Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor das séries iniciais
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:
- atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
- efetuar registros burocráticos pedagógicos;
- participar na elaboração do projeto pedagógico;
- planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- avaliar os alunos;
- ministrar aulas;
- preparar aulas;
- organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
Atividades
- selecionar material didático;
- propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
- dialogar com os alunos;
- proceder com clareza;
- listar fontes de pesquisa para o aluno;
- atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
- traçar os objetivos dos eventos;
- acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
- divulgar os trabalhos dos alunos;
- comunicar-se com diferentes faixas etárias;
- redigir relatório sobre alunos com problemas;
- criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
- explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
- caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
- orientar o aluno para atitudes de convívio social;
- discutir o conteúdo científico com os alunos;
- registrar conceitos e notas dos alunos;
- criar atividade paralela de reforço;
- apresentar relatórios às autoridades competentes;
- empregar atividades de recuperação paralela;
- estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
- dominar a modalidade escrita da língua;
- definir metodologias de ensino;
- exercer autoridade com critério;
- relacionar os conteúdos aos temas transversais;
- notificar os pais sobre a situação dos alunos;
- orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
- sugerir objetivos gerais e específicos;
- monitorar trabalhos em grupo;
- atuar em reuniões de professores;
- instruir os alunos para participar dos eventos;
- contatar instituições para viabilização de atividades;
- formar grupos para atuação nos eventos;
- avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
- propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
- registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
- definir estratégias de ensino;
- interagir com a comunidade escolar;
- orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
- atuar em reuniões periódicas de planejamento;
- preencher fichas descritivas;
- refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
- iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
- ajustar planejamento à classe;
- aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
- expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
- organizar visitas a espaços culturais;
- relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
- propor situações-problema aos alunos;
- aplicar instrumentos diversos de avaliação;
- divulgar a produção da escola na comunidade;
- pesquisar material didático e paradidático;
- estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
- levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
- preparar roteiro de observação para os alunos;
- solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
- criar material didático;
- relatar evasão escolar;
- registrar aulas previstas e dadas;
- registrar conteúdos e atividades ministrados;
- anotar ocorrências anômalas;
- apresentar capacidade de trabalho em equipe;
- trocar experiências com os pares e especialistas;
- proceder com criatividade;
- escolher temas para reuniões;
- estabelecer conteúdos mínimos por série;
- acompanhar trabalho diário do aluno;
- sugerir formas para qualificação do docente;
- programar pauta das reuniões;
- sugerir projetos para a comunidade escolar;
- atuar em reuniões de pais;
- definir temas transversais e interdisciplinares;
- consultar legislação educacional;
- acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
- revisar conteúdos;
- amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
- sugerir metodologias de ensino;
- opinar sobre propostas pedagógicas;
- atualizar-se;
- acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
- preparar o cronograma dos eventos;
- planejar as atividades periódicas da área;
- convencionar regras de convivência;
- registrar frequência dos alunos;
- proceder com ética e moral;
- divulgar os eventos da escola;
- ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
- fixar objetivos de avaliação;
- trabalhar conceitos de família e cidadania;
- definir critérios de avaliação;
- propor trabalhos e atividades;
- determinar objetivo da aula;
- preparar instrumentos para registro do evento;
- solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
- orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
- organizar palestras;
- analisar material didático e paradidático;
- conversar com os pais dos alunos;
- expressar-se em vários níveis de linguagem;
- propor atividades de comunicação oral ao aluno;
- estabelecer estratégias de avaliação;
- orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
- trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
- atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
- estabelecer cronograma de atividades;
- produzir material didático;
- corrigir trabalhos dos alunos;
- manter vínculos afetivos com os alunos;
- orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
- integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
- discutir conceitos de religiosidade;
Setores que mais contratam Professor das séries iniciais no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Atividades associativas
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Cursos preparatórios para concursos
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte