Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
- Camareiros, roupeiros
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Camareiros, roupeiros os camareiros de hotel e de televisão têm vínculo formal de emprego. Atuam nos ramos de atividade de hotelaria, alimentação, atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional. O ambiente de trabalho é fechado, com exceção dos que trabalham em televisão ou cinema que, eventualmente, podem trabalhar a céu aberto. O horário de trabalho é diurno, podendo haver rodízio de turnos no caso dos trabalhadores de hotéis.
O que é preciso para trabalhar na área dos Camareiros, roupeiros
O acesso ao emprego ocorre por meio de cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula. Os empregos de camareiro de embarcações e de hotel são acessíveis a pessoas sem experiência profissional e com escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental. Para as outras ocupações da família é exigido de um a dois anos de experiência e escolaridade de 4ª a 7ª séries do ensino fundamental. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Camareira de hotel
Camareiros, roupeiros devem:
- planejar o trabalho;
- cuidar de vestuário e figurinos de clientes e atores;
- requisitar materiais e serviços;
- demonstrar competências pessoais;
- atender hóspedes e atores;
- organizar vestuário e figurinos de clientes e atores;
- arrumar apartamentos, camarotes e camarins;
- vistoriar apartamentos, camarotes, camarins e locais de encenações;
- comunicar-se;
Atividades
- aprontar o apartamento de acordo com as solicitações dos hóspedes;
- fazer ajustes e consertos em figurinos e vestuário;
- solicitar manutenção de equipamentos e instalações;
- avaliar a qualidade do serviço executado;
- abastecer o mini bar;
- estimar prazos necessários para execução dos serviços;
- verificar o estado de móveis e instalações;
- participar de reuniões;
- abastecer o carrinho suporte para arrumação dos apartamentos;
- trabalhar em equipe;
- remover manchas de carpete;
- virar os colchões;
- desfazer as malas dos hóspedes quando solicitado;
- demonstrar boas maneiras;
- preparar o apartamento para manutenção preventiva;
- repor acessórios do quarto e do banheiro;
- preparar o ambiente para desinfecção e desinfestação dos apartamentos e camarins;
- participar de programas de treinamento;
- comunicar-se via telefone, bip e rádio;
- informar problemas ocorridos com hóspedes, elenco e colaboradores;
- demonstrar asseio;
- demonstrar discrição;
- zelar pelo conforto acústico da área em que atua;
- arrumar malas dos hóspedes quando solicitado;
- atender necessidades pessoais específicas de hóspedes e atores;
- executar limpeza periódica profunda;
- evidenciar capacidade de conviver com diferentes pessoas;
- trocar roupas de cama e banho;
- realizar abertura de camas;
- aspirar carpete, estofados, cortinas e colchões;
- manifestar solidariedade;
- demonstrar responsabilidade;
- registrar objetos esquecidos por hóspedes e atores;
- engraxar sapatos;
- trabalhar em conformidade com o manual de procedimentos;
- demonstrar comportamento ético;
- substituir lâmpadas;
- relatar a presença de pessoas estranhas nos andares e camarins;
- priorizar limpeza dos apartamentos e camarotes reservados;
- solucionar problemas relativos ao local de trabalho;
- requisitar materiais para o almoxarifado;
- limpar banheiros;
- transmitir sugestões dos hóspedes para a governança;
- verificar o apartamento na saída do hóspede;
- evidenciar criatividade;
- relatar barulhos e ruídos suspeitos nos apartamentos, camarotes e camarins;
- demonstrar atenção;
- demonstrar flexibilidade;
- arrumar camas;
- atuar em situações de emergências;
- conferir o enxoval do quarto e do banheiro;
- organizar materiais e equipamentos de uso diário;
- zelar pelos pertences pessoais dos hóspedes e atores;
- demonstrar agilidade;
- cumprir procedimentos pré-estabelecidos para atendimento personalizado;
- verificar o consumo do minibar;
- relatar a situação de ocupação do apartamento;
- limpar quartos;
- acompanhar a mudança do hóspede de apartamento;
- verificar o funcionamento dos equipamentos;
- controlar o envio e a devolução de roupas dos hóspedes da lavanderia;
- manifestar preocupação com detalhes;
- solicitar reposição de materiais e equipamentos em falta;
- pentear carpete e tapetes;
- manter silencio;
- dialogar com hóspedes e elenco;
- manifestar segurança;
Setores que mais contratam Camareira de hotel no mercado de trabalho
- Hotéis
- Motéis
- Condomínios prediais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outros alojamentos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Lavanderias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios