Salário para o cargo de Pesquisador em ciências da pesca e aqüicultura
CBO 2034-10 > Pesquisadores das ciências da agricultura

Pesquisador em ciências da pesca e aqüicultura - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Executam projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em agricultura, pesca, aqüicultura, zootecnia e ciências florestais, implantando experimentos e unidades de observação, acompanhando a execução das atividades, realizando medições, pesagens, contagens e diagnósticos. Organizam e analisam os dados coletados. Elaboram e planejam projetos de pesquisa e divulgam informações. Formam recursos humanos, podem prestar serviços de assessoria, de consultoria e ministrar aulas.

Quanto ganha um Pesquisador em ciências da pesca e aqüicultura

Um Pesquisador em ciências da pesca e aqüicultura trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.055,26 e R$ 6.334,25, com a média salarial de R$ 2.123,36 e o salário mediana em R$ 1.185,80 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pesquisador em ciências da pesca e aqüicultura

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.123,36 25.480,36 530,84 9,97
1º Quartil 1.055,26 12.663,12 263,82 4,96
Salário Mediana 1.185,80 14.229,60 296,45 5,57
3º Quartil 4.830,77 57.969,24 1.207,69 22,69
Teto Salarial 6.334,25 76.011,01 1.583,56 29,75


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Pesquisadores e profissionais policientíficos
      • Pesquisadores
        • Pesquisadores das ciências da agricultura

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ilhéus - BA 1.055 - 1.358 1.071,76 1.055,26 1.055,26 1.120,90 1.357,67


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Bahia 1.055 - 1.358 1.071,76 1.055,26 1.055,26 1.120,90 1.357,67


Principais locais de trabalho

Pesquisadores das ciências da agricultura trabalham nas esferas pública e privada, em instituições de pesquisa, empresas e universidades, principalmente nos setores agropecuário, de pesca e aqüicultura e silvicultura, inseridos em equipe multidisciplinar, cujos membros podem estar vinculados a diferentes empresas ou instituições de pesquisa. Na esfera privada, a relação de trabalho mais comum é com vínculo empregatício. Na esfera pública, o acesso é por concurso, na condição de celetista ou estatutário. Podem trabalhar em condições especiais, dependendo do projeto de pesquisa que estejam desenvolvendo, expostos aos efeitos de materiais tóxicos e a águas contaminadas e poluídas durante o exercício de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pesquisadores das ciências da agricultura

A escolaridade mínima exigida é a formação superior completa na área, sendo frequente profissionais com cursos de pós-graduação. De uma forma geral, o ingresso na carreira pode se dar como auxiliar ou assistente de pesquisador, podendo alcançar a titularidade com cinco anos de experiência. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.


Funções e atividades do Pesquisador em ciências da pesca e aqüicultura

Pesquisadores das ciências da agricultura devem:

  • capacitar recursos humanos;
  • divulgar informações;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;
  • planejar pesquisa científica;
  • prestar serviços, assessoria e consultoria;
  • executar projeto de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

  • Atividades

    • desenvolver senso crítico;
    • cultivar curiosidade;
    • demonstrar fluência verbal;
    • definir equipe de trabalho;
    • treinar técnicos e produtores;
    • redigir relatórios técnicos e financeiros;
    • apresentar trabalhos em eventos científicos;
    • caracterizar problema de pesquisa;
    • desenvolver raciocínio indutivo;
    • definir objetivos e metas;
    • avaliar impacto econômico da tecnologia;
    • avaliar viabilidade técnica e econômica do uso da tecnologia;
    • trabalhar em equipe;
    • produzir bens e insumos selecionados;
    • conceder entrevistas;
    • redigir artigos de divulgação e publicações técnicas e científicas;
    • revisar bibliografia;
    • participar de bancas examinadoras;
    • expressar liderança;
    • organizar publicações técnicas;
    • proferir palestras e conferências;
    • captar recursos;
    • orientar bolsistas e estagiários;
    • organizar eventos e dias-de-campo;
    • evidenciar persistência;
    • definir ações de difusão de resultados de projeto;
    • assessorar instituições na solução de problemas específicos;
    • desenvolver expressão escrita;
    • desenvolver concentração;
    • identificar problema de pesquisa;
    • coletar dados secundários;
    • consultar centros de excelência em pesquisa, ensino e extensão, usuários e produtores;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • identificar agências e fontes de financiamento;
    • realizar análises de laboratório;
    • desenvolver capacidade de síntese;
    • avaliar impacto ambiental da tecnologia;
    • apontar resultados esperados;
    • prestar assistência técnica a produtores e empresários rurais;
    • evidenciar criatividade;
    • desenvolver expressão oral;
    • avaliar projetos de pesquisa e desenvolvimento;
    • acompanhar execução de atividades;
    • evidenciar organização;
    • formular hipóteses;
    • preencher formulários de agências de fomento;
    • analisar dados coletados;
    • revisar artigos técnicos e científicos;
    • desenvolver raciocínio dedutivo;
    • elaborar cronogramas físico e financeiro;
    • avaliar impacto social da tecnologia;
    • organizar dados;
    • verificar cumprimento de metas;
    • definir linhas de treinamento;
    • avaliar resultados de pesquisa;
    • identificar parceiros e colaboradores de projeto;
    • orientar estudantes de pós-graduação;
    • implantar experimentos e unidades de observação;
    • expor produtos e tecnologia em feiras, exposições e eventos;
    • instalar unidades demonstrativas;
    • ministrar aulas;
    • consultar meios de comunicação;
    • descrever material e métodos;
    • adquirir equipamentos, materiais, insumos e serviços;
    • produzir material educativo;
    • avaliar demandas de mercado e da sociedade;
    • realizar medições, pesagens, contagens e diagnóstico;
    • elaborar orçamento;
    • definir linhas de pesquisa;


    Setores que mais contratam Pesquisador em ciências da pesca e aqüicultura no mercado de trabalho

    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
    • Criação de camarões em água salgada e salobra
    • Horticultura, exceto morango




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: