Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
O que é preciso para trabalhar na área dos Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Para o exercício desse cargo é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Funções e atividades do Terapeuta ocupacional
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas devem:
- avaliar funções e atividades;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- analisar condições dos pacientes, clientes, ambientes e comunidades;
- comunicar-se;
- executar atividades técnico-científicas e administrativas;
- realizar intervenções/tratamento;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar diagnósticos;
Atividades
- demonstrar acuidade auditiva;
- registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
- auditorar programas e serviços;
- demonstrar liderança;
- treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- prescrever atividades;
- operar instrumentos e equipamentos de trabalho;
- analisar exames complementares;
- desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- avaliar funcionalidade da visão residual;
- avaliar condições dolorosas;
- elaborar trabalhos científicos;
- organizar cotidiano de clientes;
- avaliar motricidade geral (postura, marcha, equilíbrio);
- aplicar testes e protocolos;
- avaliar distúrbios da aprendizagem da linguagem oral, leitura e escrita;
- demonstrar dinamismo;
- eleger procedimentos de intervenções/tratamento;
- divulgar trabalhos;
- organizar eventos técnico-científicos;
- realizar pesquisas;
- demonstrar perseverança;
- verificar compreensão da orientação;
- realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação;
- avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas;
- demonstrar empatia;
- demonstrar objetividade;
- analisar condições socioeconômicas, etno-culturais e educacionais;
- mediar reuniões;
- transmitir segurança;
- estimular percepção táctil-cinestésica e musculoesquelético;
- implementar ações para prevenção e promoção da saúde;
- acompanhar clientes em atividades do cotidiano;
- coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos;
- ministrar cursos e palestras;
- avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais;
- avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- realizar consultoria e assessoria;
- estabelecer capacidade de atendimento;
- participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais;
- avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas;
- aplicar tecnologias de medição sócio ocupacional;
- ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária (a.v.d.) e atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- estabelecer plano terapêutico ocupacional;
- mapear território;
- sugerir exames complementares;
- encaminhar cliente a profissionais e entidades;
- avaliar coordenação óculo manual e pedal;
- coordenar serviços de saúde e educação;
- transmitir instruções à equipe multidisciplinar;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- orientar técnicas ergonômicas;
- analisar avaliações de profissionais;
- explicar procedimentos e rotinas;
- interagir com outros profissionais;
- aplicar terapias assistidas por animais;
- coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo;
- estabelecer parâmetros de alta;
- ensinar formas alternativas de comunicação;
- identificar redes de suporte social;
- visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
- avaliar atividades sócio ocupacionais;
- demonstrar capacidade de escuta e interlocução;
- tomar decisões;
- confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- demonstrar acuidade visual e estereoscópica;
- analisar atividades humanas;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos;
- avaliar habilidades e padrões motores;
- estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo;
- elaborar relatórios;
- demonstrar capacidade de observação;
- avaliar funções do corpo;
- demonstrar iniciativa;
- acompanhar evolução terapêutica;
- lidar com público;
- demonstrar criatividade;
- dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica;
- adaptar atividades;
- esclarecer dúvidas;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- estimular percepção espacial e viso-motora;
- avaliar atividades de vida diária (a.v.d.);
- analisar resultados das avaliações;
- avaliar condições para o desempenho ocupacional(trabalho, laser, brincar, escola e ócio);
- ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d.;
- ensinar procedimentos de orientação/mobilidade (dependente/semi-independente/independente);
- lidar com estresse;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- elaborar processo de alta;
- promover campanhas educativas;
- analisar ambientes;
- analisar critérios de elegibilidade;
- estimular habilidades sociais;
- supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
- trabalhar em equipe;
- avaliar ambientes físicos;
- elaborar manuais técnico-administrativos e projetos;
- adaptar órteses;
- criar métodos de trabalho;
- avaliar sensibilidade;
- avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização;
- analisar laudos e pareceres;
- contornar situações adversas;
- elaborar laudos e pareceres;
- preparar ambiente terapêutico;
- reeducar postura;
- adaptar postura;
- realizar avaliação ergonômica;
- prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- efetuar anamnese;
- capacitar profissionais;
- avaliar integração sensorial;
- estabelecer metodologia de trabalho;
- avaliar atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora;
- avaliar funções manuais;
- participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação;
- demonstrar capacidade motora fina;
- avaliar funções psíquicas;
- avaliar aspectos cinéticofuncionais;
- realizar diagnóstico sócio ocupacional;
- realizar escuta qualificada (acolhimento);
- elaborar protocolo de avaliação de tratamento;
- lidar com enlutamento;
- administrar recursos humanos, materiais e financeiros;
- participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida;
- avaliar funções psicossociais;
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- aplicar estratégias para reabilitação psicossocial;
- realizar perícia;
Setores que mais contratam Terapeuta ocupacional no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de terapia ocupacional
- Atividades de fisioterapia
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de fonoaudiologia
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
- Planos de saúde
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de apoio à educação
- Instituições de longa permanência para idosos
- Atividades de centros de assistência psicossocial
- Administração pública em geral
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial