Salário para o cargo de Professor das séries iniciais
CBO 2312-10 > Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Professor das séries iniciais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas, efetuam registros burocráticos e pedagógicos, participam na elaboração do projeto pedagógico, planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas, organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.

Quanto ganha um Professor das séries iniciais

Um Professor das séries iniciais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.903,09 e R$ 6.541,01, com a média salarial de R$ 3.086,58 e o salário mediana em R$ 2.499,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor das séries iniciais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.086,58 37.038,96 771,64 21,14
1º Quartil 1.903,09 22.837,04 475,77 13,04
Salário Mediana 2.499,00 29.988,00 624,75 17,12
3º Quartil 4.988,45 59.861,45 1.247,11 34,17
Teto Salarial 6.541,01 78.492,13 1.635,25 44,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.836 - 10.142 4.107,97 1.836,29 3.101,00 8.373,47 10.142,20
Rio de Janeiro - RJ 1.520 - 9.119 3.318,70 1.519,96 1.963,00 7.528,55 9.118,81
Brasília - DF 1.662 - 8.396 3.660,19 1.662,33 3.222,00 6.931,69 8.395,88
Limeira - SP 2.693 - 4.400 3.181,12 2.693,19 3.315,00 3.632,76 4.400,11
Goiânia - GO 1.732 - 15.142 4.842,27 1.732,13 2.452,00 12.501,61 15.142,33
Gaspar - SC 2.621 - 5.793 4.174,50 2.620,82 4.700,00 4.782,62 5.792,85
Belo Horizonte - MG 1.754 - 6.492 3.129,72 1.753,58 2.605,00 5.359,55 6.491,64
Curitiba - PR 1.591 - 4.752 2.410,39 1.590,99 1.991,12 3.923,53 4.752,30
Salvador - BA 1.484 - 6.589 2.823,32 1.484,25 2.131,00 5.439,70 6.588,73
Barra de São Francisco - ES 1.694 - 3.856 2.281,35 1.694,20 2.107,00 3.183,45 3.855,89
Braço do Norte - SC 2.226 - 2.908 2.283,55 2.225,67 2.254,00 2.400,55 2.907,62
Guarulhos - SP 1.792 - 5.809 2.729,23 1.791,88 2.056,50 4.795,90 5.808,94
Porto Alegre - RS 2.156 - 7.323 3.726,26 2.155,91 3.194,50 6.046,16 7.323,29
Londrina - PR 1.554 - 5.023 2.720,10 1.553,81 2.690,50 4.146,74 5.022,65
Manaus - AM 1.412 - 3.606 1.885,11 1.412,00 1.550,00 2.977,06 3.605,90
Caçapava - SP 2.544 - 5.130 3.213,47 2.543,51 3.038,00 4.235,65 5.130,34
Campinas - SP 1.830 - 7.050 3.179,26 1.830,05 2.399,00 5.820,46 7.049,92
Recife - PE 1.598 - 6.807 3.181,06 1.598,02 2.608,00 5.620,15 6.807,30
Fortaleza - CE 1.412 - 4.450 2.200,52 1.412,00 1.740,00 3.673,83 4.449,85
Campo Grande - MS 1.532 - 6.093 2.833,11 1.531,94 2.367,00 5.030,46 6.093,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.915 - 7.154 3.515,67 1.915,33 3.219,00 5.906,54 7.154,18
Santa Catarina 1.929 - 6.180 3.222,67 1.928,52 2.595,00 5.102,45 6.180,24
Paraná 1.601 - 4.075 2.303,14 1.600,91 2.180,00 3.364,75 4.075,48
Rio de Janeiro 1.490 - 8.315 3.063,69 1.489,98 1.852,00 6.864,52 8.314,51
Minas Gerais 1.690 - 5.433 2.738,10 1.690,46 2.336,00 4.485,13 5.432,52
Rio Grande do Sul 1.957 - 5.978 3.079,16 1.957,29 2.675,00 4.935,46 5.977,98
Goiás 1.604 - 9.862 3.600,98 1.604,12 2.250,00 8.142,22 9.862,10
Bahia 1.431 - 5.074 2.371,20 1.430,67 1.874,00 4.189,09 5.073,95
Distrito Federal 1.662 - 8.396 3.660,19 1.662,33 3.222,00 6.931,69 8.395,88
Espírito Santo 1.574 - 4.789 2.453,65 1.573,64 2.107,00 3.953,93 4.789,12
Pernambuco 1.463 - 6.770 2.946,48 1.463,42 2.390,00 5.589,55 6.770,23
Mato Grosso 1.760 - 5.421 2.753,60 1.760,01 2.298,00 4.475,47 5.420,82
Ceará 1.412 - 7.113 2.710,24 1.412,00 1.685,38 5.872,79 7.113,30
Pará 1.466 - 5.676 2.579,45 1.465,83 1.998,00 4.686,44 5.676,35
Mato Grosso do Sul 1.605 - 7.667 3.316,32 1.605,11 2.600,00 6.329,99 7.667,07
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.037 1.935,03 1.412,00 1.478,00 3.333,22 4.037,30
Amazonas 1.412 - 3.556 1.876,00 1.412,00 1.550,00 2.935,51 3.555,58
Rondônia 1.664 - 5.447 3.020,20 1.663,55 2.987,00 4.497,14 5.447,07
Alagoas 1.433 - 4.193 2.037,16 1.433,17 1.553,00 3.461,66 4.192,87
Maranhão 1.418 - 6.136 2.521,59 1.417,83 1.722,50 5.066,03 6.136,12
Sergipe 1.412 - 4.168 2.039,43 1.412,00 1.500,00 3.441,33 4.168,24
Paraíba 1.412 - 4.257 2.145,29 1.412,00 1.862,00 3.514,30 4.256,63
Piauí 1.412 - 4.849 2.090,59 1.412,00 1.478,00 4.003,09 4.848,67
Acre 1.626 - 4.907 2.771,04 1.625,57 2.630,00 4.051,31 4.907,07
Tocantins 1.538 - 4.703 2.441,04 1.538,47 2.200,00 3.882,51 4.702,62
Amapá 1.415 - 5.226 2.404,01 1.415,23 2.000,00 4.314,58 5.225,95
Roraima 1.517 - 4.042 2.194,49 1.516,95 1.953,50 3.337,10 4.042,00


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor das séries iniciais

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:

  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • avaliar os alunos;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • ministrar aulas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • preparar aulas;

  • Atividades

    • aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
    • analisar material didático e paradidático;
    • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
    • definir estratégias de ensino;
    • organizar visitas a espaços culturais;
    • opinar sobre propostas pedagógicas;
    • manter vínculos afetivos com os alunos;
    • planejar as atividades periódicas da área;
    • determinar objetivo da aula;
    • selecionar material didático;
    • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
    • definir temas transversais e interdisciplinares;
    • acompanhar trabalho diário do aluno;
    • interagir com a comunidade escolar;
    • fixar objetivos de avaliação;
    • relatar evasão escolar;
    • instruir os alunos para participar dos eventos;
    • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
    • exercer autoridade com critério;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
    • dialogar com os alunos;
    • proceder com ética e moral;
    • criar material didático;
    • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
    • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
    • monitorar trabalhos em grupo;
    • conversar com os pais dos alunos;
    • divulgar a produção da escola na comunidade;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
    • traçar os objetivos dos eventos;
    • registrar aulas previstas e dadas;
    • trocar experiências com os pares e especialistas;
    • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
    • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
    • preparar o cronograma dos eventos;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
    • registrar frequência dos alunos;
    • registrar conceitos e notas dos alunos;
    • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
    • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
    • divulgar os trabalhos dos alunos;
    • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
    • empregar atividades de recuperação paralela;
    • escolher temas para reuniões;
    • criar atividade paralela de reforço;
    • atuar em reuniões de professores;
    • propor situações-problema aos alunos;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • divulgar os eventos da escola;
    • anotar ocorrências anômalas;
    • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
    • formar grupos para atuação nos eventos;
    • definir metodologias de ensino;
    • organizar palestras;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
    • produzir material didático;
    • discutir conceitos de religiosidade;
    • atuar em reuniões de pais;
    • sugerir formas para qualificação do docente;
    • dominar a modalidade escrita da língua;
    • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
    • preparar instrumentos para registro do evento;
    • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
    • estabelecer estratégias de avaliação;
    • pesquisar material didático e paradidático;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
    • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
    • convencionar regras de convivência;
    • propor trabalhos e atividades;
    • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
    • ajustar planejamento à classe;
    • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
    • atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
    • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
    • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
    • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
    • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
    • revisar conteúdos;
    • redigir relatório sobre alunos com problemas;
    • listar fontes de pesquisa para o aluno;
    • expressar-se em vários níveis de linguagem;
    • estabelecer conteúdos mínimos por série;
    • preencher fichas descritivas;
    • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
    • proceder com criatividade;
    • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
    • programar pauta das reuniões;
    • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
    • trabalhar conceitos de família e cidadania;
    • adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
    • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
    • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
    • registrar conteúdos e atividades ministrados;
    • sugerir metodologias de ensino;
    • contatar instituições para viabilização de atividades;
    • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
    • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
    • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
    • sugerir objetivos gerais e específicos;
    • sugerir projetos para a comunidade escolar;
    • apresentar relatórios às autoridades competentes;
    • definir critérios de avaliação;
    • discutir o conteúdo científico com os alunos;
    • atualizar-se;
    • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
    • consultar legislação educacional;
    • proceder com clareza;
    • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
    • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
    • preparar roteiro de observação para os alunos;
    • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;


    Setores que mais contratam Professor das séries iniciais no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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