Salário para o cargo de Operador de estúdio (gravação de áudio)
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Operador de estúdio (gravação de áudio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de estúdio (gravação de áudio)

Um Operador de estúdio (gravação de áudio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.316,54 e R$ 3.831,11, com a média salarial de R$ 1.913,55 e o salário mediana em R$ 1.582,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de estúdio (gravação de áudio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.913,55 22.962,57 478,39 9,46
1º Quartil 1.316,54 15.798,49 329,14 6,51
Salário Mediana 1.582,02 18.984,24 395,51 7,82
3º Quartil 2.921,77 35.061,24 730,44 14,44
Teto Salarial 3.831,11 45.973,34 957,78 18,94


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 4.655 2.150,87 1.287,77 1.650,00 3.842,83 4.654,55
Brasília - DF 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro - RJ 1.366 - 4.423 2.199,58 1.366,32 1.760,00 3.651,43 4.422,72
Florianópolis - SC 1.824 - 5.384 3.332,78 1.824,43 3.894,63 4.444,83 5.383,71
Serra - ES 1.144 - 1.451 1.159,28 1.143,93 1.143,93 1.198,07 1.451,14
Curitiba - PR 1.370 - 2.763 1.703,10 1.370,25 1.469,43 2.281,35 2.763,23
Birigui - SP 1.119 - 1.496 1.148,55 1.118,51 1.120,34 1.235,01 1.495,88
Belo Horizonte - MG 1.142 - 3.632 2.031,41 1.141,62 1.821,81 2.998,84 3.632,28
Manaus - AM 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Jundiaí - SP 1.474 - 1.983 1.579,62 1.473,72 1.637,00 1.637,00 1.982,78
Fortaleza - CE 1.194 - 2.543 1.704,65 1.194,00 1.942,44 2.099,38 2.542,83
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 2.919 1.706,62 1.350,00 1.500,16 2.409,65 2.918,64
Cotia - SP 1.328 - 4.239 2.440,54 1.327,69 2.550,00 3.500,00 4.239,31
Mauá - SP 1.623 - 2.632 1.918,84 1.623,38 1.939,40 2.173,16 2.632,20
Porto Alegre - RS 1.589 - 3.654 2.086,22 1.588,74 1.650,00 3.016,68 3.653,89
Campinas - SP 1.289 - 3.830 1.973,08 1.288,93 1.508,89 3.162,00 3.829,91
Maringá - PR 1.469 - 2.645 1.769,16 1.469,42 1.658,10 2.183,66 2.644,91
Vitoria - ES 1.188 - 3.035 1.463,51 1.188,31 1.227,34 2.505,66 3.034,93
Campo Grande - MS 1.045 - 3.061 1.310,35 1.045,00 1.045,00 2.527,46 3.061,34
Uberlândia - MG 1.530 - 4.239 1.968,84 1.530,00 1.580,19 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.221 - 3.998 1.941,85 1.220,70 1.590,00 3.301,03 3.998,30
Santa Catarina 1.295 - 5.127 2.719,04 1.295,16 2.300,00 4.233,22 5.127,40
Distrito Federal 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro 1.348 - 4.296 2.159,64 1.347,85 1.701,00 3.546,75 4.295,93
Paraná 1.333 - 2.913 1.745,51 1.333,06 1.619,77 2.405,34 2.913,42
Minas Gerais 1.105 - 3.569 1.865,06 1.104,80 1.684,97 2.946,42 3.568,79
Espírito Santo 1.144 - 2.112 1.297,55 1.143,93 1.188,31 1.743,37 2.111,62
Rio Grande do Sul 1.097 - 3.160 1.596,48 1.097,25 1.343,00 2.608,86 3.159,93
Rondônia 1.045 - 2.160 1.259,90 1.045,00 1.135,00 1.783,54 2.160,28
Ceará 1.194 - 2.509 1.730,56 1.194,00 1.971,22 2.071,45 2.509,00
Amazonas 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Mato Grosso 1.045 - 2.962 1.522,31 1.045,00 1.435,29 2.445,50 2.962,06
Bahia 1.108 - 2.224 1.389,67 1.107,77 1.188,16 1.836,38 2.224,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.439 1.301,94 1.045,00 1.045,03 2.013,73 2.439,09
Roraima 1.085 - 1.659 1.322,50 1.085,00 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Pará 1.100 - 1.670 1.172,35 1.100,00 1.141,65 1.378,41 1.669,57
Pernambuco 2.467 - 3.314 2.541,35 2.467,19 2.467,20 2.735,72 3.313,59
Goiás 1.200 - 3.164 1.868,31 1.200,00 1.800,00 2.612,50 3.164,34


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de estúdio (gravação de áudio)

Técnicos em áudio devem:

  • compilar registros sonoros;
  • operar sistemas de sonorização;
  • tratar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • comunicar-se;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • operar sistemas de gravação;

  • Atividades

    • analisar sinais de áudio;
    • participar de reunião com área de produção;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • gerenciar repertório;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • lidar com imprevistos;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • trabalhar com precisão;
    • editar registros sonoros;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • discutir briefing do evento;
    • demonstrar criatividade;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • orientar microfonista e assistente;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • selecionar estilos musicais;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • monitorar sinais gravados;
    • mapear pistas de gravação;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • conduzir a pista;
    • interagir com o público;
    • demonstrar flexibilidade;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • organizar repertório;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • adequar repertório ao público;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • interagir com áreas afins;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • mixar músicas;
    • gerar master;
    • divulgar trabalho;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • inserir áudio descrição;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • embalar equipamentos;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • passar o som (sound check);
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • mixar banda musical;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • selecionar repertório;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • sugerir fornecedores;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • trabalhar sob pressão;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • definir padrões de sincronismo;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • configurar sistemas de gravação;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • demonstrar iniciativa;
    • cumprir roteiro do evento;
    • orçar evento;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • equalizar registros sonoros;
    • trabalhar em equipe;
    • limpar equipamentos;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • selecionar registros sonoros;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • demonstrar concentração;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • operar equipamentos específicos;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • identificar público alvo;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • configurar sistemas de sonorização;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • demonstrar paciência;
    • analisar ambiente de gravação;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • definir mapa de palco e input list;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;


    Setores que mais contratam Operador de estúdio (gravação de áudio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Edição de livros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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