Salário para o cargo de Tratador de documentos (biblioteconomia)
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Tratador de documentos (biblioteconomia) - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Tratador de documentos (biblioteconomia)

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • tratar informação e documentos;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar a manutenção do acervo;

Atividades

  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • pesquisar bases de dados;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • controlar aquisição de documentos;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • substituir documentos;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • preparar documentos para encadernação;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • carimbar documentos;
  • reproduzir documentos;
  • elaborar mural;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • reservar material bibliográfico;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • controlar doação de documentos;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • cadastrar documentos;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • demonstrar iniciativa;
  • realizar serviços de comutação;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • realizar campanhas de doação;
  • expedir malotes e correios;
  • emprestar material do acervo;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • controlar arquivos administrativos;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • participar na elaboração de publicações;
  • localizar material no acervo;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • digitalizar materiais;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • participar da organização de concursos literários;
  • atualizar-se;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • elaborar cartazes;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • elaborar folhetos;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • conferir documentos encadernados;
  • elaborar clipping;
  • controlar permutas de documentos;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • proceder com ética;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • etiquetar documentos;
  • inventariar o acervo;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • alimentar bases de dados;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • coletar dados estatísticos;
  • escrever correspondências;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • organizar arquivos administrativos;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • cadastrar o usuário;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • qualificar-se;


Setores que mais contratam Tratador de documentos (biblioteconomia) no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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