargas;
- controlar epi e epc;
- supervisionar seção de câmara;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- elaborar apresentações;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- elaborar material didático;
- conferir certificação da embarcação;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- realizar comunicação de bordo;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- trabalhar em equipe;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- avaliar o preparo da tripulação;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- manobrar a embarcação;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- demonstrar raciocínio matemático;
- transportar passageiros;
- elaborar conteúdo programático;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- demonstrar comportamento proativo;
- controlar certificação da tripulação;
- controlar planos de bordo;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- orientar a navegação;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- consultar legislação;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- conferir certificação da tripulação;
- controlar atmosfera do tanque;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- controlar material de passadiço;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- controlar medicamento de bordo;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- controlar temperatura dos tanques;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- demonstrar percepção cinemática;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- elaborar o plano para reboque;
- avaliar as condições meteorológicas;
- demonstrar liderança;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- acionar plano de contingência;
- verificar marcação das cargas;
- efetuar os registros pertinentes;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- aplicar legislação;
- ministrar treinamento em terra;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- proferir palestras;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- testar equipamentos de salvatagem;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- avaliar as condições de calado;
- ministrar aulas de formação profissional;
- coordenar operações de reboque;
- avaliar as condições para desamarração;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- demonstrar percepção espacial;
- controlar material de combate à poluição;
- demonstrar capacidade de negociação;
- definir área segura para trabalho;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- operar cobertas de cargas;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- supervisionar o sms;
- demonstrar raciocínio sintético;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- demonstrar raciocínio analítico;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- coordenar reuniões de segurança;
- trabalhar sob pressão;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições para amarração;
- verificar peação da carga;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- efetuar auditorias internas;
- operar rampas de acesso;
- preparar a unidade para reboque;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- operar tampas de escotilha;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar equipe de convés;
- ministrar treinamento a bordo;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- realizar o plano de viagem;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- testar equipamentos de segurança;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- avaliar as condições de atracação;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- coordenar operações de resgate;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- emitir permissão para trabalho;
- controlar rancho;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- inspecionar as condições de segurança;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- conduzir embarcação de salvamento;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte dutoviário
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Obras de montagem industrial
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Operador de transporte multimodal - otm
- Atividades de estudos geológicos
- Operações de terminais