Salário para o cargo de Arquivista de documentos
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa > CBO 4151-05

Arquivista de documentos - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentos e informações. Orientam usuários e os auxiliam na recuperação de dados e informações. Disponibilizam fonte de dados para usuários. Providenciam aquisição de material e incorporam material ao acervo. Arquivam documentos, classificando- os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los. Prestam serviço de comutação, alimentam base de dados e elaboram estatísticas. Executam tarefas relacionadas com a elaboração e manutenção de arquivos, podendo ainda, operar equipamentos reprográficos, recuperar e preservar as informações por meio digital, magnético ou papel.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios
        • Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Arquivista de documentos

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa devem:

  • disponibilizar fonte de dados para usuários;
  • alimentar base de dados;
  • recuperar dados e informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preservar acervo;
  • orientar usuários;
  • incorporar material ao acervo;
  • providenciar aquisição do material para o acervo;
  • prestar serviço de comutação;
  • organizar o acervo;
  • elaborar estatísticas;

Atividades

  • digitalizar acervo;
  • alfabetar fichas;
  • levantar preço do material;
  • conferir material adquirido;
  • registrar a entrada do material;
  • classificar documentos;
  • controlar a qualidade do material;
  • solicitar fatura (invoice);
  • demonstrar controle emocional;
  • ler estantes;
  • preparar dados;
  • receber pedidos de material;
  • orçar pedido do cliente;
  • enumerar itens para classificação;
  • reclamar falhas no processo de comutação;
  • colocar número de chamada no material;
  • orientar o usuário sobre a utilização do material;
  • fazer preparo físico do material;
  • aplicar penalidades por atraso;
  • antecipar devolução;
  • elaborar lista de classificação;
  • disponibilizar documentos em formato digital;
  • acessar sistema de aquisição de material;
  • demonstrar criatividade;
  • magnetizar material;
  • realizar exposições temporárias e permanentes do acervo;
  • introduzir novas informações em banco de dados;
  • tipificar arquivos;
  • esclarecer dúvidas do usuário;
  • atender pesquisa do usuário;
  • emprestar materiais para outras instituições;
  • encadernar material;
  • registrar documentos;
  • arquivar documentos nas formas eletrônica e papel;
  • organizar fisicamente o acervo;
  • emprestar material para outros setores da instituição;
  • montar arquivos nas formas eletrônica e papel;
  • entrevistar o usuário;
  • demonstrar paciência;
  • pedir emprestado materiais de outras instituições;
  • repor fichas nos livros;
  • montar sumários correntes;
  • demonstrar capacidade de localização;
  • reservar material para o usuário;
  • emitir pedidos a bibliotecas base;
  • comunicar chegada de material ao usuário;
  • controlar a utilização dos materiais;
  • cobrar do usuário pelos serviços prestados;
  • preparar material para digitação;
  • controlar embalagem e armazenamento de material;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • cadastrar clientes e usuários;
  • vender informações e publicações;
  • negociar com o usuário;
  • desinfetar material;
  • demonstrar agilidade;
  • elaborar relatórios;
  • pesquisar dados;
  • realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito à informação;
  • colocar códigos de barras;
  • permutar material com outras instituições;
  • desmagnetizar material bibliográfico;
  • revisar o estado físico dos materiais devolvidos;
  • receber devolução de materiais do acervo;
  • acrescentar dados à planilha pré-existente;
  • demonstrar cordialidade;
  • consistir dados;
  • solicitar doações;
  • elaborar instrumentos de pesquisa;
  • auxiliar a catalogação do material;
  • controlar parâmetros ambientais para preservação;
  • atualizar base de dados do acervo;
  • propor aquisição do material;
  • listar material bibliográfico em duplicata;
  • demonstrar solicitude;
  • inventariar o acervo;
  • comunicar-se;
  • demonstrar atenção ao detalhe;
  • reproduzir documentos e materiais;
  • pesquisar acervos de outras instituições;
  • coletar dados;
  • fornecer resultados para análise do acervo;
  • organizar dados estatísticos;
  • arquivar fichas;
  • emprestar materiais para uso domiciliar;
  • rastrear normas técnicas;
  • verificar solicitações de comutação;
  • guardar material nas estantes;
  • organizar sites de entidades normativas;
  • indicar fontes similares;
  • higienizar material;
  • encaminhar pedidos;
  • codificar itens do questionário;
  • revisar coleta de dados;
  • pesquisar em catálogo coletivo nacional;
  • expor novas aquisições;
  • atualizar cadastro de clientes e usuários;


Setores que mais contratam Arquivista de documentos no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de contabilidade
  • Atividades de bibliotecas e arquivos
  • Comércio varejista de móveis
  • Guarda-móveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de equipamentos de informática
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Serviços de microfilmagem




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Caricaturista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Caricaturista