Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de Áreas de apoio
- Gerentes de tecnologia da informação
Cargos relacionados:
- Gerente de teleprocessamento
- Gerente de produção de tecnologia da informação
- Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação
- Gerente de segurança de tecnologia da informação
- Gerente de programação de sistema
- Gerente de projetos de tecnologia da informação
- Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
- Gerente de operação de tecnologia da informação
- Tecnólogo em gestão de sistema de informação
- Gerente de desenvolvimento de sistemas
Principais locais de trabalho
Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Funções e atividades do Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação
Gerentes de tecnologia da informação devem:
- interagir com outras Áreas;
- administrar equipes;
- planejar atividades de tecnologia da informação;
- gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
- gerir projetos de tecnologia da informação;
- identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- relatar andamento de projetos;
- validar soluções;
- monitorar resultados;
- homologar equipamentos e softwares;
- colaborar na coordenação da implantação do projeto;
- antever cenários futuros;
- demonstrar criatividade;
- analisar demandas;
- registrar ocorrências;
- tomar decisões;
- demonstrar capacidade de delegação;
- avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
- acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
- demonstrar organização;
- propor melhorias nos processos operacionais;
- assegurar cumprimento de normas e padrões;
- conduzir reuniões;
- adaptar-se a mudanças;
- analisar escopo do negócio;
- garantir integração dos produtos;
- apresentar soluções e alternativas;
- demonstrar capacidade de negociação;
- analisar qualidade de soluções propostas;
- trabalhar em equipe;
- identificar necessidades de clientes;
- elaborar orçamento e cronograma;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- prover qualificação e capacitação da equipe;
- demonstrar proatividade;
- homologar plano de contingência;
- controlar situações adversas;
- prever impactos de projetos e serviços;
- prospectar soluções tecnológicas;
- definir escopo do projeto e serviço;
- demonstrar raciocínio lógico;
- estimar benefícios de soluções;
- demonstrar liderança;
- demonstrar expressão verbal;
- garantir qualidade de serviços e projetos;
- monitorar operacionalização das soluções;
- elaborar análise de risco;
- participar da simulação de plano de contingência;
Setores que mais contratam Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação no mercado de trabalho
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Consultoria em tecnologia da informação
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Educação superior - graduação
- Atividades associativas
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços de engenharia