Salário para o cargo de Equoterapeuta
CBO 2263-15 > Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas

Equoterapeuta - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam atendimento terapêutico em pacientes, clientes e praticantes utilizando programas, métodos e técnicas específicas de arteterapia, musicoterapia, equoterapia e naturologia. Atuam na orientação de pacientes,interagentes, clientes, praticantes, familiares e cuidadores. Desenvolvem programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Exercem atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Quanto ganha um Equoterapeuta

Um Equoterapeuta trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.729,82 e R$ 4.235,83, com a média salarial de R$ 2.275,48 e o salário mediana em R$ 2.029,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Equoterapeuta

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.275,48 27.305,73 568,87 11,53
1º Quartil 1.729,82 20.757,82 432,45 8,76
Salário Mediana 2.029,50 24.354,00 507,38 10,28
3º Quartil 3.230,43 38.765,14 807,61 16,37
Teto Salarial 4.235,83 50.830,02 1.058,96 21,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais de saúde em praticas integrativas e complementares
        • Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Piracicaba - SP 2.100 - 2.907 2.160,00 2.100,00 2.100,00 2.400,00 2.906,95
Osasco - SP 1.726 - 2.091 1.726,00 1.726,00 1.726,00 1.726,00 2.090,58
Nova Andradina - MS 1.800 - 2.422 1.880,00 1.800,00 1.800,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.726 - 4.966 2.509,30 1.726,00 2.100,00 4.100,00 4.966,04
Mato Grosso do Sul 1.800 - 2.422 1.880,00 1.800,00 1.800,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, educação e desportiva. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual ou em grupos, sem supervisão permanente. Atuam em ambientes fechados no caso do Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Naturólogo, e em ambientes abertos no caso do Equoterapeuta. Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Equoterapeuta trabalham no período diurno. No caso dos Naturólogos os horários de trabalho são irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas

Para o exercício da ocupação Musicoterapeuta, é exigida graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Arteterapeuta, é exigida formação superior em saúde, educação ou saúde além de pós- graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Equoterapeuta, é exigida formação superior em saúde ou em educação, além de, no mínimo, cursos de capacitação de 80(oitenta) horas e experiência de 1(um) ano em equoterapia e equitação. Para o exercício da ocupação Naturólogo é exigida graduação na área.


Funções e atividades do Equoterapeuta

Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas devem:

  • orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes;
  • avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes;
  • comunicar-se;
  • realizar atendimento terapêutico;
  • analisar evolução terapêutica;
  • realizar planejamento terapêutico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar atividades técnico-científicas e administrativas;
  • trabalhar com segurança;

  • Atividades

    • realizar sessões temáticas;
    • analisar interação praticante-cavalo;
    • organizar grupos terapêuticos;
    • avaliar relação com cavalo;
    • demonstrar atenção difusa e focada;
    • apresentar as técnicas terapêuticas naturológicas;
    • demonstrar organização;
    • identificar musicalidade de pacientes/clientes/usuários;
    • verificar paramentação do praticante;
    • envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico;
    • definir estratégias de atendimento terapêutico;
    • propor atividades;
    • definir tipo de atendimento (individual ou em grupo);
    • estabelecer diagnóstico;
    • realizar conservação de material arte terapêutico/musico terapêutico;
    • demonstrar empatia;
    • trabalhar em equipe;
    • definir técnicas de estimulação criativa;
    • selecionar cavalo;
    • definir prioridades no atendimento;
    • realizar visitas domiciliares e a instituições;
    • elaborar projetos e programas;
    • acondicionar material terapêutico para descarte;
    • analisar produção plástica;
    • ministrar cursos e palestras;
    • estimular produção sonoro-musical;
    • selecionar métodos e técnicas musico terapêuticos;
    • selecionar material terapêutico;
    • demonstrar raciocínio transdisciplinar;
    • estimular autoconhecimento;
    • aplicar as técnicas naturológicas;
    • orientar mudanças de hábitos e comportamentos;
    • avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente;
    • explicar como funciona a prática naturológica;
    • identificar indicações e contraindicações relativas;
    • discutir casos com equipe multidisciplinar;
    • demonstrar procedimentos e rotinas;
    • realizar avaliação do contexto sociocultural;
    • utilizar técnicas e materiais artístico-expressivos;
    • estabelecer diálogo sonoro-musical;
    • usar epi;
    • avaliar relação do interagente com o ambiente;
    • estabelecer número, duração e frequência de sessões;
    • aplicar atividades equoterapias;
    • demonstrar perseverança;
    • contornar situações adversas;
    • compartilhar informações com outros profissionais;
    • demonstrar criatividade;
    • estimular autonomia e independência;
    • apresentar materiais artístico-expressivos;
    • produzir material informativo;
    • aplicar técnicas de preparação arte terapêutica;
    • elaborar produções técnico-científicas;
    • demonstrar objetividade;
    • analisar a relação do interagente com as praticas naturológicas;
    • selecionar métodos e técnicas de intervenção arte terapêutica;
    • atuar em programas de educação;
    • sugerir exames complementares;
    • realizar pesquisas;
    • analisar produção sonoro-musical;
    • demonstrar raciocínio clínico;
    • realizar anamnese;
    • analisar relação de pacientes/clientes com material artístico-expressivo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerenciar recursos humanos;
    • estabelecer relação de interagência;
    • orientar atividades de vida diária;
    • verificar as condições organolépticas do material naturológico ( cor, sabor, odor e textura);
    • gerenciar recursos financeiros;
    • verificar compreensão da orientação;
    • prestar consultorias e assessorias;
    • adequar técnicas;
    • adequar planejamento terapêutico;
    • coordenar projetos e programas;
    • avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais;
    • demonstrar domínio da linguagem plástica;
    • demonstrar habilidade de manejo, equitação e relacionamento com cavalo;
    • selecionar material de encilhamento;
    • estabelecer vínculo cavalo-praticante-mediador (aproximação);
    • estabelecer contrato terapêutico;
    • estabelecer o diálogo entre sistema/saberes terapêuticos;
    • estimular alinhamento biomecânico do praticante;
    • implantar projetos e programas;
    • esclarecer dúvidas;
    • participar de reuniões com equipes multidisciplinares;
    • estabelecer vínculo arte-terapêutico;
    • encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais;
    • acompanhar processo produtivo-criativo;
    • informar riscos / limites inerentes ao tratamento;
    • emitir laudos e pareceres;
    • utilizar protocolos de avaliação;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • demonstrar equilíbrio emocional;
    • realizar prognóstico;
    • selecionar técnicas naturológicas;
    • conferir condições dos materiais;
    • facilitar a compreensão do interagente sobre sua saúde;
    • realizar conservação dos materiais de encilhamento;
    • escolher ambiente terapêutico;
    • solicitar avaliação de outros profissionais;
    • implementar programas de prevenção e promoção da saúde;
    • coordenar serviços (saúde, educação, etc.);
    • participar de diagnóstico diferencial;
    • observar desenvolvimento bio-psicossocial;
    • analisar exames complementares;
    • estabelecer critérios de alta;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • higienizar materiais;
    • preparar ambiente terapêutico;
    • realizar exame clínico;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • registrar dados de atendimento;
    • realizar avaliação biotipológica e energética;
    • estimular processo produtivo-criativo;
    • realizar leitura musico terapêutica;
    • analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico;
    • desenvolver novas tecnologias;
    • realizar leitura arte terapêutica;
    • estabelecer vínculo;
    • observar sinais de mudanças;
    • realizar atendimento multidisciplinar;
    • analisar evolução do processo criativo;
    • estabelecer plano terapêutico;
    • elaborar processo de alta;
    • analisar perfil da comunidade;
    • definir equipe de atendimento;
    • elaborar relatórios;
    • estabelecer critérios de observação;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • selecionar programas, métodos e técnicas equoterapêuticos;
    • supervisionar equipes técnicas (estagiários, outros profissionais);
    • estimular adesão e continuidade ao tratamento;
    • atuar em programas sociais;
    • demonstrar escula acolhedora;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • observar comportamento do cavalo;
    • definir objetivos de atendimento terapêutico;
    • organizar eventos técnico-científicos;
    • estimular produção plástica espontânea e induzida;
    • observar aspectos multidimensionais da saúde;
    • demonstrar dinamismo;
    • estabelecer vínculo sonoro-musical;
    • analisar riscos do uso de material terapêutico;
    • avaliar expressões plásticas;
    • estabelecer diálogo a partir da produção plástica;
    • treinar cavalo;
    • elaborar ficha terapêutica;
    • demonstrar domínio musical;
    • estimular percepção e audição sonoro-musical;
    • realizar estimulação multissensorial;
    • avaliar expressões/receptividade sonoro-musicais;
    • analisar a autonomia do interagente em relação ao processo terapêutico;
    • analisar percepção sonoro-musical;
    • realizar devolutiva;
    • mediar produção instrumental, vocal e corporal;
    • adequar material;
    • analisar laudos e pareceres de outros profissionais;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;


    Setores que mais contratam Equoterapeuta no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de terapia ocupacional
    • Atividades de fisioterapia
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana
    • Atividades de organizações sindicais
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Ensino de esportes
    • Cultivo de outras plantas de lavoura temporária
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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