Salário para o cargo de Tratador de documentos (biblioteconomia)
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Tratador de documentos (biblioteconomia) - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Tratador de documentos (biblioteconomia)

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • tratar informação e documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • realizar a manutenção do acervo;

Atividades

  • trabalhar em equipe;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • etiquetar documentos;
  • elaborar cartazes;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • preparar documentos para encadernação;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • conferir documentos encadernados;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • controlar doação de documentos;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • reproduzir documentos;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • cadastrar documentos;
  • carimbar documentos;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • qualificar-se;
  • participar da organização de concursos literários;
  • expedir malotes e correios;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • digitalizar materiais;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • realizar serviços de comutação;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • elaborar mural;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • elaborar folhetos;
  • alimentar bases de dados;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • emprestar material do acervo;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • inventariar o acervo;
  • substituir documentos;
  • controlar aquisição de documentos;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • organizar arquivos administrativos;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • controlar permutas de documentos;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • demonstrar iniciativa;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • realizar campanhas de doação;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • localizar material no acervo;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • cadastrar o usuário;
  • elaborar clipping;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • proceder com ética;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • coletar dados estatísticos;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • controlar arquivos administrativos;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • pesquisar bases de dados;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • participar na elaboração de publicações;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • reservar material bibliográfico;
  • escrever correspondências;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • atualizar-se;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • elaborar relatórios estatísticos;


Setores que mais contratam Tratador de documentos (biblioteconomia) no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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