Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
O que é preciso para trabalhar na área dos Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Para o exercício desse cargo é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Funções e atividades do Terapeuta ocupacional
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas devem:
- comunicar-se;
- avaliar funções e atividades;
- realizar diagnósticos;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar intervenções/tratamento;
- analisar condições dos pacientes, clientes, ambientes e comunidades;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- executar atividades técnico-científicas e administrativas;
Atividades
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
- avaliar funções manuais;
- realizar diagnóstico sócio ocupacional;
- demonstrar iniciativa;
- realizar avaliação ergonômica;
- avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas;
- adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos;
- analisar exames complementares;
- avaliar aspectos cinéticofuncionais;
- demonstrar empatia;
- aplicar tecnologias de medição sócio ocupacional;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- ensinar formas alternativas de comunicação;
- coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo;
- avaliar habilidades e padrões motores;
- aplicar terapias assistidas por animais;
- esclarecer dúvidas;
- aplicar testes e protocolos;
- capacitar profissionais;
- contornar situações adversas;
- reeducar postura;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- elaborar trabalhos científicos;
- realizar perícia;
- analisar atividades humanas;
- avaliar condições para o desempenho ocupacional(trabalho, laser, brincar, escola e ócio);
- avaliar funções psíquicas;
- aplicar estratégias para reabilitação psicossocial;
- orientar técnicas ergonômicas;
- identificar redes de suporte social;
- elaborar relatórios;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais;
- adaptar órteses;
- sugerir exames complementares;
- administrar recursos humanos, materiais e financeiros;
- organizar eventos técnico-científicos;
- interagir com outros profissionais;
- avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora;
- treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- avaliar atividades de vida diária (a.v.d.);
- encaminhar cliente a profissionais e entidades;
- analisar avaliações de profissionais;
- elaborar manuais técnico-administrativos e projetos;
- lidar com enlutamento;
- avaliar coordenação óculo manual e pedal;
- ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d.;
- ministrar cursos e palestras;
- avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas;
- avaliar integração sensorial;
- operar instrumentos e equipamentos de trabalho;
- elaborar protocolo de avaliação de tratamento;
- ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária (a.v.d.) e atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo;
- confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- prescrever atividades;
- avaliar ambientes físicos;
- avaliar funções psicossociais;
- avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- analisar ambientes;
- participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação;
- realizar consultoria e assessoria;
- visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
- avaliar atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida;
- trabalhar em equipe;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- acompanhar evolução terapêutica;
- avaliar atividades sócio ocupacionais;
- mediar reuniões;
- analisar resultados das avaliações;
- elaborar laudos e pareceres;
- desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- avaliar sensibilidade;
- demonstrar dinamismo;
- implementar ações para prevenção e promoção da saúde;
- realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação;
- transmitir instruções à equipe multidisciplinar;
- preparar ambiente terapêutico;
- prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- realizar escuta qualificada (acolhimento);
- estabelecer metodologia de trabalho;
- avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais;
- estimular percepção espacial e viso-motora;
- avaliar distúrbios da aprendizagem da linguagem oral, leitura e escrita;
- verificar compreensão da orientação;
- demonstrar capacidade de escuta e interlocução;
- estabelecer capacidade de atendimento;
- analisar critérios de elegibilidade;
- coordenar serviços de saúde e educação;
- coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos;
- tomar decisões;
- explicar procedimentos e rotinas;
- dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica;
- realizar pesquisas;
- avaliar funcionalidade da visão residual;
- lidar com público;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- elaborar processo de alta;
- analisar laudos e pareceres;
- efetuar anamnese;
- demonstrar criatividade;
- lidar com estresse;
- registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
- avaliar motricidade geral (postura, marcha, equilíbrio);
- estimular habilidades sociais;
- divulgar trabalhos;
- demonstrar objetividade;
- promover campanhas educativas;
- estimular percepção táctil-cinestésica e musculoesquelético;
- avaliar funções do corpo;
- auditorar programas e serviços;
- demonstrar acuidade auditiva;
- ensinar procedimentos de orientação/mobilidade (dependente/semi-independente/independente);
- organizar cotidiano de clientes;
- demonstrar liderança;
- demonstrar capacidade motora fina;
- demonstrar acuidade visual e estereoscópica;
- transmitir segurança;
- acompanhar clientes em atividades do cotidiano;
- mapear território;
- analisar condições socioeconômicas, etno-culturais e educacionais;
- avaliar condições dolorosas;
- criar métodos de trabalho;
- demonstrar capacidade de observação;
- adaptar postura;
- adaptar atividades;
- estabelecer plano terapêutico ocupacional;
- avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização;
- estabelecer parâmetros de alta;
- eleger procedimentos de intervenções/tratamento;
- demonstrar perseverança;
Setores que mais contratam Terapeuta ocupacional no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de terapia ocupacional
- Atividades de fisioterapia
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de fonoaudiologia
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
- Planos de saúde
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de apoio à educação
- Instituições de longa permanência para idosos
- Atividades de centros de assistência psicossocial
- Administração pública em geral
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial