Salário para o cargo de Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação
CBO 1425-35 > Gerentes de tecnologia da informação

Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação

Um Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.822,45 e R$ 16.825,97, com a média salarial de R$ 6.720,58 e o salário mediana em R$ 4.929,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.720,58 80.646,94 1.680,14 32,09
1º Quartil 2.822,45 33.869,35 705,61 13,48
Salário Mediana 4.929,00 59.148,00 1.232,25 23,54
3º Quartil 12.832,20 153.986,40 3.208,05 61,28
Teto Salarial 16.825,97 201.911,59 4.206,49 80,35


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.537 - 21.403 9.115,45 2.536,69 7.677,00 17.670,36 21.402,87
Jaguariúna - SP 2.872 - 15.448 7.020,74 2.872,47 6.000,00 12.754,00 15.448,03
Brasília - DF 2.237 - 13.179 5.866,45 2.236,73 5.000,00 10.880,95 13.179,33
Rio de Janeiro - RJ 2.510 - 18.524 7.715,08 2.509,57 6.500,00 15.293,40 18.523,83
Hortolândia - SP 4.550 - 18.867 9.294,70 4.550,38 8.856,00 15.577,09 18.867,43
Barueri - SP 2.459 - 20.034 9.551,47 2.458,83 9.300,00 16.540,02 20.033,77
Florianópolis - SC 2.800 - 5.359 3.350,03 2.800,16 2.912,00 4.424,79 5.359,44
Fortaleza - CE 4.409 - 14.673 8.145,27 4.408,53 8.141,81 12.114,33 14.673,24
Belo Horizonte - MG 1.817 - 16.039 5.692,23 1.817,36 3.219,00 13.242,00 16.039,11
Porto Alegre - RS 2.875 - 16.372 7.851,87 2.875,00 7.990,00 13.517,18 16.372,42
Goiânia - GO 2.019 - 9.952 4.561,69 2.019,44 3.500,00 8.216,56 9.952,14
Lins - SP 1.631 - 2.577 1.812,06 1.630,72 1.666,00 2.127,64 2.577,06
Curitiba - PR 1.870 - 16.339 5.909,41 1.869,88 3.732,50 13.490,00 16.339,49
Salvador - BA 1.825 - 13.267 5.285,92 1.825,16 3.898,00 10.953,57 13.267,29
Vitoria - ES 3.530 - 13.319 7.346,79 3.529,57 7.858,00 10.996,29 13.319,03
Santana de Parnaíba - SP 2.653 - 5.458 3.362,47 2.652,67 3.186,49 4.505,79 5.457,54
Guarulhos - SP 1.901 - 20.117 6.702,73 1.900,67 2.588,00 16.608,33 20.116,51
Recife - PE 1.650 - 14.970 4.977,49 1.650,40 2.500,00 12.359,40 14.970,08
Cascavel - PR 1.476 - 3.818 1.882,43 1.476,00 1.476,00 3.152,20 3.818,04
Manaus - AM 2.622 - 11.756 5.158,38 2.622,40 4.084,00 9.706,00 11.756,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.125 - 19.308 7.737,83 2.125,03 6.000,00 15.941,17 19.308,43
Rio de Janeiro 2.288 - 17.771 7.349,27 2.287,72 6.124,21 14.671,76 17.770,88
Santa Catarina 2.464 - 10.032 4.380,85 2.464,05 3.380,50 8.282,65 10.032,19
Distrito Federal 2.237 - 13.179 5.866,45 2.236,73 5.000,00 10.880,95 13.179,33
Minas Gerais 1.694 - 13.285 4.790,18 1.693,61 3.021,00 10.968,53 13.285,41
Paraná 1.593 - 10.838 3.998,77 1.593,15 2.500,00 8.948,23 10.838,37
Rio Grande do Sul 2.097 - 15.271 6.040,99 2.096,85 3.718,00 12.608,20 15.271,43
Ceará 4.058 - 14.575 7.950,66 4.057,94 8.141,81 12.033,46 14.575,29
Goiás 1.583 - 9.555 4.026,60 1.583,08 3.000,00 7.889,04 9.555,44
Espírito Santo 2.224 - 16.684 7.456,06 2.224,17 7.207,00 13.774,17 16.683,68
Bahia 1.661 - 11.874 4.604,50 1.661,17 3.321,50 9.803,67 11.874,50
Pernambuco 1.630 - 15.531 5.137,55 1.630,38 2.833,67 12.822,25 15.530,69
Pará 1.614 - 10.366 4.414,65 1.614,20 4.070,00 8.558,20 10.365,95
Amazonas 2.622 - 11.756 5.158,38 2.622,40 4.084,00 9.706,00 11.756,20
Mato Grosso 1.539 - 9.510 3.345,89 1.538,75 2.000,00 7.851,50 9.509,97
Paraíba 1.800 - 14.012 4.976,79 1.800,00 2.431,00 11.568,00 14.011,51
Alagoas 2.820 - 13.081 7.442,50 2.820,00 8.250,00 10.800,00 13.081,28
Maranhão 1.412 - 4.966 2.583,17 1.412,00 2.193,00 4.100,00 4.966,04


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipes;
  • interagir com outras Áreas;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;

  • Atividades

    • elaborar análise de risco;
    • garantir integração dos produtos;
    • adaptar-se a mudanças;
    • demonstrar proatividade;
    • estabelecer prioridades;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • trabalhar em equipe;
    • traçar plano de contingência;
    • aprovar produtos do projeto;
    • identificar necessidades de clientes;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • registrar ocorrências;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • demonstrar criatividade;
    • controlar andamento do projeto;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • estimar benefícios de soluções;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • traçar plano de comunicação;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • coordenar implantação do projeto;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • revisar pontos auditados;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • corrigir desvios;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • dispensar funcionários;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • validar soluções;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • negociar com fornecedores;
    • distribuir serviços à equipe;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • homologar plano de contingência;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • selecionar profissionais;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • demonstrar organização;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • divulgar planos e metas da área;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • relatar andamento de projetos;
    • acionar plano de contingência;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • estabelecer metas;
    • controlar escopo do projeto;
    • analisar demandas;
    • divulgar resultados da área;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • antever cenários futuros;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar expressão verbal;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • promover integração da equipe;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • analisar escopo do negócio;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • monitorar resultados;
    • conduzir reuniões;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • controlar situações adversas;
    • tomar decisões;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • participar da definição de padrões de segurança;


    Setores que mais contratam Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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