Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Inspetor naval
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Imediato da marinha mercante
- Capitão de longo curso
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Segundo oficial de náutica
- Capitão de longo curso (imediato)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Agente de manobra e docagem
- Vistoriador naval
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem
Oficiais de convés devem:
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar operações;
- coordenar manutenção de bordo;
- navegar com segurança;
- operar cargas;
- qualificar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar material de bordo;
- administrar pessoal;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
Atividades
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- elaborar conteúdo programático;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- emitir permissão para trabalho;
- demonstrar raciocínio analítico;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- operar guincho de reboque;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- ministrar aulas de formação profissional;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- coordenar reuniões de segurança;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- realizar comunicação de bordo;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- ministrar treinamento a bordo;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar material de combate à poluição;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- transportar passageiros;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- realizar o plano de viagem;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- controlar material de passadiço;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- controlar planos de bordo;
- manobrar a embarcação;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- operar rampas de acesso;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- elaborar o plano para reboque;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- proferir palestras;
- tomar decisões;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- controlar temperatura dos tanques;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- coordenar operações de resgate;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- fiscalizar o uso de epi;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- demonstrar percepção cinemática;
- trabalhar em equipe;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- demonstrar percepção espacial;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- verificar peação da carga;
- coordenar operação de controle à poluição;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- controlar certificação da tripulação;
- conduzir embarcação de salvamento;
- ministrar treinamento em terra;
- conferir certificação da embarcação;
- demonstrar comportamento proativo;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- consultar legislação;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- operar cobertas de cargas;
- manusear cargas a bordo;
- definir área segura para trabalho;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- coordenar operações de reboque;
- avaliar as condições para desatracação;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- demonstrar liderança;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- testar equipamentos de segurança;
- discriminar cores;
- discriminar sons e ruídos;
- verificar marcação das cargas;
- operar equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- operar rampas de cargas;
- inspecionar equipamentos de convés;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- testar equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- inspecionar as condições de segurança;
- efetuar auditorias internas;
- preparar a unidade para reboque;
- demonstrar criatividade;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- avaliar o preparo da tripulação;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar rancho;
- supervisionar o sms;
- operar tampas de escotilha;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- demonstrar raciocínio matemático;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- efetuar os registros pertinentes;
- avaliar as condições para desamarração;
- elaborar apresentações;
- aplicar legislação;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- orientar a navegação;
- supervisionar equipe de convés;
- demonstrar raciocínio sintético;
- controlar atmosfera do tanque;
- controlar medicamento de bordo;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- elaborar material didático;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de negociação;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- operar o sistema de lastro;
- acionar plano de contingência;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- avaliar as condições para amarração;
- conferir certificação da tripulação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- coordenar postos de emergência;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- controlar epi e epc;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- avaliar as condições de atracação;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- avaliar as condições de calado;
- acionar plano de emergência;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- avaliar as condições meteorológicas;
- supervisionar seção de câmara;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- trabalhar sob pressão;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte dutoviário
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Obras de montagem industrial
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Operador de transporte multimodal - otm
- Atividades de estudos geológicos
- Operações de terminais