Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
O que é preciso para trabalhar na área dos Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Para o exercício desse cargo é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Funções e atividades do Terapeuta ocupacional
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas devem:
- avaliar funções e atividades;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar diagnósticos;
- analisar condições dos pacientes, clientes, ambientes e comunidades;
- realizar intervenções/tratamento;
- executar atividades técnico-científicas e administrativas;
- comunicar-se;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
Atividades
- avaliar condições para o desempenho ocupacional(trabalho, laser, brincar, escola e ócio);
- lidar com público;
- mapear território;
- avaliar ambientes físicos;
- elaborar protocolo de avaliação de tratamento;
- sugerir exames complementares;
- avaliar funcionalidade da visão residual;
- realizar consultoria e assessoria;
- demonstrar acuidade auditiva;
- avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- analisar critérios de elegibilidade;
- prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais;
- coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- demonstrar liderança;
- avaliar aspectos cinéticofuncionais;
- estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo;
- operar instrumentos e equipamentos de trabalho;
- aplicar estratégias para reabilitação psicossocial;
- avaliar habilidades e padrões motores;
- realizar escuta qualificada (acolhimento);
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- acompanhar clientes em atividades do cotidiano;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas;
- avaliar coordenação óculo manual e pedal;
- avaliar funções do corpo;
- elaborar laudos e pareceres;
- tomar decisões;
- avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora;
- desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- realizar perícia;
- transmitir instruções à equipe multidisciplinar;
- demonstrar empatia;
- elaborar relatórios;
- auditorar programas e serviços;
- esclarecer dúvidas;
- avaliar motricidade geral (postura, marcha, equilíbrio);
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de observação;
- participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação;
- adaptar órteses;
- avaliar atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- reeducar postura;
- lidar com estresse;
- estimular percepção táctil-cinestésica e musculoesquelético;
- realizar avaliação ergonômica;
- interagir com outros profissionais;
- ministrar cursos e palestras;
- explicar procedimentos e rotinas;
- efetuar anamnese;
- avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais;
- demonstrar acuidade visual e estereoscópica;
- acompanhar evolução terapêutica;
- divulgar trabalhos;
- avaliar condições dolorosas;
- demonstrar capacidade de escuta e interlocução;
- administrar recursos humanos, materiais e financeiros;
- realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação;
- analisar resultados das avaliações;
- avaliar funções psicossociais;
- analisar laudos e pareceres;
- verificar compreensão da orientação;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- estabelecer plano terapêutico ocupacional;
- analisar atividades humanas;
- ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d.;
- registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
- eleger procedimentos de intervenções/tratamento;
- adaptar postura;
- elaborar manuais técnico-administrativos e projetos;
- analisar avaliações de profissionais;
- demonstrar dinamismo;
- encaminhar cliente a profissionais e entidades;
- avaliar atividades sócio ocupacionais;
- ensinar procedimentos de orientação/mobilidade (dependente/semi-independente/independente);
- supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
- avaliar integração sensorial;
- capacitar profissionais;
- aplicar testes e protocolos;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- estabelecer metodologia de trabalho;
- participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida;
- elaborar trabalhos científicos;
- lidar com enlutamento;
- promover campanhas educativas;
- ensinar formas alternativas de comunicação;
- estimular percepção espacial e viso-motora;
- avaliar atividades de vida diária (a.v.d.);
- estimular habilidades sociais;
- coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos;
- identificar redes de suporte social;
- aplicar tecnologias de medição sócio ocupacional;
- coordenar serviços de saúde e educação;
- avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar perseverança;
- estabelecer capacidade de atendimento;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- avaliar funções manuais;
- prescrever atividades;
- dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica;
- avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização;
- mediar reuniões;
- organizar eventos técnico-científicos;
- transmitir segurança;
- elaborar processo de alta;
- avaliar funções psíquicas;
- realizar diagnóstico sócio ocupacional;
- implementar ações para prevenção e promoção da saúde;
- orientar técnicas ergonômicas;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar objetividade;
- aplicar terapias assistidas por animais;
- criar métodos de trabalho;
- adaptar atividades;
- ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária (a.v.d.) e atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos;
- analisar condições socioeconômicas, etno-culturais e educacionais;
- confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- demonstrar capacidade motora fina;
- analisar ambientes;
- analisar exames complementares;
- organizar cotidiano de clientes;
- preparar ambiente terapêutico;
- visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
- realizar pesquisas;
- contornar situações adversas;
- estabelecer parâmetros de alta;
- avaliar distúrbios da aprendizagem da linguagem oral, leitura e escrita;
- avaliar sensibilidade;
Setores que mais contratam Terapeuta ocupacional no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de terapia ocupacional
- Atividades de fisioterapia
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de fonoaudiologia
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
- Planos de saúde
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de apoio à educação
- Instituições de longa permanência para idosos
- Atividades de centros de assistência psicossocial
- Administração pública em geral
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial