Salário para o cargo de Auxiliar de custos
Auxiliares de contabilidade > CBO 4131-10

Auxiliar de custos - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentos e efetuam sua classificação contábil, geram lançamentos contábeis, auxiliam na apuração dos impostos, conciliam contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações, junto a órgãos do governo. Emitem notas de venda e de transferência entre outras, realizam o arquivo de documentos.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários contábeis e de finanças
        • Auxiliares de contabilidade

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Auxiliares de contabilidade exercem suas funções em atividades empresariais como empregados formais. Trabalham com supervisão permanente em ambientes fechados e em horário diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Auxiliares de contabilidade

Embora não exista exigência legal, requer-se escolaridade de nível médio, preferencialmente com curso técnico ou superior incompleto. Não há exigência de experiência anterior. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de custos

Auxiliares de contabilidade devem:

  • elaborar demonstrações financeiras;
  • preparar documentações;
  • registrar atos e fatos contábeis;
  • organizar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • calcular impostos;

Atividades

  • verificar a consistência das contas;
  • elaborar demonstrações das mutações patrimônio líquido;
  • preencher formulários e requerimentos;
  • escriturar os livros fiscais e auxiliares;
  • apurar valores referentes ao ipi;
  • elaborar balancete de verificação;
  • manter-se dinâmico;
  • utilizar telefone e fax;
  • calcular contribuição social;
  • demonstrar capacidade de crítica;
  • preencher contrato social;
  • elaborar a demonstração de resultados do exercício (dre);
  • expressar-se de forma oral e escrita;
  • montar processos administrativos da empresa;
  • trabalhar em equipe;
  • calcular pis-pasep;
  • elaborar relatórios gerenciais;
  • demonstrar empatia;
  • dar manutenção em plano de contas;
  • demonstrar iniciativa;
  • apurar valores referentes ao icms;
  • consultar normas e procedimentos internos;
  • reunir dados e documentos para atender fiscalizações e auditorias;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • classificar documentos segundo o plano de contas;
  • preencher declaração de irpj;
  • solicitar certidões negativas junto a órgãos públicos;
  • calcular cofins;
  • digitar dados e informações;
  • enviar documentos para arquivo morto;
  • auxiliar na elaboração do balanço;
  • preparar documentação para cisão, fusão e incorporação de empresas;
  • acompanhar legislação trabalhista;
  • preparar documentos para obtenção de alvará de funcionamento;
  • utilizar recursos de informática;
  • levantar informações relacionadas a custos;
  • preencher declaração de contribuições e tributos federais (dctf);
  • demonstrar conhecimentos técnicos específicos;
  • preencher guias de recolhimento;
  • conciliar contas contábeis;
  • preencher a declaração de irpf;
  • depreciar bens;
  • elaborar declaração de imposto de renda sobre pessoa física (dirf);
  • requisitar documentos junto ao arquivo;
  • efetuar lançamentos contábeis;
  • levantar dados para a elaboração da demonstração de origem e aplicação dos recursos (doar);
  • calcular imposto de renda;
  • solicitar a verificação de empresas com o mesmo nome social;
  • relacionar documentos;
  • cultivar a ética;
  • apurar valores referentes ao iss;
  • utilizar e-mail e intranet;
  • controlar entrada e saída de documentos no arquivo;
  • buscar auto desenvolvimento;
  • demonstrar habilidade em cálculos;
  • calcular imposto de empresas classificadas no regime simples;
  • arquivar documentos;
  • registrar dados em planilha ou ficha de lançamentos contábeis;
  • demonstrar capacidade de participação;
  • contabilizar valores referentes à folha de pagamento;


Setores que mais contratam Auxiliar de custos no mercado de trabalho

  • Atividades de contabilidade
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Supermercados
  • Construção de edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Confecção de peças do vestuário




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