Salário para o cargo de Vendedor por catálogos
CBO 5241-05 > Vendedores em domicílio

Vendedor por catálogos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Vendem produtos e serviços em residências e escritórios; planejam e discutem metas e estratégias de venda. Contatam, visitam e entrevistam clientes; demonstram produtos, avaliam o perfil dos clientes e fecham contratos de vendas. Orientam, informam e visitam clientes no pós-venda; acompanham entrega de produtos, requisitam manutenção de produtos. Relacionam-se com setores da empresa.

Quanto ganha um Vendedor por catálogos

Um Vendedor por catálogos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.452,77 e R$ 3.240,60, com a média salarial de R$ 1.828,45 e o salário mediana em R$ 1.576,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor por catálogos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.828,45 21.941,40 457,11 8,42
1º Quartil 1.452,77 17.433,24 363,19 6,69
Salário Mediana 1.576,00 18.912,00 394,00 7,25
3º Quartil 2.471,42 29.657,07 617,86 11,37
Teto Salarial 3.240,60 38.887,25 810,15 14,91


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas
        • Vendedores em domicílio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 4.752 2.152,24 1.412,00 1.650,00 3.923,31 4.752,03
São Caetano do Sul - SP 1.809 - 2.777 2.087,55 1.809,22 2.037,00 2.292,99 2.777,33
Curitiba - PR 1.428 - 3.078 1.875,73 1.427,67 1.800,00 2.541,00 3.077,74
Campinas - SP 1.456 - 2.607 1.660,30 1.455,80 1.500,00 2.152,57 2.607,26
Hortolândia - SP 1.412 - 2.087 1.547,47 1.412,00 1.534,00 1.723,27 2.087,27
Fortaleza - CE 1.412 - 2.414 1.594,43 1.412,00 1.500,00 1.993,36 2.414,42
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.762 1.661,04 1.412,00 1.472,00 2.280,54 2.762,26
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 3.536 1.848,98 1.412,00 1.530,00 2.918,98 3.535,56
Belém - PA 1.412 - 2.436 1.588,50 1.412,00 1.427,00 2.010,93 2.435,69
Goiânia - GO 1.412 - 2.719 1.638,00 1.412,00 1.450,00 2.244,64 2.718,77
São José dos Campos - SP 1.665 - 2.387 1.827,40 1.665,05 1.837,00 1.970,38 2.386,58
Brasília - DF 1.414 - 2.966 1.715,38 1.414,35 1.510,00 2.448,57 2.965,78
Recife - PE 1.412 - 2.381 1.578,03 1.412,00 1.450,00 1.966,16 2.381,47
Santa Luzia - MG 1.412 - 1.889 1.464,49 1.412,00 1.458,00 1.559,92 1.889,42
Joinville - SC 1.412 - 3.112 1.735,56 1.412,00 1.412,00 2.569,64 3.112,43
Porto Alegre - RS 1.412 - 3.566 1.917,69 1.412,00 1.711,50 2.944,43 3.566,38
Sorocaba - SP 1.412 - 2.893 1.710,09 1.412,00 1.516,00 2.388,63 2.893,19
Macapá - AP 1.412 - 1.890 1.457,28 1.412,00 1.427,00 1.560,12 1.889,67
São Leopoldo - RS 1.543 - 2.353 1.671,75 1.542,54 1.600,00 1.942,43 2.352,72
Juazeiro do Norte - CE 1.412 - 1.863 1.455,72 1.412,00 1.437,00 1.537,99 1.862,87


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.436 - 3.588 1.982,49 1.435,55 1.810,00 2.962,64 3.588,43
Minas Gerais 1.412 - 2.927 1.691,89 1.412,00 1.466,00 2.416,71 2.927,19
Paraná 1.474 - 3.331 1.956,36 1.474,40 1.808,00 2.750,28 3.331,22
Rio Grande do Sul 1.491 - 3.582 1.977,65 1.491,19 1.720,00 2.957,43 3.582,12
Santa Catarina 1.495 - 3.365 1.971,37 1.494,63 1.800,00 2.778,02 3.364,82
Ceará 1.412 - 2.223 1.538,15 1.412,00 1.437,00 1.835,30 2.222,97
Rio de Janeiro 1.412 - 3.037 1.742,39 1.412,00 1.523,00 2.507,23 3.036,84
Goiás 1.412 - 2.930 1.678,57 1.412,00 1.450,00 2.419,41 2.930,46
Pará 1.412 - 2.372 1.572,88 1.412,00 1.427,00 1.958,13 2.371,74
Pernambuco 1.412 - 2.224 1.530,59 1.412,00 1.420,00 1.836,13 2.223,97
Bahia 1.412 - 2.485 1.593,90 1.412,00 1.450,00 2.051,58 2.484,94
Paraíba 1.413 - 1.968 1.488,96 1.412,52 1.450,00 1.624,94 1.968,18
Mato Grosso 1.413 - 4.568 2.142,85 1.412,63 1.554,00 3.771,07 4.567,63
Maranhão 1.412 - 2.280 1.550,94 1.412,00 1.455,00 1.882,62 2.280,28
Espírito Santo 1.437 - 3.310 1.796,77 1.436,98 1.468,00 2.732,87 3.310,14
Piauí 1.415 - 1.942 1.469,33 1.414,97 1.424,64 1.603,34 1.942,02
Rondônia 1.440 - 2.618 1.670,69 1.439,94 1.506,00 2.161,72 2.618,34
Distrito Federal 1.414 - 2.966 1.715,38 1.414,35 1.510,00 2.448,57 2.965,78
Mato Grosso do Sul 1.439 - 4.398 2.088,47 1.438,53 1.616,00 3.630,92 4.397,88
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.026 1.478,45 1.412,00 1.412,00 1.672,38 2.025,63
Amapá 1.412 - 1.887 1.457,44 1.412,00 1.427,00 1.558,06 1.887,17
Sergipe 1.412 - 1.976 1.476,99 1.412,00 1.412,00 1.631,75 1.976,42
Alagoas 1.412 - 2.035 1.478,95 1.412,00 1.412,00 1.680,34 2.035,28
Acre 1.412 - 1.883 1.448,62 1.412,00 1.412,00 1.554,34 1.882,66
Amazonas 1.412 - 2.255 1.537,74 1.412,00 1.412,00 1.861,96 2.255,26
Tocantins 1.423 - 3.842 1.873,95 1.423,43 1.440,00 3.172,31 3.842,39
Roraima 1.412 - 2.015 1.473,54 1.412,00 1.412,00 1.663,50 2.014,88


Principais locais de trabalho

Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.


O que é preciso para trabalhar na área dos Vendedores em domicílio

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor por catálogos

Vendedores em domicílio devem:

  • planejar vendas;
  • participar de eventos;
  • visitar consumidor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contratos de venda;
  • relacionar-se com setores da empresa;
  • levantar o perfil do consumidor;
  • acompanhar clientes no pós-venda;

  • Atividades

    • orientar sobre dúvidas de contrato;
    • dar provas de boa dicção;
    • enviar brindes;
    • fazer itinerário de visitas;
    • preencher contrato do produto vendido;
    • confirmar cadastramento de clientes;
    • acompanhar entrega de produtos na expedição;
    • apresentar produtos por meio de fitas de vídeo;
    • tirar medidas para cálculos de custos de produtos;
    • programar execução de serviços;
    • manter boa apresentação pessoal;
    • participar de feiras relacionadas à área;
    • organizar-se;
    • discriminar tipos de produto;
    • requisitar manutenção de produtos na garantia;
    • demonstrar conhecimento do produto;
    • divulgar produtos por meio de panfletos;
    • preparar cadastro de potenciais clientes;
    • solicitar indicação de clientes potenciais;
    • convidar o cliente para visitar a empresa;
    • participar de palestras relacionadas à área;
    • comprar produtos para demonstração;
    • demonstrar produtos em eventos;
    • agir com ética;
    • calcular o custo do produto;
    • avaliar o perfil por meio de computador;
    • informar ao cliente sobre novos produtos;
    • demonstrar benefícios do produto;
    • requisitar material de divulgação;
    • discutir estratégias de venda com o superior;
    • encaminhar vendas efetuadas ao setor competente;
    • explicar as características dos produtos;
    • explicar formas de pagamento;
    • dar provas de responsabilidade;
    • avaliar o perfil por meio de contato telefônico;
    • entrevistar clientes em potencial;
    • participar de cursos de reciclagem da área;
    • pesquisar novos nichos de mercado;
    • orientar clientes em caso de ocorrência de evento;
    • planejar novas regiões de venda com o superior;
    • esclarecer dúvidas sobre produtos;
    • requisitar material de consumo;
    • contatar consumidor por telefone;
    • verificar necessidades;
    • contratar pessoas para divulgar produtos;
    • auxiliar consumidor na escolha dos produtos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • fazer entrega de produtos;
    • receber pagamento do produto;
    • motivar-se;
    • agendar horários para visitas;
    • dar provas de controle emocional;
    • pagar vendas efetuadas à fornecedora;
    • definir produtos adequados ao perfil;
    • solicitar dados do cliente;
    • demonstrar persuasão;
    • protocolar contrato;
    • demonstrar produtos por meio de amostras;
    • emitir nota fiscal e recibos;
    • explicar objetivos da visita;
    • planejar metas de venda com o superior;
    • definir formas de pagamento;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar empatia;
    • preencher romaneio (folha de pedidos);
    • visitar clientes no período de garantia;
    • solicitar documentos comprobatórios para filiação;
    • atualizar tabela de valores;
    • verificar o poder aquisitivo;
    • comunicar-se;
    • enviar correspondências aos consumidores;
    • utilizar noções de informática;
    • assessorar na renovação de contratos;
    • checar ficha cadastral do cliente;
    • promover reunião para lançamento de produtos;


    Setores que mais contratam Vendedor por catálogos no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de funerárias
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Agências de publicidade
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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