Salário para o cargo de Técnico em planejamento de obras de infra-estrutura de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em planejamento de obras de infra-estrutura de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em planejamento de obras de infra-estrutura de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar equipes;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • orçar obras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o trabalho;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • preservar o meio ambiente;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • realizar vistorias técnicas;
  • supervisionar obras;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;

Atividades

  • solicitar projetos complementares;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • requisitar materiais;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • agir com iniciativa;
  • especificar materiais;
  • elaborar propostas de venda;
  • elaborar anteprojeto;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • emitir relatório final;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • realizar ensaios;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • demonstrar criatividade;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • elaborar memorial descritivo;
  • emitir ordem de compra;
  • dominar softwares específicos;
  • calcular ensaios;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • verificar tipo de vistoria;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • identificar as características dos resíduos;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • negociar propostas;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • verificar condições técnicas do local;
  • estudar projetos;
  • elaborar relatórios;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • elaborar memória de cálculo;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • preparar o local de trabalho;
  • coletar amostras;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • elaborar croqui;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • emitir parecer técnico;
  • registrar alterações de serviços;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • controlar parâmetros desejados;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • cotar insumos e serviços;
  • analisar dados coletados;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • realizar medições;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • supervisionar campanha educativa;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • revisar os projetos;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • trabalhar em equipe;
  • discutir o projeto;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • detalhar o projeto;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • atuar com ousadia;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • aplicar ações corretivas;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • elaborar composições unitárias;
  • propor ações preventivas;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • atender às necessidades do cliente;
  • treinar equipes;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • programar a execução dos serviços;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • fazer vistoria técnica;
  • gerenciar logística;
  • analisar origem das solicitações;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • fiscalizar obras;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • preparar ensaios;
  • analisar contrato de obras;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • identificar fontes de poluição;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • programar os serviços;
  • atuar com liderança;
  • elaborar cronograma;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • empregar normas técnicas;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • identificar possíveis causas do problema;


Setores que mais contratam Técnico em planejamento de obras de infra-estrutura de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Supervisor de trens
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de trens

Salário para o cargo de Educador social
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social