Salário para o cargo de Analista de mercado e produtos (economista)
CBO 2512-05 > Economistas

Analista de mercado e produtos (economista) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Analisam o ambiente econômico, elaboram e executam projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros. Participam do planejamento estratégico e de curto prazo e avaliam políticas de impacto coletivo para o governo, ong e outras organizações. Gerem programação econômico-financeira, atuam nos mercados internos e externos, examinam finanças empresariais. Podem exercer mediação, perícia e arbitragem.

Quanto ganha um Analista de mercado e produtos (economista)

Um Analista de mercado e produtos (economista) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.726,30 e R$ 16.094,27, com a média salarial de R$ 7.380,38 e o salário mediana em R$ 5.659,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Analista de mercado e produtos (economista)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.380,38 88.564,56 1.845,10 35,14
1º Quartil 3.726,30 44.715,60 931,58 17,74
Salário Mediana 5.659,00 67.908,00 1.414,75 26,95
3º Quartil 13.287,54 159.450,48 3.321,89 63,27
Teto Salarial 16.094,27 193.131,24 4.023,57 76,64


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Cientistas sociais, psicólogos
        • Economistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Economistas atuam em empresas das diversas atividades econômicas como intermediação financeira, seguros e previdência privada, administração pública, seguridade social, empresas de consultoria econômica, na agricultura, pecuária, indústria e serviços relacionados com essas atividades, no comércio por atacado e intermediários do comércio. São majoritariamente estatutários ou assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Economistas

O exercício desse cargo requer curso superior em ciências econômicas ou pós-graduação em economia e registro no Conselho Regional de Economia. O desempenho pleno das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência na área.


Funções e atividades do Analista de mercado e produtos (economista)

Economistas devem:

  • examinar finanças empresariais;
  • atuar nos mercados internos e externos;
  • avaliar políticas de impacto coletivo (governo, ongs, outras organizações);
  • comunicar-se;
  • analisar ambiente econômico;
  • participar do planejamento estratégico e de curto prazo;
  • exercer mediação, perícia e arbitragem;
  • elaborar projetos (pesquisa econômica, de mercados, viabilidade econômica etc);
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar projetos (pesquisa econômica, de mercados, viabilidade econômica etc);
  • gerir programação econômico-financeira;

Atividades

  • averiguar barreiras à competição;
  • analisar ambiente político-institucional;
  • criticar dados;
  • estabelecer sentença arbitral;
  • gerenciar bancos de dados;
  • emitir laudos e pareceres;
  • demonstrar capacidade verbal línguas estrangeiras;
  • verificar execução das ações propostas;
  • estimar resultados;
  • trabalhar em equipe;
  • sugerir adoção de tecnologia;
  • dimensionar recursos humanos e físicos;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • coletar dados;
  • analisar sustentabilidade socioeconômica e ambiental;
  • identificar estrutura de mercado (concorrência);
  • selecionar fontes de financiamento;
  • averiguar vantagens comparativas;
  • levantar bibliografia;
  • identificar oportunidades e ameaças no ambiente e na organização;
  • proferir palestras;
  • estimar rentabilidade e viabilidade econômico-financeira;
  • verificar informações da empresa (due diligence);
  • desenvolver instrumentos de coleta;
  • processar dados;
  • adaptar linguagem ao público;
  • determinar fontes;
  • treinar equipe;
  • aferir adequação das ações ao problema;
  • delimitar objeto;
  • confrontar com custos alternativos;
  • recomendar políticas;
  • manter-se atualizado;
  • auxiliar na formulação de políticas comerciais;
  • definir produtos e resultados;
  • analisar conjunturas;
  • ministrar cursos;
  • coordenar projetos;
  • interpretar resultados;
  • recrutar equipe;
  • apresentar comunicações em eventos;
  • elencar alternativas de ação;
  • aplicar métodos quantitativos;
  • mediar conflitos de interesse;
  • analisar tendências de longo prazo;
  • valorar patrimônio;
  • mensurar consequências das ações;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • prever atuação dos concorrentes;
  • calcular valor de mercado da empresa;
  • demonstrar capacidade de uso de recursos de informática;
  • auxiliar em políticas de marketing;
  • gerar parâmetros de avaliação;
  • definir cronograma;
  • efetuar análise de crédito;
  • estimar custos privados;
  • subsidiar decisões;
  • estimar demanda;
  • escrever artigos, livros, boletins econômicos e relatórios;
  • precificar produtos e serviços;
  • revelar julgamento crítico;
  • efetuar análise de demonstrativo financeiro;
  • negociar projetos;
  • orçar projetos;
  • delinear problema;
  • formular conceitos abstratos;
  • indicar fusão, aquisição, parceria etc;
  • subsidiar formulação de normas, regulamentos e contratos;
  • dialogar com a mídia;
  • estimar impactos sociais e ambientais (externalidades);
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • definir metodologia;
  • representar interesses em negociações nacionais e internacionais;
  • transmitir conhecimentos;
  • mostrar criatividade;
  • realizar análises setoriais e regionais;
  • desenvolver indicadores;
  • acompanhar indicadores de mercado;
  • justificar projeto;
  • detectar novos mercados;
  • construir cenários;
  • planejar investimentos (orçamentos de capital);
  • propor ações;


Setores que mais contratam Analista de mercado e produtos (economista) no mercado de trabalho

  • Atividades de contabilidade
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Serviços de engenharia
  • Distribuição de energia elétrica
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Bancos comerciais
  • Corretoras de títulos e valores mobiliários
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Geração de energia elétrica
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Serviços advocatícios
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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