Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de Áreas de apoio
- Gerentes de tecnologia da informação
Cargos relacionados:
- Gerente de operação de tecnologia da informação
- Gerente de desenvolvimento de sistemas
- Tecnólogo em gestão de sistema de informação
- Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
- Gerente de teleprocessamento
- Gerente de segurança de tecnologia da informação
- Gerente de projetos de tecnologia da informação
- Gerente de programação de sistema
- Gerente de produção de tecnologia da informação
- Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação
Principais locais de trabalho
Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Funções e atividades do Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação
Gerentes de tecnologia da informação devem:
- identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
- interagir com outras Áreas;
- gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
- gerir projetos de tecnologia da informação;
- planejar atividades de tecnologia da informação;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar equipes;
Atividades
- validar soluções;
- antever cenários futuros;
- elaborar orçamento e cronograma;
- analisar demandas;
- conduzir reuniões;
- assegurar cumprimento de normas e padrões;
- apresentar soluções e alternativas;
- demonstrar capacidade de delegação;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- tomar decisões;
- homologar plano de contingência;
- colaborar na coordenação da implantação do projeto;
- subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
- analisar escopo do negócio;
- propor melhorias nos processos operacionais;
- acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
- controlar situações adversas;
- homologar equipamentos e softwares;
- garantir qualidade de serviços e projetos;
- definir escopo do projeto e serviço;
- registrar ocorrências;
- garantir integração dos produtos;
- avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
- demonstrar liderança;
- demonstrar proatividade;
- identificar necessidades de clientes;
- monitorar operacionalização das soluções;
- monitorar resultados;
- estimar benefícios de soluções;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- prospectar soluções tecnológicas;
- demonstrar organização;
- participar da simulação de plano de contingência;
- adaptar-se a mudanças;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar raciocínio lógico;
- elaborar análise de risco;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de negociação;
- relatar andamento de projetos;
- prover qualificação e capacitação da equipe;
- demonstrar expressão verbal;
- prever impactos de projetos e serviços;
- analisar qualidade de soluções propostas;
Setores que mais contratam Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação no mercado de trabalho
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Consultoria em tecnologia da informação
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Educação superior - graduação
- Atividades associativas
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços de engenharia