Salário para o cargo de Analista de mercadologia (economista)
CBO 2512-05 > Economistas

Analista de mercadologia (economista) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Analisam o ambiente econômico, elaboram e executam projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros. Participam do planejamento estratégico e de curto prazo e avaliam políticas de impacto coletivo para o governo, ong e outras organizações. Gerem programação econômico-financeira, atuam nos mercados internos e externos, examinam finanças empresariais. Podem exercer mediação, perícia e arbitragem.

Quanto ganha um Analista de mercadologia (economista)

Um Analista de mercadologia (economista) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.628,75 e R$ 16.936,05, com a média salarial de R$ 7.194,29 e o salário mediana em R$ 5.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de mercadologia (economista)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.194,29 86.331,46 1.798,57 34,11
1º Quartil 3.628,75 43.545,03 907,19 17,21
Salário Mediana 5.500,00 66.000,00 1.375,00 26,08
3º Quartil 12.916,15 154.993,82 3.229,04 61,25
Teto Salarial 16.936,05 203.232,55 4.234,01 80,31


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Cientistas sociais, psicólogos
        • Economistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.478 - 19.305 8.176,05 3.478,29 6.552,00 15.938,42 19.305,09
Rio de Janeiro - RJ 3.738 - 27.411 10.696,63 3.738,28 7.890,00 22.630,97 27.411,31
Campinas - SP 2.571 - 9.783 4.564,35 2.570,88 3.893,00 8.076,52 9.782,52
Brasília - DF 5.139 - 19.999 9.930,93 5.139,31 9.485,00 16.511,38 19.999,08
Belo Horizonte - MG 2.777 - 14.822 5.792,18 2.776,94 4.012,50 12.236,91 14.821,71
Florianópolis - SC 3.422 - 9.482 5.575,57 3.421,95 5.864,00 7.828,09 9.481,62
Curitiba - PR 2.728 - 22.052 7.215,02 2.727,67 4.000,00 18.205,89 22.051,52
Porto Alegre - RS 3.662 - 14.759 6.971,33 3.661,88 6.056,92 12.185,23 14.759,11
Manaus - AM 2.278 - 14.352 5.437,62 2.277,50 4.260,00 11.849,45 14.352,41
Barueri - SP 3.398 - 16.512 6.624,15 3.398,20 4.660,00 13.632,30 16.511,85
São Bernardo do Campo - SP 3.026 - 15.141 7.379,77 3.025,80 7.561,00 12.500,40 15.140,86
Salvador - BA 1.969 - 21.256 6.886,85 1.969,00 4.052,50 17.549,40 21.256,36
Osasco - SP 6.552 - 22.357 11.407,38 6.551,69 10.500,00 18.457,75 22.356,58
Fortaleza - CE 1.962 - 12.022 5.118,01 1.962,25 4.956,50 9.925,25 12.021,76
Londrina - PR 1.750 - 8.056 3.817,14 1.750,00 3.026,00 6.651,00 8.055,89
Recife - PE 2.083 - 21.673 6.168,55 2.083,00 3.417,00 17.893,50 21.673,14
Guarulhos - SP 2.883 - 7.931 3.917,09 2.882,50 3.500,00 6.547,50 7.930,53
Sertãozinho - SP 2.711 - 6.311 3.726,09 2.710,50 3.000,00 5.210,00 6.310,51
Itajaí - SC 3.250 - 12.306 5.733,70 3.250,00 5.616,50 10.160,00 12.306,10
São Luís - MA 6.197 - 12.063 8.960,89 6.197,00 9.959,00 9.959,00 12.062,64


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.995 - 17.313 7.278,15 2.995,16 5.797,00 14.293,68 17.312,94
Rio de Janeiro 3.458 - 27.090 10.442,80 3.458,04 7.890,00 22.365,61 27.089,90
Minas Gerais 2.544 - 14.607 5.751,83 2.543,97 4.000,00 12.059,58 14.606,93
Santa Catarina 2.979 - 9.625 5.151,38 2.978,74 4.658,38 7.946,36 9.624,88
Paraná 2.445 - 15.166 5.759,05 2.445,42 4.000,00 12.521,21 15.166,07
Rio Grande do Sul 3.312 - 13.571 6.333,87 3.311,64 4.784,00 11.204,06 13.570,69
Distrito Federal 5.139 - 19.999 9.930,93 5.139,31 9.485,00 16.511,38 19.999,08
Goiás 2.428 - 10.218 4.918,39 2.427,57 4.000,00 8.435,71 10.217,59
Ceará 2.020 - 11.755 5.312,32 2.020,43 5.000,00 9.705,29 11.755,33
Amazonas 2.278 - 14.352 5.437,62 2.277,50 4.260,00 11.849,45 14.352,41
Bahia 1.889 - 21.256 6.410,30 1.889,00 4.000,00 17.549,40 21.256,36
Mato Grosso 2.470 - 7.300 3.791,67 2.470,33 3.162,00 6.027,00 7.300,08
Pernambuco 2.083 - 21.673 6.168,55 2.083,00 3.417,00 17.893,50 21.673,14
Maranhão 3.825 - 12.063 8.210,10 3.825,00 9.959,00 9.959,00 12.062,64
Mato Grosso do Sul 2.197 - 12.010 5.136,11 2.197,00 3.500,00 9.915,50 12.009,95
Espírito Santo 1.612 - 11.915 5.700,70 1.611,92 6.629,00 9.836,71 11.914,52
Pará 6.201 - 19.827 12.158,25 6.201,00 14.259,00 16.369,60 19.827,35
Alagoas 1.521 - 5.795 2.714,78 1.520,85 2.549,50 4.784,00 5.794,52


Principais locais de trabalho

Economistas atuam em empresas das diversas atividades econômicas como intermediação financeira, seguros e previdência privada, administração pública, seguridade social, empresas de consultoria econômica, na agricultura, pecuária, indústria e serviços relacionados com essas atividades, no comércio por atacado e intermediários do comércio. São majoritariamente estatutários ou assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Economistas

O exercício desse cargo requer curso superior em ciências econômicas ou pós-graduação em economia e registro no Conselho Regional de Economia. O desempenho pleno das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência na área.


Funções e atividades do Analista de mercadologia (economista)

Economistas devem:

  • exercer mediação, perícia e arbitragem;
  • atuar nos mercados internos e externos;
  • executar projetos (pesquisa econômica, de mercados, viabilidade econômica etc);
  • comunicar-se;
  • examinar finanças empresariais;
  • participar do planejamento estratégico e de curto prazo;
  • avaliar políticas de impacto coletivo (governo, ongs, outras organizações);
  • analisar ambiente econômico;
  • gerir programação econômico-financeira;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projetos (pesquisa econômica, de mercados, viabilidade econômica etc);

  • Atividades

    • proferir palestras;
    • delinear problema;
    • auxiliar em políticas de marketing;
    • estabelecer sentença arbitral;
    • coordenar projetos;
    • confrontar com custos alternativos;
    • negociar projetos;
    • analisar conjunturas;
    • transmitir conhecimentos;
    • analisar sustentabilidade socioeconômica e ambiental;
    • adaptar linguagem ao público;
    • identificar oportunidades e ameaças no ambiente e na organização;
    • coletar dados;
    • estimar rentabilidade e viabilidade econômico-financeira;
    • sugerir adoção de tecnologia;
    • selecionar fontes de financiamento;
    • valorar patrimônio;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • estimar impactos sociais e ambientais (externalidades);
    • estimar resultados;
    • analisar tendências de longo prazo;
    • calcular valor de mercado da empresa;
    • gerar parâmetros de avaliação;
    • levantar bibliografia;
    • gerenciar bancos de dados;
    • aferir adequação das ações ao problema;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • determinar fontes;
    • mediar conflitos de interesse;
    • revelar julgamento crítico;
    • emitir laudos e pareceres;
    • mensurar consequências das ações;
    • delimitar objeto;
    • manter-se atualizado;
    • desenvolver indicadores;
    • escrever artigos, livros, boletins econômicos e relatórios;
    • demonstrar capacidade de uso de recursos de informática;
    • elencar alternativas de ação;
    • demonstrar capacidade verbal línguas estrangeiras;
    • efetuar análise de crédito;
    • administrar riscos;
    • prever atuação dos concorrentes;
    • dimensionar recursos humanos e físicos;
    • gerir fluxo de caixa;
    • acompanhar indicadores de mercado;
    • desenvolver instrumentos de coleta;
    • mostrar criatividade;
    • orçar projetos;
    • recomendar políticas;
    • interpretar resultados;
    • detectar novos mercados;
    • criticar dados;
    • justificar projeto;
    • estimar demanda;
    • formular conceitos abstratos;
    • fiscalizar cumprimento de normas;
    • averiguar vantagens comparativas;
    • definir produtos e resultados;
    • dialogar com a mídia;
    • verificar informações da empresa (due diligence);
    • realizar análises setoriais e regionais;
    • treinar equipe;
    • processar dados;
    • averiguar barreiras à competição;
    • apresentar comunicações em eventos;
    • planejar investimentos (orçamentos de capital);
    • criar produtos financeiros;
    • administrar carteira de cliente (portfólio);
    • definir cronograma;
    • analisar ambiente político-institucional;
    • indicar fusão, aquisição, parceria etc;
    • representar interesses em negociações nacionais e internacionais;
    • verificar execução das ações propostas;
    • construir cenários;
    • aplicar métodos quantitativos;
    • subsidiar decisões;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • trabalhar em equipe;
    • recrutar equipe;
    • propor ações;
    • ministrar cursos;
    • precificar produtos e serviços;
    • identificar estrutura de mercado (concorrência);
    • estimar custos privados;
    • auxiliar na formulação de políticas comerciais;
    • subsidiar formulação de normas, regulamentos e contratos;
    • definir metodologia;
    • efetuar análise de demonstrativo financeiro;


    Setores que mais contratam Analista de mercadologia (economista) no mercado de trabalho

    • Atividades de contabilidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de engenharia
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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