Salário para o cargo de Analista de ocupações
CBO 2524-05 > Profissionais de recursos humanos

Analista de ocupações - Descrição, atividades e funções do cargo

Administram pessoal e plano de cargos e salários, promovem ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal. Efetuam processo de recrutamento e de seleção, geram plano de benefícios e promovem ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Administram relações de trabalho e coordenam sistemas de avaliação de desempenho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Profissionais de recursos humanos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de recursos humanos

O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de ocupações

Profissionais de recursos humanos devem:

  • promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • executar administração de pessoal;
  • administrar plano de cargos e salários;
  • administrar relações de trabalho;
  • efetuar processo de recrutamento e de seleção;
  • gerir plano de benefícios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados;
  • coordenar sistemas de avaliação de desempenho;

Atividades

  • analisar descrição do cargo a ser preenchido;
  • aplicar instrumentos de avaliação de desempenho;
  • elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados;
  • elaborar programas de desenvolvimento;
  • planejar quadro de pessoal;
  • avaliar perfil dos candidatos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos;
  • aplicar instrumentos de seleção;
  • representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais;
  • desenvolver modelos de remuneração fixa e variável;
  • pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes;
  • pesquisar remuneração;
  • prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores;
  • selecionar assessoria jurídica e peritos;
  • analisar estatísticas de informações salariais;
  • persuadir pessoas;
  • utilizar softwares aplicativos;
  • subsidiar negociações trabalhistas;
  • agir com dinamismo;
  • propor ações corretivas resultantes da avaliação;
  • elaborar relatórios;
  • definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo;
  • realizar entrevista de desligamento;
  • orientar empregados sobre benefícios;
  • conduzir entrevista de triagem;
  • elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão;
  • administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento;
  • formalizar processo de contratação de empregados;
  • promover reintegração e adaptação do empregado;
  • possuir empatia;
  • mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho;
  • avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido;
  • acompanhar ou ministrar cursos de treinamento;
  • promover a integração de novos funcionários na empresa;
  • orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista;
  • administrar política salarial da empresa;
  • analisar criticamente;
  • demonstrar iniciativa;
  • elaborar descrição de cargos;
  • administrar os benefícios da empresa;
  • preparar multiplicadores para treinamento;
  • pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado;
  • propor políticas de cargos e remunerações;
  • acompanhar a homologação da rescisão contratual;
  • subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas;
  • falar em público;
  • encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante;
  • utilizar telefone celular, fax e e-mail;
  • emitir parecer técnico do processo seletivo;
  • processar desligamentos de empregados;
  • diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento;
  • apoiar setores de medicina e segurança do trabalho;
  • realizar entrevistas com candidatos;
  • pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento;
  • propor política de benefícios;
  • trabalhar em equipe;
  • subsidiar elaboração do balanço social da empresa;
  • participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade;
  • apurar resultados do processo de avaliação de desempenho;
  • participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios;
  • apurar valores relativos a encargos e impostos;
  • realizar avaliação de reação dos treinandos;
  • coordenar programação de férias dos empregados;
  • divulgar processo de recrutamento interno e externo;
  • analisar custos de pessoal da empresa;
  • elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento;
  • agir com liderança;
  • definir instrumentos de seleção;
  • agir com diplomacia;
  • representar a empresa junto a entidades de classe;
  • assessorar gestores em avaliação de desempenho;
  • administrar programa de bolsas de estudo;
  • coordenar eventos sociais da empresa;
  • contratar profissionais externos e instituições;
  • desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados;
  • definir perfil do cargo;
  • manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos;
  • analisar currículos;
  • processar folha de pagamento;
  • ter capacidade de planejamento e organização;
  • administrar contratos de mão-de-obra terceirizada;
  • analisar resultados do processo seletivo;
  • elaborar plano de desenvolvimento para ´trainees´ e estagiários;
  • redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários;
  • negociar com funcionários;
  • agir de forma proativa;
  • efetuar manutenção de tabelas salariais;
  • participar de negociações sindicais;


Setores que mais contratam Analista de ocupações no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de contabilidade
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Construção de edifícios
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Supermercados
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




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