Laboratorista (ensaios de areia) · CBO 3011-10
Técnicos de laboratório industrial / Complexidade 4 de 8

Laboratorista (ensaios de areia) · CBO 3011-10

CBO 301110 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Realiza análises laboratoriais físico-químicas relacionadas a areias, pedras britadas, concretos, solos, cascalhos e materiais similares empregados na construção de obras civis, sanitárias, geológicas, entre outras. participa no desenvolvimento de novos produtos e fornecedores.

Também chamado de Analista de areias em fundição · Auxiliar de laboratorista de solo · Auxiliar de laboratorista de solos e de concreto · Laboratorista (solos e materiais de construção) · Laboratorista de concreto · Laboratorista de ensaios de areia de fundição · Laboratorista de materiais de construção · Laboratorista de solos

O ofício do Laboratorista (ensaios de areia) em uma frase CBO 301110

Síntese

O Laboratorista (ensaios de areia) (CBO 3011-10) realiza análises laboratoriais físico-químicas relacionadas a areias, pedras britadas, concretos, solos, cascalhos e materiais similares empregados na construção de obras civis, sanitárias, geológicas, entre outras. Participa no desenvolvimento de novos produtos e fornecedores. Controla a qualidade da matéria-prima e de produtos acabados e em processo. Garante a calibração dos equipamentos utilizados. Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 3011-10 se traduz na rotina

Organiza as condições para a realização de análises laboratoriais físico-químicas, provendo laboratório com materiais de consumo, preparando materiais e equipamentos para ensaio, selecionando substâncias reagentes, preparando e padronizando soluções para análise.

Realiza amostragem de materiais, aplicando métodos de amostragem. Coleta, prepara e preserva amostra conforme especificações, normas e procedimentos. Efetua descarte ou reaproveitamento da amostra conforme procedimentos estabelecidos.

Realiza análises laboratoriais físico-químicas, por meio da execução de ensaios – tais como de compactação, cisalhamento, adensamento, permeabilidade, resistência, equivalência de areia, entre outros -, interpretando normas técnicas de ensaios e especificações e definindo metodologia de análise. Faz a análise, registrando e informando os resultados.

Participa no desenvolvimento de novos produtos, levantando suas características, auxiliando na sua especificação, realizando testes e monitorando os resultados. Participa na avaliação de novos fornecedores.

Colabora no desenvolvimento de metodologias de análises, pesquisando normas e métodos atualizados, tal como a possibilidade de automação de ensaios com uso de instrumentação computadorizada, redes e ambientes gráficos de programação. Testa, otimiza, valida e implementa as metodologias de análise. Elabora, testa, revisa e padroniza procedimentos. Elabora instruções de trabalho.

Controla a qualidade da matéria-prima e de produtos acabados e em processo, aplicando métodos estatísticos e de metrologia, além de métodos e técnicas normalizadas de análises e ensaios. Interpreta resultados e emite relatórios.

Participa no sistema da qualidade da empresa, atuando no processo de melhoria contínua, atendendo aos procedimentos definidos pelo sistema de garantia da qualidade, atualizando normas de procedimentos internos de análise, ensaio, processos e produtos, colaborando nas auditorias internas e externas da qualidade, e monitorando a qualidade dos fornecedores.

Garante a calibração dos equipamentos, monitorando validade de calibração, solicitando manutenção e reparo nos equipamentos e selecionando prestadores de serviços de calibração. Pode efetuar calibração de equipamentos em laboratórios credenciados, aplicando métodos específicos, definindo tipo de padrão para calibração, registrando dados, aplicando normas e critérios de aceitação de calibração, interpretando resultados em relação ao padrão, e realizando manutenção e reparo nos equipamentos.

Zela pela segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI), atuando na prevenção de acidentes e manuseando os materiais de análise com base em normas de segurança.

Mantém a organização, a limpeza e a higiene no local de trabalho.

Conduz análises para auxiliar no controle de emissões do processo, aplicando procedimentos de descarte e segregação de resíduos de laboratório, pesquisando métodos de recuperação, reciclagem e reaproveitamento, e otimizando métodos de tratamento de resíduos industriais, para minimizar impactos ambientais indesejáveis.

Pulso do mercado para CBO Laboratorista (ensaios de areia)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 3011-10 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo positivo de contratações
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de presença moderada no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença moderada no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo positivo de contratações
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 3011-10

Os principais empregadores concentram-se em: Escritórios de Engenharia, Construção de Rodovias, Testes e Análises Técnicas, Construtoras, Obras de Engenharia Civil, Perfurações e Sondagens.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação técnica de ensino médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações se dá após três a quatro anos de experiência.

Saberes que sustentam o CBO 3011-10

Tabela CBO · posição 4 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 23 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - descarte e segregação de resíduos 4 4 4
Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - preservação ambiental 4 4 4
Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - reciclagem e reaproveitamento de materiais 4 4 4
Ciências exatas e informática Ciência da computação Outros conhecimentos de ciência da computação - programação aplicada - ambiente gráfico de desenvolvimento de aplicações para automação de ensaios 3 3 4
Física Outros conhecimentos de física - física aplicada 4 4 4
Matemática e estatística Algoritmo 3 3 4
Estatística 4 4 4
Matemática aplicada 4 4 4
Química Química analítica 4 4 4
Química física 4 4 4
Química geral 4 4 4
Outros conhecimentos de química - metrologia química 4 4 4
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 4 4
Internet 4 4 4
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software - planilha de cálculo 4 4 4
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software - sistemas de gerenciamento das informações de laboratórios 4 4 4
Ciências sociais aplicadas Direito Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 4 4 4
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 4 4 4
Português instrumental 4 4 4
Inglês instrumental 4 3 4
Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal Metodologia de projetos Desenvolvimento de projetos 3 3 3
Outros conhecimentos de metodologia de projetos - desenvolvimento de novos produtos 3 3 4
Tecnologias estratégicas Materiais avançados e nanocompósitos 3 3 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 35 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 4 4 4
Qualidade e produtividade Controle da qualidade 4 4 4
Garantia de qualidade 4 4 4
Gestão da qualidade 3 4 3
Saúde e segurança Ergonomia 4 4 4
Espaços confinados 4 3 4
Saúde ocupacional 4 4 5
Segurança no trabalho 4 4 5
Trabalho em altura 4 3 4
Processos de produção industrial Automação nos processos de produção industrial Outros conhecimentos de automação nos processos de produção - automação de ensaios 4 3 4
Informações tecnológicas laboratoriais Análise de produtos 4 4 4
Ensaios destrutivos 4 4 4
Ensaios não-destrutivos 4 4 4
Operações e processos unitários de laboratório 4 4 4
Testes 4 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - ensaios e análises físico-químicas 4 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - procedimentos de calibração em laboratórios credenciados 4 3 3
Outros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - técnicas de amostragem 4 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - técnicas de calibração de equipamentos de ensaios 4 3 3
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - equipamentos de ensaios 4 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - instrumentação analítica computadorizada 4 3 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - instrumentação analítica convencional 4 4 4
Manutenção industrial Outros conhecimentos de manutenção industrial - manutenção de equipamentos de ensaio 4 4 4
Materiais Materiais não-metálicos naturais (madeira, fibras, couro, borracha etc.) 4 4 4
Materiais não-metálicos sintéticos (plástico, vidro, cerâmica e compósitos) 4 4 4
Materiais metálicos ferrosos 4 4 4
Materiais metálicos não ferrosos 4 4 4
Resistência dos materiais 4 4 4
Outros conhecimentos de materiais - caracterização dos materiais 4 4 4
Metalmecânica - mecânica Mecânica de fluidos 3 3 4
Metrologia 4 4 4
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Normas regulamentadoras para área industrial 4 4 4
Normas técnicas para área industrial 4 4 4
Tendências e inovação nos processos de produção industrial Novos materiais 3 3 4
Tendências da área industrial 3 3 3

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 4 de 8
Habilidades cognitivas 17 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 4
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 3 3
Compreensão escrita 4 4
Expressão escrita 4 4
Aprendizado ativo 4 4
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 3 3
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Raciocínio analítico 4 4
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 4 4
Trabalho com números Transcrição de dados 4 4
Comparação de dados 4 4
Classificação de dados 4 4
Compreensão numérica 4 4
Expressão numérica 4 4
Análise de dados 4 4
Sintetização de dados 4 4
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 18 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 4
Equilíbrio corporal bruto 3 3
Flexibilidade de extensão 3 4
Flexibilidade dinâmica 3 3
Força de tronco 3 3
Força estática 3 3
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 4 4
Precisão de controle 4 4
Destreza dos dedos (ou digital) 4 4
Destreza manual 4 4
Coordenação multimembros 3 4
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Reconhecimento de fala 3 3
Clareza de fala 3 3
Sensibilidade ao brilho 3 3
Percepção de profundidade 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Discriminação de cor visual 3 3
Habilidades práticas 13 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Troca de informações 3 3
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de instruções simples e rotineiras 3 3
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 4 4
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 4 4
Habilidades organizacionais Análise de operações 3 3
Programação de operações 3 3
Análise de garantia de qualidade 4 4
Análise de riscos 3 3
Outras habilidades práticas (especificar: ....) Outras - trabalho sob pressão 4 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças 4
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

O trabalho é exercido em indústrias de extração de petróleo e gás natural, de fabricação de produtos químicos, de metal, têxteis e na construção. Os profissionais são assalariados com carteira assinada. Trabalham de forma individual, sob supervisão permanente, exceto o técnico químico em petróleo que é ocasional. Os profissionais trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. O técnico de laboratório de análises físico-químicas (materiais de construção) e o técnico químico em petróleo podem trabalhar em veículos. O horário de trabalho pode ser de turno fixo diurno ou noturno ou, ainda, no regime de rodízio. Em suas atividades, os trabalhadores ficam expostos a materiais tóxicos e inflamáveis, o técnico de laboratório indústrial também fica exposto a altas temperaturas. Trabalho subterrâneo e ruído intenso fazem parte das atividades do técnico de laboratório de análises físico-químicas (materiais de construção), assim como trabalhar em grandes alturas faz parte das atividades do técnico

Verbos do dia a dia do CBO 301110

O que se faz na prática
Padronizar soluções para análise
Utilizar equipamentos de proteção individual estabelecidos em normas
Testar novas metodologias e procedimentos
Controlar a qualidade da matéria-prima
Atuar com responsabilidade técnica
Ler manuais técnicos em idioma estrangeiro
Atuar no processo de melhoria contínua
Cumprir legislação e normas pertinentes
Aplicar recursos de informática como usuário
Prover laboratório dos materiais de consumo
Participar na avaliação de novos fornecedores
Elaborar procedimentos e instruções de trabalho

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Laboratorista (ensaios de areia) (CBO 3011-10) pertence à família dos Técnicos de laboratório industrial, dentro do grande grupo dos técnicos de nível médio .

3 Técnicos de nível médio
30 Técnicos polivalentes
301 Técnicos em laboratório
3011 Técnicos de laboratório industrial
301110 Laboratorista (ensaios de areia)

Profissões irmãs na família CBO 3011

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Laboratorista (ensaios de areia)

CBO 301110

Qual é o CBO do Laboratorista (ensaios de areia)?

O código é CBO 3011-10 (ou CBO 301110 sem o hífen), dentro da família 3011 (Técnicos de laboratório industrial), no grande grupo 3 (Técnicos de nível médio ).

O que faz um Laboratorista (ensaios de areia)?

Realiza análises laboratoriais físico-químicas relacionadas a areias, pedras britadas, concretos, solos, cascalhos e materiais similares empregados na construção de obras civis, sanitárias, geológicas, entre outras. Participa no desenvolvimento de novos produtos e fornecedores. Controla a qualidade da matéria-prima e de produtos acabados e em processo. Garante a calibração dos equipamentos utiliza…

Que formação é necessária para o CBO 3011-10?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Escritórios de Engenharia, Construção de Rodovias, Testes e Análises Técnicas, Construtoras.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 3011-10

Mesmo subgrupo · CBO 301