Salário para o cargo de Analista de ocupações
CBO 2524-05 > Profissionais de recursos humanos

Analista de ocupações - Descrição, atividades e funções do cargo

Administram pessoal e plano de cargos e salários, promovem ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal. Efetuam processo de recrutamento e de seleção, geram plano de benefícios e promovem ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Administram relações de trabalho e coordenam sistemas de avaliação de desempenho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Profissionais de recursos humanos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de recursos humanos

O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de ocupações

Profissionais de recursos humanos devem:

  • gerir plano de benefícios;
  • administrar plano de cargos e salários;
  • executar administração de pessoal;
  • comunicar-se;
  • promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • administrar relações de trabalho;
  • efetuar processo de recrutamento e de seleção;
  • coordenar sistemas de avaliação de desempenho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados;

Atividades

  • preparar multiplicadores para treinamento;
  • definir instrumentos de seleção;
  • administrar programa de bolsas de estudo;
  • propor políticas de cargos e remunerações;
  • processar folha de pagamento;
  • elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento;
  • propor política de benefícios;
  • analisar descrição do cargo a ser preenchido;
  • participar de negociações sindicais;
  • processar desligamentos de empregados;
  • elaborar programas de desenvolvimento;
  • efetuar manutenção de tabelas salariais;
  • selecionar assessoria jurídica e peritos;
  • subsidiar negociações trabalhistas;
  • falar em público;
  • emitir parecer técnico do processo seletivo;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • utilizar telefone celular, fax e e-mail;
  • elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento;
  • ter capacidade de planejamento e organização;
  • trabalhar em equipe;
  • administrar os benefícios da empresa;
  • redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários;
  • aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos;
  • subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas;
  • subsidiar elaboração do balanço social da empresa;
  • manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos;
  • agir com dinamismo;
  • definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo;
  • pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes;
  • participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios;
  • aplicar instrumentos de seleção;
  • persuadir pessoas;
  • acompanhar ou ministrar cursos de treinamento;
  • pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado;
  • demonstrar iniciativa;
  • pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento;
  • orientar empregados sobre benefícios;
  • elaborar relatórios;
  • indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas;
  • avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido;
  • coordenar eventos sociais da empresa;
  • desenvolver modelos de remuneração fixa e variável;
  • analisar criticamente;
  • promover reintegração e adaptação do empregado;
  • avaliar perfil dos candidatos;
  • representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais;
  • agir de forma proativa;
  • desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados;
  • promover a integração de novos funcionários na empresa;
  • possuir empatia;
  • participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade;
  • encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante;
  • coordenar programação de férias dos empregados;
  • prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores;
  • apurar resultados do processo de avaliação de desempenho;
  • planejar quadro de pessoal;
  • propor ações corretivas resultantes da avaliação;
  • realizar entrevista de desligamento;
  • contratar profissionais externos e instituições;
  • administrar contratos de mão-de-obra terceirizada;
  • elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados;
  • realizar avaliação de reação dos treinandos;
  • divulgar processo de recrutamento interno e externo;
  • realizar entrevistas com candidatos;
  • elaborar plano de desenvolvimento para ´trainees´ e estagiários;
  • formalizar processo de contratação de empregados;
  • analisar resultados do processo seletivo;
  • administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento;
  • representar a empresa junto a entidades de classe;
  • diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista;
  • assessorar gestores em avaliação de desempenho;
  • aplicar instrumentos de avaliação de desempenho;
  • administrar política salarial da empresa;
  • negociar com funcionários;
  • analisar custos de pessoal da empresa;
  • mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho;
  • agir com diplomacia;
  • analisar currículos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • utilizar softwares aplicativos;
  • conduzir entrevista de triagem;
  • elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão;
  • definir perfil do cargo;
  • agir com liderança;
  • apurar valores relativos a encargos e impostos;
  • acompanhar a homologação da rescisão contratual;
  • elaborar descrição de cargos;
  • pesquisar remuneração;
  • apoiar setores de medicina e segurança do trabalho;
  • analisar estatísticas de informações salariais;


Setores que mais contratam Analista de ocupações no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de contabilidade
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Construção de edifícios
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Supermercados
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




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