Salário para o cargo de Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série)
CBO 2312-05 > Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas, efetuam registros burocráticos e pedagógicos, participam na elaboração do projeto pedagógico, planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas, organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.

Quanto ganha um Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.693,73 e R$ 7.901,48, com a média salarial de R$ 3.279,98 e o salário mediana em R$ 2.205,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.279,98 39.359,79 820,00 20,91
1º Quartil 1.693,73 20.324,81 423,43 10,80
Salário Mediana 2.205,00 26.460,00 551,25 14,06
3º Quartil 6.026,00 72.312,04 1.506,50 38,42
Teto Salarial 7.901,48 94.817,71 1.975,37 50,38


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 1.412 - 9.432 3.174,39 1.412,00 1.670,00 7.786,76 9.431,55
São Paulo - SP 1.759 - 9.365 3.755,00 1.759,10 2.443,00 7.731,52 9.364,65
Brasília - DF 1.647 - 8.341 3.550,31 1.646,67 2.788,00 6.886,19 8.340,75
Barra do Garças - MT 3.391 - 5.536 4.154,08 3.391,40 4.326,00 4.570,69 5.536,16
Rio de Janeiro - RJ 1.509 - 8.126 3.098,64 1.508,71 1.874,00 6.708,79 8.125,89
Goiânia - GO 1.591 - 8.633 3.344,12 1.590,74 2.213,00 7.127,71 8.633,29
São José dos Pinhais - PR 2.293 - 17.779 9.745,05 2.293,29 14.639,00 14.678,79 17.779,39
Salvador - BA 1.517 - 5.655 2.677,26 1.516,96 2.207,00 4.669,13 5.655,39
Sorocaba - SP 4.641 - 7.450 5.515,41 4.640,65 5.537,00 6.150,85 7.450,10
Recife - PE 1.527 - 5.128 2.620,10 1.526,52 2.425,00 4.233,57 5.127,83
Bandeirantes - PR 1.706 - 2.391 1.866,24 1.705,56 1.922,00 1.973,84 2.390,78
Curitiba - PR 1.493 - 5.129 2.326,88 1.492,88 1.681,00 4.234,87 5.129,40
Cosmópolis - SP 3.079 - 4.678 3.466,66 3.079,06 3.457,00 3.861,97 4.677,74
Manaus - AM 1.422 - 6.175 2.553,73 1.422,37 1.600,00 5.098,46 6.175,40
Natal - RN 1.412 - 11.082 3.523,66 1.412,00 1.700,00 9.149,54 11.082,19
João Pessoa - PB 1.412 - 4.362 2.027,05 1.412,00 1.588,00 3.601,00 4.361,64
Franca - SP 1.770 - 5.586 3.678,64 1.770,05 4.321,00 4.611,95 5.586,13
Aparecida de Goiânia - GO 1.717 - 44.586 11.277,61 1.716,78 2.824,00 36.810,21 44.585,64
Teresina - PI 1.412 - 8.026 2.778,00 1.412,00 1.478,00 6.626,72 8.026,49
Belo Horizonte - MG 1.576 - 4.326 2.287,39 1.575,90 2.052,00 3.571,68 4.326,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.811 - 7.200 3.477,97 1.811,15 3.127,00 5.944,09 7.199,66
Paraná 1.576 - 10.041 3.540,57 1.575,67 2.105,00 8.289,91 10.040,99
Rio de Janeiro 1.480 - 5.954 2.528,92 1.480,35 1.795,00 4.916,01 5.954,41
Ceará 1.412 - 14.080 4.101,55 1.412,00 1.562,50 11.624,74 14.080,23
Minas Gerais 1.560 - 4.905 2.462,22 1.560,15 2.074,00 4.049,35 4.904,70
Goiás 1.508 - 12.440 4.062,14 1.508,03 2.056,00 10.270,50 12.439,94
Mato Grosso 1.959 - 5.579 3.602,40 1.959,24 4.326,00 4.606,03 5.578,97
Distrito Federal 1.647 - 8.341 3.550,31 1.646,67 2.788,00 6.886,19 8.340,75
Bahia 1.433 - 5.290 2.424,93 1.433,18 1.867,00 4.367,54 5.290,10
Pernambuco 1.419 - 7.052 2.798,62 1.418,56 1.850,00 5.822,50 7.052,38
Maranhão 1.413 - 5.131 2.381,15 1.413,09 1.985,00 4.236,22 5.131,03
Rio Grande do Norte 1.412 - 7.149 2.619,78 1.412,00 1.500,00 5.902,67 7.149,49
Pará 1.507 - 7.918 3.390,22 1.507,49 2.989,00 6.536,84 7.917,61
Piauí 1.412 - 27.242 6.713,13 1.412,00 1.478,00 22.491,43 27.242,29
Rio Grande do Sul 1.696 - 5.179 2.689,23 1.696,19 2.400,00 4.275,64 5.178,79
Santa Catarina 1.881 - 6.708 3.181,57 1.881,34 2.582,00 5.538,52 6.708,42
Mato Grosso do Sul 1.570 - 5.077 2.694,27 1.569,63 2.495,00 4.191,46 5.076,82
Paraíba 1.412 - 4.148 2.061,39 1.412,00 1.632,00 3.424,60 4.147,98
Espírito Santo 1.471 - 5.382 2.340,85 1.471,47 1.735,00 4.443,08 5.381,60
Tocantins 2.079 - 12.395 5.123,34 2.079,32 4.011,00 10.233,45 12.395,06
Sergipe 1.412 - 5.474 2.274,51 1.412,00 1.522,50 4.519,13 5.473,71
Amazonas 1.423 - 6.174 2.552,70 1.423,44 1.600,00 5.097,09 6.173,74
Alagoas 1.419 - 4.494 2.089,09 1.419,43 1.581,00 3.710,46 4.494,22
Rondônia 1.420 - 5.788 2.645,04 1.420,40 2.200,00 4.778,79 5.788,22
Roraima 1.487 - 6.180 2.698,65 1.487,25 2.015,00 5.102,13 6.179,85
Acre 1.412 - 4.679 2.448,44 1.412,00 1.902,00 3.863,25 4.679,28
Amapá 1.412 - 3.471 1.763,41 1.412,00 1.412,00 2.866,00 3.471,39


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
  • preparar aulas;
  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • ministrar aulas;
  • avaliar os alunos;

  • Atividades

    • preparar instrumentos para registro do evento;
    • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
    • atuar em reuniões de pais;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
    • definir metodologias de ensino;
    • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
    • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
    • sugerir formas para qualificação do docente;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • escolher temas para reuniões;
    • contatar instituições para viabilização de atividades;
    • relatar evasão escolar;
    • redigir relatório sobre alunos com problemas;
    • estabelecer conteúdos mínimos por série;
    • registrar aulas previstas e dadas;
    • definir critérios de avaliação;
    • apresentar relatórios às autoridades competentes;
    • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
    • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
    • registrar conceitos e notas dos alunos;
    • consultar legislação educacional;
    • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
    • analisar material didático e paradidático;
    • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
    • planejar as atividades periódicas da área;
    • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
    • exercer autoridade com critério;
    • registrar frequência dos alunos;
    • divulgar os eventos da escola;
    • opinar sobre propostas pedagógicas;
    • sugerir objetivos gerais e específicos;
    • expressar-se em vários níveis de linguagem;
    • divulgar a produção da escola na comunidade;
    • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
    • trabalhar conceitos de família e cidadania;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
    • traçar os objetivos dos eventos;
    • preencher fichas descritivas;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • estabelecer estratégias de avaliação;
    • interagir com a comunidade escolar;
    • discutir o conteúdo científico com os alunos;
    • aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
    • adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
    • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
    • anotar ocorrências anômalas;
    • atuar em reuniões de professores;
    • determinar objetivo da aula;
    • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
    • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
    • instruir os alunos para participar dos eventos;
    • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
    • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
    • divulgar os trabalhos dos alunos;
    • propor situações-problema aos alunos;
    • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
    • proceder com criatividade;
    • definir temas transversais e interdisciplinares;
    • sugerir metodologias de ensino;
    • atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
    • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
    • produzir material didático;
    • manter vínculos afetivos com os alunos;
    • trocar experiências com os pares e especialistas;
    • atualizar-se;
    • discutir conceitos de religiosidade;
    • registrar conteúdos e atividades ministrados;
    • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
    • organizar visitas a espaços culturais;
    • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
    • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
    • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
    • proceder com ética e moral;
    • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
    • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
    • conversar com os pais dos alunos;
    • pesquisar material didático e paradidático;
    • formar grupos para atuação nos eventos;
    • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
    • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
    • proceder com clareza;
    • dominar a modalidade escrita da língua;
    • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
    • organizar palestras;
    • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
    • criar atividade paralela de reforço;
    • propor trabalhos e atividades;
    • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
    • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
    • dialogar com os alunos;
    • acompanhar trabalho diário do aluno;
    • empregar atividades de recuperação paralela;
    • sugerir projetos para a comunidade escolar;
    • programar pauta das reuniões;
    • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
    • revisar conteúdos;
    • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
    • ajustar planejamento à classe;
    • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
    • fixar objetivos de avaliação;
    • definir estratégias de ensino;
    • listar fontes de pesquisa para o aluno;
    • preparar roteiro de observação para os alunos;
    • selecionar material didático;
    • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
    • criar material didático;
    • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
    • monitorar trabalhos em grupo;
    • preparar o cronograma dos eventos;
    • convencionar regras de convivência;


    Setores que mais contratam Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série) no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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