Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
O que é preciso para trabalhar na área dos Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Para o exercício desse cargo é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Funções e atividades do Terapeuta ocupacional
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas devem:
- executar atividades técnico-científicas e administrativas;
- realizar diagnósticos;
- avaliar funções e atividades;
- realizar intervenções/tratamento;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- comunicar-se;
- analisar condições dos pacientes, clientes, ambientes e comunidades;
Atividades
- auditorar programas e serviços;
- aplicar terapias assistidas por animais;
- lidar com estresse;
- participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação;
- demonstrar capacidade motora fina;
- criar métodos de trabalho;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas;
- elaborar manuais técnico-administrativos e projetos;
- ministrar cursos e palestras;
- avaliar atividades de vida diária (a.v.d.);
- orientar técnicas ergonômicas;
- analisar ambientes;
- organizar eventos técnico-científicos;
- ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária (a.v.d.) e atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- analisar critérios de elegibilidade;
- tomar decisões;
- acompanhar clientes em atividades do cotidiano;
- coordenar serviços de saúde e educação;
- avaliar habilidades e padrões motores;
- avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- verificar compreensão da orientação;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- avaliar funções psíquicas;
- ensinar formas alternativas de comunicação;
- demonstrar perseverança;
- avaliar atividades sócio ocupacionais;
- analisar exames complementares;
- avaliar funções do corpo;
- reeducar postura;
- ensinar procedimentos de orientação/mobilidade (dependente/semi-independente/independente);
- esclarecer dúvidas;
- promover campanhas educativas;
- avaliar funções psicossociais;
- realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação;
- transmitir instruções à equipe multidisciplinar;
- transmitir segurança;
- aplicar estratégias para reabilitação psicossocial;
- contornar situações adversas;
- divulgar trabalhos;
- elaborar laudos e pareceres;
- organizar cotidiano de clientes;
- operar instrumentos e equipamentos de trabalho;
- administrar recursos humanos, materiais e financeiros;
- demonstrar objetividade;
- analisar avaliações de profissionais;
- ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d.;
- analisar laudos e pareceres;
- adaptar órteses;
- elaborar processo de alta;
- participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida;
- realizar escuta qualificada (acolhimento);
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- adaptar postura;
- demonstrar capacidade de escuta e interlocução;
- analisar resultados das avaliações;
- avaliar ambientes físicos;
- demonstrar iniciativa;
- registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
- coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos;
- adaptar atividades;
- demonstrar acuidade auditiva;
- analisar condições socioeconômicas, etno-culturais e educacionais;
- encaminhar cliente a profissionais e entidades;
- estabelecer metodologia de trabalho;
- avaliar motricidade geral (postura, marcha, equilíbrio);
- realizar consultoria e assessoria;
- efetuar anamnese;
- coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo;
- avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais;
- participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais;
- realizar diagnóstico sócio ocupacional;
- estimular habilidades sociais;
- supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- sugerir exames complementares;
- visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
- avaliar funcionalidade da visão residual;
- estimular percepção táctil-cinestésica e musculoesquelético;
- lidar com público;
- identificar redes de suporte social;
- avaliar sensibilidade;
- estabelecer parâmetros de alta;
- eleger procedimentos de intervenções/tratamento;
- aplicar testes e protocolos;
- demonstrar dinamismo;
- lidar com enlutamento;
- aplicar tecnologias de medição sócio ocupacional;
- realizar pesquisas;
- confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- realizar perícia;
- avaliar atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- explicar procedimentos e rotinas;
- capacitar profissionais;
- elaborar protocolo de avaliação de tratamento;
- avaliar distúrbios da aprendizagem da linguagem oral, leitura e escrita;
- avaliar coordenação óculo manual e pedal;
- implementar ações para prevenção e promoção da saúde;
- estabelecer capacidade de atendimento;
- preparar ambiente terapêutico;
- avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora;
- estimular percepção espacial e viso-motora;
- acompanhar evolução terapêutica;
- demonstrar liderança;
- adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos;
- elaborar relatórios;
- estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo;
- avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas;
- treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- prescrever atividades;
- desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar acuidade visual e estereoscópica;
- demonstrar empatia;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- demonstrar capacidade de observação;
- avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização;
- avaliar condições dolorosas;
- demonstrar criatividade;
- estabelecer plano terapêutico ocupacional;
- avaliar condições para o desempenho ocupacional(trabalho, laser, brincar, escola e ócio);
- analisar atividades humanas;
- mediar reuniões;
- elaborar trabalhos científicos;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- avaliar aspectos cinéticofuncionais;
- avaliar funções manuais;
- dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica;
- prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- mapear território;
- interagir com outros profissionais;
- realizar avaliação ergonômica;
- avaliar integração sensorial;
Setores que mais contratam Terapeuta ocupacional no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de terapia ocupacional
- Atividades de fisioterapia
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de fonoaudiologia
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
- Planos de saúde
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de apoio à educação
- Instituições de longa permanência para idosos
- Atividades de centros de assistência psicossocial
- Administração pública em geral
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial