Salário para o cargo de Analista de ocupações
CBO 2524-05 > Profissionais de recursos humanos

Analista de ocupações - Descrição, atividades e funções do cargo

Administram pessoal e plano de cargos e salários, promovem ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal. Efetuam processo de recrutamento e de seleção, geram plano de benefícios e promovem ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Administram relações de trabalho e coordenam sistemas de avaliação de desempenho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Profissionais de recursos humanos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de recursos humanos

O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de ocupações

Profissionais de recursos humanos devem:

  • coordenar sistemas de avaliação de desempenho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar plano de cargos e salários;
  • gerir plano de benefícios;
  • comunicar-se;
  • efetuar processo de recrutamento e de seleção;
  • executar administração de pessoal;
  • administrar relações de trabalho;
  • promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados;

Atividades

  • agir com diplomacia;
  • administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento;
  • participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios;
  • trabalhar em equipe;
  • preparar multiplicadores para treinamento;
  • utilizar softwares aplicativos;
  • ter capacidade de planejamento e organização;
  • selecionar assessoria jurídica e peritos;
  • processar desligamentos de empregados;
  • agir com liderança;
  • apurar resultados do processo de avaliação de desempenho;
  • analisar descrição do cargo a ser preenchido;
  • avaliar perfil dos candidatos;
  • promover a integração de novos funcionários na empresa;
  • agir de forma proativa;
  • diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • conduzir entrevista de triagem;
  • propor ações corretivas resultantes da avaliação;
  • elaborar programas de desenvolvimento;
  • orientar empregados sobre benefícios;
  • representar a empresa junto a entidades de classe;
  • participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade;
  • definir perfil do cargo;
  • processar folha de pagamento;
  • elaborar plano de desenvolvimento para ´trainees´ e estagiários;
  • analisar criticamente;
  • desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados;
  • elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão;
  • participar de negociações sindicais;
  • redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários;
  • elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados;
  • subsidiar negociações trabalhistas;
  • elaborar descrição de cargos;
  • planejar quadro de pessoal;
  • falar em público;
  • agir com dinamismo;
  • realizar entrevistas com candidatos;
  • encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante;
  • acompanhar a homologação da rescisão contratual;
  • demonstrar iniciativa;
  • divulgar processo de recrutamento interno e externo;
  • demonstrar flexibilidade;
  • administrar os benefícios da empresa;
  • aplicar instrumentos de seleção;
  • pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado;
  • administrar política salarial da empresa;
  • apurar valores relativos a encargos e impostos;
  • realizar entrevista de desligamento;
  • pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento;
  • possuir empatia;
  • coordenar eventos sociais da empresa;
  • administrar contratos de mão-de-obra terceirizada;
  • avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido;
  • emitir parecer técnico do processo seletivo;
  • indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas;
  • elaborar relatórios;
  • elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento;
  • prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores;
  • realizar avaliação de reação dos treinandos;
  • representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais;
  • propor políticas de cargos e remunerações;
  • persuadir pessoas;
  • analisar currículos;
  • pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes;
  • coordenar programação de férias dos empregados;
  • orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista;
  • desenvolver modelos de remuneração fixa e variável;
  • manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos;
  • analisar custos de pessoal da empresa;
  • administrar programa de bolsas de estudo;
  • pesquisar remuneração;
  • definir instrumentos de seleção;
  • analisar estatísticas de informações salariais;
  • aplicar instrumentos de avaliação de desempenho;
  • negociar com funcionários;
  • definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo;
  • apoiar setores de medicina e segurança do trabalho;
  • subsidiar elaboração do balanço social da empresa;
  • propor política de benefícios;
  • efetuar manutenção de tabelas salariais;
  • elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento;
  • acompanhar ou ministrar cursos de treinamento;
  • contratar profissionais externos e instituições;
  • formalizar processo de contratação de empregados;
  • utilizar telefone celular, fax e e-mail;
  • analisar resultados do processo seletivo;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • promover reintegração e adaptação do empregado;
  • subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas;
  • assessorar gestores em avaliação de desempenho;
  • mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho;
  • aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos;


Setores que mais contratam Analista de ocupações no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de contabilidade
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Construção de edifícios
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Supermercados
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Arte educador
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Arte educador