Salário para o cargo de Técnico em manutenção de sistema hidráulico de aeronaves
CBO 9141-10 > Mecânicos de manutenção aeronáutica

Técnico em manutenção de sistema hidráulico de aeronaves - Descrição, atividades e funções do cargo

Fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros, recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de vôo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção veicular
        • Mecânicos de manutenção aeronáutica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mecânicos de manutenção aeronáutica

O exercício desse cargo requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).


Funções e atividades do Técnico em manutenção de sistema hidráulico de aeronaves

Mecânicos de manutenção aeronáutica devem:

  • reparar sistema de combustível;
  • realizar manutenção do sistema de comandos de voo;
  • reparar estruturas de aeronaves;
  • provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave;
  • reparar motores convencionais e À reação;
  • realizar manutenção do sistema de trem de pouso;
  • realizar manutenção em diversos sistemas;
  • realizar manutenção de sistemas hidráulicos;
  • reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar manutenção do sistema interior de aeronaves;
  • trabalhar com segurança;
  • realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico;

Atividades

  • instalar motores;
  • inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo;
  • montar componentes do sistema de trem de pouso;
  • participar de programas de treinamento promovidos pela empresa;
  • abastecer tanques de combustíveis;
  • substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo;
  • preencher relatórios de avarias;
  • testar o funcionamento das hélices;
  • pesar helicópteros e aviões;
  • descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos);
  • realizar ensaios não destrutivos;
  • calibrar equipamentos eletrônicos;
  • demonstrar perseverança;
  • interpretar leitura de instrumentos;
  • substituir mangueiras e tubulações;
  • montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • remover componentes do sistema de combustível;
  • realizar revisão geral dos componentes;
  • testar sistema antiderrapagem do trem de pouso;
  • remover rodas e pneus;
  • verificar fixação dos rebites;
  • reparar chapeamento;
  • substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização;
  • eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo);
  • realizar inspeção visual;
  • realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso;
  • preencher fichas de inspeção;
  • remover trens de pouso fixos e móveis;
  • instalar acessórios do motor;
  • inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito;
  • monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema;
  • substituir pisos e trilhos;
  • sugerir melhorias nos projetos;
  • testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica;
  • reparar tanque de combustível;
  • orientar balizamento de aeronaves;
  • vestir equipamentos de proteção individual;
  • instalar tanques de combustível;
  • reparar componentes do sistema da copa (galley);
  • demonstrar atenção seletiva;
  • demonstrar orientação espacial;
  • remover comandos de voo;
  • substituir selos mecânicos;
  • testar sistema antiderrapagem;
  • revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança;
  • corrigir defeitos de funcionamento do motor;
  • responsabilizar-se pelo serviço realizado;
  • reparar componentes dos toaletes;
  • substituir engrenagens da transmissão;
  • lubrificar componentes mecânicos;
  • aplicar materiais compósitos;
  • inspecionar funcionamento dos componentes;
  • interpretar manuais;
  • interpretar ordens de serviço;
  • instalar componentes elétricos e eletrônicos;
  • trabalhar de forma organizada;
  • remover componentes do sistema hidráulico;
  • destanquear aeronaves;
  • cumprir cronograma de trabalho;
  • demonstrar acuidade visual;
  • ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico;
  • realizar revisão geral dos motores;
  • interpretar diagramas elétricos;
  • instalar componentes do sistema hidráulico;
  • remover hélices e rotores de helicópteros;
  • revisar sistema de freio automático;
  • balancear superfícies de comando;
  • remover motores;
  • substituir peças do sistema antichuva e antigelo;
  • substituir componentes do sistema;
  • testar o funcionamento dos rotores;
  • tratar estruturas contra corrosão;
  • isolar área de testes de radar, alta frequência e motores;
  • ajustar componentes do sistema de trem de pouso;
  • substituir peças do sistema de água potável e detritos;
  • revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros);
  • consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação;
  • coletar amostras de fluidos para análise laboratorial;
  • interpretar diagramas lógicos;
  • testar o funcionamento dos motores;
  • balancear hélices e rotores de helicópteros;
  • remover amortecedores e atuadores;
  • trabalhar em equipe;
  • instalar comandos de voo;
  • substituir equipamentos de emergência;
  • balancear motores;
  • testar freio do rotor de helicópteros;
  • ajustar conjunto de sincronismo de rotores;
  • aterrar aeronave em manutenção;
  • calibrar pneus e amortecedores;
  • identificar defeitos;
  • balancear helicópteros e aviões;
  • remover sistema de freios;
  • operar equipamentos de extinção de incêndio;
  • revisar sistema de emergência do trem de pouso;
  • substituir rolamentos;
  • discriminar odores;
  • substituir peças do sistema de oxigênio;
  • verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão;
  • reparar componentes elétricos e eletrônicos;
  • demonstrar acuidade auditiva;
  • autocriticar-se;
  • testar sistema hidráulico;
  • regular comandos de voo;
  • substituir componentes de poltronas;
  • delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas;
  • verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas;
  • alinhar superfícies em relação à fuselagem;
  • demonstrar precisão e controle;
  • demonstrar destreza digital;
  • entelar estruturas e superfícies de manobra;
  • sinalizar áreas de manutenção;


Setores que mais contratam Técnico em manutenção de sistema hidráulico de aeronaves no mercado de trabalho

  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral, peças e acessórios
  • Manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos




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