Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Tratador de documentos (biblioteconomia)
Técnicos em biblioteconomia devem:
- realizar atividades técnico-administrativas;
- realizar a manutenção do acervo;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- demonstrar competências pessoais;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- participar do processo de disseminação da informação;
- tratar informação e documentos;
Atividades
- participar do remanejamento do acervo;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- controlar doação de documentos;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- monitorar visitas à biblioteca;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- qualificar-se;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- cadastrar documentos;
- elaborar folhetos;
- inventariar o acervo;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- controlar os estoques de material de consumo;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- demonstrar iniciativa;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- auxiliar na indexação de documentos;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- aplicar sanções ao usuário;
- cadastrar o usuário;
- localizar material no acervo;
- proceder com ética;
- arquivar fichas catalográficas;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- controlar aquisição de documentos;
- controlar permutas de documentos;
- organizar arquivos administrativos;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- elaborar clipping;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- conferir documentos encadernados;
- digitalizar materiais;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- trabalhar em equipe;
- emprestar material do acervo;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- auxiliar na classificação de documentos;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- expedir malotes e correios;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- auxiliar na busca de parcerias;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- coletar dados estatísticos;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- controlar o fluxo do usuário;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- operar equipamentos audiovisuais;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- auxiliar no descarte de documentos;
- participar na elaboração de publicações;
- pesquisar bases de dados;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- elaborar cartazes;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- elaborar mural;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- atualizar o cadastro de usuários;
- controlar arquivos administrativos;
- atualizar-se;
- elaborar relatórios estatísticos;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- auxiliar na organização de exposições;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- arquivar a produção acadêmica;
- participar da organização da hemeroteca;
- etiquetar documentos;
- realizar serviços de comutação;
- elaborar alertas bibliográficos;
- reproduzir documentos;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- alimentar bases de dados;
- magnetizar documentos do acervo;
- preparar documentos para encadernação;
- realizar campanhas de doação;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- cobrar devolução de empréstimos;
- selecionar documentos para a encadernação;
- participar da organização de concursos literários;
- carimbar documentos;
- participar na realização de saraus culturais;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- reservar material bibliográfico;
- desdobrar fichas catalográficas;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- escrever correspondências;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- substituir documentos;
Setores que mais contratam Tratador de documentos (biblioteconomia) no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios