Salário para o cargo de Professor das séries iniciais
CBO 2312-10 > Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Professor das séries iniciais - Descrição, atividades e funções do cargo

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas, efetuam registros burocráticos e pedagógicos, participam na elaboração do projeto pedagógico, planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas, organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor das séries iniciais

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:

  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • avaliar os alunos;
  • ministrar aulas;
  • preparar aulas;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;

Atividades

  • selecionar material didático;
  • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
  • dialogar com os alunos;
  • proceder com clareza;
  • listar fontes de pesquisa para o aluno;
  • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
  • traçar os objetivos dos eventos;
  • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
  • divulgar os trabalhos dos alunos;
  • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
  • redigir relatório sobre alunos com problemas;
  • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
  • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
  • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
  • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
  • discutir o conteúdo científico com os alunos;
  • registrar conceitos e notas dos alunos;
  • criar atividade paralela de reforço;
  • apresentar relatórios às autoridades competentes;
  • empregar atividades de recuperação paralela;
  • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
  • dominar a modalidade escrita da língua;
  • definir metodologias de ensino;
  • exercer autoridade com critério;
  • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
  • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
  • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
  • sugerir objetivos gerais e específicos;
  • monitorar trabalhos em grupo;
  • atuar em reuniões de professores;
  • instruir os alunos para participar dos eventos;
  • contatar instituições para viabilização de atividades;
  • formar grupos para atuação nos eventos;
  • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
  • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
  • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
  • definir estratégias de ensino;
  • interagir com a comunidade escolar;
  • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
  • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
  • preencher fichas descritivas;
  • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
  • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
  • ajustar planejamento à classe;
  • aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
  • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
  • organizar visitas a espaços culturais;
  • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
  • propor situações-problema aos alunos;
  • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
  • divulgar a produção da escola na comunidade;
  • pesquisar material didático e paradidático;
  • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
  • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
  • preparar roteiro de observação para os alunos;
  • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
  • criar material didático;
  • relatar evasão escolar;
  • registrar aulas previstas e dadas;
  • registrar conteúdos e atividades ministrados;
  • anotar ocorrências anômalas;
  • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
  • trocar experiências com os pares e especialistas;
  • proceder com criatividade;
  • escolher temas para reuniões;
  • estabelecer conteúdos mínimos por série;
  • acompanhar trabalho diário do aluno;
  • sugerir formas para qualificação do docente;
  • programar pauta das reuniões;
  • sugerir projetos para a comunidade escolar;
  • atuar em reuniões de pais;
  • definir temas transversais e interdisciplinares;
  • consultar legislação educacional;
  • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
  • revisar conteúdos;
  • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
  • sugerir metodologias de ensino;
  • opinar sobre propostas pedagógicas;
  • atualizar-se;
  • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
  • preparar o cronograma dos eventos;
  • planejar as atividades periódicas da área;
  • convencionar regras de convivência;
  • registrar frequência dos alunos;
  • proceder com ética e moral;
  • divulgar os eventos da escola;
  • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
  • fixar objetivos de avaliação;
  • trabalhar conceitos de família e cidadania;
  • definir critérios de avaliação;
  • propor trabalhos e atividades;
  • determinar objetivo da aula;
  • preparar instrumentos para registro do evento;
  • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
  • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
  • organizar palestras;
  • analisar material didático e paradidático;
  • conversar com os pais dos alunos;
  • expressar-se em vários níveis de linguagem;
  • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
  • estabelecer estratégias de avaliação;
  • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
  • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
  • atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
  • estabelecer cronograma de atividades;
  • produzir material didático;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • manter vínculos afetivos com os alunos;
  • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
  • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
  • discutir conceitos de religiosidade;


Setores que mais contratam Professor das séries iniciais no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino médio
  • Educação infantil - creche
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Atividades associativas
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Cursos preparatórios para concursos
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte




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