Salário para o cargo de Analista Big Data
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista Big Data - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista Big Data

Um Analista Big Data trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.485,08 e R$ 10.116,05, com a média salarial de R$ 4.494,93 e o salário mediana em R$ 3.535,85 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista Big Data

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.494,93 53.939,22 1.123,73 21,06
1º Quartil 2.485,08 29.820,98 621,27 11,64
Salário Mediana 3.535,85 42.430,14 883,96 16,57
3º Quartil 7.714,93 92.579,18 1.928,73 36,14
Teto Salarial 10.116,05 121.392,60 2.529,01 47,39


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.455 - 12.913 5.775,95 2.455,33 4.968,00 10.660,73 12.912,59
Rio de Janeiro - RJ 2.229 - 11.526 5.083,43 2.228,67 4.200,00 9.515,85 11.525,88
Belo Horizonte - MG 1.997 - 8.926 4.161,69 1.997,02 3.500,00 7.369,09 8.925,67
Curitiba - PR 2.191 - 9.779 4.424,23 2.190,77 3.603,00 8.073,87 9.779,31
Barueri - SP 2.419 - 12.513 5.585,41 2.418,88 4.685,50 10.330,70 12.512,85
Porto Alegre - RS 2.273 - 9.931 4.566,60 2.273,31 3.894,00 8.199,23 9.931,15
Goiânia - GO 1.835 - 6.726 3.307,86 1.834,91 2.892,00 5.553,30 6.726,33
Brasília - DF 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Campinas - SP 2.241 - 10.595 4.745,88 2.241,11 3.969,00 8.747,10 10.594,75
Fortaleza - CE 1.749 - 6.661 3.276,88 1.748,83 2.993,00 5.499,29 6.660,91
Florianópolis - SC 2.256 - 9.900 4.514,68 2.255,64 3.712,00 8.173,88 9.900,44
Recife - PE 1.740 - 6.255 3.104,90 1.740,36 2.687,50 5.164,39 6.255,27
Osasco - SP 2.750 - 16.171 7.097,84 2.750,43 5.721,00 13.350,53 16.170,56
Joinville - SC 2.135 - 8.758 4.106,75 2.135,14 3.494,50 7.230,78 8.758,14
Maringá - PR 1.797 - 6.186 3.070,12 1.796,58 2.600,00 5.107,52 6.186,38
Ribeirão Preto - SP 2.057 - 7.636 3.784,80 2.057,44 3.294,50 6.304,52 7.636,22
Londrina - PR 1.843 - 5.654 2.912,69 1.842,66 2.500,00 4.668,00 5.654,02
Blumenau - SC 2.030 - 7.739 3.782,05 2.029,65 3.328,00 6.389,69 7.739,38
Guarulhos - SP 2.189 - 8.459 4.146,04 2.188,88 3.600,00 6.983,74 8.458,92
Salvador - BA 1.777 - 7.271 3.476,71 1.776,71 3.000,00 6.002,76 7.270,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.179 - 11.995 5.217,46 2.178,93 4.273,00 9.903,21 11.995,06
Minas Gerais 1.733 - 8.056 3.643,40 1.733,28 3.000,00 6.650,92 8.055,79
Paraná 1.920 - 8.391 3.804,87 1.920,05 3.087,00 6.927,56 8.390,87
Santa Catarina 1.959 - 7.731 3.696,35 1.958,96 3.200,00 6.382,70 7.730,92
Rio de Janeiro 2.003 - 10.815 4.688,20 2.003,11 3.841,50 8.928,97 10.815,04
Rio Grande do Sul 1.925 - 8.209 3.857,21 1.924,64 3.300,00 6.777,81 8.209,49
Goiás 1.787 - 6.787 3.305,90 1.787,09 2.884,00 5.603,79 6.787,48
Ceará 1.717 - 6.941 3.319,59 1.716,92 2.895,50 5.730,46 6.940,91
Pernambuco 1.683 - 6.086 3.027,70 1.682,92 2.628,50 5.024,87 6.086,27
Distrito Federal 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Espírito Santo 1.833 - 6.902 3.380,61 1.833,22 3.000,00 5.697,96 6.901,54
Bahia 1.625 - 6.639 3.154,58 1.625,37 2.800,00 5.480,80 6.638,51
Mato Grosso 1.742 - 9.451 4.040,70 1.742,49 3.200,00 7.802,79 9.450,97
Pará 1.611 - 5.788 2.905,86 1.611,34 2.640,00 4.778,40 5.787,74
Mato Grosso do Sul 1.623 - 5.672 2.893,97 1.622,52 2.500,00 4.683,19 5.672,42
Amazonas 1.720 - 5.719 3.005,70 1.719,68 2.780,00 4.721,41 5.718,71
Paraíba 1.477 - 4.680 2.402,84 1.476,89 2.050,50 3.863,58 4.679,69
Rio Grande do Norte 1.577 - 4.692 2.547,10 1.576,77 2.500,00 3.873,68 4.691,92
Alagoas 1.639 - 6.587 3.256,95 1.639,06 2.824,00 5.438,17 6.586,88
Rondônia 1.495 - 4.522 2.345,86 1.494,77 2.000,00 3.733,14 4.521,69
Maranhão 1.519 - 7.235 3.110,48 1.519,47 2.500,00 5.972,91 7.234,56
Sergipe 1.562 - 6.273 3.001,94 1.561,82 2.660,00 5.179,03 6.273,00
Piauí 1.621 - 5.194 2.699,04 1.621,16 2.500,00 4.288,29 5.194,11
Tocantins 1.626 - 5.737 3.025,36 1.626,25 2.941,00 4.736,88 5.737,45
Amapá 1.412 - 3.835 2.016,20 1.412,00 1.800,00 3.166,33 3.835,16
Acre 1.412 - 5.807 2.743,18 1.412,00 2.500,00 4.794,25 5.806,94
Roraima 1.437 - 8.689 3.279,20 1.437,14 2.023,00 7.174,11 8.689,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista Big Data

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • agir com empatia;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • negociar com clientes;
    • analisar impacto normativo;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • examinar currículos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • mediar conflitos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • analisar demanda do cliente;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar relatórios;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • analisar demanda reclamatória;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • avaliar desempenho;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • gerir lucratividade;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • cobrar ações;
    • autorizar pagamentos;
    • analisar tendências do mercado;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • monitorar mídias;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • elaborar orçamentos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • administrar conflitos entre partes;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • liderar pessoas;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • tomar decisões;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • captar recursos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • dimensionar equipe;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • analisar cenários;
    • mapear processo de decisão;
    • contratar serviços de terceiros;
    • checar informações para divulgação;
    • analisar contexto;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • gerenciar equipes;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • pensar estrategicamente;
    • negociar com partes interessadas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • saber ouvir;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • administrar orçamentos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • demonstrar criatividade;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • cobrar resultados da equipe;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • delegar atribuições;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • definir perfis profissionais;
    • estabelecer política comercial;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • monitorar contratos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • planejar campanhas de vendas;
    • gerenciar remanejamentos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • pesquisar mercado;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • revisar planos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • realizar escuta ativa;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • representar empresa publicamente;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • otimizar custos e recursos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • estabelecer diálogo;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • formular plano de incentivos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);


    Setores que mais contratam Analista Big Data no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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