Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Tratador de documentos (biblioteconomia)
Técnicos em biblioteconomia devem:
- demonstrar competências pessoais;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- tratar informação e documentos;
- participar do processo de disseminação da informação;
- realizar a manutenção do acervo;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
Atividades
- participar da organização da hemeroteca;
- elaborar folhetos;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- cobrar devolução de empréstimos;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- realizar campanhas de doação;
- monitorar visitas à biblioteca;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- proceder com ética;
- participar na realização de saraus culturais;
- auxiliar na indexação de documentos;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- elaborar relatórios estatísticos;
- elaborar cartazes;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- alimentar bases de dados;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- reservar material bibliográfico;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- carimbar documentos;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- demonstrar iniciativa;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- selecionar documentos para a encadernação;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- participar da organização de concursos literários;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- localizar material no acervo;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- controlar os estoques de material de consumo;
- controlar o fluxo do usuário;
- inventariar o acervo;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- elaborar clipping;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- trabalhar em equipe;
- aplicar sanções ao usuário;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- controlar permutas de documentos;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- digitalizar materiais;
- elaborar alertas bibliográficos;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- controlar aquisição de documentos;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- auxiliar no descarte de documentos;
- cadastrar documentos;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- reproduzir documentos;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- auxiliar na busca de parcerias;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- controlar doação de documentos;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- escrever correspondências;
- atualizar-se;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- participar do remanejamento do acervo;
- preparar documentos para encadernação;
- arquivar a produção acadêmica;
- substituir documentos;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- etiquetar documentos;
- pesquisar bases de dados;
- controlar arquivos administrativos;
- qualificar-se;
- desdobrar fichas catalográficas;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- auxiliar na classificação de documentos;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- operar equipamentos audiovisuais;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- cadastrar o usuário;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- realizar serviços de comutação;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- atualizar o cadastro de usuários;
- emprestar material do acervo;
- organizar arquivos administrativos;
- expedir malotes e correios;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- conferir documentos encadernados;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- participar na elaboração de publicações;
- elaborar mural;
- arquivar fichas catalográficas;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- magnetizar documentos do acervo;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- auxiliar na organização de exposições;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- coletar dados estatísticos;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
Setores que mais contratam Tratador de documentos (biblioteconomia) no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios