Salário para o cargo de Ficharista
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa > CBO 4151-25

Ficharista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentos e informações. Orientam usuários e os auxiliam na recuperação de dados e informações. Disponibilizam fonte de dados para usuários. Providenciam aquisição de material e incorporam material ao acervo. Arquivam documentos, classificando- os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los. Prestam serviço de comutação, alimentam base de dados e elaboram estatísticas. Executam tarefas relacionadas com a elaboração e manutenção de arquivos, podendo ainda, operar equipamentos reprográficos, recuperar e preservar as informações por meio digital, magnético ou papel.

Quanto ganha um Ficharista

Um Ficharista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.114,25 e R$ 2.625,52, com a média salarial de R$ 1.474,87 e o salário mediana em R$ 1.420,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ficharista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.474,87 17.698,46 368,72 6,87
1º Quartil 1.114,25 13.371,02 278,56 5,19
Salário Mediana 1.420,00 17.040,00 355,00 6,61
3º Quartil 2.002,33 24.027,96 500,58 9,32
Teto Salarial 2.625,52 31.506,18 656,38 12,22


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios
        • Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Salvador - BA 1.767 - 2.190 1.785,20 1.767,00 1.784,00 1.808,00 2.189,90
Taquaritinga - SP 1.139 - 1.412 1.152,60 1.139,21 1.152,60 1.165,98 1.412,27
São Paulo - SP 1.335 - 4.169 2.026,21 1.334,81 1.835,00 3.442,14 4.169,22
Blumenau - SC 1.420 - 1.720 1.420,00 1.420,00 1.420,00 1.420,00 1.719,95
Marialva - PR 1.406 - 1.939 1.516,13 1.406,00 1.524,60 1.600,83 1.938,97
Várzea Grande - MT 1.130 - 1.369 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.368,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.139 - 2.737 1.501,20 1.139,21 1.269,00 2.259,49 2.736,76
Bahia 1.609 - 2.180 1.747,15 1.608,69 1.784,00 1.800,00 2.180,21
Santa Catarina 1.256 - 1.751 1.374,46 1.255,50 1.420,00 1.446,05 1.751,50
Paraná 1.425 - 1.912 1.513,70 1.424,82 1.524,60 1.578,92 1.912,43
Minas Gerais 1.086 - 2.180 1.340,48 1.086,00 1.202,00 1.800,00 2.180,21
Mato Grosso 1.130 - 1.369 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.130,00 1.368,69


Principais locais de trabalho

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ficharista

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • incorporar material ao acervo;
  • elaborar estatísticas;
  • recuperar dados e informações;
  • organizar o acervo;
  • providenciar aquisição do material para o acervo;
  • preservar acervo;
  • prestar serviço de comutação;
  • alimentar base de dados;
  • disponibilizar fonte de dados para usuários;
  • orientar usuários;

  • Atividades

    • demonstrar criatividade;
    • verificar veracidade dos dados;
    • demonstrar capacidade de localização;
    • preparar dados;
    • atualizar base de dados do acervo;
    • demonstrar solicitude;
    • demonstrar cordialidade;
    • alfabetar fichas;
    • comunicar chegada de material ao usuário;
    • permutar material com outras instituições;
    • montar arquivos nas formas eletrônica e papel;
    • colocar códigos de barras;
    • vender informações e publicações;
    • desmagnetizar material bibliográfico;
    • demonstrar controle emocional;
    • demonstrar atenção ao detalhe;
    • revisar coleta de dados;
    • introduzir novas informações em banco de dados;
    • demonstrar agilidade;
    • realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito à informação;
    • reclamar falhas no processo de comutação;
    • reproduzir documentos e materiais;
    • elaborar lista de classificação;
    • propor aquisição do material;
    • magnetizar material;
    • fazer preparo físico do material;
    • elaborar instrumentos de pesquisa;
    • controlar a utilização dos materiais;
    • enumerar itens para classificação;
    • aplicar penalidades por atraso;
    • arquivar fichas;
    • tipificar arquivos;
    • emitir pedidos a bibliotecas base;
    • indicar fontes similares;
    • entrevistar o usuário;
    • esclarecer dúvidas do usuário;
    • emprestar materiais para outras instituições;
    • cobrar do usuário pelos serviços prestados;
    • organizar sites de entidades normativas;
    • reservar material para o usuário;
    • elaborar relatórios;
    • registrar a entrada do material;
    • pesquisar dados;
    • registrar documentos;
    • auxiliar a catalogação do material;
    • encaminhar pedidos;
    • solicitar fatura (invoice);
    • pesquisar em catálogo coletivo nacional;
    • rastrear normas técnicas;
    • atualizar cadastro de clientes e usuários;
    • controlar embalagem e armazenamento de material;
    • receber pedidos de material;
    • pesquisar acervos de outras instituições;
    • emprestar material para outros setores da instituição;
    • controlar a qualidade do material;
    • guardar material nas estantes;
    • cadastrar clientes e usuários;
    • atender pesquisa do usuário;
    • orientar o usuário sobre a utilização do material;
    • classificar documentos;
    • encadernar material;
    • revisar o estado físico dos materiais devolvidos;
    • arquivar documentos nas formas eletrônica e papel;
    • ler estantes;
    • orçar pedido do cliente;
    • disponibilizar documentos em formato digital;
    • fornecer resultados para análise do acervo;
    • solicitar doações;
    • listar material bibliográfico em duplicata;
    • verificar solicitações de comutação;
    • acessar sistema de aquisição de material;
    • emprestar materiais para uso domiciliar;
    • organizar fisicamente o acervo;
    • levantar preço do material;
    • organizar dados estatísticos;
    • realizar exposições temporárias e permanentes do acervo;
    • codificar itens do questionário;
    • higienizar material;
    • inventariar o acervo;
    • demonstrar paciência;
    • negociar com o usuário;
    • montar sumários correntes;
    • consistir dados;
    • receber devolução de materiais do acervo;
    • comunicar-se;
    • acrescentar dados à planilha pré-existente;
    • expor novas aquisições;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • desinfetar material;
    • conferir material adquirido;
    • preparar material para digitação;
    • coletar dados;
    • colocar número de chamada no material;
    • repor fichas nos livros;
    • antecipar devolução;
    • controlar parâmetros ambientais para preservação;
    • pedir emprestado materiais de outras instituições;
    • digitalizar acervo;


    Setores que mais contratam Ficharista no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Obras de terraplenagem
    • Salas de acesso à internet
    • Comércio varejista de tintas e materiais para pintura
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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