Salário para o cargo de Técnico em manutenção de sistema hidráulico de aeronaves
CBO 9141-10 > Mecânicos de manutenção aeronáutica

Técnico em manutenção de sistema hidráulico de aeronaves - Descrição, atividades e funções do cargo

Fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros, recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de vôo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção veicular
        • Mecânicos de manutenção aeronáutica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mecânicos de manutenção aeronáutica

O exercício desse cargo requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).


Funções e atividades do Técnico em manutenção de sistema hidráulico de aeronaves

Mecânicos de manutenção aeronáutica devem:

  • reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • realizar manutenção do sistema de comandos de voo;
  • realizar manutenção de sistemas hidráulicos;
  • realizar manutenção do sistema interior de aeronaves;
  • demonstrar competências pessoais;
  • provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave;
  • trabalhar com segurança;
  • reparar motores convencionais e À reação;
  • reparar sistema de combustível;
  • realizar manutenção em diversos sistemas;
  • realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico;
  • realizar manutenção do sistema de trem de pouso;
  • reparar estruturas de aeronaves;

Atividades

  • calibrar equipamentos eletrônicos;
  • demonstrar perseverança;
  • instalar motores;
  • substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo;
  • substituir componentes de poltronas;
  • instalar acessórios do motor;
  • testar o funcionamento dos rotores;
  • orientar balizamento de aeronaves;
  • instalar comandos de voo;
  • substituir peças do sistema de água potável e detritos;
  • montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • regular comandos de voo;
  • reparar tanque de combustível;
  • remover trens de pouso fixos e móveis;
  • alinhar superfícies em relação à fuselagem;
  • verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas;
  • balancear superfícies de comando;
  • preencher relatórios de avarias;
  • inspecionar funcionamento dos componentes;
  • remover hélices e rotores de helicópteros;
  • revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros);
  • remover amortecedores e atuadores;
  • discriminar odores;
  • reparar componentes elétricos e eletrônicos;
  • balancear motores;
  • substituir rolamentos;
  • aplicar materiais compósitos;
  • coletar amostras de fluidos para análise laboratorial;
  • reparar componentes dos toaletes;
  • realizar ensaios não destrutivos;
  • monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema;
  • lubrificar componentes mecânicos;
  • realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso;
  • trabalhar em equipe;
  • entelar estruturas e superfícies de manobra;
  • descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos);
  • vestir equipamentos de proteção individual;
  • revisar sistema de emergência do trem de pouso;
  • pesar helicópteros e aviões;
  • demonstrar acuidade auditiva;
  • sugerir melhorias nos projetos;
  • identificar defeitos;
  • interpretar manuais;
  • substituir equipamentos de emergência;
  • verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão;
  • demonstrar acuidade visual;
  • realizar revisão geral dos motores;
  • cumprir cronograma de trabalho;
  • interpretar ordens de serviço;
  • responsabilizar-se pelo serviço realizado;
  • demonstrar destreza digital;
  • substituir componentes do sistema;
  • substituir engrenagens da transmissão;
  • reparar chapeamento;
  • calibrar pneus e amortecedores;
  • remover comandos de voo;
  • instalar tanques de combustível;
  • revisar sistema de freio automático;
  • balancear helicópteros e aviões;
  • remover componentes do sistema hidráulico;
  • interpretar diagramas lógicos;
  • preencher fichas de inspeção;
  • consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação;
  • ajustar conjunto de sincronismo de rotores;
  • testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica;
  • balancear hélices e rotores de helicópteros;
  • demonstrar atenção seletiva;
  • inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo;
  • substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização;
  • testar sistema antiderrapagem do trem de pouso;
  • testar sistema antiderrapagem;
  • testar sistema hidráulico;
  • reparar componentes do sistema da copa (galley);
  • participar de programas de treinamento promovidos pela empresa;
  • inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito;
  • remover componentes do sistema de combustível;
  • substituir peças do sistema de oxigênio;
  • verificar fixação dos rebites;
  • abastecer tanques de combustíveis;
  • autocriticar-se;
  • demonstrar precisão e controle;
  • delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas;
  • testar o funcionamento das hélices;
  • interpretar diagramas elétricos;
  • remover rodas e pneus;
  • ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico;
  • ajustar componentes do sistema de trem de pouso;
  • destanquear aeronaves;
  • instalar componentes do sistema hidráulico;
  • substituir pisos e trilhos;
  • testar freio do rotor de helicópteros;
  • aterrar aeronave em manutenção;
  • remover sistema de freios;
  • realizar revisão geral dos componentes;
  • realizar inspeção visual;
  • substituir peças do sistema antichuva e antigelo;
  • montar componentes do sistema de trem de pouso;
  • operar equipamentos de extinção de incêndio;
  • sinalizar áreas de manutenção;
  • eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo);
  • remover motores;
  • isolar área de testes de radar, alta frequência e motores;
  • trabalhar de forma organizada;
  • demonstrar orientação espacial;
  • substituir selos mecânicos;
  • corrigir defeitos de funcionamento do motor;
  • instalar componentes elétricos e eletrônicos;
  • substituir mangueiras e tubulações;
  • revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança;
  • interpretar leitura de instrumentos;
  • tratar estruturas contra corrosão;
  • testar o funcionamento dos motores;


Setores que mais contratam Técnico em manutenção de sistema hidráulico de aeronaves no mercado de trabalho

  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral, peças e acessórios
  • Manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos




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