Salário para o cargo de Diretor de programas de rádio
CBO 2622-10 > Diretores de espetáculos

Diretor de programas de rádio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os diretores de cinema, teatro, de programas de televisão e rádio, artísticos, de produção e de programação dirigem, criando, coordenando, supervisionando e avaliando aspectos artísticos, técnicos e financeiros referentes a realização de filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, ópera e musicais, programas e conteúdo para televisão e rádio, vídeos, multimídia e peças publicitárias.

Quanto ganha um Diretor de programas de rádio

Um Diretor de programas de rádio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.373,39 e R$ 8.196,69, com a média salarial de R$ 3.167,12 e o salário mediana em R$ 1.917,11 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de programas de rádio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.167,12 38.005,48 791,78 15,08
1º Quartil 1.373,39 16.480,72 343,35 6,54
Salário Mediana 1.917,11 23.005,26 479,28 9,13
3º Quartil 6.251,15 75.013,76 1.562,79 29,77
Teto Salarial 8.196,69 98.360,29 2.049,17 39,03


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.500 - 7.472 4.840,03 3.500,00 4.960,57 6.168,53 7.471,51
São João Del Rei - MG 1.121 - 1.503 1.163,86 1.120,99 1.149,19 1.241,13 1.503,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.786 - 6.637 3.242,28 1.786,40 2.855,56 5.479,42 6.636,83
Rio Grande do Sul 1.345 - 2.468 1.493,74 1.345,30 1.361,80 2.038,00 2.468,49
Minas Gerais 1.121 - 9.278 2.797,66 1.120,99 1.214,07 7.659,62 9.277,56


Principais locais de trabalho

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de espetáculos

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.


Funções e atividades do Diretor de programas de rádio

Diretores de espetáculos devem:

  • planejar produção;
  • demonstrar competências pessoais;
  • decupar conteúdo;
  • formar equipe;
  • criar projetos;
  • desenvolver ideias;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;
  • comunicar-se;
  • planejar grades de programação em múltiplas janelas;
  • avaliar os resultados;
  • executar grades de programação;

  • Atividades

    • promover reuniões com as equipes;
    • identificar público alvo;
    • realizar testes técnicos;
    • analisar os resultados das avaliações externas;
    • estabelecer ações estratégicas de programação;
    • supervisionar a pós-produção e finalização;
    • interagir com o público;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • gerir exibição da grade de programação em múltiplas janelas;
    • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
    • planejar mídia;
    • avaliar os resultados finais do processo de produção;
    • controlar falhas de exibição;
    • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
    • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
    • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
    • demarcar a utilização de equipamentos;
    • redigir textos para periódicos;
    • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
    • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
    • conceituar projetos;
    • indicar equipe artística;
    • pesquisar temas;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • elaborar orçamento;
    • interagir com as equipes;
    • supervisionar a pré-produção;
    • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
    • analisar audiência, conteúdo e comportamento;
    • administrar conflitos;
    • definir a produção das peças promocionais;
    • coletar informações, dados;
    • dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.);
    • aprovar o cronograma de produção;
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • elaborar roteiros;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
    • definir cenários e locações;
    • pesquisar as características do público-alvo;
    • indicar equipe técnica;
    • mapear os recursos necessários;
    • compartilhar as ideias com a equipe;
    • analisar as demandas do mercado;
    • dirigir as equipes durante o processo de realização;
    • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc);
    • registrar a ideia ou argumento;
    • prestar assessorias;
    • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
    • adequar o produto de acordo com a grade e/ou plataforma;
    • aprovar equipes;
    • indicar equipe de programação;
    • reformatar produto;
    • conduzir o ritmo interno da obra;
    • delegar atribuições aos diferentes setores;
    • realizar estudo de viabilidade do projeto;
    • adquirir conteúdo e formatos;
    • supervisionar a organização da produção;
    • gerir exibição do roteiro comercial;
    • selecionar material para a elaboração do programa;
    • supervisionar a criação;
    • acompanhar audiência;
    • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
    • demonstrar capacidade de flexibilidade;
    • criar o formato da obra;
    • adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.);
    • planejar ciclos de vida dos produtos;
    • desenvolver parcerias;
    • disponibilizar informações para a equipe;
    • aprovar o conteúdo dos programas;
    • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
    • indicar equipe de produção;
    • demonstrar capacidade de criatividade;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • demonstrar capacidade de percepção estética;
    • gerir curadoria de conteúdo do acervo;
    • administrar o tempo da realização;
    • divulgar a realização na mídia;
    • construir desenho de produção do projeto;
    • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
    • dirigir ensaios;
    • definir desenho narrativo da obra;
    • selecionar os temas a serem trabalhados;
    • realizar interface com setores afins;
    • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
    • realizar testes com talentos artísticos;
    • encomendar conteúdo;
    • demonstrar capacidade de liderança;


    Setores que mais contratam Diretor de programas de rádio no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de organizações religiosas
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Programadoras
    • Edição integrada à impressão de jornais
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: