Salário para o cargo de Analista de turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Analista de turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Analista de turismo (turismólogo)

Um Analista de turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.132,15 e R$ 6.480,05, com a média salarial de R$ 3.238,29 e o salário mediana em R$ 2.824,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.238,29 38.859,50 809,57 15,46
1º Quartil 2.132,15 25.585,75 533,04 10,18
Salário Mediana 2.824,00 33.888,00 706,00 13,48
3º Quartil 4.941,97 59.303,60 1.235,49 23,59
Teto Salarial 6.480,05 77.760,65 1.620,01 30,93


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.260 - 7.602 4.109,04 2.260,00 4.087,50 6.276,20 7.601,92
São Caetano do Sul - SP 3.109 - 3.973 3.237,25 3.109,00 3.280,00 3.280,00 3.972,83
Belo Horizonte - MG 1.708 - 6.984 3.040,16 1.707,50 2.379,00 5.765,75 6.983,65
Itu - SP 1.926 - 2.333 1.926,03 1.926,00 1.926,00 1.926,08 2.332,93
Rio de Janeiro - RJ 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Manaus - AM 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Ponta Grossa - PR 1.716 - 2.183 1.735,22 1.716,00 1.716,00 1.802,50 2.183,24
Mata de São Joao - BA 2.260 - 2.738 2.260,06 2.260,00 2.260,00 2.260,27 2.737,70
Brasília - DF 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Jundiaí - SP 6.388 - 9.084 6.789,29 6.388,00 6.597,00 7.500,00 9.084,23
Ilhéus - BA 1.412 - 1.762 1.448,86 1.412,00 1.455,00 1.455,00 1.762,34
Florianópolis - SC 2.180 - 3.270 2.390,58 2.180,04 2.287,22 2.700,00 3.270,32
Foz do Iguaçu - PR 3.932 - 9.742 5.188,00 3.932,00 3.932,00 8.043,00 9.741,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.046 - 6.825 3.541,17 2.046,16 3.280,00 5.634,38 6.824,53
Minas Gerais 1.702 - 6.435 2.997,29 1.702,00 2.379,00 5.312,60 6.434,78
Bahia 1.446 - 3.736 2.110,17 1.446,40 2.260,00 3.084,11 3.735,56
Paraná 1.716 - 7.298 2.968,36 1.716,00 1.716,00 6.025,33 7.298,06
Rio de Janeiro 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Santa Catarina 2.190 - 4.053 2.598,58 2.189,68 2.287,44 3.346,00 4.052,78
Amazonas 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Distrito Federal 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Mato Grosso do Sul 1.610 - 6.662 2.985,00 1.610,00 2.500,00 5.500,00 6.661,77
Rio Grande do Sul 1.800 - 4.524 2.629,33 1.800,00 2.598,00 3.735,00 4.523,94


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Analista de turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • traçar plano operacional;
  • produzir resultados;
  • analisar mercado;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipes;
  • realizar pesquisas;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • comunicar-se;
  • executar planos de negócios;

  • Atividades

    • fixar metas;
    • firmar contratos de seguros;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • representar empresa em eventos;
    • receber visitantes;
    • gerir custos;
    • definir estratégias de marketing;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • demonstrar dinamismo;
    • definir objetivos;
    • avaliar relatórios;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • visualizar futuro;
    • prestar contas a superiores;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • conceder entrevistas;
    • gerir informação turística;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • inventariar oferta turística;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • avaliar margem de lucros;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • definir políticas de segurança;
    • organizar eventos;
    • demonstrar criatividade;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • autorizar investimento;
    • identificar nichos de mercado;
    • contatar fornecedores;
    • controlar divulgação de produtos;
    • programar promoções;
    • analisar pontos turísticos;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • acompanhar concorrência;
    • escolher produtos para veiculação;
    • definir indicadores de desempenho;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • aprovar eventos;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • firmar contratos de compras;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • aprovar orçamentos;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • informar-se da situação da organização;
    • monitorar projetos;
    • demonstrar confiabilidade;
    • corrigir desvios;
    • escolher formas de divulgação;
    • tomar decisões;
    • adequar estratégias e planos;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • elaborar orçamentos;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • captar eventos;
    • definir políticas de manutenção;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • definir estratégias de vendas;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • aprovar alterações de padrão;
    • planejar roteiros turísticos;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • promover funcionários;
    • identificar público alvo;
    • gerir reuniões participativas;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • demonstrar visão de mercado;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • planejar eventos;
    • acompanhar contratos negociados;
    • demonstrar flexibilidade;
    • implementar parcerias;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • escolher produtos para promoção;
    • demonstrar proatividade;
    • realizar visitas de inspeção;
    • assessorar a realização de eventos;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • definir políticas de qualidade;
    • demonstrar liderança;
    • orientar equipes;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • elaborar plano de negócios;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • coordenar cerimonial;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • contratar auditorias;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • estabelecer parcerias;
    • monitorar metas;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • avaliar vendas;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • elaborar programas turísticos;
    • trabalhar em equipe;
    • detectar tendências de mercado;
    • comparar condições da concorrência;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • zelar pela imagem da organização;
    • definir prioridades;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • calcular retorno de investimento;
    • pesquisar fornecedores;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • implementar projetos;
    • demonstrar agilidade;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • monitorar eventos;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • estabelecer relações institucionais;
    • controlar reservas;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • visitar parceiros;
    • programar eventos;
    • capacitar equipes;
    • analisar legislação pertinente;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • elaborar planos de turismo;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • selecionar equipes;


    Setores que mais contratam Analista de turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Operadores turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Administração pública em geral
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo