Salário para o cargo de Agente de passagens
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) > CBO 4211-20

Agente de passagens - Descrição, atividades e funções do cargo

Recebem valores de vendas de produtos e serviços, controlam numerários e valores, atendem o público em agência postal na recepção e entregam objetos postais, recebem contas e tributos e processam remessa e pagamento de numerários por meio postal, vendem bilhetes e ingressos em locais de diversão, processam a arrecadação de prestação de serviço nas estradas de rodagem, vendem bilhetes no transporte urbano e interurbano, fazem reserva e emissão de passagens aéreas e terrestres, prestam informações ao público, tais como itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos, viagens, promoções e eventos etc.. Preenchem formulários e relatórios administrativos.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de passagens

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) devem:

  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • controlar numerários e valores;
  • receber valores de vendas de produtos e serviços;
  • prestar informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • anotar pedidos via telefone;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
  • contar numerário;
  • conferir cheques recebidos;
  • informar a capacidade de lotação;
  • relacionar-se com urbanidade;
  • afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
  • efetuar sangria conforme limite;
  • solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
  • preencher borderô;
  • controlar a frequência dos funcionários;
  • consultar código de defesa do consumidor;
  • demonstrar fluência verbal;
  • emitir cupom fiscal;
  • informar documentação e normas para embarque;
  • mostrar-se atencioso;
  • orientar clientes via telefone;
  • carimbar documentos e objetos;
  • efetuar o fechamento do caixa;
  • registrar entrada de numerário;
  • realizar pesquisa pós-venda;
  • verificar autenticidade das cédulas recebidas;
  • ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
  • demonstrar empatia;
  • informar o horário de atendimento ao público;
  • solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
  • sangrar valores do caixa;
  • informar itinerários;
  • demonstrar paciência;
  • participar de cursos de treinamento;
  • informar o local e horário das paradas;
  • manter sigilo profissional;
  • realizar pesquisa pré-venda;
  • embalar produtos vendidos;
  • demonstrar honestidade;
  • oferecer produtos e serviços aos clientes;
  • arquivar documentos e cupons fiscais;
  • consultar os procedimentos e normas da empresa;
  • registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico;
  • controlar estoque de materiais;
  • orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
  • agir com ética;
  • abrir o caixa;
  • informar prazo para trocas e cancelamentos de passagem;
  • atender as necessidades dos clientes;
  • demonstrar responsabilidade;
  • efetuar troco;
  • orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas;
  • informar quantidade de volume isento de tarifa por passagem;
  • consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
  • registrar entrada de produtos com valor de numerário;
  • encaminhar os clientes aos setores competentes;
  • trabalhar em equipe;
  • informar preço de passagem;
  • emitir passagens;
  • despachar encomendas;
  • abrir a bilheteria para informações ao público;
  • organizar arquivos;
  • controlar fluxo de caixa;
  • informar as condições de pagamento;
  • preencher relatórios administrativos;
  • calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa;
  • preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos;
  • efetuar pedidos de materiais;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar eficiência;
  • propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
  • registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
  • demonstrar pontualidade;
  • vender produtos e serviços via telefone;
  • disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
  • demonstrar assiduidade;
  • demonstrar agilidade;
  • informar ao cliente o valor a ser pago;
  • informar horários de partida e chegada;


Setores que mais contratam Agente de passagens no mercado de trabalho

  • Agências de viagens
  • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal
  • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
  • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
  • Terminais rodoviários e ferroviários
  • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de automóveis sem condutor
  • Transporte rodoviário de carga
  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Operadores turísticos
  • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal
  • Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de malote não realizados pelo correio nacional
  • Transporte por navegação de travessia, intermunicipal
  • Atividades de limpeza
  • Promoção de vendas




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