Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
O que é preciso para trabalhar na área dos Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Para o exercício desse cargo é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Funções e atividades do Terapeuta ocupacional
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas devem:
- realizar intervenções/tratamento;
- analisar condições dos pacientes, clientes, ambientes e comunidades;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- executar atividades técnico-científicas e administrativas;
- realizar diagnósticos;
- avaliar funções e atividades;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
Atividades
- elaborar manuais técnico-administrativos e projetos;
- avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- estabelecer capacidade de atendimento;
- interagir com outros profissionais;
- orientar técnicas ergonômicas;
- avaliar coordenação óculo manual e pedal;
- aplicar estratégias para reabilitação psicossocial;
- demonstrar liderança;
- realizar avaliação ergonômica;
- realizar escuta qualificada (acolhimento);
- analisar avaliações de profissionais;
- confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- transmitir instruções à equipe multidisciplinar;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- administrar recursos humanos, materiais e financeiros;
- analisar condições socioeconômicas, etno-culturais e educacionais;
- organizar eventos técnico-científicos;
- avaliar atividades de vida diária (a.v.d.);
- analisar atividades humanas;
- ministrar cursos e palestras;
- visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
- eleger procedimentos de intervenções/tratamento;
- avaliar integração sensorial;
- treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- lidar com público;
- avaliar condições para o desempenho ocupacional(trabalho, laser, brincar, escola e ócio);
- participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais;
- elaborar trabalhos científicos;
- implementar ações para prevenção e promoção da saúde;
- avaliar motricidade geral (postura, marcha, equilíbrio);
- avaliar sensibilidade;
- demonstrar acuidade auditiva;
- trabalhar em equipe;
- mapear território;
- reeducar postura;
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- aplicar terapias assistidas por animais;
- estabelecer metodologia de trabalho;
- encaminhar cliente a profissionais e entidades;
- organizar cotidiano de clientes;
- verificar compreensão da orientação;
- preparar ambiente terapêutico;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação;
- aplicar tecnologias de medição sócio ocupacional;
- demonstrar capacidade de observação;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
- adaptar atividades;
- elaborar protocolo de avaliação de tratamento;
- prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- capacitar profissionais;
- avaliar condições dolorosas;
- analisar ambientes;
- realizar consultoria e assessoria;
- realizar perícia;
- registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
- adaptar órteses;
- participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação;
- realizar diagnóstico sócio ocupacional;
- ensinar formas alternativas de comunicação;
- demonstrar iniciativa;
- identificar redes de suporte social;
- demonstrar capacidade de escuta e interlocução;
- demonstrar perseverança;
- realizar pesquisas;
- demonstrar capacidade motora fina;
- avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- analisar exames complementares;
- mediar reuniões;
- transmitir segurança;
- analisar laudos e pareceres;
- avaliar ambientes físicos;
- aplicar testes e protocolos;
- demonstrar objetividade;
- estimular habilidades sociais;
- elaborar processo de alta;
- estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo;
- divulgar trabalhos;
- esclarecer dúvidas;
- demonstrar criatividade;
- coordenar serviços de saúde e educação;
- elaborar relatórios;
- auditorar programas e serviços;
- ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária (a.v.d.) e atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- lidar com estresse;
- acompanhar evolução terapêutica;
- ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d.;
- coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo;
- estimular percepção espacial e viso-motora;
- criar métodos de trabalho;
- avaliar distúrbios da aprendizagem da linguagem oral, leitura e escrita;
- prescrever atividades;
- avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas;
- operar instrumentos e equipamentos de trabalho;
- avaliar atividades sócio ocupacionais;
- tomar decisões;
- avaliar funções manuais;
- coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos;
- analisar resultados das avaliações;
- dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica;
- avaliar aspectos cinéticofuncionais;
- avaliar funções do corpo;
- avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais;
- promover campanhas educativas;
- avaliar atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- demonstrar acuidade visual e estereoscópica;
- avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização;
- avaliar habilidades e padrões motores;
- adaptar postura;
- sugerir exames complementares;
- estabelecer parâmetros de alta;
- avaliar funções psíquicas;
- elaborar laudos e pareceres;
- adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos;
- demonstrar empatia;
- avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora;
- acompanhar clientes em atividades do cotidiano;
- demonstrar dinamismo;
- explicar procedimentos e rotinas;
- analisar critérios de elegibilidade;
- avaliar funções psicossociais;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- efetuar anamnese;
- lidar com enlutamento;
- contornar situações adversas;
- ensinar procedimentos de orientação/mobilidade (dependente/semi-independente/independente);
- estimular percepção táctil-cinestésica e musculoesquelético;
- estabelecer plano terapêutico ocupacional;
- participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida;
- avaliar funcionalidade da visão residual;
Setores que mais contratam Terapeuta ocupacional no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de terapia ocupacional
- Atividades de fisioterapia
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de fonoaudiologia
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
- Planos de saúde
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de apoio à educação
- Instituições de longa permanência para idosos
- Atividades de centros de assistência psicossocial
- Administração pública em geral
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial