Salário para o cargo de Técnico em planejamento de obras de infra-estrutura de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em planejamento de obras de infra-estrutura de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em planejamento de obras de infra-estrutura de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • planejar o trabalho;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • realizar vistorias técnicas;
  • supervisionar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • orçar obras;
  • preservar o meio ambiente;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • supervisionar obras;

Atividades

  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • elaborar anteprojeto;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • preparar o local de trabalho;
  • propor ações preventivas;
  • atuar com liderança;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • dominar softwares específicos;
  • programar os serviços;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • analisar dados coletados;
  • emitir relatório final;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • especificar materiais;
  • elaborar relatórios;
  • verificar condições técnicas do local;
  • empregar normas técnicas;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • analisar origem das solicitações;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar campanha educativa;
  • revisar os projetos;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • analisar contrato de obras;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • gerenciar logística;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • preparar ensaios;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • emitir ordem de compra;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • atuar com ousadia;
  • atender às necessidades do cliente;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • identificar fontes de poluição;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • requisitar materiais;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • aplicar ações corretivas;
  • cotar insumos e serviços;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • coletar amostras;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • fazer vistoria técnica;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • estudar projetos;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • discutir o projeto;
  • calcular ensaios;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • treinar equipes;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • elaborar memória de cálculo;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • identificar as características dos resíduos;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • elaborar propostas de venda;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • realizar medições;
  • emitir parecer técnico;
  • negociar propostas;
  • elaborar memorial descritivo;
  • demonstrar criatividade;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • elaborar croqui;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • solicitar projetos complementares;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • elaborar composições unitárias;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • programar a execução dos serviços;
  • agir com iniciativa;
  • realizar ensaios;
  • verificar tipo de vistoria;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar cronograma;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • controlar parâmetros desejados;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • fiscalizar obras;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • detalhar o projeto;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • registrar alterações de serviços;


Setores que mais contratam Técnico em planejamento de obras de infra-estrutura de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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