Salário para o cargo de Secretário trilíngüe de gabinete
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário trilíngüe de gabinete - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário trilíngüe de gabinete

Um Secretário trilíngüe de gabinete trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.510,00 e R$ 6.453,77, com a média salarial de R$ 2.722,63 e o salário mediana em R$ 1.799,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário trilíngüe de gabinete

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.722,63 32.671,50 680,66 12,72
1º Quartil 1.510,00 18.120,05 377,50 7,05
Salário Mediana 1.799,00 21.588,00 449,75 8,40
3º Quartil 4.921,92 59.063,08 1.230,48 22,99
Teto Salarial 6.453,77 77.445,29 1.613,44 30,14


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.566 - 14.680 6.108,63 1.565,83 5.402,50 12.120,00 14.680,11
Brasília - DF 1.430 - 7.365 2.789,19 1.429,50 1.717,50 6.080,75 7.365,19
Barueri - SP 1.694 - 10.272 4.820,91 1.693,50 4.065,00 8.480,50 10.271,84
Goiânia - GO 1.600 - 2.008 1.611,60 1.600,00 1.600,00 1.658,00 2.008,22
São José do Rio Preto - SP 1.761 - 3.528 2.185,23 1.761,00 1.995,16 2.913,00 3.528,31
Rio de Janeiro - RJ 1.575 - 6.792 3.468,17 1.574,77 3.000,00 5.607,50 6.791,97
Linhares - ES 1.450 - 1.905 1.492,50 1.450,00 1.450,00 1.572,50 1.904,66
Divinópolis - MG 1.600 - 3.043 2.305,33 1.600,00 2.430,00 2.512,00 3.042,61
Lages - SC 1.858 - 3.302 2.271,83 1.858,00 2.287,00 2.726,00 3.301,81
Patos de Minas - MG 1.412 - 2.422 1.632,00 1.412,00 1.536,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.556 - 11.712 4.242,88 1.556,29 2.500,00 9.669,72 11.712,25
Minas Gerais 1.412 - 3.567 1.942,69 1.412,00 1.732,50 2.945,00 3.567,07
Goiás 1.412 - 1.973 1.518,68 1.412,00 1.600,00 1.629,00 1.973,09
Espírito Santo 1.439 - 1.999 1.510,63 1.439,25 1.450,00 1.650,00 1.998,53
Distrito Federal 1.430 - 7.365 2.789,19 1.429,50 1.717,50 6.080,75 7.365,19
Santa Catarina 1.706 - 4.201 2.330,87 1.706,33 2.176,00 3.468,46 4.201,10
Paraná 1.420 - 6.314 2.580,30 1.419,67 1.888,45 5.212,50 6.313,54
Rio de Janeiro 1.431 - 6.792 3.167,87 1.430,77 3.000,00 5.607,50 6.791,97
Mato Grosso 1.561 - 4.276 2.198,50 1.561,00 2.000,00 3.530,00 4.275,64
Tocantins 1.412 - 3.421 1.767,25 1.412,00 1.412,00 2.824,00 3.420,51
Bahia 1.412 - 2.422 1.696,67 1.412,00 1.688,00 2.000,00 2.422,46
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.810 1.643,40 1.412,00 1.528,00 2.320,00 2.810,05
Rio Grande do Sul 1.444 - 8.479 2.793,39 1.443,94 1.800,00 7.000,00 8.478,61


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário trilíngüe de gabinete

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • organizar eventos e viagens;
  • gerenciar informações;
  • elaborar documentos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • gerir suprimentos;

  • Atividades

    • formular pedidos de compra;
    • demonstrar sensibilidade;
    • administrar estresse;
    • demonstrar dinamismo;
    • prestar serviço de intérprete;
    • fazer ligações telefônicas;
    • receber correspondência;
    • reproduzir documentos;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • reservar sala/local;
    • programar as atividades da equipe;
    • classificar documentos;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • cobrar ações;
    • elaborar documentação escolar;
    • avaliar a equipe;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • dar suporte a expatriados;
    • cotar preços;
    • secretariar reuniões;
    • pesquisar informações e dados;
    • definir horários;
    • encaminhar pessoas;
    • enviar correspondência;
    • atender pedidos e solicitações;
    • dar suporte durante o evento;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • assinar documentação escolar;
    • cobrar relatórios;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • fornecer informações;
    • formatar documentos;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • identificar a natureza do documento;
    • administrar arquivos;
    • requisitar material;
    • escolher cardápio;
    • demonstrar paciência;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar discrição;
    • confirmar presença;
    • controlar cronogramas;
    • elaborar convites e convocações;
    • conferir material;
    • elaborar lista de presença;
    • encaminhar documentos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • controlar malote;
    • transmitir fax;
    • registrar correspondência;
    • transcrever textos;
    • solicitar verbas;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • atender ligações telefônicas;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • pesquisar local;
    • capacitar equipe;
    • anotar informações;
    • redigir documentos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • preparar sala/local;
    • confeccionar clippings;
    • ciceronear visitas;
    • elaborar relatórios;
    • acompanhar processos;
    • traduzir documentos;
    • colher assinatura;
    • administrar pendências;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • preparar apresentações;
    • identificar o assunto;
    • enviar convite ou convocação;
    • tomar ditados;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • administrar conflitos;
    • anotar recados;
    • elaborar prestação de contas;
    • arquivar correspondência;
    • triar correspondência;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • ordenar documentos;
    • cadastrar documentos;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • trabalhar em equipe;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • divulgar informações;
    • revisar traduções;
    • dar suporte em reuniões;
    • trabalhar sob pressão;
    • selecionar pessoal;
    • recepcionar pessoas;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • protocolar correspondência;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • transmitir recados;
    • demonstrar senso de organização;
    • fazer checklist;
    • demonstrar proatividade;
    • encaminhar certificados;
    • adaptar-se a mudanças;
    • digitar documentos;
    • orientar pessoas;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • direcionar informações;
    • cobrar respostas;
    • controlar prazos;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • datilografar documentos;
    • contornar situações adversas;
    • elaborar base de dados;
    • cancelar compromissos;
    • demonstrar iniciativa;
    • ler documentos;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • atualizar arquivos;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • levantar necessidades de material;
    • marcar compromissos;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • elaborar atas;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;


    Setores que mais contratam Secretário trilíngüe de gabinete no mercado de trabalho

    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Serviços advocatícios
    • Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais
    • Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista
    • Serviços de diagnóstico por registro gráfico - ecg, eeg e outros exames análogos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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