Salário para o cargo de Analista de estudos de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de estudos de mercado - Descrição, atividades e funções do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de estudos de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

Atividades

  • liderar pessoas;
  • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
  • revisar planos;
  • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
  • monitorar mídias;
  • participar da elaboração de projetos educacionais;
  • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
  • pensar estrategicamente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
  • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
  • pesquisar mercado;
  • negociar com partes interessadas;
  • identificar necessidade de recursos;
  • analisar fatores econômico-financeiros;
  • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
  • saber ouvir;
  • monitorar metas e indicadores de desempenho;
  • avaliar alternativas de soluções;
  • agir com empatia;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar contexto;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • tomar decisões;
  • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
  • detectar expectativas e necessidades;
  • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
  • analisar demanda do cliente;
  • recomendar doações e/ou patrocínios;
  • trabalhar em equipe;
  • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
  • acompanhar atuação da concorrência;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • demonstrar criatividade;
  • contratar serviços de terceiros;
  • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
  • monitorar a execução de serviços de terceiros;
  • demonstrar habilidades comunicativas;
  • demonstrar capacidade de abstração;
  • analisar tendências do mercado;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • elaborar recomendações de ações e soluções;


Setores que mais contratam Analista de estudos de mercado no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Agências de publicidade
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Confecção de peças do vestuário
  • Marketing direto
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet




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