Salário para o cargo de Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental)
CBO 2312-10 > Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas, efetuam registros burocráticos e pedagógicos, participam na elaboração do projeto pedagógico, planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas, organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.

Quanto ganha um Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental)

Um Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.903,09 e R$ 6.541,01, com a média salarial de R$ 3.086,58 e o salário mediana em R$ 2.499,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.086,58 37.038,96 771,64 21,14
1º Quartil 1.903,09 22.837,04 475,77 13,04
Salário Mediana 2.499,00 29.988,00 624,75 17,12
3º Quartil 4.988,45 59.861,45 1.247,11 34,17
Teto Salarial 6.541,01 78.492,13 1.635,25 44,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.836 - 10.142 4.107,97 1.836,29 3.101,00 8.373,47 10.142,20
Rio de Janeiro - RJ 1.520 - 9.119 3.318,70 1.519,96 1.963,00 7.528,55 9.118,81
Brasília - DF 1.662 - 8.396 3.660,19 1.662,33 3.222,00 6.931,69 8.395,88
Limeira - SP 2.693 - 4.400 3.181,12 2.693,19 3.315,00 3.632,76 4.400,11
Goiânia - GO 1.732 - 15.142 4.842,27 1.732,13 2.452,00 12.501,61 15.142,33
Gaspar - SC 2.621 - 5.793 4.174,50 2.620,82 4.700,00 4.782,62 5.792,85
Belo Horizonte - MG 1.754 - 6.492 3.129,72 1.753,58 2.605,00 5.359,55 6.491,64
Curitiba - PR 1.591 - 4.752 2.410,39 1.590,99 1.991,12 3.923,53 4.752,30
Salvador - BA 1.484 - 6.589 2.823,32 1.484,25 2.131,00 5.439,70 6.588,73
Barra de São Francisco - ES 1.694 - 3.856 2.281,35 1.694,20 2.107,00 3.183,45 3.855,89
Braço do Norte - SC 2.226 - 2.908 2.283,55 2.225,67 2.254,00 2.400,55 2.907,62
Guarulhos - SP 1.792 - 5.809 2.729,23 1.791,88 2.056,50 4.795,90 5.808,94
Porto Alegre - RS 2.156 - 7.323 3.726,26 2.155,91 3.194,50 6.046,16 7.323,29
Londrina - PR 1.554 - 5.023 2.720,10 1.553,81 2.690,50 4.146,74 5.022,65
Manaus - AM 1.412 - 3.606 1.885,11 1.412,00 1.550,00 2.977,06 3.605,90
Caçapava - SP 2.544 - 5.130 3.213,47 2.543,51 3.038,00 4.235,65 5.130,34
Campinas - SP 1.830 - 7.050 3.179,26 1.830,05 2.399,00 5.820,46 7.049,92
Recife - PE 1.598 - 6.807 3.181,06 1.598,02 2.608,00 5.620,15 6.807,30
Fortaleza - CE 1.412 - 4.450 2.200,52 1.412,00 1.740,00 3.673,83 4.449,85
Campo Grande - MS 1.532 - 6.093 2.833,11 1.531,94 2.367,00 5.030,46 6.093,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.915 - 7.154 3.515,67 1.915,33 3.219,00 5.906,54 7.154,18
Santa Catarina 1.929 - 6.180 3.222,67 1.928,52 2.595,00 5.102,45 6.180,24
Paraná 1.601 - 4.075 2.303,14 1.600,91 2.180,00 3.364,75 4.075,48
Rio de Janeiro 1.490 - 8.315 3.063,69 1.489,98 1.852,00 6.864,52 8.314,51
Minas Gerais 1.690 - 5.433 2.738,10 1.690,46 2.336,00 4.485,13 5.432,52
Rio Grande do Sul 1.957 - 5.978 3.079,16 1.957,29 2.675,00 4.935,46 5.977,98
Goiás 1.604 - 9.862 3.600,98 1.604,12 2.250,00 8.142,22 9.862,10
Bahia 1.431 - 5.074 2.371,20 1.430,67 1.874,00 4.189,09 5.073,95
Distrito Federal 1.662 - 8.396 3.660,19 1.662,33 3.222,00 6.931,69 8.395,88
Espírito Santo 1.574 - 4.789 2.453,65 1.573,64 2.107,00 3.953,93 4.789,12
Pernambuco 1.463 - 6.770 2.946,48 1.463,42 2.390,00 5.589,55 6.770,23
Mato Grosso 1.760 - 5.421 2.753,60 1.760,01 2.298,00 4.475,47 5.420,82
Ceará 1.412 - 7.113 2.710,24 1.412,00 1.685,38 5.872,79 7.113,30
Pará 1.466 - 5.676 2.579,45 1.465,83 1.998,00 4.686,44 5.676,35
Mato Grosso do Sul 1.605 - 7.667 3.316,32 1.605,11 2.600,00 6.329,99 7.667,07
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.037 1.935,03 1.412,00 1.478,00 3.333,22 4.037,30
Amazonas 1.412 - 3.556 1.876,00 1.412,00 1.550,00 2.935,51 3.555,58
Rondônia 1.664 - 5.447 3.020,20 1.663,55 2.987,00 4.497,14 5.447,07
Alagoas 1.433 - 4.193 2.037,16 1.433,17 1.553,00 3.461,66 4.192,87
Maranhão 1.418 - 6.136 2.521,59 1.417,83 1.722,50 5.066,03 6.136,12
Sergipe 1.412 - 4.168 2.039,43 1.412,00 1.500,00 3.441,33 4.168,24
Paraíba 1.412 - 4.257 2.145,29 1.412,00 1.862,00 3.514,30 4.256,63
Piauí 1.412 - 4.849 2.090,59 1.412,00 1.478,00 4.003,09 4.848,67
Acre 1.626 - 4.907 2.771,04 1.625,57 2.630,00 4.051,31 4.907,07
Tocantins 1.538 - 4.703 2.441,04 1.538,47 2.200,00 3.882,51 4.702,62
Amapá 1.415 - 5.226 2.404,01 1.415,23 2.000,00 4.314,58 5.225,95
Roraima 1.517 - 4.042 2.194,49 1.516,95 1.953,50 3.337,10 4.042,00


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental)

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:

  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • ministrar aulas;
  • preparar aulas;
  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • avaliar os alunos;
  • comunicar-se;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;

  • Atividades

    • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
    • trocar experiências com os pares e especialistas;
    • atuar em reuniões de pais;
    • aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
    • definir critérios de avaliação;
    • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
    • propor trabalhos e atividades;
    • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
    • convencionar regras de convivência;
    • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
    • instruir os alunos para participar dos eventos;
    • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
    • criar material didático;
    • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
    • produzir material didático;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
    • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
    • registrar frequência dos alunos;
    • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
    • manter vínculos afetivos com os alunos;
    • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
    • redigir relatório sobre alunos com problemas;
    • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
    • determinar objetivo da aula;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
    • preparar instrumentos para registro do evento;
    • estabelecer conteúdos mínimos por série;
    • escolher temas para reuniões;
    • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
    • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
    • divulgar a produção da escola na comunidade;
    • trabalhar conceitos de família e cidadania;
    • discutir o conteúdo científico com os alunos;
    • preencher fichas descritivas;
    • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
    • anotar ocorrências anômalas;
    • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
    • preparar o cronograma dos eventos;
    • empregar atividades de recuperação paralela;
    • fixar objetivos de avaliação;
    • programar pauta das reuniões;
    • interagir com a comunidade escolar;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
    • discutir conceitos de religiosidade;
    • atualizar-se;
    • registrar aulas previstas e dadas;
    • sugerir projetos para a comunidade escolar;
    • pesquisar material didático e paradidático;
    • estabelecer estratégias de avaliação;
    • dominar a modalidade escrita da língua;
    • registrar conceitos e notas dos alunos;
    • sugerir metodologias de ensino;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
    • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
    • analisar material didático e paradidático;
    • adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
    • consultar legislação educacional;
    • apresentar relatórios às autoridades competentes;
    • criar atividade paralela de reforço;
    • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
    • divulgar os eventos da escola;
    • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
    • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
    • monitorar trabalhos em grupo;
    • listar fontes de pesquisa para o aluno;
    • relatar evasão escolar;
    • proceder com ética e moral;
    • sugerir objetivos gerais e específicos;
    • organizar palestras;
    • divulgar os trabalhos dos alunos;
    • opinar sobre propostas pedagógicas;
    • expressar-se em vários níveis de linguagem;
    • formar grupos para atuação nos eventos;
    • revisar conteúdos;
    • selecionar material didático;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
    • planejar as atividades periódicas da área;
    • propor situações-problema aos alunos;
    • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
    • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
    • preparar roteiro de observação para os alunos;
    • acompanhar trabalho diário do aluno;
    • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
    • definir temas transversais e interdisciplinares;
    • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
    • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
    • proceder com criatividade;
    • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • dialogar com os alunos;
    • proceder com clareza;
    • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
    • definir estratégias de ensino;
    • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
    • conversar com os pais dos alunos;
    • sugerir formas para qualificação do docente;
    • definir metodologias de ensino;
    • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
    • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
    • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
    • organizar visitas a espaços culturais;
    • registrar conteúdos e atividades ministrados;
    • exercer autoridade com critério;
    • traçar os objetivos dos eventos;
    • contatar instituições para viabilização de atividades;
    • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
    • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
    • ajustar planejamento à classe;
    • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
    • atuar em reuniões de professores;
    • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;


    Setores que mais contratam Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental) no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: