Salário para o cargo de Superintendente técnico no transporte aquaviário
CBO 2152-20 > Oficiais de máquinas da marinha mercante

Superintendente técnico no transporte aquaviário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Coordenam e chefiam o funcionamento, a manutenção e o reparo de equipamentos e instalações mecânicas da seção de máquinas, a bordo de um navio, realizam ou dirigem, de um posto situado em terra, os trabalhos de revisão, reparo de equipamentos mecânicos do navio, na sua chegada ao porto. Acompanham e administram o desempenho de máquinas e gerenciam sistemas de manutenção, conduzem equipamentos, realizam manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, treinam e gerenciam tripulantes da seção de máquinas, coordenam fluxo de informações. Cumprem e fazem cumprir regulamentos, normas e procedimentos técnicos, de segurança, proteção e preservação do meio ambiente e saúde.

Quanto ganha um Superintendente técnico no transporte aquaviário

Um Superintendente técnico no transporte aquaviário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.493,28 e R$ 40.002,54, com a média salarial de R$ 15.074,27 e o salário mediana em R$ 12.655,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Superintendente técnico no transporte aquaviário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.074,27 180.891,29 3.768,57 71,26
1º Quartil 4.493,28 53.919,35 1.123,32 21,24
Salário Mediana 12.655,50 151.866,00 3.163,88 59,82
3º Quartil 30.507,64 366.091,72 7.626,91 144,21
Teto Salarial 40.002,54 480.030,44 10.000,63 189,10


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de máquinas da marinha mercante

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 13.181 - 46.279 24.963,91 13.181,00 24.230,00 38.208,43 46.279,19
Belém - PA 1.421 - 2.673 1.698,90 1.420,67 1.701,00 2.206,50 2.672,58
Santos - SP 5.018 - 36.066 18.513,60 5.018,00 16.000,00 29.776,00 36.065,58
Brasil Novo - PA 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 11.625 - 44.346 23.322,76 11.624,89 23.846,15 36.612,56 44.346,23
Pará 1.412 - 5.042 2.144,69 1.412,00 1.553,00 4.163,10 5.042,47
São Paulo 5.018 - 36.066 18.513,60 5.018,00 16.000,00 29.776,00 36.065,58


Principais locais de trabalho

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de máquinas da marinha mercante

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).


Funções e atividades do Superintendente técnico no transporte aquaviário

Oficiais de máquinas da marinha mercante devem:

  • gerenciar tripulantes;
  • realizar serviços em terra;
  • treinar tripulantes;
  • coordenar fluxos de comunicação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar sistemas de manutenção;
  • administrar seção de máquinas;
  • conduzir equipamentos da seção de máquinas;
  • acompanhar desempenho do navio;
  • realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio;

  • Atividades

    • ter ética profissional;
    • inspecionar navios;
    • manter qualidade da carga transportada;
    • simular exercícios de emergência de controle ambiental;
    • preparar máquinas de amarração e desamarração;
    • sugerir ações de controle ambiental;
    • supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo;
    • garantir a utilização de epi´s;
    • responder pela direção técnica da embarcação;
    • auxiliar negociações sobre contratos de fretes;
    • tomar decisões;
    • coordenar compra de combustível;
    • planejar atividades de bordo;
    • identificar necessidades de contratação;
    • demonstrar criatividade;
    • disponibilizar sistema de partida do motor;
    • dominar informática;
    • analisar relatórios técnicos;
    • controlar processos de dessalinização da água;
    • coordenar atuação das agências e representantes;
    • manter atualizada escrituração de diários de bordo;
    • sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador;
    • suportar privação familiar e social;
    • monitorar horas de funcionamento dos equipamentos;
    • verificar sistema de comunicação;
    • controlar estoque de materiais;
    • verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos;
    • oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos;
    • controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico;
    • testar sistema de partida principal e auxiliar;
    • amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases;
    • aumentar capacidade de geração de energia;
    • controlar sistemas hidráulicos do navio;
    • ambientar tripulantes e visitantes;
    • redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta;
    • identificar necessidades de treinamento de tripulantes;
    • adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma;
    • zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes;
    • supervisionar velocidade contratual do navio;
    • avaliar desempenho de tripulantes;
    • raciocinar logicamente;
    • preencher folhas de registros de pressão e temperatura;
    • controlar pressão e temperatura dos sistemas;
    • demonstrar capacidade didática;
    • testar sistema de governo do navio;
    • reportar problemas emergenciais a superiores;
    • registrar atividades da embarcação;
    • controlar aquisição de materiais e peças de reposição;
    • organizar equipes de trabalho;
    • efetuar cambação de óleo combustível do motor;
    • analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • auditar navio;
    • comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente;
    • vistoriar quantidades de óleo combustível;
    • realizar cursos de aperfeiçoamento;
    • gerenciar problemas emergenciais;
    • fazer cumprir disciplina;
    • segregar resíduos sólidos e líquidos;
    • preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga;
    • providenciar reparos;
    • supervisionar máquinas no convés;
    • extinguir fontes poluidoras;
    • monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos;
    • simular exercícios de colisão;
    • participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra;
    • fornecer dados técnicos para equipamento avariado;
    • identificar necessidades de capacitação de tripulantes;
    • ter flexibilidade profissional;
    • executar sondagens dos níveis dos tanques;
    • gerenciar custos de operações e pedaços;
    • negociar condições de reparo e docagem com a empresa;
    • contratar serviços de manutenção e reparo;
    • supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos;
    • participar de decisão sobre velocidade do navio;
    • realizar teste de pressão de carga e descarga;
    • acompanhar serviços de docagem em estaleiros;
    • adaptar-se às condições e ambiente de trabalho;
    • supervisionar distribuição e disposição da carga transportada;
    • participar das negociações de obras junto a estaleiros;
    • controlar utilização de gases industriais;
    • demonstrar solidariedade;
    • demonstrar motivação;
    • operar controle de velocidade do navio;
    • supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto;
    • demonstrar coragem;
    • controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • substituir superiores em suas faltas ou impedimentos;
    • realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras;
    • acompanhar docagem de navios;
    • realizar teste de pressão de redes de carga e descarga;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • assegurar disciplina;
    • exercer liderança;
    • agir com dinamismo;
    • gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais;
    • realizar manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental;
    • administrar conflitos;
    • avaliar custo de reparo;
    • simular exercícios de abandono de embarcação;
    • fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas;
    • manter navio disponível para aluguel;
    • possuir equilíbrio emocional;
    • contatar fornecedores para compra de materiais;
    • simular exercícios de incêndio da embarcação;
    • contatar prestadores de serviços;
    • supervisionar tempo de bombeamento da carga;
    • demonstrar iniciativa;
    • supervisionar atuação da equipe técnica de suporte;
    • manter tanques do navio inertizados;
    • trabalhar em equipe;
    • acompanhar vistorias de navios;
    • reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores;
    • assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos;
    • manter hierarquia da embarcação;
    • expressar-se oralmente;
    • manter certificação do navio junto a órgãos competentes;
    • participar da previsão orçamentária;
    • prestar suporte técnico de reparo de equipamentos;
    • distribuir serviços na praça de máquinas;
    • estabelecer rotinas de manutenção planejadas;
    • controlar sistema de vapor do navio;
    • participar do planejamento da logística de transporte;
    • elaborar relatórios de manutenção;
    • supervisionar quantidade de carga transportada;
    • tratar efluentes;
    • dominar línguas estrangeiras;
    • realizar cursos de aperfeiçoamentos;
    • consultar escrituração de diário de bordo;
    • garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras;
    • reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés;
    • controlar níveis de óleo e combustível;
    • cumprir normas de proteção ao meio ambiente;
    • otimizar processo de carregamento;


    Setores que mais contratam Superintendente técnico no transporte aquaviário no mercado de trabalho

    • Transporte por navegação de travessia, intermunicipal
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Navegação de apoio marítimo
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Frigorífico - abate de bovinos
    • Extração de petróleo e gás natural
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Obras portuárias, marítimas e fluviais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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